A Lição Final

A Lição Final Randy Pausch

Resenhas - A Lição Final

PAOLA 18/05/2012

para quem vive se lamentando de tudo
é uma verdadeira história de vida... ao invés de ficar se lamentando ele resolveu passar uma lição para todos aqueles que correm atrás de seus sonhos.... uma herança deixada aos seus filhos..

Jack 10/03/2012

Minha Lição Final
Existem muitas lições nesse livro, porém a lição mais importante e 'final' para mim é: "Nunca desista, mesmo quando tudo estiver contra você, lutar ti faz humano, se agarrar a esperança pode parecer fé e é isso mesmo que eu desejo que vocês tenham."
Essa é uma resenha curta, um pensamento na verdade que foi inspirado na vida e trajetória de Randy Pausch. Ler ess livro é mais que ler mais um livro, é viver um recomeço.

Nara Jr 06/03/2012

Lição fatal
Sem dúvida, o professor Randy Pausch foi uma pessoa singular. Informado que teria apenas seis meses de vida devido a um câncer, compareceu a Carnegie Mellon University para sua palestra final, intitulada Concretizando realmente seus sonhos de criança. Apenas cinquenta dias depois, mais de 25 milhões de pessoas já se tinham tornado seus admiradores. No livro em questão, ele deixa um legado para sua família e seus leitores.
Pode parecer chocante chamá-lo de chato, mas sinto a necessidade de afirmá-lo. Que eu reze por seu eterno descanso não me proíbe de afirmar que o livro foi um petardo. Chatice pode ser algo relativo. De qualquer modo, aponto alguns aspectos do livro que me levaram a tal veredito.
Primeiro, vem o American way of life. Essa visão clichê acerca dos sonhos, conquistas e sucessos é demais para a cabeça. Depois, vem esse tom de autoajuda autorizado pela morte. Se não anima vivo, quanto mais morto. Por fim, vem esse paradigma de uma pretensa santidade laica. Randy Pausch praticamente é canonizado sem Deus. Não há cristão que o aguente.
Além disso, o final do livro é melancólico por duas razões: primeiro, o autor se apresenta como homem que sabe curtir a vida porque, próximo à morte, comprou um conversível e fez uma vasectomia. Já se vê quais eram seus valores. Por outro lado, essa aparente paternidade responsabilidade contradiz tudo o que ele afirmou sobre os próprios filhos. É como se dissesse: caso o câncer tivesse chegado uns meses antes, o caçula não existiria.
A segunda razão é sua falta de coerência cristã. É possível inferir da leitura que ele era protestante e que frequentava sua comunidade eclesial. Contudo, faz questão de não citar a Deus. Pior, afirma categoricamente que evitou na sua palestra quaisquer referências à religião para não suscitar divisões. Só que traz uma citação de Krishnamurti que prima por ser vaga: “Diga a seu amigo que quando ele morrer, uma parte de você irá com ele. Aonde quer que ele vá, você também irá. Ele não estará só”. Ou seja, se ele for para o inferno, você irá com ele.
Sem dúvida, é possível tirar coisas boas do livro e aprender do autor muitas virtudes. Contudo, diante da profusão de livros para ler, é sempre bom relembrar a distinção entre livros bons e livros inúteis.

MaryButterfly 22/02/2012

Mais do que uma lição.... um tapa na cara!
Acho que alguns livros sao como destino.. aparecem em nossas vidas e nos dizem coisas que precisamos entender. Foi o caso deste. Uma leitura fácil, rápida e extremamente cativante. Lembro de prometer que ia absorver pelo menos um dos conselhos dele.. quer saber.. ABSORVI TUDO!

Vale a pena demais reler ele quando estamos mal!

LuuMedeiros 28/11/2011

Li este livro por indicação de uma amiga, ela fez uma breve 'sinopse' do livro, e acabei despertando um certo interesse. Foi só começar a ler, e foi impossível não se apaixonar pela história, pela paixão com a qual é relatada cada lembrança.
É encantador do começo ao fim, vale muito a pena!
Acabei comprando o livro, só pra garantir que poderei indica-lo a todas as pessoas que conheço! *-*

Rafael Mesquita 27/11/2011

A Lição
Um bom livro para darmos valor a vida. Não dar vontade de parar de ler!

BelaBelli 15/11/2011

A Lição Final conta a história de Randy Pausch, professor de Ciências da Computação, Interação Homem-computador e Design na Carnegie Mellon University.

O livro é um misto de sua vida e da sua palestra de despedida, que foi apresentada após descobrir que tinha câncer no pâncreas e que seus dias eram limitados.

