A Lição Final

Resenhas - A Lição Final

Deza Farias 05/04/2022

@???????????????????
?????????????????
? ??????? ????? | Randy Pausch, Jeffrey Zaslow | p. 260 | 5/5 ??
???????????????????
Sabe aqueles livros que você sabe que vai chorar mais mesmo assim você segue em frente, pega um lencinho de papel e ler.

O livro é uma autobiografia inspirada numa "aula da saudade" do professor Randy Pausch. Diferente dos alunos que fazem essas aulas, ele não estava se formando ou mudando de escola. Ele estava morrendo.

Randy estava num estado terminal de câncer no pâncreas. E aproveitou essa palestra para deixar uma mensagem para seus filhos que eram muitos novos em idade entre 6 e 2 anos.

Combinando a inteligência e humor, o Randy nos deixa ter um vislumbre do que foi a vida dele. É um livro muito triste, que nos faz chorar é questionar muitas coisas. Mas ao mesmo tempo é um livro lindo. Ver o amor, o medo, a coragem... Estampado numa vida que foi curta mas marcante.

O livro da editora Agir é lindo, num tamanho pocket e em capa dura: E a perfeição. O livro é cheio de fotos da vida de Pausch, e o livro apesar de ser "triste"a escrita é bastante fluida, dada a escrita alegre do Pausch.

Tem a palestra que serviu como base para este livro no YouTube. A palestra que ganhou o mundo e tornou essa história conhecida. Não assistir toda, mais vale muito a pena.
(https://youtu.be/TMt7BxllnCc)

Suh 03/04/2022

Maravilhoso!
É uma lição de vida ... o autor escreveu sobre os momentos de sua vida de uma forma tão clara, objetiva e impactante, sempre nos motivando e nos ensinando a cada capítulo que devemos viver nossos sonhos e nossa vida ao máximo.
**o autor tinha câncer e decidiu deixar algo para que seus filhos se lembrassem dele**

Carol 23/01/2022

Autobiografia com bons ensinamentos
Livro bem legal com os ensinamentos de alguém que descobre ter menos tempo de vida do que achava que teria. É basicamente sobre realização de sonhos, construção de bons relacionamentos e boas ações.

Braguinha 04/09/2021

A coisa mais inevitável do mundo, mas que ninguém se acostuma com ela
Um livro triste. Um relato final em primeira pessoa do professor norte-americano da Universidade Carnegie Mellon, Randy Pausch. Ao saber que estava em estado irreversível de câncer no pâncreas, o professor escreve esta obra para descrever sob o ponto de vista de alguém que já não tem mais nada a perder, o que seria uma vida feliz, para si e para a família. Tocante e profundo.
p.s.: existe a gravação da última aula do autor, a qual ele cita no livro.

AmadoThriller 29/08/2021

A história de Randy é inspiradora, nos motiva ver uma pessoa que conquistou tantas coisas que queria sem passar por cima de ninguém. Também me revolta um pouco ver a história de um ser humano tão bom e saber que sua vida foi ceifada tão cedo por essa doença horrível. Quantas coisas fantásticas Randy poderia ter feito se tivesse mais tempo de vida? Apesar da bonita e exemplar trajetória de vida deste professor, o livro não me emocionou como achei que seria, tem bons conselhos, mas não me tocou ao ponto de considerar uma lição de vida.

Patrini.Veiga 08/08/2021

Vim a conhecer sua história alguns anos depois, professor. E sei que seus filhos devem estar muito orgulhosos, e seguindo bons caminhos.
Tentarei ao máximo seguir seus conselhos preciosos com sabedoria. ??

Fernanda 02/08/2021

Resenha
Quando eu li a contra capa do livro, imaginei que ia me deparar com um livro extremamente triste, afinal se trata de uma história real de alguém que tem cancer terminal. Mas me enganei. Claro, o fato de estar com os dias contados a todo momento é lembrado no livro, mas o livro fala de vida!

O autor dividiu os capítulos como se fossem períodos de sua vida: o convite da palestra , a preparação dela e quase todo o livro mostra o que foi falado na palestra sobre cada período de sua vida. Sonhos de infância, os pais, aventuras de vida, histórias sobre seus alunos, como conheceu sua esposa, lições aprendidas durante a vida.

O livro é quase como um manual de como viver a vida plenamente.
O autor e personagem dessa história real é professor do departamento de Ciência da Computação, pronto..nesse ponto agucei mais ainda minha concentração, afinal, eu Fernanda, sou da área de tecnologia, porém meu curso é Sistemas de Informação. Enfim...o autor fala sim de assuntos ligados à sua profissão, mas nada que leigos no assunto não possam entender.

Nesta palestra de despedida que ele conta em detalhes no livro, ele tenta abordar assuntos e transmitir mensagens, nas quais, seus filhos quando adultos, possam guardar como recordação de quem foi o pai deles.

História emocionante que trata de vida!!! Este livro eu tenho vontade de deixar na cabeceira da minha cama sempre, para de vez em quando, abrir numa página qualquer e lembrar de certos pontos importantes valorizar quando estamos vivos. E acho que vou deixá-lo sim... hehe.

