As Águas do Rio

As Águas do Rio G.G. Diniz

Resenhas - As águas do rio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Dani do Book Galaxy 15/02/2020

Eu queria um pouco mais!
Continuando com a minha saga de ler todos os livros e contos sobre sereias em que eu consiga botar minhas patinhas ávidas, cheguei nesse conto, disponível no Kindle Unlimited.
Gostei do fato de ele incorporar duas lendas do folclore brasileiro - a Iara e o Boto Cor de Rosa - e de uma forma macabra, em um conto de terror.

Porém, da mesma forma que o conto começa - do nada -, ele termina. Achei tudo muito rápido e sem um começo e um fim. Senti como se ele fosse um capítulo tirado de um livro maior - senti falta de um contexto maior antes e um desfecho melhor depois.

A escrita da autora, porém, é bem gostosa e, por isso mesmo, devorei esse conto em minutos, ficando com gostinho de "quero ver mais sereias!".
Giu Moreira 09/04/2020minha estante
Simm, descreveu tudo o que eu senti

Giu Moreira 09/04/2020minha estante
Acabei de ler meu segundo sobre sereias. Vou pro terceiro

Dani do Book Galaxy 09/04/2020minha estante
Oba!! Qual vai ler agora?

Giu Moreira 10/04/2020minha estante
Eu li a rainha dos sete mares da Bianca Sousa. Eu amei.

Victor Hugo 25/01/2021

Folclórico com um toque de suspense
É um ótimo conto, com partes que te deixam arrepiado, leitura rápida e leve a autora é bem objetiva na escrita não se aprofundando muito em personagens ou detalhes, que faz um pouco de falta. É daqueles contos que te fazem pensar depois de ler te trazendo a nostalgia de lendas urbanas que ouvia na infância, eu adorei. Já quero conhecer mais livros da autora.
Fernanda1156 28/01/2021minha estante
Adoro contos folclóricos. Recomendo a leitura do conto antes que a morte morra, adorei este que também se passa no Amazonas, mas em uma cidadezinha onde ninguém morre... Boa leitura!!!! Este já anotei e vou ler aqui também. ?

Victor Hugo 29/01/2021minha estante
Obrigado pela indicação, vou adicionar aqui e ler logo! ?? sempre gosto desses contos que valorizam o folclore brasileiro. Ótima leitura para você.

Alana N. 20/07/2018

"O resto do caminho foi silencioso. Era possível tocar na aura de apreensão envolvendo os dois."
“As aguas do rio” é um conto super curtinho, mas que achei muito bom.
Aqui acompanhamos um grupo de amigos que resolvem acampar ao lado do rio Amazonas, mas as coisas não acabam exatamente da maneira como eles imaginavam.
Nem preciso dizer que uma das coisas mais legais nesse conto é a ambientação e o uso de elementos do folclore brasileiro para causar medo, não é mesmo? É ótimo ver um pouco do que temos aqui representado na literatura.
Eu, particularmente, não senti medo, mas gostei muito desse conto, principalmente do final, no qual fiquei meio: “Oi? O que aconteceu aqui?”. Então super recomendo para quem quer algo rapidinho para ler no fim de semana e curte contos de terror.

asiwithbooks 03/10/2018

AMEI O PLOT

Sério, para um conto ficou ótimo, deu para dar uma visão geral dos personagens e entender tudo o que estava se passando por ali. Gostei muito mesmo dos personagens e da sua construção.

Agora bem que a Diniz podia transformar isso numa história maior e desenvolver mais o lore que ela mesma criou ali. Eu preciso saber da história dos personagens que foram apenas citados.

Natan 18/02/2019

Otimo conto sobre folclore brasileiro. Me vi indo ao google procurar mais sobre.

Wes 30/04/2019

Que tenso e legal...
Um conto rápido que se passa no Amazonas e é bastante ?real? ainda mais na região onde moro que é rodeada de Lagos e igarapés.

Jis Rocha 09/06/2019

Amo sereias e leio tudo sobre elas. Neste conto de leitura super rápida vemos duas lendas famosas na Amazônia que amo. Gostei.

raposisses 14/07/2019

gostei da premissa, mas a conclusão ficou meio elas por elas. e durante todo o conto fiquei pensando que preferiria se a cecilia fosse a protagonista.