Randy decidiu abordar na palestra duas questões: Como aproveitar um tempo tão limitado? O que temos de mais precioso a ensinar aos nossos filhos?

Casado e com dois filhos pequenos, Randy sabia que não estaria mais presente na educação deles, e resolveu gravar a palestra para que no futuro, eles vissem o quanto ele os amava.
Uma história muito emocionante de tristezas, surpresas, alegrias de viver sonhos realizados e principalmente uma lição de vida.

Anelize.Ghizoni 23/03/2011

Livro lindo, com experiênvcias e modos de ver a vida maravilhosos, principalmente pelo fato de ser baseado em fatos reais, e mostrar a vida de uma pessoa que tem um doença em estágio terminal.
A lição final é o livro da minha vida, aprendi muita coisa com ele, e quero ler denovo, denovo e denovo!

Deh Domingues 04/03/2011

O que dizer sobre esse livro?

Um legado....mais do que um presente.
O autor, alguém com defeitos, características marcantes como qualquer outro, mas um diferencial, o pé no chão aliado a um otimismo, uma positividade nunca antes vista. Não por mim, pelo menos!
Uma história de verdade com um final previsível. Infelizmente.

O final feliz?

O Happy end foi deixado para o mundo que se emocionou com a sabedoria de um homem que tinha tudo a perder, mas fez de sua história um ensinamento para quem estiver disposto a aprender.

Um livro que todos deveriam ler. Ganhei o livro de uma amiga, mas não foi o bastante, pois não poderia ler enquanto dirigia, então...baixei a versão áudio book narrada pelo ator Paulo Betti. Meu tempo no transito não é mais um momento perdido de estresse e ansiedade, agora é um momento de aprendizado!

Tiago Torres 26/01/2011

Que lição!!!
Adorei o livro, primeiro por ser uma história verídica e segundo por trazer muitas lições importantes que a vida nos proporciona.

O sentimento que estou agora é que perdi de anotar muitos trechos interessantes e a vontade é começar a ler o livro novamente e anotar TUDO!!! hahahaha

A leitura é muito boa, capítulos pequenos e super interessantes.
Acredito que depois de uma leitura como essa, você passa a dar mais valor a pequenas coisas que muitas vezes passam despercebidas e fazem TODA a diferença.

Leiam, curtam, aprendam e se emocionem!!

Renata 06/01/2011

Uma lindissima lição de vida!

apaixonante, emocionante e encantador *-*

Resenha no meu blog: http://makesandbooks.blogspot.com/2010/10/licao-final-randy-pausch.html

Mateus 11/12/2010

Definitivamente nunca irá existir alguém com tanto bom humor e tanta paixão pela vida como Randy Pausch. Sua felicidade e diversão, mesmo estando à beira da morte, leva a todos os leitores de A Lição Final repensarem suas vidas e verem se a lamentação por todos os obstáculos é a verdadeira solução para seus problemas.

Randy Pausch foi diagnosticado com um câncer no pâncreas em 2008, e sofreu ao receber a notícia como qualquer pessoa sofreria. Mas ao contrário de muitos que ficariam apenas se lamentando em seus poucos meses restantes de vida, Randy resolve deixar um legado para seus filhos, sua mulher, seus amigos e seus colegas de trabalho. Resolve fazer uma palestra de despedida na universidade em que trabalhava para dizer um adeus definitivo a todos e deixar uma lição final.

Confesso que nunca gostei de livros de auto-ajuda, pois o gênero nunca me agradou. Porém A Lição Final tem um jeito todo especial de ser narrado, e ao mesmo tempo que Randy Pausch nos conta sobre sua vida, vai nos ensinando maneiras para encarar melhor as muralhas que podem surgir em nosso caminho. A história deste bravo homem é super emocionante, e realmente vale a pena ser lida, pois podemos tirar lições valiosas de tudo isso.

Para finalizar, deixo algumas palavras de Randy Pausch, um eterno tigrão brincalhão:
"Quero dizer, eu simplesmente não sei como não me divertir. Estou morrendo e continuo me divertindo. E vou ser assim até o último dia. Porque não há outra maneira de se levar a vida."
Léia Viana 12/12/2010minha estante
É impossível não se comover com este livro!

