O Corpo Dela e Outras Partes

O Corpo Dela e Outras Partes Carmen Maria Machado
Carmen Maria Machado

Resenhas - O corpo dela e outras farras

LAvia 20/03/2024

Esse livro foi uma pegada bem diferente do que eu imaginava, o livro tem uma pegada de realismo mágico que não me incomoda nem um pouco, adoro quando realismo mágico é representando na arte mas os temas tratados trouxe para mim uma superficialidade muito grande, parece as vezes que ela queria colocar elementos surreais e ainda tratar de assuntos pesados como transtorno alimentar, entretanto acabou não sabendo desenvolver bem as histórias em torno de narrativas que pareciam ser central na história ou o ponto crítico

Jéssica 19/03/2024

CONTOS MUITO ALÉM DE CONTOS
Gostei do livro. Mas confesso que tive dificuldade de seguir na leitura pois a escrita é muito mirabolante. Um bom livro.

yougotfreak 13/03/2024

Definitivamente um livro pra levar pra vida. Não somente por ser um livro de diversos contos sobre histórias de mulheres, mas posso descrever como um livro cheio de significados e emoções e VIDAS. Carmen entrega a verdade nua e crua, ou mascarada através dessa mistura de realismo mágico e terror. Um terror real e fantástico, tão sólido que tiveram momentos que não consegui ler a noite rs. Eu sinceramente não tenho palavras pra descrever a importância que este livro instaurou em mim, vivi quase um mês com ele e valeu cada segundo lido. Uns contos gostei mais que outros (ênfase aos 4, 5 e 7) mas posso dizer que todos tiveram um toque diferente comigo. Achei interessante o fato de, apesar de adentrarmos tanto nessas personagens e nessas intimidades, ainda sinto que ficamos observando tudo de longe, na terceira pessoa (apesar da maioria ser escrita na primeira). Curiosa essa distância do leitor, apesar da ferida que vai sendo aberta a cada conto, mais e mais profunda página por página. Absolutamente imenso, imensurável e todas as atribuições semelhantes. Como é bom ler sobre mulheres, apesar da realidade dura que é ser. Verei-lhe de novo, Carmen. :)

Sophia 06/02/2024

Entre a genialidade e a insipidez
Alguns contos conseguiram me extasiar, tanto quanto outros tive que pular de tão ???. A verdade é que talvez tenha me faltado tato pra uma leitura tão densa e CHEIA de metáforas e por isso achei mediano, ? O ponto do marido?, ?Inventario?, ?Mulheres de verdade tem corpos? e ?Oito bocados? são histórias que achei geniais: as criticas, a forma com que que sexualidade foi explorada magistralmente, o ritmo, por esses contos a leitura valeu muito a pena, mas os outros não me instigaram tanto, ou até mesmo achei cansativo, mas nesse caso admito que não sei se foi um problema de leitor, ou de obra.

Luuizafkr 02/02/2024

Tinha muita expectativa
Gostei do primeiro conto, porém depois fiquei bem confusa com as histórias e não entendi muito bem o que ela quis passar.

João Pedro 29/01/2024

Narrativas ácidas
Alguns tipos de escritores me despertam a mais profunda inveja. Se existe no mundo algum tipo de inveja boa, é desse tipo de inveja que estou falando. São aqueles que me fazem pensar: por Deus, como eu queria escrever assim! Ler esse livro de contos de Carmen Maria Machado me colocou nesse lugar, porque a forma de sua escrita é tão deliciosa e envolvente que dá gosto de ler, além de contar com enredos tão inventivos quanto bizarros.

Nessa obra, Carmen Maria Machado apresenta 8 contos com narrativas ácidas, cheias de humor, horror, ficção especulativa e romances lésbicos. Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a autenticidade da autora em explorar estruturas narrativas nada peculiares. O conto "Inventário" (um dos meus favoritos), por exemplo, aborda a propagação de uma epidemia por meio de uma série de relatos dos relacionamentos amorosos e encontros sexuais da protagonista. Já o conto "Especialmente hediondas: 272 visões de Law & Order: SVU" literalmente traz 272 sinopses de episódios dessa série, porém com uma história bem maluca como pano de fundo, contada através dessas sinopses. O conto, por sinal, é bem extenso, e admiro a autora por ter bancado essa empreitada.

Vale muito a pena a leitura para quem procura histórias insólitas e escapistas e que não se incomoda com os finais abertos de alguns contos. Há uma atmosfera de suspense e tensão crescente em quase todas as histórias. Particularmente, achei um deleite a renovada expectativa, a cada início de conto, sobre o que de surreal viria a seguir. Anseio por ler muito mais de Carmen Maria Machado.

alice1161 24/01/2024

?Compreendi que o conhecimento era algo opressor, devastador e esgotante, e que o possuir era ao mesmo tempo ser grata e sofrer imensamente. Eu era uma criatura tão pequena??

Dk 22/12/2023

Os contos desse livro nem sempre são fáceis e com isso não me refiro à escrita ou ao realismo fantástico. Alguns temas são densos e difíceis de digerir, e alguns contos mereciam vir com aviso de gatilho antes. A forma abstrata como ela brinca com alguns pontos sensíveis é genial, mas entendo as críticas de quem perdeu o fio da meada ou o interesse em certo ponto da leitura. Me encantei pelo estranho e pelo bizarro, também me assustei com o que achei familiar e real. Meu primeiro contato com a escrita de Carmen Maria Machado e certamente quero conhecer mais.

