A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Felipe 11/06/2020

A pouco tempo quis tomar o hábito da leitura, um amigo me indicou este livro e iniciei esta "jornada". Creio que dificilmente teria um início melhor, a história em torno do personagem principal é incrível, por mais que retrate uma história "triste" é rodeado de contos felizes e me serviu de motivação para enxergar melhor e buscar aproveitar cada momento da vida. Cada detalhe me fez refletir, me preocupar e até mesmo dar risadas. Para mim um grande livro...
Iris 11/06/2020minha estante
Eu comecei o hábito de leitura ano passado, com os livros do Harry Potter! Depois fui lendo só coisas que eu gostava, a partir de sinopses. Agora eu já estou pensando em ler coisas mais pesadas. O que eu quero dizer é que a gente tem que levar a leitura de uma forma leve, aproveitar os momentos do livro. Sinta-se abraçado pela literatura ??

CAMBARÃ 11/06/2020minha estante
Esse livro é excelente... Ele é um que se pode dizer que faz a gente pensar diferente.

Felipe 11/06/2020minha estante
Obrigado pelo comentário, aos poucos venho me sentindo mais próximo desse mundo da leitura e com certeza é algo veio para ficar.

CAMBARÃ 11/06/2020minha estante
Eu comecei a ler ainda no ensino fundamental com um projeto de leituras feita pelo governo na época.
Nesse projeto cada aluno ganhava 5 ou 6 livros e dei a sorte de pegar no meu box de 5 livros, os miseráveis, de victor hugo, era uma adaptação muito resumida mas gostei tanto q procurei a versão integral com um amigo q havia comprado a série ouro dividida em dois volumes
Essa época,2003, eu tinha tão poucos livros que lia repitidamente alguns dos meus... Depois procurem vida de droga de walcir carrasco.

Felipe 11/06/2020minha estante
Sugestão anotada ?

Paty 30/06/2012

Pois bem, é a primeira resenha que faço na vida. Não sei exatamente o que me motiva, mas algo me impele a escrevê-la.
Há certo tempo houve a suspeita de que meu pai estivesse com câncer, e foi a primeira vez que senti um verdadeiro terror de perdê-lo. No início desse ano, assisti no colégio a palestra de Randy Pausch e admirei-me com o conjunto desse homem: sua dignidade, sua inteligência, seu amor pela esposa, pelos pais e pelos filhos, seu senso de realidade e seu otimismo. Recentemente, pedi um livro emprestado à minha tia e "A Lição Final" veio junto. Respirei fundo e resolvi entrar no universo emocionante dessa figura, para mim, inspiradora.
Primeiro de tudo, vou deixar algo claro: detesto livros de autoajuda. É algo extremamente pessoal e não pretendo discutir isso aqui. Nem sei se o livro pode ser classificado dessa maneira, mas para alguns parece que sim. Segundo: raramente choro, e essa é uma das características das quais me orgulho. No entanto, orgulhei-me mais ainda ao tomar cuidado para minhas lágrimas não mancharem o livro da minha tia. Livros sempre serão um dos meus pontos fracos, e este atingiu-me violentamente. Despretensioso, pequeno, com uma capa singular e simpática, acompanhou-me pela bancada, pelo sofá, por minha cama, pela mesa da escola, pelo banco que há em frente ao colégio. Carregava-o comigo praticamente o tempo todo, lendo-o sempre que podia e adentrando cada vez mais pelas brechas tão escancaradas da vida de Randy.
Sua honestidade, sua seriedade, seu bom humor, seu modo peculiar de pensar, sua família... Tudo, tudo me cativou. Esta resenha parece mais um depoimento pessoal, mas não me sinto tão constrangida por isso. Esse é um dos benefícios do livro: você passa a desejar viver da mesma maneira que Pausch, respeitando e explorando seus limites ao mesmo tempo, e se aceitando mais.
Recomendo-o a quem estiver passando pela mesma situação do autor ou de sua família, a quem se sentindo inseguro ou desesperançoso com relação à vida, a quem quiser uma leitura inspiradora, a quem não tiver ideia do que ler e deseja um livro apaixonante. Recomendo a todos, mesmo sabendo que nem todos o apreciarão e irão me maldizer por perderem tempo e dinheiro. Porém, sei que aqueles a quem o livro agradar se sentirão gratos por terem aberto espaço para um homem qualquer que, no final de sua vida, aprendeu mais do que muita gente.
Colocando um pouco mais de mim aqui, gostaria de agradecer a Randy Pausch por ter me motivado a seguir meu sonho de ser professora. Farei o que ele costumava aconselhar seus alunos a fazerem: "Saiam pelo mundo fazendo pelos outros o que alguém fez por você". Obrigada pelas inúmeros lições, Randy, em especial essa.
Victória Ferraz 12/01/2013minha estante
Ótima resenha, de verdade.

