O Corpo Dela e Outras Partes

Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

Sabrina 16/05/2020

Mulheres
Livro interessante, trazendo a perspectiva da vida de várias mulheres diferentes, e como cada uma delas tem que enfrentar os padrões da sociedade.

Grace @arteaoseuredor 24/03/2020

?Mais um livro de contos, pois adoro. Este são 8 contos, tem as mulheres como protagonistas, são muito interessantes, tem terror, suspense, sexo e até um pouco de realismo fantástico, mas com temas atualíssimos, que estão próximos da gente. Em ?Oito Bocados?, ela trata da cirurgia bariátrica, se aceitar do jeito que é ou mudar, achei assustador e um de meus favoritos. ?Mulheres de verdade têm corpos?, sobre mulheres que estão ficando transparentes, choca um pouco. ?O Ponto do Marido?, onde temos o machismo, um casal que acompanhamos do namoro ao casamento, onde a mulher tem uma fita verde no pescoço, e ele não pode pegar a tal fita, acho ótimo quando ela fala para ele, que ele quer tanto tirar a fita, só porque não é dele, é a única coisa só dela. ?Especialmente Hediondas?, é como se fosse um roteiro de episódio de Law & Order, enfim, somente dois dos contos não gostei tanto, mas vale muito a pena ler todos e entrar neles. Gostei muito.

Tatitoth 09/02/2020

Contos
O livro apresenta contos de horror e fantasia. Não curti. Achei fantasioso demais, muito forçado, finais ruins.

Michele 02/02/2020

Para ficar pensando
Em uma edição muito caprichada, a autora explora através de contos fantásticos os diversos modos em que se dá a opressão sobre a mulher. É o tipo de livro em que se lê a história e ela parece não fazer muito sentido, mas depois você fica repassando em sua cabeça por um tempo. Recomendo também um pouco de pesquisa, pois alguns contos aludem a fatos não tão universais, por exemplo em "O Ponto do Marido" temos alusão a algumas lendas urbanas americanas e em "Especialmente Hediondas" há paralelos com o seriado "Law and Order".

cmscotti 13/11/2019

mais um caso em que a expectativa é a mãe da decepção. aclamadíssimo, o livro de contos vendido como um genial black mirror feminista no fim das contas bateu pra mim apenas um livro bom, mas só. depois, lendo comentários sobre cada conto, percebi que a lembrança deles era melhor do que foi a experiência de leitura, algumas emperrada ou confusa. apesar de ser normal um livro de contos ter seus altos e baixos, esse até teria uma certa regularidade (boa) não fosse o conto que, imagino eu, só deve fazer sentido pra quem compartilha o conhecimento prévio da série law & order. confesso que nesse eu pulei uns pedaços.
Kikibel 19/11/2021minha estante
Nossa, me forcei a ler só pra ver se entendia alguma coisa. Detestei esse de Law & Order, um saco.

Malucas Por Romances 23/08/2019

RESENHA COMPLETA NO BLOG
Quando recebi esse livro de contos imaginei que o livro inteiro seria uma resenha só, mas assim que acabei o primeiro conto mudei de ideia, são contos tão reflexivos que não consegui ler todos de uma vez. Então vou fazer uma série de resenhas com um ou dois contos por vez.

O primeiro conto "O Ponto do Marido" a protagonista conta história dela, além de ter outros contos dentro do conto, todos com o mesmo propósito falar sobre o consentimento do corpo da mulher. Como participei de um evento com autora sabia a essência de alguns contos, e esse primeiro tem fatos que só soube depois que ela contou.

Nesse conto a protagonista relata como conheceu seu futuro marido e como desde o inicio ela fala sobre uma fita verde que tem no pescoço e que não permite ele e nenhum homem mexer, e com isso sempre rola os questionamentos do por quê não pode e as tentativas dele de mexer.

E pra quem não sabe (espero que homens possam ler também), vou deixar aqui também o significado de consentimento:
1. manifestação favorável a que (alguém) faça (algo); permissão, licença.
2. manifestação de que se aprova (algo); anuência, aquiescência, concordância.

Só que esse conto vai muito além de um simples conto, a história da fita verde tem toda outra história por trás, que eu particularmente não conhecia até conhecer a autora. Depois pesquisei mais sobre essa história e soube mais sobre o assunto, mas resumidamente, existe a lenda da fita verde e da fitas vermelha.

Da fita vermelha é uma história originaria na época da Revolução Francesa onde as mulheres usavam essa fita para relembrar as pessoas da família que foram mortas na guilhotina.

A fita verde é uma lenda urbana americana que durante toda a vida a mulher usava uma fita verde no pescoço, um dia um homem tirou essa fita verde e a cabeça delas simplesmente despencou.

O conto é para falar sobre consentimento do nosso corpo, até que ponto realmente a mulher tem direito no corpo dela? Quantos homens que acham que o nosso corpo é deles e acha que pode mandar e desmandar quando quiser?

