A Odisséia de Penélope

A Odisséia de Penélope Margaret Atwood

Resenhas - A Odisséia de Penélope

Rubens 21/09/2024

Penélope por outro olhar
Trazer uma história clássica com uma nova perspectiva pode não ser fácil, mas para Margaret Atwood é. Mostrar que o herói pode ser injusto, egoísta e que as pessoas que ficam em casa enquanto eles constrõem uma historia, foi imprescindível para tornar Penélope mais real e para que desenvolvamos uma empatia e carinho por ela.

Caroline1102 18/08/2024

Releitura maravilhosa, como só Atwood poderia imaginar!
"Deixada sozinha por vinte anos, quando Odisseu sai para lutar na Guerra de Troia após o sequestro de Helena, Penélope consegue, em meio a rumores escandalosos, assegurar o reino de Ítaca, criar Telêmaco, seu filho rebelde, e manter distância de mais de cem pretendentes. Quando Odisseu finalmente chega em casa, após sobreviver aos desafios do mar Egeu, vencer monstros horripilantes e dormir com deusas, ele mata todos os pretendentes de sua esposa ? e, de maneira ainda mais espantosa, doze de suas criadas.
Em uma surpreendente releitura contemporânea de uma das maiores obras da Antiguidade, Margaret Atwood decide dar voz a Penélope e suas doze criadas enforcadas para responder duas grandes perguntas: Qual o real motivo dos enforcamentos? E o que Penélope estava realmente planejando?
Ao reimaginar o episódio, a autora se utilizou de várias fontes ? já que a Odisseia de Homero não é a única versão da história ? para criar uma obra ao mesmo tempo inteligente, bem-humorada e reflexiva. Em A odisseia de Penélope, Atwood subverte a narrativa original e concede a sua heroína uma nova vida e realidade, e se propõe a dar uma resposta a um antigo mistério."

Valéria 04/08/2024

Esperava um pouco mais do livro
É um livro rapidinho de ler e é até interessante. Me ajudou a sair de uma ressaca literária mas no geral não aproveitei muito a leitura, acho que falta alguma coisa no enredo que realmente te prenda na leitura e (talvez pela tradução) não curti o estilo da escrita.

Raquel Souza 12/07/2024

O outro lado da famosa Odisseia
Costumo dizer que é sempre bom conhecer os dois lados da mesma história. E é isso que esse livro faz. Aqui vemos a história da famosa Odisseia ser contada pelo ponto de vista de Penélope, a esposa de Odisseu. Não se trata de uma leitura longa, o livro tem menos de 200 páginas, mas se trata de uma história profunda e em muitos pontos difícil de absorver. Gostei bastante.

Luis.Henrique 02/06/2024

Uma bela e renovada visão das histórias de Penélope e Helena. Um novo ponto de vista, dentro de uma bela liberdade política, sempre nos dá novas possibilidades e perspectivas.

Jules 27/05/2024

Não gostei?mas a culpa não foi do livro
A personagem principal é muito carismática, eu gostei muito do humor ácido dela e da ironia. A escrita é leve apesar de ter pontos pesados. A história contada pelo ponto de vista da Penélope e o coro ficou muito interessante. Li esse livro porque era a leitura do mês de maio de um clube do livro que participo, mas se não fosse por isso, eu não teria lido, não tem muito haver com o que costumo ler normalmente e acho que com certeza se eu tivesse um conhecimento prévio sobre a Odisseia de Homero, eu teria gostado e entendido o livro muito melhor.Meus conhecimentos são muito básicos sobre mitologia, mas para que curte com certeza vai amar.

Dri 18/05/2024

Perfeito. Margaret Atwood reconta o mito de Penélope, esposa de Odisseu, com altas doses de feminismo e crítica social. Quero ler a Odisséia, que com certeza retrata Penélope de forma muito menos lisonjeira do que na versão de Atwood. Recomendo muito.

Jackie 24/04/2024

Uma leitura que flui naturalmente por ser um tema interessante.
Eu esperava um pouco mais do livro, esperava uma história com mais aventuras e empoderamento feminino.

Léo 14/04/2024

Chamamos você uuu
Muito espertas para assustar
Muito espertas para assustar
Para assustar

As escravas ganham penas e voam como corujas."
#

Li esse livro após Circe, e foi muito interessante.
Acompanhar todos os pensamentos póstumos de Penélope, sobre sua vida e onde vivia, é diferente.

A personagem narra toda sua vida após a saída de Odisseu e tudo que teve de suportar; todas suas qualidades, artimanhas, façanhas e muito mais são expressas ao leitor.
Em algumas horas, a leitura parece massante (achei isso quando a autora fazia questão de criar um paralelo com a época do livro e a nossa atual época), mas é muito bom.
Um livro rápido, suave e facil de ler e entender.

Novamente, para os amantes de cultura grega, é um prato cheio.

Sara 09/04/2024

Timing errado
Li esse livro depois de cerca de dez anos que li a Odisseia de Homero e posso dizer que a experiência não foi como eu imagino que deveria ser.

A história em si é boa mas é rodeada pela "Odisseia" e, se você não lembra completamente da história, assim como eu, algumas coisas vão perder o sentido e vão te fazer ficar a deriva.

O ideal seria ler a odisseia e depois passar para essa leitura.

Janaina.Aggens 31/03/2024

Bom livro
Livro curtinho, gostoso de ler. Deu vontade de conhecer mais sobre as histórias que são tratadas. Leva a gente a pensar como seriam as histórias que conhecemos hoje se fossem contadas pelo ponto de vista das mulheres.

Léo 29/03/2024

Ótima leitura
Visão diferente e com toques atuais sobre um grande clássico. Analisado do ponto de vista feminino. Vale a leitura

George Luiz 09/03/2024

Uma releitura de um clássico. A autora investe na obra o que Penélope viveria se tivesse a sua voz colocada no palco. O livro é uma releitura da "Odisseia", de Homero, quando Odisseu foi para a guerra e deixou sua rainha sozinha por 20 anos. Um livro de pura reflexão sobre o que a rainha fez por todos aqueles anos.