Sherlock Holmes - Volume 4

Sherlock Holmes - Volume 4 Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

V_______ 04/09/2021

Finalizada a leitura da obra de S.H.
É com grande estima que comunico que finalizei a leitura de toda a obra de Sherlock Holmes escrita pelo Sir Arthur Conan Doyle, já posso abrir minha agência de investigação.
Neste 4° volume de Sherlock Holmes está reunido dois livros de contos, Os Últimos Casos de Sherlock Holmes, contendo oito contos e História de Sherlock Holmes, com 12 contos. Como a maioria dos livros que reúnem contos tem seus altos e baixos, vou citar o que mais gostei de cada um respectivamente, O Caso dos Planos Bruce-Partington e A Aventura do Vampiro de Sussex.
Vale ressaltar que achei um quê de sombrio nos contos de Os Últimos Casos Se me perguntarem se vale a pena ler a obra de S.H., eu certamente responderei que sim, vale a pena a leitura. Elementar! A nota para os livros são 4 ? e 3,5 ? respectivamente.

Pam 21/07/2021

"Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes!"
Finalmente o fim dessa grande saga! Os últimos contos continuam no mesmo estilo dos anteriores, não tem nada de especial.

Talvez neste volume pelo fato de não ter nenhum romance, só contos, eu acabei achando ele o mais fraco. Eu não havia notado como os romances fazem diferença! Aqui por ser simplesmente uma enxurrada de histórias curtas, muitas vezes elas se tornam cansativas, é uma leitura mais pesada do que as três primeiras, mas eu entendo que aqui não é culpa de ninguém, é simplesmente a forma cronológica que ocorreram as publicações na época.

Alguns contos se tornaram memoráveis para mim, como o "A Aventura da Caixa de Papelão","O Detetive Agonizante" e o do vampiro de Sussex. Porém, grande parte dos casos se tornaram previsíveis e básicos para mim, não sei se é por efeito de ter lido todos os livros num intervalo pequeno de tempo ou porque o Conan Doyle também queria apenas finalizar seu trabalho com o detetive.

Ainda assim, os contos continuam muito interessantes. O Sherlock continua com a sua mesma carisma arrogante de sempre, ao lado do curioso e encantado Dr. Watson.

Pra encerrar deixo aqui o último parágrafo do último prólogo que o Sir Arthur Conan Doyle escreveu para o Sherlock Holmes, que me emocionou muito: "Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes! Agradeço a sua fidelidade e espero que tenha tido alguma recompensa, na forma de distração das preocupações da vida e de uma estimulante mudança de pensamento, que só podem ser encontradas no reino encantado do romance." Sim, Sir, você conseguiu transportar todos nós para aventuras incríveis mesmo mais de um século depois! O agradecimento sempre será nosso por termos a honra de ler sobre um personagem tão único e cativante.

gabsquerido 15/07/2021

pessimo
Eu nunca achei que eu não fosse gostar de SH, o pessoal da época ficou enchendo o saco do Doyle pra continuar escrevendo que os casos começaram a ficar totalmente nosense

Mi 02/05/2021

Encerra com louvor
Me encantei por Sherlock e Watson desde o primeiro romance, a ligação construída entre eles é sensacional. Recomendo a leitura!!!

Aline 04/04/2021

Último livro conta com 21 casos bem interessantes e diferentes entre si. Uma ótima opção de Entretenimento para ler na hora do almoço.

flavinhaa.domingos 05/05/2024

Sherlock Holmes é muito bom, um encanto de leitura nos primeiros livros mas como não houve mudanças se tornou monótono.. mesma escrita e contos que acabam super rápido.. não prende mais
Poderia ser verificado, coisas novas

Jean Silva 25/05/2020

O fim, infelizmente, chegou.
Último livro da coletânea de todos as obras de Sir Arthur Conan Doyle sobre Sherlock Holmes( a coletânea tem 4 livros, no total). Nessa obra há apenas contos, nenhum romance, diferente dos últimos 3 livros, mas isso não é um problema. Os contos aqui apresentados são incríveis, como sempre foram, é completamente indescritível a capacidade do autor em escrever histórias com diferentes perspectivas e diferentes mistérios que sempre terminam num final único. Uma curiosidade é que há alguns contos nesse 4° volume que são escritos pelo próprio Sherlock Holmes, diferente de todos os outros que são relatados pelo Watson. São horas e horas muito bem empregadas com uma leitura cheia de mistério, reviravoltas, suspenses, humor, e principalmente, deleite e entretenimento.