Luis Tadeu 31/12/2013minha estante
Perfeita resenha e o que eu senti quando li o livro foi a mesma que a sua...Aprendi muito com o Randy! Você sabe onde consigo a palestra dele??

Fernanda2358 10/03/2015minha estante
Luis, a palestra tem no Youtube legendado.

Amorim 08/05/2020minha estante
Ganhei esse livro da minha mãe há anos, estava aqui guardado, esperando essa resenha para me encorajar a lê-lo. Obrigado!

Key 27/04/2018

Uma visão diferente para o futuro.
Lembro que o li quando tinha 11 anos; me prendeu de uma forma que na época já levou a reflexão do que era aproveitar a vida.

Tudo bem, ser um livro de auto-ajuda onde o narrador está dando uma palestra após descobrir que está com câncer terminal. Mas as coisas que o relevam, como enxerga o mundo e as pessoas... Fez com que mudasse meu jeito de ser naquele momento, o qual estava vivênciando situações difíceis em meu mundo particular.

Sei que se tornou meu livro favorito.
Gostaria de reler, mas emprestei e o perdi de vez.
Rodrigo 27/04/2018minha estante
Chorei tanto com esse livro...

Key 28/04/2018minha estante
Me recordo de ter ficado extremamente emocionada...

Mateus 11/12/2010

Definitivamente nunca irá existir alguém com tanto bom humor e tanta paixão pela vida como Randy Pausch. Sua felicidade e diversão, mesmo estando à beira da morte, leva a todos os leitores de A Lição Final repensarem suas vidas e verem se a lamentação por todos os obstáculos é a verdadeira solução para seus problemas.

Randy Pausch foi diagnosticado com um câncer no pâncreas em 2008, e sofreu ao receber a notícia como qualquer pessoa sofreria. Mas ao contrário de muitos que ficariam apenas se lamentando em seus poucos meses restantes de vida, Randy resolve deixar um legado para seus filhos, sua mulher, seus amigos e seus colegas de trabalho. Resolve fazer uma palestra de despedida na universidade em que trabalhava para dizer um adeus definitivo a todos e deixar uma lição final.

Confesso que nunca gostei de livros de auto-ajuda, pois o gênero nunca me agradou. Porém A Lição Final tem um jeito todo especial de ser narrado, e ao mesmo tempo que Randy Pausch nos conta sobre sua vida, vai nos ensinando maneiras para encarar melhor as muralhas que podem surgir em nosso caminho. A história deste bravo homem é super emocionante, e realmente vale a pena ser lida, pois podemos tirar lições valiosas de tudo isso.

Para finalizar, deixo algumas palavras de Randy Pausch, um eterno tigrão brincalhão:
"Quero dizer, eu simplesmente não sei como não me divertir. Estou morrendo e continuo me divertindo. E vou ser assim até o último dia. Porque não há outra maneira de se levar a vida."
Léia Viana 12/12/2010minha estante
É impossível não se comover com este livro!

Marina Miury 19/12/2010minha estante
*-* É Mateus, parece realmente bom! ;) Vou colocar na minha lista!

x Dida 12/01/2011minha estante
Muito boa a resenha, o livro se parece com um livro que li, A Última Grande Lição (coincidência?), de Mitch Albom, onde o personagens também está morrendo e começa a conversar semanalmente com um aluno seu, é ótimo. Vou ler esse agora :D

Castelo 11/06/2020

A lição Final
Por outro ótica ou estrutura percebemos as coisas mais importantes da vida, e esse livro mostra muito desses aspectos que deixamos passar despercebidos, uma história linda com muito aprendizado, desafios e conquistas tirando proveito dos momentos como lição e nos incentivando a olhar pra vida de forma diferente, Excelente !
Felipe 13/06/2020minha estante
Grandes palavras e grande livro!

