A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

Fernanda 02/08/2021

Resenha
Quando eu li a contra capa do livro, imaginei que ia me deparar com um livro extremamente triste, afinal se trata de uma história real de alguém que tem cancer terminal. Mas me enganei. Claro, o fato de estar com os dias contados a todo momento é lembrado no livro, mas o livro fala de vida!

O autor dividiu os capítulos como se fossem períodos de sua vida: o convite da palestra , a preparação dela e quase todo o livro mostra o que foi falado na palestra sobre cada período de sua vida. Sonhos de infância, os pais, aventuras de vida, histórias sobre seus alunos, como conheceu sua esposa, lições aprendidas durante a vida.

O livro é quase como um manual de como viver a vida plenamente.
O autor e personagem dessa história real é professor do departamento de Ciência da Computação, pronto..nesse ponto agucei mais ainda minha concentração, afinal, eu Fernanda, sou da área de tecnologia, porém meu curso é Sistemas de Informação. Enfim...o autor fala sim de assuntos ligados à sua profissão, mas nada que leigos no assunto não possam entender.

Nesta palestra de despedida que ele conta em detalhes no livro, ele tenta abordar assuntos e transmitir mensagens, nas quais, seus filhos quando adultos, possam guardar como recordação de quem foi o pai deles.

História emocionante que trata de vida!!! Este livro eu tenho vontade de deixar na cabeceira da minha cama sempre, para de vez em quando, abrir numa página qualquer e lembrar de certos pontos importantes valorizar quando estamos vivos. E acho que vou deixá-lo sim... hehe.

Super recomendo e aconselho lerem. Vocês vão adorar!

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-licao-final.html

Patrini.Veiga 08/08/2021

Vim a conhecer sua história alguns anos depois, professor. E sei que seus filhos devem estar muito orgulhosos, e seguindo bons caminhos.
Tentarei ao máximo seguir seus conselhos preciosos com sabedoria. ??

AmadoThriller 29/08/2021

A história de Randy é inspiradora, nos motiva ver uma pessoa que conquistou tantas coisas que queria sem passar por cima de ninguém. Também me revolta um pouco ver a história de um ser humano tão bom e saber que sua vida foi ceifada tão cedo por essa doença horrível. Quantas coisas fantásticas Randy poderia ter feito se tivesse mais tempo de vida? Apesar da bonita e exemplar trajetória de vida deste professor, o livro não me emocionou como achei que seria, tem bons conselhos, mas não me tocou ao ponto de considerar uma lição de vida.

Braguinha 04/09/2021

A coisa mais inevitável do mundo, mas que ninguém se acostuma com ela
Um livro triste. Um relato final em primeira pessoa do professor norte-americano da Universidade Carnegie Mellon, Randy Pausch. Ao saber que estava em estado irreversível de câncer no pâncreas, o professor escreve esta obra para descrever sob o ponto de vista de alguém que já não tem mais nada a perder, o que seria uma vida feliz, para si e para a família. Tocante e profundo.
p.s.: existe a gravação da última aula do autor, a qual ele cita no livro.

Carol 23/01/2022

Autobiografia com bons ensinamentos
Livro bem legal com os ensinamentos de alguém que descobre ter menos tempo de vida do que achava que teria. É basicamente sobre realização de sonhos, construção de bons relacionamentos e boas ações.

Suh 03/04/2022

Maravilhoso!
É uma lição de vida ... o autor escreveu sobre os momentos de sua vida de uma forma tão clara, objetiva e impactante, sempre nos motivando e nos ensinando a cada capítulo que devemos viver nossos sonhos e nossa vida ao máximo.
**o autor tinha câncer e decidiu deixar algo para que seus filhos se lembrassem dele**

Deza Farias 05/04/2022

@???????????????????
?????????????????
? ??????? ????? | Randy Pausch, Jeffrey Zaslow | p. 260 | 5/5 ??
???????????????????
Sabe aqueles livros que você sabe que vai chorar mais mesmo assim você segue em frente, pega um lencinho de papel e ler.

O livro é uma autobiografia inspirada numa "aula da saudade" do professor Randy Pausch. Diferente dos alunos que fazem essas aulas, ele não estava se formando ou mudando de escola. Ele estava morrendo.

Randy estava num estado terminal de câncer no pâncreas. E aproveitou essa palestra para deixar uma mensagem para seus filhos que eram muitos novos em idade entre 6 e 2 anos.

