Sherlock Holmes - Volume 4

Sherlock Holmes - Volume 4 Arthur Conan Doyle

Resenhas - Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Pam 21/07/2021

"Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes!"
Finalmente o fim dessa grande saga! Os últimos contos continuam no mesmo estilo dos anteriores, não tem nada de especial.

Talvez neste volume pelo fato de não ter nenhum romance, só contos, eu acabei achando ele o mais fraco. Eu não havia notado como os romances fazem diferença! Aqui por ser simplesmente uma enxurrada de histórias curtas, muitas vezes elas se tornam cansativas, é uma leitura mais pesada do que as três primeiras, mas eu entendo que aqui não é culpa de ninguém, é simplesmente a forma cronológica que ocorreram as publicações na época.

Alguns contos se tornaram memoráveis para mim, como o "A Aventura da Caixa de Papelão","O Detetive Agonizante" e o do vampiro de Sussex. Porém, grande parte dos casos se tornaram previsíveis e básicos para mim, não sei se é por efeito de ter lido todos os livros num intervalo pequeno de tempo ou porque o Conan Doyle também queria apenas finalizar seu trabalho com o detetive.

Ainda assim, os contos continuam muito interessantes. O Sherlock continua com a sua mesma carisma arrogante de sempre, ao lado do curioso e encantado Dr. Watson.

Pra encerrar deixo aqui o último parágrafo do último prólogo que o Sir Arthur Conan Doyle escreveu para o Sherlock Holmes, que me emocionou muito: "Portanto, leitor, dê adeus a Sherlock Holmes! Agradeço a sua fidelidade e espero que tenha tido alguma recompensa, na forma de distração das preocupações da vida e de uma estimulante mudança de pensamento, que só podem ser encontradas no reino encantado do romance." Sim, Sir, você conseguiu transportar todos nós para aventuras incríveis mesmo mais de um século depois! O agradecimento sempre será nosso por termos a honra de ler sobre um personagem tão único e cativante.

Lohan 01/04/2021

Ótimo desfecho
É um livro maravilhoso, cheio de contos que fazem a gente esquecer do mundo por alguns minutos, porém com o passar dos 4 livros você vai se acostumando com a estrutura que os casos são contados, mas isso não torna o livro ruim, só o torna mais previsível. Entretanto teve contos que foram narrados pela perspectiva do próprio Holmes, e eu achei isso muito diferente. Enfim, é uma ótima leitura e uma ótima despedida dessa saga. Tomem cuidado com a "juba do leão".
Beatriz Mendonça 02/04/2021minha estante
Eu já era um pouco traumatizada com mar e depois da juba do leão, tudo piorou kkkk

Lohan 02/04/2021minha estante
Eu também Kkkkkkkkk

pluto 04/02/2021

Um ótimo livro, mas terminei na força do ódio.
Como já diz o título, o livro é muito bom, não tem como negar. Mas acho que depois de ler quatro livros com vários contos que tinham a mesma estrutura, eu cansei. Digo, cada investigação do Holmes é diferente, mas a base do desenvolvimento narrativo é sempre a mesma (salvo raras exceções). Isso não torna o livro ruim, longe disso. O único problema é que foi uma leitura massante para mim.