Super recomendo e aconselho lerem. Vocês vão adorar!

site: https://trilhas-culturais.blogspot.com/2016/03/resenha-licao-final.html

Andy.Domingos 01/05/2021

Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo.
Diagnosticado com um câncer terminal de pâncreas, Randy Pausch decide dar uma palestra de despedida na Carnegie Mellon University.
Quando este subiu ao palco, teve a surpresa de se deparar com um público de 400 pessoas. Elas achavam que Randy falaria sobre a morte mas estavam muito enganadas, ele iria falar sobre a vida e muitas lições das quais aprendeu e que gostaria de passar, não somente a plateia como também aos seus filhos. Embora no momento são jovens demais para se lembrarem dele, futuramente possam ver a gravação desta palestra e saberem quem realmente foi o pai deles.
Este é um livro que você não sabe como foi parar na sua estante e que acaba sendo deixado de lado mas quando dá uma oportunidade, ele te surpreende muito. Foi isso que ocorreu comigo, eu me diverti, emocionei e aprendi inúmeras lições de vida com o Randy. Recomendo muito!
Daniele 01/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro! Você leu o físico?

Andy.Domingos 01/05/2021minha estante
Sim, eu li o físico.

Francinne 10/12/2020

A lic?a?o final pode parecer ser o nome perfeito para esse livro, mas lic?a?o de vida seria um perfeito nome tambe?m.
Randy Pasch foi um professor em uma instituic?a?o de ensino e pesquisa, em 2006 foi diagnosticado com um ca?ncer pancrea?tico, assim comec?ando seu tratamento. Em 2007 Randy descobriu que seu ca?ncer era terminal, comec?ou enta?o um novo tratamento com o objetivo de prolongar o seu tempo de vida.
Randy acaba decidindo que faria sua palestra final, deixando assim seu legado para seus filhos, que eram pequenos. Sua palestra era toda com intuito de falar somente sobre vida, sobre pessoas importantes que passaram por ele no decorrer de sua vive?ncia.
No desenrolar do livro Randy conta sobre sua vida, seus sonhos concretizado, sua fami?lia, sobre o ca?ncer e o preparo para essa palestra.
Considerei na?o so? um livro de autoajuda, mas tambe?m uma biografia da pessoa extraordina?ria que Randy foi.
A narrativa e? muito tranquila, e? um tipo de livro que eu com toda certeza teria uma leitura mais lenta, mas foi muito fluida. E? um livro emocionante, te faz refletir sobre a vida de forma completa. Randy foi uma pessoal sensacional e conseguiu compartilhar disso da melhor forma mesmo com pouco tempo de vida.
E? um livro que recomendo para qualquer pessoa independente da fase que esteja passando na vida.

@patriciamfagundes 12/11/2020

Uma história inspiradora
Tenho alguns livros que não faço ideia de onde vieram, se ganhei, se comprei, se troquei.. esse é um deles, não lembro com ele veio parar em minha estante, mas sempre fico feliz por tê-lo.

Os ensinamentos que Randy consegue passar através de poucas palavras é indescritível, eu fico de cara com o fato de algumas pessoas conseguirem aceitar tão bem uma situação como a própria morte.

É um livro pequeno, apesar de ter mais de 250 páginas, a leitura é muito rápida (sem falar na capa dura que é linda). Se algum dia você tiver oportunidade, leia esse livro!

Cachinhos Dourados 21/10/2020

Um amor a todos
O livro fala mais como uma biografia divertida de sua vida de aventuras e com o medo e curiosidade do futuro de sua esposa e seus 3 filhos. Randy Pausch, com 38 anos, está em câncer terminal e decide contar "sua ultima palestra" como a vida pode, não ser só preto e branco, mas colorida de todas as cores e seus sentimentos.

(Chorei muito rsrs)

Srakak 18/09/2020

Frases & Trechos Destacados
"Tentei me colocar dentro de uma garrafa que um dia aportasse à praia, para meus filhos. Se eu fosse pintor, teria pintado para eles. Se fosse músico, teria composto uma música. Mas, como sou professor, dei uma aula.."

"Se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo." (Walt Disney)

"Não podemos mudar. Temos de resolver como reagir. Não podemos trocar as cartas que recebemos, mas apenas pensar como jogar."

"Quando você tenta ensinar algo novo, muita gente tende a não prestar atenção. Mas se você se refere a experiência de outra pessoa, tudo parece menos arrogante e mais aceitável"

"Só tome uma decisão se for necessário. Seja justo mesmo que esteja em posição superior, no trabalho ou em seus relacionamentos. O simples fato de estar no volante não significa ter o direito de passar lor cima dos outros."

"Sempre tenha algo a oferecer, pois assim será mais bem recebido."

"Se você se esforça e ninguém lhe diz nada é sinal de que desistiram de você. "

"Jamais declare ter habilidades maiores do que as de seus subordinados. Reconheça que cada um sabe o que fazer em suas áreas específicas. Apenas estabeleça a orientação, o tom, motive a equipe."

"Tenha consciência das coisas que você não sabe, admita isso com tranqüilidade e só queira ir embora quando compreender."