Fran 04/09/2019

Bom, mas curto.
Eu amo a capa desse conto, tem um ar místico, forte. Quando li, não sei, acho que faltou muito para representar tudo o que esperava. O enredo fala sobre um grupo de amigos que vai acampar nas margens do rio Amazonas. Entrelaçando horror e suspense, somos envolvidos por personagens querendo curtir um momento bacana, mas que acaba no pior pesadelo que poderiam imaginar. Envolvendo folclore brasileiro, o conto tem força para ser uma novela e juro que eu daria 5 estrelas se fosse maior, mas o fato de ser curto, as coias ficaram atropeladas, não consegui me identificar com nenhum dos personagens ao ponto de me importar com o fim. Da autora, espero mais. Espero ler mais.

site: https://www.instagram.com/francine_m_candido/?hl=pt-br

Aline 13/09/2019

Interessante
É uma ótima ideia criar histórias de terror com personagens do folclore brasileiro. Eu gostei, sim.
Porém, com o desenvolvimento rápido demais eu mal tive tempo de digerir os acontecimentos. Senti falta de mais detalhes. De qualquer forma, pretendo conhecer mais da autora antes de formar uma opinião final sobre a escrita.

Rachel 24/09/2019

O livro tem uma história legal, mas faltou um pouco de desenvolvimento. Quando você pensa que está começando a ação o livro acaba.

isabellapenna 18/10/2019

Infelizmente é só um conto
Amei a história, mas fiquei triste por ser só um conto, queria muito que fosse uma história per se, tem bastante potencial.

Thainá - @osonharliterario 29/11/2019

O folclore brasileiro dentro do terror nacional
Bruno é convidado pelos amigos da faculdade para acampar na beira de um rio. O convite não agrada a sua mãe, mas após tanta insistência do filho fica difícil para a matriarca proibi-lo de ir. O pedido para que fique em casa vem da sua avó que o aconselha a não entrar no rio à noite, caso ele queira realmente acompanhar os amigos.

Esse pedido pode parecer estranho, mas Bruno é considerado pela avó um filho de boto. E o que seria isso? O garoto não conhece o pai e por conta disso a lenda do boto cai sobre os seus ombros, como se fosse uma história para explicar o motivo do pai não tê-lo assumido ou aparecido após o seu nascimento.

O conto As águas do rio é envolvido por um mistério que vai um pouco além da lenda do boto, mesclando assim o folclore brasileiro ao terror nacional. Mas não se assuste, pois o terror nessa história se encontra na mais sutil presença do gênero, não abusando de atmosferas góticas ou pesadas, mas, sim, despertando mais um ar de suspense.

Eu gostei do conto. Como eu queria algo rápido para ser lido ele serviu o seu propósito. Não lembro de ter tido contato com a sinopse, e por isso a história foi uma surpresa para mim, mesmo que certas partes tenham sido previsíveis.

Infelizmente ao meu ver a história tinha um potencial grande e poderia ter sido desenvolvida mais, de forma extensa e com mais detalhes. As nuances de terror demoram para acontecer e quando finalmente aparecem a história termina, e isso me deixou um pouco frustrada já que esperei por um suspense que predominasse o conto inteiro e não apenas uma parte.

De qualquer forma é uma leitura que indico, ainda mais por ter um ritmo rápido e ser ideal para quando queremos uma história mais curta ou para quando estamos passando por uma ressaca literária. Só peço para não esperarem um terror intenso ou de dar medo, pois o gênero é explorado de maneira bem sutil e leve, sendo até mesmo recomendado para os leitores que não gostam de terror ou ainda não leram nada do gênero por terem medo.

Resenha completa no blog Sonhando Através de Palavras.

site: https://sonhandoatravesdepalavras.com.br/2019/11/29/resenha-as-aguas-do-rio-g-g-diniz/

Julia.Roloff 27/01/2020

Quando eu vejo um livro sobre o folclore Brasileiro que não é infantil oh infanto-juvenil, eu preciso ler. É muito interessante encontrar histórias que se passam aqui, e é muito bom quando essas história são boas, como essa.
Gostaria que As águas do rio fosse um livro mais longo, para haver mais o que ser apreciado, de qualquer forma é interessante e bom.

@cheiade9h 15/02/2020

Eu tinha gostado muito do outro conto da Diniz ("Uyara", leiam!) e comecei "As águas do rio" com certa expectativa, até pq a autora nesse conto usou o folclore brasileiro. Não tive conexão com as personagens durante toda a preparação do clímax do conto.

1 | 2 | 3 | 4 | 5