Fique comigo

Fique comigo Ayòbámi Adébáyò

Resenhas - Fique Comigo

Vania.Cristina 04/02/2024

Quando o amor não é suficiente
Segunda escritora nigeriana que leio e são muitos os paralelos. Esse livro me mostrou mais ainda da cultura da Nigéria do que vivenciei com o livro Americanah, de Chimamanda. Ambos têm o mesmo pano de fundo de um país minado por golpes de Estado, por uma ditadura militar, e por muito descontentamento. Os dois livros não falam de miséria ou pobreza, mas de relações humanas. De amor. De encontros e desencontros.

Aqui é contada a história de Yejide. No começo do livro ela é uma mulher madura que vive na cidade de Jos, onde abriu um salão de cabeleleiros e uma joalheria, e encontrou o sucesso profissional e financeiro.

Yejide está de mudança, voltando para a cidade de Ifé, e transferindo para lá os seus negócios. Já tinha decidido voltar mas o empurrão final foi o convite que recebeu de Akin, seu marido que não vê a 15 anos. O convite veio pelo correio, e trata-se do funeral do pai dele.

Está relutante em voltar, não porque está deixando em Jos amigos ou amores, todos os que teve nunca a conheceram de verdade, não conheceram sua real história. Ela teme é o reencontro com Akin, o seu grande amor, desde os tempos que se conheceram na universidade. Teme ter que encarar as pontas soltas que deixou para trás, e fazer as perguntas que nunca foram feitas.

Nesse primeiro capítulo do livro, Yejide lembra da filha que não sobreviveu e de seus outros filhos. Não sabemos o que aconteceu com as crianças e qual o motivo do casal ter se separado.

A partir daí temos as lembranças do passado de Yejide, alguns capítulos narrados por ela, outros por Akin. Percebemos como são apaixonados um pelo outro, então... porque não deu certo? Aos poucos vamos entendendo todas as nuances desse relacionamento.

Yejide tem mágoas da família do marido, especialmente da sogra. No começo confiou nela, se sentiu acolhida e pensou ter encontrado uma segunda mãe. Até descobrir que, para a sogra, não passava de um meio de continuar a linhagem da família. Mas Yejide não engravida. Faz exames, rezas, simpatias, tudo que a mãe de Akin decide que ela deve fazer. Até jejum de uma semana que a faz parar no hospital. Mas nada resolve.

Já no segundo capítulo do livro vemos que Yejide é obrigada a aceitar que Akin tenha uma segunda esposa. Na cultura da Nigéria a poligamia é permitida, mas desde a época do namoro, Yejide deixou claro que não queria isso para ela. Mas se não é capaz de ser mãe, se está defeituosa... Sua auto estima é minada.

Yejide nunca conheceu a mãe que morreu no parto. Foi criada por suas quatro madrastas que a negligenciaram. Na infância, não conheceu o amor e não recebeu cuidados.

A narrativa começa na superfície e vai cada vez mais fundo. Descobrimos aos poucos que existem segredos, e acreditem, eles são surpreendentes.

É um livro triste que fala de como a mulher pode ser vítima da hipocrisia social, de como o amor não é incondicional e pode não ser suficiente. É fundamental o respeito.

Quando não há diálogo se erguem muralhas. Mesmo juntos, se há muralhas, há solidão.
Cleber 04/02/2024minha estante
???????

Vania.Cristina 04/02/2024minha estante
Obrigada Cleber ?

C4nteiros 05/02/2024minha estante
Amo! ?
Gosto tbm de como a subjetividade dos homens negros são expostos no livro.

Vania.Cristina 05/02/2024minha estante
Rebeca, se quiser e puder, fale mais sobre isso. Gostaria de saber sua visão.

Kaire 01/02/2024

O tanto que perdemos para agradar outrem...
Em "Fique Comigo", Ayobami Adebayo mostra como o ser humano é capaz de tomar as decisões mais absurdas possíveis para evitar família enchendo o saco e coloca tudo na conta do amor, sendo só medo de aceitar a realidade e ficar completamente só - às vezes, somos bem patéticos.

"Hoje digo a mim mesma que foi por isso que me esforcei para aceitar cada nova humilhação: para ter alguém que procurasse por mim caso eu desaparecesse"

O jeito que a Yejide e Akin abrem mão da felicidade para fazer com que sejam eternos através dos filhos, como diz a cultura em que estão inseridos, é agoniante. É muita pressão para construir um legado, e a Yejide aceita que tudo dela seja levado até sobrar apenas o espirito máximo de sobrevivência. A cada perda dela, eu ia me afundando junto, e ver que quem estava sempre ao seu lado, e parecia ser tudo que ela realmente quis, foi o responsável por boa parte delas, me destruiu também.

Por boa parte da história eu amei o Akin e, mesmo sabendo dos segredos iniciais, mantive minha esperança de que daria a volta por cima porque parecia genuína os esforços para a felicidade da esposa. As suspeitas existiam, mas a certeza foi só ladeira abaixo!

Ayobami é a responsável por meu desalento e não tem final feliz que apague a jornada bagaceira que ela colocou aqui - se a pessoa consegue fazer isso num livro de estreia, não precisa fazer mais nada na vida (mas faça, Ayobami). É mais uma história que vai me acompanhar por um bom tempo.

