Sherlock Holmes - Volume 4

Resenhas - Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Danny 19/09/2023

Até que enfim terminei.
Depois de alguns meses em companhia de Sherlock Holmes e meu caro Watson, chego ao fim de mais uma saga.
"..Para que serve este círculo de miséria, violência e medo ? Tem de ter uma finalidade, ou então nosso mundo é governado pelo acaso, o que é impensável... "
Gbshelby 19/09/2023minha estante
Esse é um estudo em vermelho?

Danny 19/09/2023minha estante
Não, já são os últimos casos dele

Danny 19/09/2023minha estante
O estudo em vermelho aparece no volume 1

Cozzolindo 27/06/2020

Uma linda despedida
Ao chegar no final do terceiro livro eu já estava um tanto desgastado com a fórmula de Sherlock, mesmo gostando dos personagens seus contos sempre seguiam uma receita que começava a se enfraquecer. Chegando no quarto livro eu só conseguia ficar triste por ver que estava chegando ao final as histórias deste personagem que me fez rir por tantas páginas.
Neste livro, Arthur Conan Doyle segue sua receita de bolo, em alguns contos até coloca uns adicionais, e faz uma despedida emocionante para seu personagem de tantas décadas, imortalizado Sherlock Holmes em nossos corações.
Monique 27/06/2020minha estante
Nunca li, mas já tive essa sensação de já saber a "receita de bolo" do autor, no meu caso foi com Dan Brown. Será que lendo vários livros do mesmo autor a sensação é a mesma?

Cozzolindo 27/06/2020minha estante
Acho que depende muito do escritor, já li alguns livros do Stephen King, do Neil Gaiman e todos são bem diferentões uns dos outros. No caso do Sherlock, foram quase 40 anos escrevendo essas histórias e em algum momento o autor só ligou o modo automático e continuou.

Monique 27/06/2020minha estante
Noooossa! Não sabia que tinha sido tanto tempo. Não posso julgar, muito tempo mesmo. Quantos livros tem do Sherlock?

Matheus1102 03/02/2022

O MAIOR DE TODOS OS TEMPOS
Há quem diga que Sherlock era ambicioso, ou até mesmo egoísta, mas o jeito que ele soluciona os casos, as maneiras como consegue dar uma lacrada em uma pessoa, desmascarar em segundos, e encobrir em minutos, é extremamente PERFEITA e sem precedentes, ele consegue ser o maior do seu tempo, e de todo o sempre. OBRIGADO POR TANTA LACRAÇÃO, DEBOCHE, E CHARUTOS FUMADOS SHERLOCK, OBRIGADO POR MUITO ??????????
genas 03/02/2022minha estante
amg vc sabe que venceu!

Matheus1102 03/02/2022minha estante
SIM AMG ?????

Lohan 01/04/2021

Ótimo desfecho
É um livro maravilhoso, cheio de contos que fazem a gente esquecer do mundo por alguns minutos, porém com o passar dos 4 livros você vai se acostumando com a estrutura que os casos são contados, mas isso não torna o livro ruim, só o torna mais previsível. Entretanto teve contos que foram narrados pela perspectiva do próprio Holmes, e eu achei isso muito diferente. Enfim, é uma ótima leitura e uma ótima despedida dessa saga. Tomem cuidado com a "juba do leão".
Beatriz Mendonça 02/04/2021minha estante
Eu já era um pouco traumatizada com mar e depois da juba do leão, tudo piorou kkkk

