Princípios

Resenhas - Princípios

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Trindade 20/07/2023

Mais do mesmo
O livro é dividido em três partes, cada uma com uma abordagem que se propõe a ser distinta. A primeira parte é uma biografia do autor que se estende até aproximadamente a página 150. Embora eu tenha pulado essa seção, reconheço que pode ser relevante para alguns leitores que desejem conhecer mais sobre o contexto pessoal do autor e como suas experiências moldaram seus princípios de vida e trabalho.
Na segunda parte, são apresentados os princípios de vida. Embora esses princípios sejam válidos, interessantes e estejam bem-organizados, é perceptível que eles não se diferenciam significativamente de outros livros de autoajuda já disponíveis no mercado. O destaque aqui é a maneira sistematizada em que são apresentados, o que pode ser uma vantagem para leitores que buscam uma abordagem mais direta e concisa. No entanto, para quem já teve contato com outros livros similares, pode parecer uma repetição de ideias e conceitos.
A terceira parte aborda os princípios de trabalho, e é nesse ponto que o livro parece não ter se destacado tanto. Novamente, percebe-se a similaridade com outros livros do mesmo gênero, e alguns princípios podem parecer distantes da realidade do mercado, especialmente quando se trata de setores altamente competitivos, como Wall Street. A ideia de "sinceridade e transparência radicais" e de "estar Ok com erros" pode soar idealista e pouco aplicável em ambientes extremamente competitivos. Além disso, a repetição de conceitos e exemplos podem tornar a leitura monótona e cansativa, fazendo com que o leitor perca o interesse ao longo do caminho.
Esperava-se que o livro fornecesse uma lição genuína e prática, baseada em experiências reais, mas pareceu mais uma tentativa de se ajustar às próprias ideias pré-concebidas do autor do que uma reflexão verdadeira sobre os desafios enfrentados ao longo de sua jornada.
Em resumo, o livro tem seus méritos, especialmente para aqueles que ainda não tiveram contato com princípios de autoajuda semelhantes. No entanto, para leitores mais experientes no assunto, pode parecer mais uma adição à vasta coleção de livros do gênero, com poucas ideias realmente inovadoras e uma visão utópica do sucesso no mundo profissional.

Caroline.Kinchin 15/06/2023

Princípios de vida e trabalho
Um manual de vida e gestão de empresa. Um excelente manual dividido entre princípios pessoais e profissionais. Excelente para consultas futuras.

César 28/04/2023

Excelente
O livro é perfeito enquanto trata dos princípios de vida. A partir do momento que o autor passa a tratar dos princípios de trabalho você percebe que vira um conteúdo totalmente voltado para um empreendedor. Logo, se torna uma leitura mais técnica.

Michel.Nascimento 09/04/2023

O livro é basicamente dividido em três partes: a primeira o autor se dedica a uma breve autobiografia; a segunda e a terceira a princípios de vida e de trabalho respectivamente. Achei o livro um pouco prolixo. O autor fala de um programa utilizado por sua empresa para gerenciar pessoas e conflitos mas não como é realmente empregado.

Kevin Araújo 28/03/2023

Livro muito bom, mas bem voltado a empreendedores.
O livro realmente é muito bom e com bastante conteúdo, mas bastante mesmo!!! O primeiro capítulo voltado para falar um pouco sobre a trajetória do autor, a segunda parte princípios da vida, possui ótimas lições de vida que podemos assimilar e utilizar em nossas vidas, o terceiro e eu acredito que o maior capítulo é sobre os princípios do trabalho, para quem já tem uma empresa e pretende dar upgrade em seu negócio o Rey Dalio abre de forma bem densa alguns dos princípios que ele adotou em sua empresa e com que fez que ela se tornasse uma das 5 maiores empresas privadas dos EUA. Como eu disse no assunto do livro, o livro é "mais" voltado para empreendedores, ou para pessoas que "queiram" empreender. O que o autor fresa muito no livro é.. transparência radical, meritocracia de ideias ponderadas pela credibilidade, e sistemas totalmente automatizados. Muitas das coisas eu acredito que não sejam tão aplicáveis aqui no BR pela tamanha complexidade do assunto.Mas em um futuro próximo quem sabe.

Leitura altamente recomendada, livro denso de 600 páginas com muito conteúdo valioso, se você está a procura de um livro que aborda gerenciamento de equipes e gerenciamento de empresas, esse livro realmente aborda fortemente esses tópicos.

Joelson de Abreu 27/03/2023

Livro Sensacional
Traz muitos ensinamentos e insights de como fundamentar princípios importantes para vida e negócios.

Karin 22/12/2022

Uma história de vida fascinante e de um negócio iniciado do zero que chegou ao topo.
Ray Dalio fala de sucessos e fracassos pessoais e profissionais ao longo da vida.

Ronan.Azarias 01/12/2022

Excelente para uns, bom para outros
Para quem está adentrando na esfera corporativa (seja ou não como líder) é com certeza um livro excelente, mas para quem está a mais tempo, não tem nada de novo (óbvio até). Muita coisa do livro não é fácil de implementar no Brasil, mas vale a tentativa. Mas uma coisa ficou certa no "modus operandi" de Dalio, ele dá liberdade com responsabilidade e é extremamente aberto à novidades e, pelo que pude perceber, é linha dura quando precisa ser. Qualidades juntas que são raras nas pessoas.

