O Corpo Dela e Outras Partes

Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

blairwitxh 04/01/2023

Amei
Eu adoro coletânea de contos e essa tem praticamente tudo o que eu gosto. A autora usa o horror, principalmente o corporal, e a loucura para discutir sobre a identidade feminina e o papel da mulher nas relações sociais. Alguns contos são complicados porquê são quase como se você tivesse lendo a narração de pesadelos febris das personagens, mas esses acabam sendo os mais interessantes.

Priscilla 03/01/2023

Angustiante e instigante
Li em algum lugar que esses contos eram um tipo de Black Mirror feminista. Acho que isso descreve muito bem, pois a sensação ao ler cada conto era a mesma de assistir um bom episódio dessa série.
As histórias realmente mexeram comigo e praticamente tudo está aberto a interpretação. Dos oito contos, os meus preferidos foram (não necessariamente nessa ordem): O ponto do marido; Inventário; Especialmente hediondos e Difícil em festas. Todos eles me deixaram um pouco angustiada e muito curiosa. Foi impossível ler qualquer conto pela metade. Acho que foi um ótimo livro para abrir 2023!

anna 31/12/2022

a escrita da carmen é simplesmente perfeita!
contos favoritos: o ponto do marido, oito bocados, a residente

Emi 23/12/2022

A nota desse livro deveria ser maior
Eu adorei o livro! Mas assim, cada conto tem um estilo diferente e todos foram do padrão..ou seja, tira a pessoa da zona de conforto. Não são contos lineares, as vezes vai e vem, as vezes vai na mente, as vezes dialoga com o leitor. Tem gente que não gosta...eu amo! Achei todos os contos ótimos. Adorei a forma que ela trata assuntos delicados, a forma poética pra descrever algumas coisas. Em todos os contos têm mulheres lésbicas ou contando a primeira experiência, etc. Achei ótimo sair da heteronormatividade.

Cristiane 22/12/2022

Não funcionou pra mim
Parece que nem é a mesma escritora de "Na Casa dos Sonhos."
Nem sei bem o que dizer sobre, só sei que não me agradou. É tudo muito mórbido e da pra perceber os devaneios da autora, devaneios meio preocupantes.
Até tentei gostar, fui até o final do livro, mas não me agradou.
Mas é óbvio que compreendo que nem todos os livros vão funcionar para mim, e que para muitas outras pessoas pode ser uma boa leitura.
É isso... nem sei o que falar.

Leonardo Bezerra 10/12/2022

Os três primeiros contos são bons, mas o quarto destrói toda a essência do livro. Uma ideia infeliz querer comentar (?) ou fantasiar (?) sobre episódios de Law & Order - e aqui não sei porque nunca assisti essa série então nem sei sobre o que ela tava falando direito. O último conto realmente bom foi o da cirurgia, mas os outros últimos depois desse sobre Law & Order foram medianos/ruins. Embora não tenha gostado do livro, tenho certeza que a autora deve ter êxito em romances - até porque ela escreve bem - e não descarto a possibilidade de ler outras coisas dela.

fev 03/12/2022

Excelente estreia
4,25

O corpo dela e outras farras é um livro de contos bastante consistente na sua proposta e robusto nas suas construções. Carmem Maria Machado consegue construir o estranho, o incômodo, o misterioso de forma bastante competente e que envolve o leitor. Os contos nem sempre dão respostas claras ou finais concretos, mas ela consegue trabalhar a existência feminina, suas perturbações e violências de forma primorosa. Pode causar estranheza e o enredo não agradar tanto em uma primeira leitura, mas é certeza que irá reverberar no futuro. A condição da mulher está ali refletida, mas não de forma didática. É um grande livro de estreia. Recomendado.

Os meus contos preferidos foram:
- O ponto do marido;
- Inventário;
- Especialmente hediondas;
- A residente.

Caroline Vital 28/11/2022

Alguns contos muito bons, com metáforas incríveis sobre violências que sofremos diariamente como mulheres.

