A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Esther 13/04/2009

Idéia muito parecida com A última grande lição, sem maiores contribuições.

Leitora Viciada 10/02/2009

Não apenas uma lição final e sim uma lição para toda a vida!
Eu li o livro num só dia pois a linguagem é simples e rápida, o livro é curto.

Não costumo gostar desse tipo de livro, de alguém querendo vender algo dizendo que está nos passando uma lição de vida etc...

Mas esse eu me interessei pois o câncer é algo presente em minha vida, algo que levou meus pais.

O autor escreveu o livro, fez a palestra para deixar aos seus filhos pequenos. Fotografias, filmagens e até um fantástico currículo e trabalhos famosos não bastariam para ele deixar de lembrança aos filhos.

Ele deixa bem claro que seu maior temor é que seus filhos futuramente não tenham idéia de quem ele foi. Ele ama sua esposa mas é frio para assumir que ela terá capacidade para criar os filhos dele.

Ele é muito frio, como quase todo cientista é e faz uma análise de toda sua vida, apontando fatos, erros e acertos, e concluindo como se deve viver. No fim das contas ele tenta ser metódico mas acaba passando muita ternura durante o livro.

Você se coloca no lugar dele e imagina o que faria se estivesse para morrer. você conseguiria planejar tudo, para deixar sua esposa e filhos bem após sua partida? Você conseguiria analisar sua vida e apontar o certo e o errado? Você conseguiria deixar um marco para não ser mais esquecido?

Ele faz tudo isso num livro simples e mais que isso: Nos prova que não devemos ter medo de enfrentarmos nosso destino, que não podemos fugir dos acontecimentos mas que ao mesmo tempo não devemos aceitar nenhuma derrota e sim estar sempre tentando, lutando, analisando os possíveis caminhos para melhorarmos a vida. E viva, sorria, pense positivo pois a vida é curta para você ficar remoendo o passado, resmungando ou se arrependendo de coisas que já passaram.

Muito boa a lição.

Renata 06/01/2011

Uma lindissima lição de vida!

apaixonante, emocionante e encantador *-*

Resenha no meu blog: http://makesandbooks.blogspot.com/2010/10/licao-final-randy-pausch.html

Ana Carolina 25/02/2009

Muito enriquecedor. Nos leva a pensar o que gostariamos de fazer caso estivessemos a beira da morte. De pensar em quem amamos, nos momentos que não passamos juntos e tudo o que desejamos nessa vida.

Simone 17/09/2009

Uma grande lição.
Uma lição de vida, com muitas dicas e ensinamentos de como devemos aproveitar mais nossa vida, desde os momentos mais simples, o contato com a família e os amigos. Valorizar tudo, sempre acreditando nos nossos sonhos.

Bia Machado 10/10/2009

A Lição Final, e a mais importante!
Você tem 47 anos, é casado e ama sua esposa, tem três filhos maravilhosos, faz o trabalho de que gosta como professor da área de ciências da computação da Carnegie Mellon, é um profissional conceituadíssimo de sua área e curte seus passatempos preferidos. Uma vida perfeita? Sim, podemos concordar com isso, não? Um dia, a notícia: há um câncer em seu pâncreas e essa vida perfeita somente vai durar por mais 3, talvez 4, 5 ou 6 meses.

Se você fosse o Prof. Randy Pausch, o que você faria ao ter a notícia de que logo morreria? Você eu não sei, mas descobri ao ler "A Lição Final" que ele não deixou de viver nem um segundo do que lhe restava. Pelo contrário! E o que você acha que moveu esse homem? Certamente a noção de que ele tinha muito a fazer, antes do dia 25 de julho de 2008, quando finalmente deixou este plano: como sabia que seus filhos cresceriam sem sua presença física, que sua esposa teria que cuidar deles sozinha, fazendo o papel de mãe e pai, decidiu deixar o máximo de lembranças boas e significativas possíveis para os três, dois meninos e uma menina, ainda muito pequenos na época do acontecido.