Castelo 13/06/2020minha estante
Obrigado, com certeza é !

Andy.Domingos 01/05/2021

Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo.
Diagnosticado com um câncer terminal de pâncreas, Randy Pausch decide dar uma palestra de despedida na Carnegie Mellon University.
Quando este subiu ao palco, teve a surpresa de se deparar com um público de 400 pessoas. Elas achavam que Randy falaria sobre a morte mas estavam muito enganadas, ele iria falar sobre a vida e muitas lições das quais aprendeu e que gostaria de passar, não somente a plateia como também aos seus filhos. Embora no momento são jovens demais para se lembrarem dele, futuramente possam ver a gravação desta palestra e saberem quem realmente foi o pai deles.
Este é um livro que você não sabe como foi parar na sua estante e que acaba sendo deixado de lado mas quando dá uma oportunidade, ele te surpreende muito. Foi isso que ocorreu comigo, eu me diverti, emocionei e aprendi inúmeras lições de vida com o Randy. Recomendo muito!
Daniele 01/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro! Você leu o físico?

Andy.Domingos 01/05/2021minha estante
Sim, eu li o físico.

Ginger 24/03/2010

Não é um dos meus favoritos... Eu esperava menos frieza de alguem que pretende registrar suas ultimas palavras em um livro...
GBA 24/08/2012minha estante
Acho que ele não é frio, acho que como ele já sabia o destino que iria ter por mais que ele tentasse evitar, então se conformou e tentou ser direto ao ponto.

Ginger 09/10/2013minha estante
Tenho uma visão diferente sobre o livro hoje em dia, acho que me faltava maturidade para compreender aquilo. Escrevi isso há uns anos, hoje vejo que nada daquilo foi escrito para mim, e nada daquilo é frio.

Gabriela 23/01/2013

Fui cativada pela matéria do Fantástico sobre o momento em que o autor resolveu escrever o livro e toda a emoção e fragilidade que morte traz. Que arrependimento... o livro é chato da primeira à última página.
Regina 20/05/2014minha estante
Pensei que só eu tinha esta opinião.

Gaby 08/09/2014

A lição final
"A Lição Final" é uma história real de um professor de ciência da computação que no auge de sua vida profissional e familiar é diagnosticado com um câncer muito agressivo no pâncreas.
Assim o professor Randy Paush, diante desta realidade decide ministrar em sua palestra de despedida na Carnegie Mellon University algo incrível e marcante. Sua escolha foi falar e mostrar imagens sobre cada sonho seu de infância e como conseguiu realizar cada um deles.
A palestra foi gravada para que seus três filhos, ainda muito pequenos pudessem um dia conhecer melhor o pai. Sua lição final foi algo muito incrível, pois não falou de morte, mas de vida; deixou para seus filhos uma herança muito especial. Ele soube aproveitar seu tempo limitado para deixar uma lição de coragem, alegria de viver e muita força.
Podemos aprender muito com Randy que morreu, mas deixou sua "Lição Final".

Estou postando hoje a resenha deste livro para recordarmos a história de Randy Pausch antes de falarmos do livro que sua esposa Jai Paush escreveu falando sobre a perda do marido, os relatos de como a morte muda o relacionamento das pessoas e como é possível sobreviver quando isso acontece tão perto de nós, em " Sonhe Mais".

site: www.moradadolivro.blogspot.com
Patricia 20/11/2014minha estante
Lu, tenta esse : http://youtu.be/p2hwjV5iB6Q

Marina 26/06/2010

É realmete muito bom. Emocionante.
Várias partes me fizeram refletir sobre minha vida e como ajo perante determinadas situações. Me acrescentou muita coisa e gostaria que todos tivessem a oportunidade de lê-lo.
Ariane Escudero 12/07/2013minha estante
Um livro realmente apaixonante.