Iagne 27/12/2022

Sherlock Holmes - Volume 4 (Arthur Conan Doyle).
Sherlock Holmes, Volume 4, reúne o oitavo e o nono livro de Sherlock, e também os dois últimos, são eles:
- Os Últimos Casos de Sherlock Holmes (contos), lançado originalmente em 1917; e
- Histórias de Sherlock Holmes (contos), lançado originalmente em 1927.
Desde 1893 Arthur Conan Doyle tentou parar de escrever sobre Sherlock, mas depois de grande apelo popular ele reviveu o personagem em 1904, essa história está sempre presente em suas biografias, o livro que abre esse Volume 'Os Últimos Casos de Sherlock Holmes' de 1917, novamente dá a entender que seria o último, mas Doyle volta a escrever sobre Sherlock 10 anos depois em 'Histórias de Sherlock Holmes', já no ano de 1927, apenas três anos antes de sua morte, o que pelo menos para mim mostra que por mais que ele achasse que as histórias sobre o mais famoso detetive da ficção afetasse os seus outros livros, ele ainda assim não conseguia se afastar do tão querido personagem, um dos meus personagens preferidos de toda a ficção.
Sobre os livros, li os dois com sentimento de nostalgia, percebi o envelhecimento dos personagens que Doyle evidenciou, tanto em corpo quanto em espírito, percebi as sutis mudanças na forma de ver o mundo de Sherlock, deu para perceber um pouco da tensão política da época, pós primeira grande guerra, entre outros pontos.
Em 'Os Últimos Casos de Sherlock Holmes' foi notável o envelhecimento dos nossos queridos personagens Sherlock e Watson, o que me leva a acreditar, que mesmo 'Histórias de Sherlock Holmes' sendo publicado posteriormente as aventuras se passam na juventude dos dois, o que deixa esse livro e o conto 'Seu último caso' realmente o último caso de Sherlock, gostei do detalhe da fazenda de abelhas.
Já em 'História de Sherlock Holmes', publicado depois, conta uma série de pequenas histórias de mistérios desvendados por Sherlock, dos mais triviais até os mais complicados, penso nesse livro como Watson contando essas histórias, após a aposentadoria de Holmes, como muitas vezes é falado no texto, nesse livro estão dois contos 'autorais' de Sherlock, ou seja, escritos por ele, são eles a 'A Aventura do Soldado Descorado' e 'A Aventura da Juba do Leão' esse se passando após a aposentadoria do Sherlock, só por esses dois contos, já vale muito a leitura.
Com isso acabo a leitura, de dois dos meus personagens preferido, aqui vale um agradecimento póstumo a Arthur Conan Doyle, por ter criado e apresentado Sherlock e Watson.
Recomendo muito a leitura.
Endi.Nascimento 10/01/2023minha estante
Parabéns pela resenha

V_______ 04/09/2021

Finalizada a leitura da obra de S.H.
É com grande estima que comunico que finalizei a leitura de toda a obra de Sherlock Holmes escrita pelo Sir Arthur Conan Doyle, já posso abrir minha agência de investigação.
Neste 4° volume de Sherlock Holmes está reunido dois livros de contos, Os Últimos Casos de Sherlock Holmes, contendo oito contos e História de Sherlock Holmes, com 12 contos. Como a maioria dos livros que reúnem contos tem seus altos e baixos, vou citar o que mais gostei de cada um respectivamente, O Caso dos Planos Bruce-Partington e A Aventura do Vampiro de Sussex.
Vale ressaltar que achei um quê de sombrio nos contos de Os Últimos Casos Se me perguntarem se vale a pena ler a obra de S.H., eu certamente responderei que sim, vale a pena a leitura. Elementar! A nota para os livros são 4 ? e 3,5 ? respectivamente.

Aline 04/04/2021

Último livro conta com 21 casos bem interessantes e diferentes entre si. Uma ótima opção de Entretenimento para ler na hora do almoço.

Gabriel.Chiquito 17/09/2021

O adeus de Sherlock Holmes
Assim como nos outros livros, eu achei a leitura muito fluída e agradável, é um livro maravilhoso para curar uma ressaca literária.

Muitos dos contos têm uma aura de nostalgia, com casos do fim da carreira do grande detetive ou até mesmo depois de aposentado, e com o sutil envelhecimento que pode ser notado através das descrições de Watson. A criatividade também foi um ponto forte, com alguns dos casos mais estranhos que eu li em toda a obra. Eu só senti falta de um grande romance, uma estória grande e complexa que me deixasse preso por horas de leitura, mas não se pode ter tudo.

Amei a obra toda, amei conhecer Sherlock Holmes e Jhon Watson, e dou adeus a eles com uma pitada de tristeza.

Douglas 27/04/2021

Um final não triste, mas belo.
Meu primeiro contato com uma obra de Doyle foi com seu livro O Mundo Perdido. Desde então fiquei envolvido pelo sua narrativa emocionante e as vezes poética. Quando iniciei Sherlock Holmes, fui rapidamente envolvido por seu "Universo Londrino Vitoriano". Criei amizade com sua figura lógica e astuta, assim como a de seu amigo inseparável Dr Watson, que em minha mente era um retrato do próprio Arthur. Me senti íntimo de suas investigações, senti alegria, medo e raiva junto com Sherlock e Watson, fiquei triste em sua partida e feliz em sua volta. Seu epílogo foi genial, marcando não só a última vez que eu estaria com meus companheiros de aventuras, más também o fim de uma era. Por fim, fico feliz em pensar que Holmes e Watson foram amigos até o fim, e que suas histórias sempre irão surpreender aqueles que as lerem, independente da época.
Lisandra Sousa 28/05/2021minha estante
Minha história com Doyle é idêntica a sua. Tô no 3° livro do Holmes ainda, mas só de ler sua resenha já deu um aperto só de pensar quando finalizar a leitura do último.

