Contos completos

Contos completos Caio Fernando Abreu

Resenhas -

Yuri Resende 27/07/2020

Caio é certamente um dos melhores escritores de sua geração. Nesta coletânea, as obras das que mais gostei foram 'Morangos Mofados', que já havia lido, e 'Os dragões não conhecem o paraíso'. 'Ovelhas Negras' não me cativou tanto, talvez pela ausência de uma unidade, uma homogeneidade tão cara ao autor em seus outros livros.

Mariana Dal Chico 27/03/2019

“Contos Completos” de Caio Fernando Abreu abarca toda obra do autor dentro do gênero conto, com seis livros publicados, mais 10 contos avulsos sendo 3 deles inéditos.
Nesse volume há textos de Italo Moriconi, Alexandre Vidal Porto e Heloisa Buarque de Hollanda.
Completar a leitura desse livro com mais de 760 páginas foi uma longa jornada que se iniciou em agosto de 2018 e terminou em março de 2019.
O começo da leitura me empolgou bastante, eu não conhecia nada do autor e fiquei encantada com sua urgência narrativa, com a forma que ele retratava emoções de pessoas experimentando a rotina da vida, e mais tarde, algumas de suas dores não apenas emocionais.
Passada a fase de lua de mel com o autor, eu comecei a me cansar um pouco da leitura, mas isso foi culpa minha, apenas minha, por achar que seria uma boa ideia ler a obra completa, de uma só vez, um conto por noite.
Como resolver o problema?
Deixar o livro descansar na mesa de cabeceira e ler outros autores, experimentar mundos diferentes, me permitir sentir saudades da escrita de Caio para finalmente retornar a ele com vontade e não pela “obrigação” de terminar um livro.
Finda leitura, o que sobra são sentimentos conflitantes em relação à obra como um todo, alguns contos eu amei tanto que já fiz releitura (“Os sapatinhos vermelhos” e “Pequeno monstro” perdi as contas de releituras), outros eu odiei e não quero retornar de forma alguma.
Meu livro preferido é “Os dragões não conhecem o paraíso”, gostei de todos os contos contidos nele (leia o conto “À beira do mar aberto” em voz alta, faz toda a diferença!)
“Morangos Mofados” deixou marcas com os memoráveis “Terça-feira Gorda”, “Transformações”, “Sargento Garcia” e “Caixinha de música”.
Já “Ovelhas Negras” me desapontou, foram pouquíssimos os contos que me agradaram.
Agradecimento especial para @taryzottino que sempre fala do autor com brilho nos olhos e foi a grande responsável por eu me interessar pela leitura desse livro.
Instagram: @maridalchico

site: https://www.instagram.com/p/BvWwwlngVvg/

overthinker 02/05/2020

“Ele tinha aprendido o jeito de se confundir com as sombras, sem que o notassem. Tinha-se tornado uma sombra à espreita do que nunca era dito claramente, à beira do momento em que não haveria mais nenhum segredo a descobrir e a vida, então, se tornasse crua e visível, por tê-la tocado ele mesmo, não por ouvir dizer.”

Ler qualquer livro de contos do Caio é um desafio. O conheci lendo Pequenas Epifanias, um livro de crônicas, e lembro-me da estranha sensação de ter reencontrado um amigo que não via há muito tempo. Depois, li Limite Branco e aquele sentimento estranho de reencontro se consolidou. Quando finalmente tive em mãos um de seus livros de contos, O ovo apunhalado, aquela primeira impressão alternou-se com certo estranhamento: era como se aquele livro tivesse sido escrito por outra pessoa.

Não sei bem a razão disso, mas acho que o susto veio do choque com uma realidade interior tratada de forma tão visceral, transcritas que estavam aquelas coisas que sentimos e que achamos que nunca poderiam ser escritas de forma tão exata. Caio Fernando Abreu escreve como quem não teve medo de encarar o lado escuro de si mesmo, sem ceder à tentação de uma luz artificial. Romantismos e idealizações baratas não vão ser encontrados em seus textos, apenas a verdade crua, na medida e no limite em que foi vista ou sentida.

Como dito anteriormente, a leitura é um desafio, não pela obscuridade do texto, mas por seu caráter íntimo e subjetivo. É mais ou menos como mergulhar em um poço, a velocidade e a conclusão de cada parte desta antologia que reúne 6 livros e alguns contos inéditos vão depender de quanto tempo o leitor é capaz de permanecer submerso. Recorrentes foram às vezes em que precisei voltar à superfície, mas sempre me sentia compelida a voltar e a mergulhar novamente na escuridão daquelas personagens, que às vezes pareciam confundir-se um pouco comigo mesma.

A melhor surpresa foi descobrir Inventário do Ir-remediável, uma obra-prima na minha humilde e insignificante opinião de leitora recém-iniciada. Essa edição de contos completos foi um grande e merecido presente aos leitores brasileiros.

Biblioteca Álvaro Guerra 27/09/2019

Pela primeira vez, a reunião de todos os contos de um dos autores mais viscerais da contracultura brasileira.

Empreste esse livro na biblioteca pública

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788535931280

Mussi 02/01/2019

Sobre o diferente
Impossível ficar indiferente à obra de Caio Fernando Abreu.