FEbbem 20/11/2009

A LIÇAO FINAL
QUE EU ODEIO GARÇONS, MEU CUNHADO E MAIONESE, TODO MUNDO JÁ TA CANSADO DE SABER, O QUE NINGUÉM IMAGINA, É QUE EU ADORO DESAFIOS, COMER A COMIDA DA MINHA MULHER É O MAIOR DELES.
ESTE ANO, COMO PROMESSA, DECIDI ENFRENTAR OS PIORES DESAFIOSE RESOLVER TODOS OS PROBLEMAS FUTEIS NA MINHA VIDA, JÁ OBTIVE VARIOS PROGRESSOS, DEIXAR DE TER MEDO DE BARATAS POR EXEMPLO.
POREM, O MAIOR DESAFIOS DE TODOS PARA MIM, É LER LIVROS DE AUTO AJUDA, JÁ HAVIA TENTADO POR DUAS VEZES, E O MAXIMO QUE CONSEGUIA ERA LER O TÍTULO DOS LIVROS.
PORTANTO, “LIÇAO FINAL” FOI A VITORIA.
CONSEGUI LÊ-LO DE CABO A RABO, SEM PULAR PAGINAS E CONTROLANDO O DESEJO DE ATIRÁ-LO PELA JANELA.
PARA PODER DIVERSIFCAR MEUS CONHECIMENTOS E SUPERAR MEUS DESAFIOS.
BEM...
NA VERDADE, NÃO FOI BEM ASSIM...
ISSO NÃO PASSA DE UMA MENTIRA – UMA GRANDE MENTIRA, EU AINDA ODEIO MEU CUNHADO E SEQUER TENHO MEDO DE BARATAS, APENAS DECIDI CONTAR ESTA HISTORIA PARA DISSIMULAR A MINHA FALTA DE ATENCAO E O LAPSO EM TER ADQUIRIDO UM LIVRO DE AUTO-AJUDA.
EU PODERIA DIZER QUE O LIVRO ME CAIU SOBRE AS MAOS COMO OBRA DO ACASO E SEM TER O QUE LER, NEM MESMO BULAS DE REMEDIO E NEM CATALOGOS DE REVISTAS, ENFRENTEI ESSE DILEMA; MAS MINHA CONCIENCIA NÃO ME DEIXARIA DORMIR A NOITE, E TERIA PESADELOS VIVENDO CADA CAPITULO DO LIVRO ATE QUE CONFESSASSE O MEU DELITO, NÃO O DE MENTIR, O DE LER UM AUTO-AJUDA.

A VERDADE DOA A QUEM DOER...

APESAR DO OBVIO, TIVE A IGNORANCIA DE COMPRAR UM LIVRO, SEM LER A RESENHA, ESQUECENDO A PREMISSA DO “NÃO SE COMPRA UM LIVRO PELA CAPA” E DEU NO QUE DEU.
FORAM HORAS DIFICEIS, MOMENTOS TORTUOSOS MAS NO FINAL EU SOBREVIVI. O ÚNICO PROBLEMA QUE AO FINAL DA RESENHA, NADA FOI DITO SOBRE O LIVRO.
TAMBEM, SOBRE LIVROS DE AUTO AJUDA NÃO HÁ NADA O QUE DIZER.
G.G. Garrido 27/03/2016minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk...e no final da resenha percebi que fui enganada...kkkkkkkkkkkk.

Naju 10/04/2024

Além de sonhos, o ideal é também pedir. Basta sonha e pedir. Um belo livro de reflexão sobre a vida e sobre a partida

igorvil 06/09/2009

Uma verdadeira lição
Um ótimo livro de leitura fácil e acessível a todos.

Randy Paush perde pouco tempo para falar da sua morte e de seus problemas, ele usa esse tempo para ensinar e passar algumas lições preciosas para a vida de qualquer pessoa.

Seus ensinamentos refletem tudo o que ele passou em vida; vida essa que está prestes a acabar, mas que ele faz questão de deixar como legado algumas lições que são básicas na vida de todos, mas que por muitas vezes nos esquecemos de segui-las.

Randy nos faz lembrar das atitudes mais simples que podem afetar a nós e aos que estão a nossa volta de maneira positiva. O livro não é um amontoado de dicas de auto ajuda e sim um autobiografia inspiradora que nos faz lembrar o quanto a vida é preciosa e como temos que aproveita-la ao máximo.

Esther 13/04/2009

Idéia muito parecida com A última grande lição, sem maiores contribuições.

Simone 17/09/2009

Uma grande lição.
Uma lição de vida, com muitas dicas e ensinamentos de como devemos aproveitar mais nossa vida, desde os momentos mais simples, o contato com a família e os amigos. Valorizar tudo, sempre acreditando nos nossos sonhos.