O Diabo Veste Prada

O Diabo Veste Prada Lauren Weisberger

Resenhas - O Diabo Veste Prada

Jess 26/11/2020

Andrea Sachs é uma jovem recém-formada em jornalismo à procura do seu primeiro emprego.

Apesar de ambicionar ser uma escritora e não entender absolutamente nada de moda, quando surge a oportunidade de trabalhar na revista mais conceituada do gênero, a Runway, como assistente de Miranda Priestly, ela aceita...mesmo com todos os sinais que indicam que a experiência pode ser uma cilada.

Mas para Andy tudo bem, porque reza a lenda que quem consegue trabalhar para Miranda por um ano inteiro depois consegue migrar para o seu emprego dos sonhos com facilidade.

E é focando nisso que ela se força a aturar todas as grosserias e humilhações de Miranda, em um trabalho que toma praticamente 24 horas do seu dia, já que a chefe tem o péssimo hábito de ligar até no meio da noite com exigências absurdas para infernizar as suas assistentes.

Aos poucos Andy vai deixando de lado o seu namorado, a melhor amiga e a sua família, vivendo exclusivamente para servir Miranda - e ser destratada por ela diariamente. O que Andy não se dá conta é de que com isso ela vai se transformando em algo que desde que botou os pés na Runway ela abominou completamente.

Será que vale a pena fazer qualquer sacrifício para obter sucesso profissional? Até que ponto ela consegue ir e do que está disposta a abrir mão?

Acho que se eu não tivesse assistido a adaptação de O Diabo Veste Prada centenas de vezes a minha experiência com o livro teria sido diferente. Com o filme eu consigo ter até alguma empatia com a Miranda, rola aquele questionamento de que: "será que se ela fosse um homem as atitudes delas seriam tão condenadas assim?"

E acredito que esperava reproduzir isso com o livro também, mas é impossível. Não há nada no mundo que justifique uma pessoa - independente de gênero, hierarquia ou posição social - tratar outras pessoas tão mal. Miranda é uma tirana, sádica e terrorista psicológica que sabe do seu poder destrutivo sobre os outros que julga serem inferiores a ela e usa e abusa disso.

Andy, por sua vez, também não é aquela mocinha admirável do filme. Disposta a tudo para alcançar o seu objetivo , ela tem a sua parcela de culpa nas coisas que lhe acontecem. Fiquei surpresa com a quantidade de preconceitos que a personagem reproduz em sua narrativa.

As reações de Alex e Lily, para mim são condizentes com as atitudes de Andy, e refletem a frustração de ver alguém querido se desviar do seu caminho sem dar ouvidos à todos os alertas.

Resumindo, o livro é bom, traz alguns questionamentos bastante relevantes, porém, para quem é fã do filme recomendo não embarcar nessa leitura com as expectativas tão altas.

Fe Lima 15/11/2020

MUITO ARRASTADO
Não sei se é pelo fato de assistir o filme antes mas para mim o livro foi muito arrastado, muito descritivo, o que achei muito cansativo

Larapinheiro 02/11/2020

Que diabo
Eu gostei bastante do livro, mais até do que do filme. Adoro a forma como a escritora mantém o ritmo de escrita e consegue te prender na vida (nada) glamourosa de Andy, mostrando os desafios do primeiro emprego e até onde estamos dispostos a ir por uma carreira

Maria.Souza 21/09/2020

Razoável
Confesso que gostei mais do filme, a leitura não me envolveu o bastante, mas ainda assim é uma boa história.

@leticiagritta 24/08/2020

Só a Anne Hathaway e a Meryl Streep conseguem salvar!
Livro chato, personagens sem carisma e irritantes ao extremo, história monótona e sem graça.
Um dos poucos casos onde o filme consegue superar e nesse caso me atrevo a dizer "salvar" a história do livro.
A Andréa é uma garota chata, mimada, sem um pingo de foco.
A Miranda é extremamente abusiva, com uma personalidade deplorável, mas diferente dos filmes nada faz com que ela seja um exemplo de mulher empoderada que a Meryl conseguiu trazer a tela(tirando é claro o mérito de ser a maior editora chefe que há, nada salva essa mulher)
E aquele porteiro, meu deus, qual a necessidade daquele porteiro? Chato, inconveniente....
Não vou me estender, se não ficarei aqui falando mal de todo mundo do livro. Mas é isso: 1,5/5. Bem fraquinho.