Kauan 30/11/2022

Dor + reflexão = progresso
Principais aprendizados:

Dor + reflexão = progresso.

Aceite a realidade como ela ela.

Assuma os erros e enfrente-os.

Não deixe a dor ficar no caminho do progresso.

1. Não confunda o que você gostaria que fosse certo, com o que realmente é certo.

### **Tenha a mente radicalmente aberta.**

Sistematize o processo de tomada de decisão.

Tome decisões com base nas consequências de primeira, segunda e terceira ordens.

### Use o processo de Cinco Etapas para conseguir o que você quer da vida

1. Defina objetivos claros.
2. Identifique e não tolere os problemas que no caminho desses objetivos.
3. Diagnostique com precisão os problemas para atingir as causa raízes.
4. Projete planos para superá-los.
5. Faça o que for necessário para que esses projetos alcancem os resultados.

## Tenha a mente extremamente aberta

Tenha a mente extremamente aberta através de 6 passos.

1. Reconheça as suas barreiras
2. Seja mente aberta ao extremo
3. Aprecie a arte do desacordo respeitoso.
4. Triangule sua opinião com pessoas confiáveis que estejam dispostas a discordar
5. Fique atento aos sinais que indicam pessoas de mente aberta e de mente fechada
6. Compreenda como é possível ter uma mente radicalmente aberta

### Reconheça suas barreiras

As duas maiores barreiras que impedem a boa tomada de decisões são o ego e os pontos cego. Juntos, os dois tornam difícil enxergar com objetividade o que é certo em relação a si mesmo e as às circunstâncias e tomar melhores decisões possíveis extraindo o máximo que os outros possam oferecer.

Para ser eficiente, você não pode deixar que a necessidade de estar certo seja mais importante do que a necessidade de descobrir o que realmente é certo.

Seja mente aberta ao extremo

Reconheça que a tomada de decisões é um processo de duas: primeiro é necessário recolher todas as informações relevante para, só então, tomar as decisões.

### Aprecie o desacordo respeitoso

Nesse conceito, o objetivo não é convencer a outra parte de que você está certo, mas descobrir qual das duas tem o ponto de vista certo e decidir o que fazer a respeito. As duas partes são motivadas pelo medo genuíno de deixar passar perspectivas importantes.

### Compreenda como é possível ter uma mente radicalmente aberta

- Quando estiver prestes a tomar uma decisão, pergunte-se: posso apontar os fatos evidentes (aqueles que pessoas confiáveis não contestariam)

- Use a dor para fazer reflexões mais profundas.

Badlouis 14/11/2022

É... bom.
Livro extremamente longo falando sobre princípios ou regras que ele pratica: vida e trabalho.
Gostei bastante da parte sobre a vida, já trabalho foi difícil ler, principalmente do 70% em diante.
Li mais por indicação dos educadores financeiros, mas foi uma leitura difícil.
Esperava muito mais desse livro.

Insular 29/10/2022

Para ler e reler
Ray Dalio trata de verdades fundamentais, uma ferramenta preciso para toda pessoa que deseja crescer, tanto pessoal quanto profissional
São aprimoramentos de uma vida entregues em pouco mais de 500 páginas.

Pries 30/08/2022

Princípios
O que são os Princípios de acordo com Ray Dalio?

Princípios são verdades fundamentais que servem como base para um comportamento que proverá aquilo que desejamos.

O autor coloca de forma muito didática e de fácil compreensão seus princípios que transformaram não só a sua própria vida como a vida de todos os contribuintes de um dos maiores fundos de investimentos do mundo.

Bello 16/08/2022

Não sabia
A versão brasileira agrupa 2 livros do autor. O terceiro sobre investimentos não esta nesta versão. Os princípios da vida são universais e bem escritos e justificados, mas os principio para o trabalho são para uma situação bem especifica difíceis de serem postos em prática por todos. Embora sejam válidos.

Renato.Bianchin 15/08/2022

Princípios Para a Vida
Leitura leve, mas de muita intensidade. Se você se entrega aos livros Princípios vai ajudar muito você a fazer uma auto análise entendendo vários aspectos da vida, e como tomamos decisões e como construímos nossos mapas mentais, um dos melhores livros que já li até hoje.

Eduardo Maldaner 07/08/2022

Só a primeira parte de três vale a pena? muito enrolado?
O livro basicamente se divide em três partes, a primeira é bem interessante, praticamente um biografia da história de Ray?
No segundo começam as ideias, mas ao chegar para a terceira parte desisti?
É muito enrolado?
Poucos conceitos e fica o tempo todo enrolando para falar a mesma coisa?
Se tornou chato?
Se o livro tivesse um resumo seria um livro bom? pois poderia tranquilamente estar escrito entre 200 e 250 páginas no máximo? o resto é enrolação?. Por isso não vale a pena? perde-se tempo e fica entediado com a leitura

1 | 2 | 3 | 4 | 5