A Odisseia de Penélope

A Odisseia de Penélope Margaret Atwood

Resenhas - A Odisséia de Penélope

Val Alves 21/04/2020

O livro é sobre a história de amor entre Penélope e Odisseu, porém na perspectiva de Penélope. Não é romântica e não muito heróica também. Senti que faltou alguma coisa pra ser mais interessante.

Margallyne 18/05/2021

Com humor e ironia esse livro me surpreendeu positivamente. A leitura flui e te conduz como um bom parceiro de dança.

Lelê 05/11/2023

A Odisséia de Penélope
Está história é um reconto da Odisséia pelo ponto de vista de Penélope e das escravas, com uma narrativa bem peculiar, mesclando relatos póstumos, poesias e um julgamento de forma genial, enquanto traça uma reflexão e interpretação dos fatos ocorridos na na história original. Para quem já leu e gosta da Odisséia, está narrativa é riquíssima. Como não conheço a história a fundo, sinto que perdi alguns pontos da história. Ainda assim é uma leitura muito interessante.

giovana.born 10/01/2022

Maravilhoso
A mitologia grega sempre idolatra os herois e suas façanhas mas nunca leva em consideração as mulheres e seus princípios muito menos as vitimas e suas razões, esse livro incorpora a visao de Penelope e suas doze escravas assasinadas na visão seletista de "Odisseia" trazendo um ponto feminista para a história. O livro é contado com seriedade mas também trazendo humor,e adorei a forma como a autora humanizou e modernizou a situação. Recomendo a leitura para quem já é familiarizado com a história ou com a mitologia grega, dessa forma é possível tirar maior proveito da narrativa.

otxjunior 25/08/2023

A Odisséia de Penélope, Margaret Atwood
Li com uma curiosidade inédita para recontos, e quase que de uma vez só, ainda mais quando a obra principal referenciada é A Odisseia de Homero. A de Penelope, ou Penelopeia, é revigorante e inteligente, se tornando meu favorito da autora. O capítulo do julgamento é digno de nota.

plautzble 26/09/2023

A teia de Penélope
Sempre tive uma inclinação gigantesca para releituras de contos gregos (cito aqui Circe de Madeline Miller como exemplo), por isso, quando descobri a Odisseia de Penélope quis logo começar a leitura.
O livro é original até onde se permite ser, sendo uma releitura. A inteligência de Atwood em nos fornecer esse coro das escravas, uma nova perspectiva da personagem Penélope, não a colocando como uma protagonista santa e intocável, mas como alguém passível de erros e críticas. É uma leitura rápida e prazerosa, mas para mim, a comédia não agradou tanto.

Fabielli.Rocha 09/05/2021

Penélope, a fada sensata
O livro é narrado por Penélope, e conta os primórdios de sua vida, desde seu nascimento, até o pós morte no reino de hades.

Narra o seu lado da história da saga de Odisseu desde a guerra de Tróia, em que ele apoia Menelau para retomar Helena, que durou 10 anos, e outros 10 anos de aventuras perigosas até seu retorno pra casa.

Margareth tem uma sensibilidade ímpar para construir a personagem que na minha visão é minimizada na odisseia, sempre a considerei uma grande mulher (Penélope) que gerenciou a casa, criou o filho sozinha, soube administrar com sabedoria a situação de dificuldade que as aventuras do marido a colocaram, e ainda comemorou o retorno dele.

Bom livro para quem gosta de mitologia.

#Anafox 28/05/2021

E então
Eh meio estranho ler a odisseia de Penélope sem ter lido a de Odisseu kkkk. Eh como se tivesse ouvido apenas metade da história kkkkk

Jéssica 12/04/2023

Fan fic de alto nível
A história de Odisseu deve ser uma das mais contadas e recontadas da literatura mundial. Mas e quanto à sua esposa, que só é lembrada pela Mortalha que fazia de dia e desfazia à noite e por ter esperado por 20 anos o retorno do marido?
É ela que assume o protagonismo agora e conta a Odisseia de seu ponto de vista.
Só achei meio desnecessário o hate com a Helena de Troia, a rixa com a sogra e o estranhamento com a Euricléia. Parece que ela disputava o espaço com essas mulheres, apesar de ter em alta conta suas escravas.