@estantedamolina 01/04/2021

Tão perfeito quanto os outros. Triste pois acabou, leria todas as histórias de todos os anos da vida de Sherlock Holmes

Jean Silva 25/05/2020

O fim, infelizmente, chegou.
Último livro da coletânea de todos as obras de Sir Arthur Conan Doyle sobre Sherlock Holmes( a coletânea tem 4 livros, no total). Nessa obra há apenas contos, nenhum romance, diferente dos últimos 3 livros, mas isso não é um problema. Os contos aqui apresentados são incríveis, como sempre foram, é completamente indescritível a capacidade do autor em escrever histórias com diferentes perspectivas e diferentes mistérios que sempre terminam num final único. Uma curiosidade é que há alguns contos nesse 4° volume que são escritos pelo próprio Sherlock Holmes, diferente de todos os outros que são relatados pelo Watson. São horas e horas muito bem empregadas com uma leitura cheia de mistério, reviravoltas, suspenses, humor, e principalmente, deleite e entretenimento.

Peter.Molina 03/10/2022

O fim do box
O último volume do box da Harper Collins com a obra de Sherlock é o mais fraco mas Tb nem por isso dispensável. Neste livro temos dezenas de pequenos contos com as façanhas do detetive inglês. De diferente temos alguns contos escritos pelo próprio Sherlock, outros com soluções extremamente mirabolantes como a da juba de leão,da ponte Thor e do homem que andava de quatro. Realmente muito forçados. Mas no restante uma boa coletânea que vale a pena. Os primeiros livros são excelentes mas é preciso conhecer toda a obra de Doyle.

Cozzolindo 27/06/2020

Uma linda despedida
Ao chegar no final do terceiro livro eu já estava um tanto desgastado com a fórmula de Sherlock, mesmo gostando dos personagens seus contos sempre seguiam uma receita que começava a se enfraquecer. Chegando no quarto livro eu só conseguia ficar triste por ver que estava chegando ao final as histórias deste personagem que me fez rir por tantas páginas.
Neste livro, Arthur Conan Doyle segue sua receita de bolo, em alguns contos até coloca uns adicionais, e faz uma despedida emocionante para seu personagem de tantas décadas, imortalizado Sherlock Holmes em nossos corações.
Monique 27/06/2020minha estante
Nunca li, mas já tive essa sensação de já saber a "receita de bolo" do autor, no meu caso foi com Dan Brown. Será que lendo vários livros do mesmo autor a sensação é a mesma?

Cozzolindo 27/06/2020minha estante
Acho que depende muito do escritor, já li alguns livros do Stephen King, do Neil Gaiman e todos são bem diferentões uns dos outros. No caso do Sherlock, foram quase 40 anos escrevendo essas histórias e em algum momento o autor só ligou o modo automático e continuou.

Monique 27/06/2020minha estante
Noooossa! Não sabia que tinha sido tanto tempo. Não posso julgar, muito tempo mesmo. Quantos livros tem do Sherlock?

Júh 19/03/2021

Eu acabei Sherlock
Vou começar essa resenha com uma palavra que vai descrever o sentimento pra esse livro e toda a série de Sherlock que foi lida no percorrer de toda essa sequência de livros: saudade
Esse livro não é o livro favoritadado pra vida que vai deixar as frases gravadas em mim, tem contos que nem me lembro muito, acaba sendo um pouco do mesmo que eu adorei ler, se você chegou até aqui e está lendo essa resenha, leia, finalize, por que sim, é uma leitura boa, e sim, ele merece ser lido.

Biel 123 17/11/2020

O último livro de Sherlock foi tão bom quanto os outros três com suas aventuras.

Micaelle 05/02/2022

4/4
Falar sobre este livro não é uma tarefa muito fácil. Cheio de histórias, aventuras e emoção. Não tenho como terminar este box sem me sentir encantada com toda a coleção das obras de Sir Arthur Conan Doyle, um autor incrível de mente brilhante.
Acompanhar a trajetória do detetive Sherlock Holmes e do seu fiel companheiro Dr. John Watson é um misto de euforia e suspense. Com deduções que fogem do óbvio Holmes é capaz de resolver, ao lado de Watson, os mais excêntrico dos casos.

---

Terminei esta coleção com um gostinho de quero mais. Aquela sensação de conhecer bem de perto os personagens. Com certeza umas das obras mais incríveis que eu já li.

1 | 2 | 3 | 4 | 5