Jôgabi 29/07/2020

O diabo veste prada
À primeira vista o livro me pareceu desinteressante, pois não tenho conhecimento algum do mundo da moda e lembrava de ter visto o filme na adolescência, o que me fazia vê-lo como algo bem juvenil.
O livro conta a história de uma jovem recém formada que sonha em trabalhar no New York Times, mas acaba conseguindo seu primeiro emprego em uma revista de moda, apesar de não entender muito sobre e sequer se interessar por moda.
Ao longo do livro acompanhamos sua rotina no novo emprego (nesse universo tão peculiar da moda), rodeada por pessoas completamente diferentes dela e com uma chefe bastante exigente e assustadora.
Por vezes me desestimulava um pouco durante a leitura, pois não entendia bem o objetivo do livro e não ficava curiosa para saber o que aconteceria depois. Ainda assim, gostei de lê-lo, e consegui fazer algumas reflexões pessoais interessantes ao analisar a trajetória da jovem protagonista.
Refleti sobre a loucura de encontrar um primeiro emprego, sobre as abdicações necessárias para alcançar objetivos, sobre a importância da amizade, da família, da ponderação entre vida pessoal e profissional, sobre tipos de liderança, gestão de trabalho, dentre outros. O que me levou a considerar este livro até mesmo surpreendente, pois o título me fez crer se tratar de algo banal, mas pude perceber que ele ia muito além.
Acredito ser uma leitura válida especialmente para os jovens, principalmente por conseguir mostrar (de forma descontraída) as dificuldades do início da vida adulta, a importância de ter pessoas que nos apoiam e o quão normal é que as coisas não saiam como planejamos.

Kássio 04/07/2020

Tão bom quanto o filme
Tem várias coisas que são diferentes do filme mas é tão divertido quanto.

Marcelapaixao__ 01/07/2020

Me fez lembrar meus estágios na área
Uma curiosidade sobre o livro é que Lauren Weisberger trabalhou como assistente de Anna Wintour, ex editora da Vogue americana, e se inspirou em suas próprias experiências para contar a história. Lauren entrou na Vogue muito jovem mas não se arrepende das dificuldades que passou por lá já que, segundo a autora, ela estava realmente aprendendo com os melhores do mercado e como tudo funciona. Ou seja, muitas das narrativas de Lauren são passagens de sua vida, fazendo com que eu, você e a maioria dos profissionais de moda se identifique com os perrengues da personagem.

site: https://marcelamirandadesigner.blogspot.com/2020/06/livro-o-diabo-veste-prada.html

Taísa 26/06/2020

Maior decepção do ano...
Poderia ser um dos meus livros favoritos do ano, o começo me cativou, mas esperava um livro sobre uma garota que mesmo com o mal começo decide tentar de verdade o trabalho e subir na vida, não uma garota reclamona que se acha superior a toda uma revista milionária que a Ranway é, só porque não gosta de moda.
Entendo que Miranda é louca, mas esperava algo que mostrasse uma mulher tão importante como ela trabalhando, pois por mais que seja mesquinha, ela ainda é uma personagem de se admirar, veio do nada e se ergueu como editora chefe de uma revista que rente tanto como essa é descrita no livro.
Personagens desgastantes e não simpatizantes, espera algo bom como o filme, com pessoas realmente interessantes e não uma protagonista nada suportável.
O livro não é ruim, mas acho que esperei muito dele e por outro caminho, um mais girl power talvez...

Graziela 23/06/2020

Como o filme, o livro é mto bom
Para quem ama o filme e quis ler o livro por causa do msm, não vai se decepcionar. Tem algumas coisas diferentes dos dois, mas ainda sim é um livro mto bom, as únicas coisas que me causou aversão foi o hábito dos personagens fumarem e as peles dos animais usando nas roupas.

Lice 18/06/2020

É a primeira vez na minha vida em que prefiro o filme ao livro. A narrativa é repetitiva em vários momentos e me fez perder o interesse também. Abandonei a leitura duas vezes antes de finalmente conseguir concluí-la.

Beatriz3345 15/06/2020

Já tinha um tempo que eu queria ler esse livro, fiz algumas tentativas e só agora deu certo. Que bom que eu não desisti de lê-lo pois é uma história muito incrível e bem escrita. Eu fiquei com vontade de fazer essa leitura por causa do filme, (é muito bom tbm)mas muita coisa foi modificada no filme(isso não é um problema pra mim, mas eles são bons individualmente). Eu imaginava um final diferente, mas eu amei como ele foi desenvolvido. É muito bom ver o amadurecimento de Andy ao longo do livro(pessoalmente, profissionalmente e nas relações dela com outras pessoas). É super legal e eu indico.

Ruth.Pimenta 06/06/2020

Excelente história
No começo achei a leitura um pouco cansativa. Mas, quando menos espero me vejo totalmente envolvida na história.
Adorei.
A personalidade das personagens são bem diferentes e bem mais marcantes do que no filme.
Como sempre, preferi o livro do que o filme.
Me diverti bastante com a leitura desse livro. Recomendo!