Lohan 02/04/2021minha estante
Eu também Kkkkkkkkk

Iagne 27/12/2022

Sherlock Holmes - Volume 4 (Arthur Conan Doyle).
Sherlock Holmes, Volume 4, reúne o oitavo e o nono livro de Sherlock, e também os dois últimos, são eles:
- Os Últimos Casos de Sherlock Holmes (contos), lançado originalmente em 1917; e
- Histórias de Sherlock Holmes (contos), lançado originalmente em 1927.
Desde 1893 Arthur Conan Doyle tentou parar de escrever sobre Sherlock, mas depois de grande apelo popular ele reviveu o personagem em 1904, essa história está sempre presente em suas biografias, o livro que abre esse Volume 'Os Últimos Casos de Sherlock Holmes' de 1917, novamente dá a entender que seria o último, mas Doyle volta a escrever sobre Sherlock 10 anos depois em 'Histórias de Sherlock Holmes', já no ano de 1927, apenas três anos antes de sua morte, o que pelo menos para mim mostra que por mais que ele achasse que as histórias sobre o mais famoso detetive da ficção afetasse os seus outros livros, ele ainda assim não conseguia se afastar do tão querido personagem, um dos meus personagens preferidos de toda a ficção.
Sobre os livros, li os dois com sentimento de nostalgia, percebi o envelhecimento dos personagens que Doyle evidenciou, tanto em corpo quanto em espírito, percebi as sutis mudanças na forma de ver o mundo de Sherlock, deu para perceber um pouco da tensão política da época, pós primeira grande guerra, entre outros pontos.
Em 'Os Últimos Casos de Sherlock Holmes' foi notável o envelhecimento dos nossos queridos personagens Sherlock e Watson, o que me leva a acreditar, que mesmo 'Histórias de Sherlock Holmes' sendo publicado posteriormente as aventuras se passam na juventude dos dois, o que deixa esse livro e o conto 'Seu último caso' realmente o último caso de Sherlock, gostei do detalhe da fazenda de abelhas.
Já em 'História de Sherlock Holmes', publicado depois, conta uma série de pequenas histórias de mistérios desvendados por Sherlock, dos mais triviais até os mais complicados, penso nesse livro como Watson contando essas histórias, após a aposentadoria de Holmes, como muitas vezes é falado no texto, nesse livro estão dois contos 'autorais' de Sherlock, ou seja, escritos por ele, são eles a 'A Aventura do Soldado Descorado' e 'A Aventura da Juba do Leão' esse se passando após a aposentadoria do Sherlock, só por esses dois contos, já vale muito a leitura.
Com isso acabo a leitura, de dois dos meus personagens preferido, aqui vale um agradecimento póstumo a Arthur Conan Doyle, por ter criado e apresentado Sherlock e Watson.
Recomendo muito a leitura.
Endi.Nascimento 10/01/2023minha estante
Parabéns pela resenha

Svinicius 15/04/2024

Tudo que é bom uma hora acaba
Mais 2 leituras magníficas que Arthur Conan Doyle nos deixa, ótimos contos e investigações que sempre nos surpreendem, esse é Sherlock Holmes.

Esses que são os últimos capítulos da história desse grande detetive, em diversos momentos nos deixa um tom de despedida, como se o mesmo estivesse aceitando a aposentadoria. Fico muito feliz de poder ter acompanhado essas histórias desde o início e fazer parte do principal trio de investigação da literatura: Sherlock Holmes, Dr. Watson e o leitor (uma pessoa fissurada por esses tipos de livros nunca deixaria passar a oportunidade de solucionar um caso com Sherlock kkkk).

Após tudo podemos realmente entender porque essa história é tão falada, sempre citada e tão amada pelos apaixonados pela literatura policial, Holmes e Watson nunca serão apenas personagens, eles fazem parte da história da literatura, da história da investigação e também das histórias de Londres.
Gaby 20/04/2024minha estante
Amei a resenha! Eu mesma quando for em Londres quero conhecer o 221B

Jessica891 23/10/2021

Após várias aventuras, acabo aqui o último livro dos casos mais mirabolantes de Sherlock Holmes e seu amigo Dr. Watson. Para sempre meu detetive preferido.
Jessica891 23/10/2021minha estante
Obs. Teve a participação de uma vítima brasileira e manaura.