Combinando a inteligência e humor, o Randy nos deixa ter um vislumbre do que foi a vida dele. É um livro muito triste, que nos faz chorar é questionar muitas coisas. Mas ao mesmo tempo é um livro lindo. Ver o amor, o medo, a coragem... Estampado numa vida que foi curta mas marcante.

O livro da editora Agir é lindo, num tamanho pocket e em capa dura: E a perfeição. O livro é cheio de fotos da vida de Pausch, e o livro apesar de ser "triste"a escrita é bastante fluida, dada a escrita alegre do Pausch.

Tem a palestra que serviu como base para este livro no YouTube. A palestra que ganhou o mundo e tornou essa história conhecida. Não assistir toda, mais vale muito a pena.
(https://youtu.be/TMt7BxllnCc)

Pricila.Dias 25/04/2022

Lição Contínua
Merece estar na cabeceira. Frases impactantes e lições para a vida pessoal e profissional. Embora não seja autoajuda, garanto que a ajuda é alta! ? Spoilers em @photopepoesia no Insta ?

linedslima 04/06/2022

é a 2° vez que leio esse livro e eu acho muito interessante os tópicos que ele fala, pois ele quis dar uma palestra mesmo sabendo que seus dias de vida estavam contados, acho que a leitura vale a pena pois faz você pensar nas coisas de outra forma

Vitor 26/07/2022

Inspirador!
Randy nos mostra a beleza de apreciar os momentos mais simples da vida, oque nos faz refletir sobre oque de fato importa. Uma obra emocionante que todos deviam ter o previlégio de ler.

Lay 15/08/2022

Apenas leiam ?
? Eu não tinha muita vontade de ler esse livro, não me cativava sabe? Mas como ele estava na lista de leitura desse ano resolvi apenas ler.

? E sim, fui surpreendida por um dos melhores que eu já li. Já é ótimo aprender lições com livros, imagina com uma história que realmente aconteceu, e mais, se souber que nosso narrador está morrendo e ainda por cima, está mostrando a importância de viver.

? Conhecer a história do professor Randy foi muito bom e emocionante. Fiz essa resenha porque quero que o conheçam e se emocionem também.

? Apenas leiam! É isso.

Lua 13/09/2022

Nesse livro bibliográfico, conhecemos Randy, um homem de meia idade que aparentemente vive o ''sonho americano''. Vindo de uma família tradicional, estudou Ciências da Computação, fez doutorado na área se tornando professor universitário, viveu anos solteiro até encontrar uma esposa já perto dos seus 40, teve 3 filhos (com pouca diferença de idade), frequentador da igreja, realizou diversos trabalhos na sua área, inclusive uma estadia de 1 ano da Disney, onde desde a infância passou diversas férias. Uma vida de sonho, até descobrir que estava com câncer terminal aos 47 anos.
Na certeza de que não ia chegar aos 48, se tornar ''eterno'' para além de sua morte, me parece que é o que move Randy. Ele até mesmo diz isso algumas vezes (não com essas palavras). Ele quer ser lembrado, quer transmitir ao mundo o que seus 47 anos lhe ensinaram. Quer deixar ensinamentos de como aproveitar e viver a vida, que ele não poderá transmitir aos seus filhos conforme crescerem. E é o que ele faz, em forma de palestra, e após o sucesso, em forma de livro.

Não acho a motivação de Randy algo errado. Na verdade, acho muito humano o fato dele querer vencer a morte ao seu modo. Ele quer controlar a presença na vida das pessoas mesmo depois de muito tempo em que seu coração parar de bater. Bem, faz 14 anos que ele faleceu e cá estou eu falando dele. Quem consegue esse tipo de presença no mundo? Definitivamente, poucos.

Mas conforme eu lia o livro, eu me senti desconfortável com as lições de Randy. Afinal, o que ele tem a dizer é o recorte da sua própria existência (homem, branco, hetero, rico, inteligente, cristão, americano, pai) e particularmente não conversa com a maioria das existências no mundo.
Mas terminei o livro inspirada, não pelas lições de Randy e sim pela sua própria atitude de sentir que tem algo para dizer ao mundo.
E mais ainda, me deixou imensamente curiosa: quais as lições de vida que uma mãe em uma zona de guerra poderia transmitir ao mundo? Ou uma criança órfã no norte da Índia? Ou de um bilionário na Grécia? Ou uma idosa indígena de 100 anos que aguarda a morte por velhice na América Central? Ou eu, quais as lições de vida que eu teria para transmitir no meu leito de morte?

Muitas realidades, muitas lições, todas elas verdadeiras. Lição número 1: tente ouvir todas elas.