E foi por eles que Randy deu sua "lição final" (uma aula que os professores universitários apresentam como despedida), que virou livro, um livro que também fala sobre a morte, mas que ao mesmo tempo nos inebria de vida, da vida que Randy tem dentro de si e que faz o possível para deixar registrado aos filhos... o significado do que é realmente viver para ele...
Logo o livro virou best-seller, mas descobri, no site de Randy (http://download.srv.cs.cmu.edu/~pausch/news/index.html) que ele não se importava muito com isso: "Hyperion diz que eles têm dois milhões de cópias para imprimir, mas tudo com o que me importei foram as 3 primeiras" (tradução minha, o site está em inglês).
Para conhecer um pouco mais da trajetória de Randy e de sua "Lição Final", você pode acessar o vídeo:
Não há como não se emocionar, não há como não deixar de olhar para si mesmo e reavaliar tudo o que está acontecendo. Realmente, uma lição!

Atenção:

O link do site do Randy cai em uma página que diz que o link está corrompido, mas é só clicar no endereço que eles derem (que é o mesmo), para acessar a página, que é bem simples, só os escritos dele (em inglês) e algumas fotos. =)

Fe Sartori 05/11/2009

É preciso coragem!
Não gosto muito de livros de auto-ajuda,já li vários e no fim quando você já leu um número de livros significativos acaba percendo que muitas vezes são repetitivos. A lição final não é muito diferente nesse sentido, mas é um livro que merece ser livro, pelo simples fato do autor Randy Pausch ter feito a sua "palestra final" já sabendo que tinha pouco tempo de vida.
Acredito que é preciso muita coragem e fé, para passar as pessoas boas mensagens,ser feliz no pouco tempo que nos resta e tentar deixar a sua familia da melhor maneira possível. Na minha opinião é um ato heroico. E por essa questão merece o respeito e merece ser lido.

Elis 09/01/2010minha estante
Eu li esse livro e amei, porem nao o considero auto ajuda, considero uma historia de vida de uma pessoa que merece ser lida. Não sei se vc leu O futuro da humanidade que muitos consideram auto ajuda, mas é descrito como romance. Bem vale muito a pena ler se vc gostou de A lição Final vai amar O Futuro da humanidade...bjus elis!!!!!!

Thiago Monnerat 29/03/2009

A garra, a lucidez e a plena consciência de sua situação me faz afirmar, peremptoriamente, que somente pessoas de fibra podem lidar com uma doença como o câncer. Quem já passou por problemas como esse na família vai se identificar muito com livro.

Yanira 13/04/2009

Objetivo e emocionante.

Pattie Cardoso 22/05/2009

Devorei numa tarde.
Todos os dias peço a Deus para colocar um professor como este em meu caminho. Bela lição de vida, belas mensagens.

Lulu 27/04/2009

Muito bom!
O autor consegue escrever de uma forma simples, sincera e profunda, tornando a leitura leve e ao mesmo tempo cheia de conteúdo. A estória embora dramática é contada de forma positiva e otimista, sem pieguices. Este vale a pena ler.

Aninha S.R 02/05/2009

MARAVILHOSO, eu até já havia ouvido falar da história desse cara, mas, o livro é surpreendente, nos faz rever a nossa vida por completo...

Moitta 14/05/2009

Livro curto e fácil de ler, com mensagens legais, sugere alguma reflexões sobre seus sonhos e objetivos de vida. É uma (curta) autobiografia de um professor que esta com uma doença terminal e se prepara para a despedida. Escreve para que seus filhos ainda muito novos possam ter um "contato" com seu pai quando crescerem, possam saber quem ele foi e como pensava. Mostra a importancia de saber trabalhar em equipe, de ter sonhos objetivos e buscar realiza-los.
Vale a pena ler.

Naju 10/04/2024

Além de sonhos, o ideal é também pedir. Basta sonha e pedir. Um belo livro de reflexão sobre a vida e sobre a partida

Morfheu 07/06/2009

..."Se deixássemos de existir amanhã, o que desejariámos deixar como herança?"

"O que só eu tenho realmente a oferecer?" São questionamentos do autor que nos leva a refletir, como estamos vivendo.