Júh 19/03/2021

Eu acabei Sherlock
Vou começar essa resenha com uma palavra que vai descrever o sentimento pra esse livro e toda a série de Sherlock que foi lida no percorrer de toda essa sequência de livros: saudade
Esse livro não é o livro favoritadado pra vida que vai deixar as frases gravadas em mim, tem contos que nem me lembro muito, acaba sendo um pouco do mesmo que eu adorei ler, se você chegou até aqui e está lendo essa resenha, leia, finalize, por que sim, é uma leitura boa, e sim, ele merece ser lido.

Pedro 17/02/2021

Sherlock
Após ler todas as obras de Conan Doyle voltadas ao famoso detetive, sinto que eu mesmo poderia exercer essa profissão da maneira que Sherlock o faz. É claro, não tenho a experiência e muito menos o dom para fazê-lo, porém Doyle se utiliza fe uma fórmula tão semelhante para todas as histórias de Holmes, que mesmo antes de começar a lê-las é possível traçar na cabeça o destino da narrativa.
Não desdenho de sua obra com esses comentários, até porque, a minha avaliação de suas primeiras obras foi muito boa. As histórias de Sherlock Holmes sãp divertidas e entretem, porém quando lidas de maneira seguida, como eu fiz nota-se uma repitição incessante dos mesmo elementos, apesar de serem histórias diferentes. Isso torna chata a narrativa.
Nessa última coletânia ainda tiveram alguns pontos altos comp histórias contadas pelo próprio Holmes ou um narrador desconhecido, algo inédito até então.
Talvez, aadaptações e literatura atual que utilizam o personagem sejam mais bem sucedidas em trazer novas características às histórias ao explorarem mais as relações entre os personagens, manter nomes por mais tempo nas histórias e a contrução da atmosfera. Claro, que nada disso seria possível sem a ovra base. Por isso digo que a minha avaliação é dessa última coletânea, e não dos contos de Holmes, os quais eu aprecio muito.
Sugiro a leitura de seus contos esporadicamente (ao invés de sequencialmente), para poder aprecia-los sem se cançar.

Leh 11/02/2021

Triste que acabou..
Não sei dizer se pela emoção de ser o último volume, mas posso afirmar que esse foi o melhor entre os quatro.
É possível observar a mudança e o crescimento da personagem, sua aposentadoria, seu carinho em relação a seu fiel amigo Watson.
Sherlock Holmes é memorável, e fico triste por ter acabado essa leitura.

marte 10/02/2021

adeus, sherlock holmes
tristíssima por ter acabado todos os livros mas super feliz por ter tido a chance de acompanhar as histórias do sherlock. amei que ele narrou dois contos, foi bem legal ver as diferenças e contrastes entre a narração dele e do watson

pluto 04/02/2021

Um ótimo livro, mas terminei na força do ódio.
Como já diz o título, o livro é muito bom, não tem como negar. Mas acho que depois de ler quatro livros com vários contos que tinham a mesma estrutura, eu cansei. Digo, cada investigação do Holmes é diferente, mas a base do desenvolvimento narrativo é sempre a mesma (salvo raras exceções). Isso não torna o livro ruim, longe disso. O único problema é que foi uma leitura massante para mim.

Artur Mendes 27/12/2020

Excelente
Como não deixa de ser cada caso do Sherlock Holmes é surpreendente. Esse volume guarda realmente alguns casos bastante interesantes.

1 | 2 | 3 | 4 | 5