Marina Miury 19/12/2010minha estante
*-* É Mateus, parece realmente bom! ;) Vou colocar na minha lista!

x Dida 12/01/2011minha estante
Muito boa a resenha, o livro se parece com um livro que li, A Última Grande Lição (coincidência?), de Mitch Albom, onde o personagens também está morrendo e começa a conversar semanalmente com um aluno seu, é ótimo. Vou ler esse agora :D

Tábata Kotowiski 06/12/2010

Comprei A Lição Final no início do ano passado pelo catálogo da Avon. Na época, tinha lido algumas sinopse e resenhas que me deixaram bastante interessadas na história, basicamente por ser uma história real. Sem falar na capa, que é linda e me pegou de jeito. :) Mas como muitos dos livros que compro, ele acabou ficando esquecidinho na estante e foi no Desafio Literário que tive a oportunidade de tirá-lo de lá.

Randy Pausch, professor de Universidade Carnegie Mellon, descobriu um dia que tinha câncer. Não um câncer qualquer, daqueles que há esperanças, mas um câncer terminal de pâncreas, com poucos meses de vida. Com três filhos pequenos, o mais velho com um pouco mais de cinco anos, Randy queria deixar algo especial pra eles, e quando a Universidade convidou para dar uma palestra, Randy viu ali a oportunidade perfeita pra deixar algo pra lá de especial, não só pra seus filhos, mas para, quem sabe, todos que um dia chegassem a assistir a palestra. Um mês e pouco depois, a palestra chegou a internet e percorreu o mundo, tornando a história de luta contra a doença, mas principalmente, avisão de felicidade e a força, mesmo com poucos dias de vidas pela frente, de Randy famosa.

Depois de terminar de ler o livro, fui dar uma lida nas resenhas dele lá no Skoob e me surpreendi com a quantidade de pessoas que classificaram o livro como auto-ajuda. Não acho que A Lição Final seja é um livro de auto-ajuda. De modo algum! É um livro sim, sobre superação, esperança e como sempre ver o lado bom da vida. Como correr atrás de seus sonhos. Porque é sobre isso que é a palestra de Randy: Como Alcançar seus Sonhos de Infância. Ele pegou tudo que aprendeu durante o pouco tempo de vida (ele morreu aos 47 anos) e fez uma palestra e escreveu um livro, não tanto para nós, mas para seus filhos, como ele bem afirma no final de ambos.

O jeito que Randy escreve não é lá muita coisa. Ele definitivamente não leva jeito pra escritor. Às vezes, falta um pouco de sentimentos nas coisas que ele escreve. Digo isso até de sua palestra (que você pode assistir aqui). Apesar de ele falar de assuntos emocionalmente carregados, ele parece um tanto frio e direto. Mas daí imaginem, Randy é um cara da ciência. Formado em Ciência da Computação, professor na mesma área na Universidade Carnegie Mellon, um dos desenvolvedores da realidade virtual. De repente, é difícil pra quem lida com computadores, quem pensa racionalmente, vive de números demonstrar seus sentimentos, falar de si, de modo emotivo e sem soar um tanto arrogante. E afinal, a ideia de Randy não era vender livros ou palestras, por isso não vejo porque deixar o livro comercial, digamos assim. Por conta disso, não há como não relevar sua escrita simples, pouco rebuscada e seu jeito durão de falar da família e das coisas de sua vida. E mesmo com todos esse poréns, no final do livro, é impossível não se emocionar com a história de um cara que pode não ser bom com as palavras mas que cativa por sua positividade, sua força e seu modo de encarar a vida.

site: randomicidades.wordpress.com/

Gigi 05/12/2010

A grande lição
Randy me ensinou muito com algumas frases que ele disse em seu livro, nossa e até chorei quando li sobre o dia em que ele descobriu que iria morrer, e mesmo assim teve força pra não ficar em baixo de uma coberta e se acabar de chorar por conta de sua doença.

"se você consegue sonhar algo, consegue realizá-lo" - Walt Disney
"o simples fato de estar ao volante não significa ter o direito de passar por cima dos outros."
"Se você se esforça e ninguém lhe diz nada, é sinal de que desistiram de você"
"eu não acredito em situação de fracasso" - Willian Shatner (capitão Kirk)
"Os obstáculos existem por algum motivo. não estão ali para nos impedir de entrar. Eles existem para nos dar uma chance de mostrarmos a força de nossas aspirações"

Gostaria muito que esse cara não tivesse morrido, mas hoje eu sei que se ele não tivesse partido, não saberíamos o quão maravilhoso é simplesmente viver a vida. Pausch faleceu no dia 25 de julho de 2008 em sua casa na Virgínia. E deixou um legado muito lindo não só para seus 3 filhos pequenos Dylan, Logan e Chloe, mas deixou pra mim e pra várias pessoas que se acha fraco.