Jéssica.amc 05/02/2023

Puro acaso
E foi assim que encontrei mais um livro da Atwood, a história da Penélope, mulher de Odisseu, que fica 30 anos aguardando o seu retorno, cuidando do seu reino, do seu filho, da sua honra, e em troca recebe ingratidão direcionada as suas mais jovens e bonitas servas.

Muito interessante conhecer um outro ponto de vista, valeu a pena.

CInt_lo 28/01/2021

A perspicácia da Margaret em escrever surpreende.
O modo como deu foco as escravas da história através dos Coros espalhadas entre os capítulos da visão de Penélope.
Além disso fez um trabalho incrível nas pesquisas para o livro, pois relacionou muito bem a mitologia como referência nas falas/ diálogos do livro.
Um ótimo livro, mas ainda não vence a trilogia do Madd Adão

Guilherme 26/02/2022

O protagonismo à uma Coadjuvante
Confesso que li de uma forma arrastada o livro, a história não me apeteceu tanto assim como os outros dois livros da Atwood - O Conto da Aia e Os Testamentos. Não sei se por motivo de não ter lido "A Odisseia" antes, mas não me senti tão envolvido pelas personagens e a história. Porém, achei extremamente válido e corajoso da parte da autora de resgatar uma história que tem tantas versões e perspectivas e trazer ela pelo olhar de uma personagem coadjuvante na história original, em que aqui se torna a protagonista e tem a possibilidade de contar a história a sua maneira.

Outro ponto primoroso foi as intersecções do período em que a personagem viveu com os dias atuais, me repercutiu como uma grande sacada da Margaret e que fez essa versão dela se tornar única, com um ar de refresco contemporâneo, por mais que os fatos narrados sejam do período da Grécia Antiga.

Paulo Silas 12/11/2020

Um recorte da Odisseia de Homero relida por uma personagem notória que teve sua voz relegada a um relato que não o seu próprio. Penélope, a esposa leal e paciente que esperou pelo retorno do marido por duas longas décadas, ganha voz de fato nessa atrativa obra de Margaret Atwood. Sendo uma espécie de releitura de um clássico no qual se tem uma versão nova de Penélope, "A Odisseia de Penélope" faz uma pequena imersão na natureza dos mitos recontada de um modo próprio aos olhos do feminino.

Narrada em primeira pessoa - pela própria Penélope -, contando com capítulos intercalados de coros declamados, a obra traz a história da vida de Penélope - desde o seu nascimento até a sua pós-vida (o 'quando' o livro é escrito). Num diálogo direto com o leitor, como se a personagem estivesse confidenciando num relato escrito, numa espécie de diário, a sua forma de ver as coisas, todas as aflições, medos, esperanças e alegrias da aqui protagonista são contados amiúde - mesmo sendo um livro curto. Sua relação conturbada com o pai (que tentou matá-la quando na mais tenra idade), seu casamento arranjado com Odisseu, sua mudança para Ítaca, seu relacionamento com as escravas, o período difícil que passou quando da longa e penosa viagem de Odisseu para a guerra de Troia, sua relação com a prima Helena, enfim, tudo aquilo que constituiu o seu viver na terra é contada pela sua perspectiva, tendo assim o leitor uma nova ou mais ampla visão da história que constitui o mito.

Margaret Atwood constrói aqui uma rica história a partir de uma que já se tem. Muitos conhecem a história de Odisseu, mas poucos conhecem a de Penélope para além daquele pouco que se diz sobre ela. O grande acerto da autora é recontar de forma sagaz a história pela perspectiva de quem teve pouca voz, situando a protagonista no reino dos mortos com a oportunidade de fazer suas críticas contra a prima Helena, explicar melhor como foi o período que aguardou pelo retorno do marido, trazer seus reclamos contra Odisseu e chorar por suas criadas mortas. Uma história que agrada o leitor e que merece ser lida por qualquer pessoa que se encanta com a mitologia grega. Um excelente livro!

giu 04/08/2021

mais um da Margaret, eu gostei de como ela retratou a história de Penélope, como é bem curtinho, foi rápido a leitura, não é o melhor dela mas gostei de como ela reinventou a história

allcalina 18/06/2020

Leitura interessante. Apresentação do ponto de vista de Penélope sobre as aventuras de Odisseu por Troia e seu regresso a Itaca, no qual conta dos seus sentimentos enquanto o esperava. As partes de coro das 12 escravas são muito boas!