"Eu não acredito em situações de Fracasso." (Cap. James T.Kirk - Jornada nas Estrelas)

"Algum dia você já circulou um parque de diversões carregando um gigantesco bicho de pelúcia?"

"A tenacidade é uma virtude, mas não é preciso todo mundo ficar observando todo o seu esforço para vencer."

"Lembrei do meu mantra: Os obstáculos existem por algum motivo. Não estão ali para nos impedir de entrar. Eles existem para nos dar uma chance de mostrarmos a força de nossas aspirações. "

"É fácil parecer inteligente quando você imita pessoas inteligentes ".

"As muralhas existem para deter aqueles que não querem realmente transpô-las. Elas estão lá para deter os outros."

"As muralhas existem por algum motivo. Para nos dar a chance de mostrar a força de nossas aspirações."

"Devemos tentar se concentrar no presente, e não nas coisas negativas que virão. Não é saudável passar todos os dias temendo o amanhã. "

"É sempre possível mudar de plano, desde que se tenha algum."

"O tempo é tudo que possuímos. E talvez um dia constatemos que possuímos menos do que julgávamos. "

"O único meio de nos aprimorarmos é desenvolvendo uma habilidade real de avaliarmos a nós mesmos. Se não conseguirmos fazer isso com precisão, como saber se progredimos ou regredimos?"

"Eu sei que você é inteligente. Mas aqui todos são. E inteligência não basta. Em minha equipe de pesquisa quero pessoas com quem as outras gostam de conviver".

"Sorte mesmo é quando o preparo se une à oportunidade." (Sêneca, filósofo romano nascido em 5 A.C)

"Enviar pessoas à Lua inspira todos a atingirem o máximo do potencial humano. E é assim que acabamos resolvendo nossos maiores problemas."

"Permita-se sonhar. Alimente os sonhos de seus filhos. E para isso talvez seja preciso deixá-los, de vez em quando, ultrapassar a hora de dormir."

"Muita gente passa a vida lamentando seus problemas. Sempre acreditei que quando se aplica um décimo da energia das reclamações na tentativa de resolver o problema, tem-se a surpresa em constatar que tudo pode dar certo."

"Reclamar não funciona como estratégia. Todos nós temos tempo e energia finitos."

"É improvável que o tempo que passamos nos lamentando nos ajude a alcançar nossos objetivos. E tampouco nos fará mais felizes."

"Se você esperar o suficiente, as pessoas o surpreenderão e impressionarão". (Jon Snoddy - A Lição Final)

"No fim você verá o lado bom das pessoas. Quase todo mundo tem seu lado bom. Basta esperar que ele virá à tona."

"Quem fracassou normalmente sabe evitar fracassos futuros. Quem conhece apenas o sucesso talvez seja mais vulnerável às armadilhas."

"Adquire-se experiência quando não se consegue o que se queria. E, muitas vezes, a experiência é o melhor que temos a oferecer."

"Consiga captar a atenção, esse é o primeiro passo para se resolver um problema."

"Demonstrar gratidão é uma das atitudes mais simples e poderosas que os seres humanos são capazes de expressar uns pelos outros. E bilhetes de agradecimento ficam melhores à moda antiga, com caneta e papel".

"Bilhetes manuscritos se tornaram muito raros. Faça um, e lembrarão de você."

"Temos que reconhecer que na vida, suas atitudes de respeito e consideração darão bons resultados perante quem as recebe. É a maior gentileza que podemos expressar."

"Me perguntavam como consegui estabilidade antes do prazo? Eu respondia: É muito simples. Telefonem qualquer sexta-feira às dez da noite para meu escritório e eu lhes atenderei."

"Muitas pessoas buscam um atalho. Eu acredito que o melhor atalho é o caminho longo, basicamente constituído de duas palavras: Muito trabalho."

"Em minha opinião, quando se trabalha mais horas do que os outros aprende-se melhor o próprio ofício. Isso pode nos tornar mais eficientes, mais capazes e até mesmo mais felizes."

"Muito trabalho equivale aos juros compostos dos bancos: A remuneração é mais rápida. O mesmo vale para a vida fora do trabalho."

"Desculpas adequadas possuem três partes:
1. O que eu fiz foi errado.
2. Sinto muito tê-lo ofendido.
3. Como posso melhorar a situação?"

"E se pedir desculpas e a outra pessoa não?
Não se preocupem com algo que não podem controlar."

"A paciência será apreciada e recompensada."

"A honestidade não é apenas moralmente correta, também é eficaz. Em uma cultura em que todos dizem a verdade, ppupase muito tempo de duplas verificações."

"Se você souber transitar por duas culturas, talvex obtenha o melhor de ambas".

"As muralhas existem por algum motivo. E uma vez que você as galgou _ mesmo com a ajuda de alguém _ , é útil contar aos outros como conseguiu."

"As vezes basta pedir e todos os seus sonhos se realizam. "

"O importante não é a maneira de se realizar os sonhos. O importante é a maneira de se conduzir a vida de maneira correta, o carma se resolve por si. Os sonhos virão até você".