Obs.2 Fiquei chodada ao saber que algumas pessoas acham que Sherlock realmente existiu. Não sei se isso é triste ou apenas engraçado rs

Douglas 27/04/2021

Um final não triste, mas belo.
Meu primeiro contato com uma obra de Doyle foi com seu livro O Mundo Perdido. Desde então fiquei envolvido pelo sua narrativa emocionante e as vezes poética. Quando iniciei Sherlock Holmes, fui rapidamente envolvido por seu "Universo Londrino Vitoriano". Criei amizade com sua figura lógica e astuta, assim como a de seu amigo inseparável Dr Watson, que em minha mente era um retrato do próprio Arthur. Me senti íntimo de suas investigações, senti alegria, medo e raiva junto com Sherlock e Watson, fiquei triste em sua partida e feliz em sua volta. Seu epílogo foi genial, marcando não só a última vez que eu estaria com meus companheiros de aventuras, más também o fim de uma era. Por fim, fico feliz em pensar que Holmes e Watson foram amigos até o fim, e que suas histórias sempre irão surpreender aqueles que as lerem, independente da época.
Lisandra Sousa 28/05/2021minha estante
Minha história com Doyle é idêntica a sua. Tô no 3° livro do Holmes ainda, mas só de ler sua resenha já deu um aperto só de pensar quando finalizar a leitura do último.

Amanda 27/04/2020

Sherlock Holmes: volume 4
Incrível, como sempre. Foi ótimo poder acompanhar as aventuras de Sherlock e de John, pena que chegou ao fim. Recomendo demais todos os quatro volumes!

Tatiane.Gatto 21/06/2020

Maravilhoso
Livro maravilhoso com histórias envolventes. No final vc acaba se sentindo na pele do Sherlock e acaba descobrindo as coisas antes mesmo de terminar o capítulo

Artur Mendes 27/12/2020

Excelente
Como não deixa de ser cada caso do Sherlock Holmes é surpreendente. Esse volume guarda realmente alguns casos bastante interesantes.

marte 10/02/2021

adeus, sherlock holmes
tristíssima por ter acabado todos os livros mas super feliz por ter tido a chance de acompanhar as histórias do sherlock. amei que ele narrou dois contos, foi bem legal ver as diferenças e contrastes entre a narração dele e do watson

Leh 11/02/2021

Triste que acabou..
Não sei dizer se pela emoção de ser o último volume, mas posso afirmar que esse foi o melhor entre os quatro.
É possível observar a mudança e o crescimento da personagem, sua aposentadoria, seu carinho em relação a seu fiel amigo Watson.
Sherlock Holmes é memorável, e fico triste por ter acabado essa leitura.

Pedro 17/02/2021

Sherlock
Após ler todas as obras de Conan Doyle voltadas ao famoso detetive, sinto que eu mesmo poderia exercer essa profissão da maneira que Sherlock o faz. É claro, não tenho a experiência e muito menos o dom para fazê-lo, porém Doyle se utiliza fe uma fórmula tão semelhante para todas as histórias de Holmes, que mesmo antes de começar a lê-las é possível traçar na cabeça o destino da narrativa.
Não desdenho de sua obra com esses comentários, até porque, a minha avaliação de suas primeiras obras foi muito boa. As histórias de Sherlock Holmes sãp divertidas e entretem, porém quando lidas de maneira seguida, como eu fiz nota-se uma repitição incessante dos mesmo elementos, apesar de serem histórias diferentes. Isso torna chata a narrativa.
Nessa última coletânia ainda tiveram alguns pontos altos comp histórias contadas pelo próprio Holmes ou um narrador desconhecido, algo inédito até então.
Talvez, aadaptações e literatura atual que utilizam o personagem sejam mais bem sucedidas em trazer novas características às histórias ao explorarem mais as relações entre os personagens, manter nomes por mais tempo nas histórias e a contrução da atmosfera. Claro, que nada disso seria possível sem a ovra base. Por isso digo que a minha avaliação é dessa última coletânea, e não dos contos de Holmes, os quais eu aprecio muito.
Sugiro a leitura de seus contos esporadicamente (ao invés de sequencialmente), para poder aprecia-los sem se cançar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5