Aline.Fazio 31/01/2024

Maravilhosamente marcante
Fique Comigo é um daqueles raros livros que carregamos para a vida como se tivessemos vivido todos os sentimentos e experiências dos personagens na vida real. Após todo essa vivência (sofrida) terminamos a leitura mais maduros, compreensivos, resilientes e aprendendo com erros que não foram nossos.
O livro aborda sobretudo o amor em diferentes formas, materno, fraterno, matrimonial, próprio e seus desafios e falta!
Ao mesmo tempo que é uma jornada sentimental enriquecedora é também um novo horizonte cultural já que se passa na Nígeria trazendo muito de sua cultura e também ambiente politico, além de ser uma narrativa envolvente, com reviravoltas que prendem do começo ao fim!

thelondonriver 30/01/2024

Já fazia muito tempo que eu buscava livros fora do foco Europa/Estados Unidos, e sobre esse especificamente eu tinha um expectativa bem alta e não me decepcionei, na verdade até me surpreendeu positivamente.
Antes de tudo, o que eu mais gostei foi o fato de que além de me entreter com a história da personagem, com isso livro eu aprendi muitas coisas. Ele fala bastante sobre a cultura nigeriana, além de estar sempre dando o contexto da política à época, várias coisas que eu não fazia ideia sobre esse país.
Sobre a história em si, achei muito triste mas também muito bonita, principalmente o final, que foi muito emocionante. Na verdade, vários momentos do livro foram emocionantes, e a escrita foi muito boa ao mostrar pontos de vista e momentos diferentes temporalmente dos personagens.
Enfim, apesar de tratar de temas muito pesados, foi uma leitura muito tranquila e fluida, que com certeza vou indicar pra todo mundo

Giuliana 30/01/2024

Fique comigo
A história me prendeu do início ao fim, um casal nigeriano que tentam ter filhos e depois de alguns anos de casamento a família do marido toma uma decisão (como era de costume) e várias coisas acontecem com esse casal.

A pressão da sociedade, da família, pode acabar com o relacionamento de duas pessoas. O amor existe, mas muitas vezes é esmagado por tanta exigência. Por vários momentos pensei o que faria se fosse comigo.

O livro retrata a delicadeza das relações humanas, como lidar com a perda, como nossas decisões afetam o nosso futuro e de outras pessoas ao nosso redor.

Me fez refletir muito se todos pudessem conversar com o parceiro de vida e expor o medo, o problema, o que gostaria de ter ou fazer, evitaria muito sofrimento.

Mariane.PaciAncia 29/01/2024

Que livro!?
Amei do início ao fim!
O final é surpreendente! Vale muito a leitura!
?O amor é uma prova!?

@estantederomance 28/01/2024

Uau
Esse livro me surpreendeu demais, tô gostando de me aventurar nos gêneros e esse com certeza foi um bom começo, fiquei presa à história e amei que contou a visão tanto da protagonista, quanto do seu marido. assim, pude ver a forma como cada um lidou com seus atos e as consequências das situações, além disso, foi um livro doloroso e de muitas surpresas. a leitura é mais densa e o começo foi um pouco confuso, mas mesmo assim vale a leitura. confesso que não me conectei tanto aos personagens a ponto de chorar e sofrer com eles, mas também foi o suficiente pra eu continuar pensando na história mesmo depois de dias e também de entender de certa forma a dor deles.

léo 26/01/2024

Quer desgraça? aqui tem o tempo todo
Uma boa história, fui sem expectativa e de uma certa forma não me decepcionou, uma história densa, triste, angustiante e revoltante. Várias vezes me peguei com raiva de todos os personagens, primeira vez em um livro que achei todos eles detestáveis em quase tudo. Um ponto negativo pra mim é que achei que a história ficou meio inacabada, parece que a autora não conseguiu fechar como queria, achei que faltou o tempero. Sabe aquele bom PF mais sem a coca gelada do lado? é isso. Vale a leitura!!!

bota: 3,8/5

Larissa.Ohana 25/01/2024

Em todos os sentidos fique comigo!
Akin e Yejide são casados há quatro anos e desejam muito ter filhos, mas em todo esse tempo não houve sucesso, então a família de Akin decide que ele precisa casar com uma segunda esposa para ter herdeiros.
É um livro repleto de desespero e angústia, mentiras e segredos de família que te deixa pensando "e se fosse comigo? O que eu faria?" Te prende do começo ao fim, escrita fluída a acertiva sem muita enrolação.

Lais 22/01/2024

Maravilhoso!
Leitura rápida, fluida e cativante! Me lembrou muito os livros da Carla Madeira (que sou apaixonada!)
História de sofrimento e alguns plots. Relata um pouco de outra cultura e crenças. Vontade de dar um abraço na Yedije! Recomendo muito a leitura!

arianeCastro 22/01/2024

Eu amei tudo, devorei em algumas horas, fiquei totalmente presa no livro e foi dificil até mesmo dar pausas, perfeito!

Clara.gianna 21/01/2024

Surpreendente
Esse livro me tirou totalmente da zona de conforto. É o primeiro romance ambientado na Nigéria que eu leio. E o primeiro livro que eu leio da autora também kkk

A abordagem crua que a autora tem com a maternidade, o casamento e a depressão é algo fora do comum.
E emoções e mais emoções em cima da realidade e das relações humanas. Simplesmente incrível!

Além de mostrar como a cultura nigeriana valoriza a gravidez e a reprodução, esse livro é uma baita aula sobre a história do país. A história da Nigéria não é muito diferente da do Brasil (fraqueza da democracia e os frequentes golpes). Não é um livro exclusivo sobre maternidade ou o papel da mulher no contexto social inserido pela autora. Vai muito além disso. Acho que retrata bem mais a delicadeza das relações humanas. As perdas, como lidar com elas e como elas afetam nosso futuro, nossas decisões...Gostei muito e recomendo demais!
amarxhi 24/01/2024minha estante
Esse é meu livro favorito sem sombra de dúvidas! É simplesmente incrível

Clara.gianna 24/01/2024minha estante
Sim, eu adorei mesmo! Bem diferente de tudo que já li