A autora Carmen Maria Machado já foi publicada na Granta, The New Yorker, NPR, Electric Literature e em outros veículos. A autora foi indicada ao prêmio Nebula e ao prêmio Shirley Jackson, foi finalista do prêmio Calvino e National Book Award e vencedora do Bard Fiction Prize, do Lambda Literary Award na categoria Lesbian Fiction e do prêmio John Leonard do National Book Critics Circle. E vou aproveitar e contar uma fofoca aqui pra vocês, ela fechou contrato com a DC Comics para uma HQ desse livro e já promete um livro novo fim do ano lá nas gringas.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2019/08/resenha-o-corpo-dela-e-outras-farras.html#axzz5xMsDyAfV

Bá.Coimbra 26/05/2019

A essência está em nuances
A obra da autora Carmen Maria Machado é composta por 8 contos que misturam ficção científica, terror e fantasia para tratar de assuntos delicados, que são percebidos nos detalhes. O livro traz em seus contos nuances de situações cotidianas machistas, opressoras e de violência contra as mulheres. Outro ponto alto da obra se encontra na abordagem de temas tabus da sexualidade feminina: relações lésbicas entre as personagens, prazer e masturbação feminina são trazidos com bastante naturalidade e sutileza.
Pessoalmente, o capítulo de "Law And Order" me desagradou por ser longo, cansativo e por não deixar seu propósito tão claro para o leitor. Além disso, algumas narrativas são tão bizarras, que fica fácil perder o fio da meada ou o foco no meio da leitura.

@dropsdeleitura 07/02/2019

Stranger than fiction
Um livro que é classificado de ?inesquecível? pela Roxane Gay e é considerado o ?Black Mirror feminista? não poderia passar sem despertar curiosidade. Pois bem. Eita. ? .

Carmen Maria Machado apresenta oito contos protagonizados por mulheres que vivenciam situações e (ir)realidades dignas de uma boa temporada do ?Além da Imaginação?. Terror, sexo, ficção científica e realismo fantástico se fundem, criando um gênero próprio de narrativa. Algo original, sensual e gostoso de ler. Mexe muito com os sentidos e deixa a cabeça fervendo com seus finais abertos e múltiplas possibilidades de interpretação. .

Foi muito pertinente ler este livro antes de ver a peça que comentei ontem. Duas obras que falam claramente sobre as várias violências (concretas e simbólicas) sofridas pelos nossos corpos. .

No meio de toda violência e todo caos, as cenas de sexo (lésbico, quase sempre, o que chega como um sopro de brisa fresca no meio da heteronormatividade da minha estante) conseguem dar um tom de sensualidade e excitação que dão ainda mais peso pras sensações corporais que a escrita provoca. Ou seja, você consegue sentir frio na barriga por muitos motivos ao mesmo tempo! ? .

douglaseralldo 13/09/2018

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE O CORPO DELA E OUTRAS FARRAS, DE CARMEM MARIA MACHADO
1 - Potente e acre como o sangue a escorrer, O Corpo Dela e Outras Farras é a pungente seleção de oito contos que têm como unidade tratar das angústias e das tragédias femininas numa literatura tanto lésbica quanto feminista e que desnuda um universo opressor, às vezes até mesmo claustrofóbico, a pressionar constantemente as protagonistas e as habitantes das respectivas narrativas;

2 - Exceto Especialmente Hediondas que discorre sobre 272 visões de Law & Order: SVU por meio de pequenos verbetes, os contos que compõe o livro acabam demonstrando unidade estética ultrapassando as barreiras do insólito, estando mais para o realismo mágico tão presente na América Latina (e nem sempre visto no Tio Sam) que por exemplo, ara o mero horror ou suspense. Na verdade, a narrativa de Carmen parece-me rivalizar e aproximar-se de autores como Cortázar e no Brasil, Murilo Rubião. Aproximar-se no sentido da opção estética, mas distanciar-se porque no caso temos esse realismo mágico, mas também insólito e surreal a trabalhar para as perspectivas e ideologias femininas, opção está que ganha força porque justamente o estranhamento de sua estética é exitoso sobremaneiras quando joga-nos os dramas, dando-nos a melhor percepção da luta feminista;

3 - Vejamos então que trata-se sim de uma obra de forte cunho político, cujo engajamento não e mascarado. Nesse sentido, alguns contos podem soar mais ou menos panfletários, mas estando todos eles, sem exceções ligados ligados às questões do corpo da mulher e cuja percepção mais distópica é justamente a de abordar o quanto independentemente do conto o corpo acaba não sendo tão somente de sua "proprietária", mas algo a instigar a curiosidade dos outros, a sofrer as preços sociais, e não só isso, algo a construir relações conflituosas com a própria mulher, de modo que tais corpos a partir da inserção de elementos insólitos dão vazão para a discussão de comportamentos da contemporaneidade em que se permanece a estabelecer sobre o corpo da mulher diferentes condicionamentos;

+: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-o-corpo-dela-e.html

site: http://www.listasliterarias.com/2018/09/10-consideracoes-sobre-o-corpo-dela-e.html