Outros contos achei viajados demais. A autora viaja em todos, mas em alguns contos acho que ela passou da conta. Quer passar uma mensagem mas acabou a escondendo tanto em metáforas que nem dá pra entender.

Gabi 22/11/2022

Um mergulho no corpo feminino
Primeiro contato com a escrita de Carmen Maria Machado. A cada conto, uma imersão em uma realidade que explora os anseios da mulher de maneira visceral.

bookkey 14/11/2022

Eu gostei muito do primeiro, segundo e terceiro contos. O resto foi tudo muito confuso e eu só ia passando os olhos nas palavras e sem absorver nada. Ou eu sou muito burra ou o livro é muito confuso mesmo. Fui num hype total, até comprei o físico e não sei se foi uma boa ideia

Rute31 12/10/2022

O corpo dela e outras farras
?Acredito num mundo onde coisas impossíveis acontecem. Onde o amor pode sobrepujar a brutalidade, pode neutralizá-la, como se nunca tivesse existido, ou transformá-la em algo novo e mais bonito. Onde o amor pode sobrepujar a natureza.?

Que livro poderoso!!

O Corpo Dela e Outras Farras é composto por 8 contos em que as mulheres são protagonistas. São histórias distópicas, insólitas, de ficção científica e fantasia, mas com aspectos claramente relacionados as especificidades de vivências femininas.

A escrita de Carmen é muito gostosa, repleta de metáforas e de imagens que se fixam na mente, como mulheres costuradas em vestidos e fitas em volta do pescoço.

Amei essa leitura, todas as histórias, com destaque pros contos O Ponto do Marido, Especialmente Hediondas (para fãs de Law & Order) e A Residente.

Leiam!

luísa 10/09/2022

Acho que botei muitas expectativas em cima desse livro e me decepcionei um pouco. É um livro muito complicado e surreal e eu não achei que fosse ser assim. Muitas das histórias eu não entendi kkk mas no geral a maioria é boa. Dou até 4 estrelas pelas partes boas mas pro livro dou 3 por ser meio denso de ler.

Meus contos favoritos foram:

*O ponto do marido*
"o perdão é mais doce do que qualquer confeito que possa ser dado em qualquer porta"

*Inventário*
"Percebo que o mundo continuará a girar mesmo sem nenhuma pessoa nele. Talvez gire um pouco mais rápido"

*Oito bocados*
"Eu só não entendo por que você não pode ser feliz consigo mesma. Você nunca foi..."

limastevie 01/09/2022

Esse aqui estava na minha lista de leitura a muito tempo e esse ano finalmente veio aí. Eu não sei o que eu esperava da leitura mas claramente não era isso.

O livro se divide em 8 contos, todos eles sobre mulheres vivendo e lidando com as suas questões, com a sociedade e de pessoas em seu entorno. Esses contos não são contos fáceis, as histórias são pesadas e as vezes até difíceis de seguir lendo, obviamente temos alguns contos menos dolorosos que outros, mas ainda assim são histórias pesadas.

Confesso que em alguns contos eu não estava entendo muito bem o que estava acontecendo mas segui.

Lua 22/07/2022

O corpo dela...
O corpo dela e outras farras é um livro impactante que derruba várias barreiras de gêneros literários. Há de tudo um pouco nas páginas mas todas elas falam de mulher, do corpo, do ser feminino, das violências sofridas. Tudo isso de forma muito única. Tirando um ou outro conto que se arrastou um pouco, foi ótima leitura e a autora tem uma riqueza narrativa excelente.

idkvixo 28/06/2022

Acho que coloquei muita expectativa nesse livro... esperava mais. Os primeiros contos (principalmente o primeiro) me prenderam muito, fiquei super entretida e interessada, mas depois meio que comecei a ficar entediada. Mesmo assim, gostei de como o livro mostra vários tópicos femininos, com um ar diferente e que causa bastante reflexão. Queria muito ter amado esse livro, mas simplesmente não me prendeu como eu gostaria.