Ana Claudia 22/12/2023

Primeiro livro da Carmen Maria Machado que eu leio. Livro é formado por diversos contos, histórias variadas.

Fran ;) 20/12/2023

Um realismo fantástico
Senti que o livro tem um surrealismo que talvez eu não tenha compreendido totalmente. Tem muitos contos que não consegui entender o objetivo e ou o que exatamente a autora queria dizer ali, talvez essa fosse a intensão? Possivelmente, pois a Carmem tem esse perfil mais abstrato mesmo, entretanto para mim que não tenho costume de ler esse tipo de livro, não foi tão proveitoso.

A escrita de Carmen é incrível e envolvente, mesmo que não tenha compreendido o livro completamente, ainda achei incrível passear por suas palavras.

Os contos preferidos foram, nessa ordem, ?O ponto do marido? sem dádiva o destaque do livro, o que talvez por ser o primeiro gerou uma expectativa alta para os próximos que infelizmente não foram atingidas, ?Especialmente hediondas: 272 visões de Law & Order SVU? esse conto é incrível e envolvente e não, você não precisa ter visto a série, eu particularmente não vi e amei o contexto que o livro trouxe com sua visão e enredo próprios e envolventes. O terceiro lugar fica com o conto ?Mulheres de verdades tem corpos? que poderia ser um pouco maior, mas que ainda assim é interessante e envolvente.

Como um todo o livro funciona, mas esperava mais, porém ainda é um livro que vale a pena!

Dany 02/11/2023

Sinônimo de "the female urge"
Nunca assisti Black Mirror, mas acho que a sensação deve ser semelhante à leitura de O corpo dela e outras farras. É um livro bem visceral em uma coletânea de contos mesclando realidade e fantasia sobre diversas formas de violências ao corpo feminino.

Sinônimo de "the female urge" em diversos contextos e medos e possibilidades de sermos violentadas nas sutilezas ou no grotesco.

Livro pautado no sensorial da leitura, pouco preocupado com a lógica ou entendimento de fato.

Marina516 31/10/2023

O conceito é melhor que o livro em si
Como comentei no título, a "vibe" dos contos são muitas vezes melhores que os próprios. Um dos poucos livros que pensar sobre após a leitura foi melhor do que ler em si.

Algumas histórias eu percebi serem boas, mas não entendi muita coisa (O ponto do marido, por exemplo. Adorei, mas senti que tiveram referências que eu não peguei).

Outas não me lembro de nada ( inventário, só me lembrei porque para escrever a resenha fui olhar o nome de todos os contos no kindle.)

Algumas achei enrolação pura, constrói muito e não chega a nada (a residente). Vi muitos falarem mal do conto resenha sobre lw, mas eu interpretei como várias crônicas e até que gostei bastante.

As minhas favoritas foram Mães e Mulheres de verdade tem corpos.

Apesar dos defeitos, é um livro que eu recomendo e que com certeza vou me lembrar depois.

Giovana 21/10/2023

Uma descoberta transformadora
Desde que eu li o livro da Raven Leilani, Luxúria, eu estava procurando algo semelhante mas nunca encontrava. Acho que finalmente encontrei e não há nada de parecido na história além de alguns tópicos como sexualidade, mas me deu um sentimento muito parecido e que eu estava numa busca sem fim por sentir de novo.

Carmem Maria Machado, você fez loucuras com minha mente. Me virou do avesso, me deixou de boca aberta, confusa, estática e com o rosto quente. A forma com que você escreve seus contos, abandonando pudores e vergonhas, me desprendeu de muita coisa.

Os contos desse livro foram, por muitas vezes, enigmáticos. Se sobre sexo ela fala desde a forma mais sútil até escrachada, sobre outras dores, medos e traumas (muitos relacionados a experiências sexuais e relacionamentos) ela faz uso de metáforas e narrativas fantasiosas.

Desde fitas verdes que a personagem não quer que seu marido toque, até meninas com sinos nos olhos, coelhos mortos e os tormentos de ser uma escritora que não consegue escrever. Pelo que entendi, são contos fictícios com um pé no autobiográfico. Talvez por isso tenha sido tão bom lê-los. Ler também algo não centrado somente em relações heteronormativas foi um sopro de alívio. Foi como conversar com uma outra mulher, uma amiga, que entendesse algo em mim que não tenho com quem conversar sobre. Em suma, fiquei muito feliz com a leitura. Bem esquisita, erótica, dolorosa. Feliz que te conheci, Carmem.

(Entendo que não é um livro que todo mundo irá gostar, mas pra mim ele é nota milllll)
Fada Leitora 21/10/2023minha estante
JÁ QUERO LER!!! ??

Ash 17/09/2023

2 estrelas só pelo esforço
Tava adorando a escrita e mesmo não entendo nada pq tudo é MUITO abstrato, tava disposta a dar umas 3/4 estrelas.
o capítulo/resenha de law & order me deu a dúvida de uma nota mais baixa e o capítulo sobre TA que me fez ter uma crise do 🤬 #$%!& (já q não tinha nenhum aviso de gatilho e LUGAR NENHUM) me deu a certeza de um dois no máximo (e sendo bem positiva ainda).

Mari 05/09/2023

Li muitas obras de contos esse ano, mas esse foi o mais desafiador. Gostei bastante dos textos iniciais, mas outros extensos demais. É realmente um ?Black Mirror? feminista, com quase todas as personagens mulheres - muitas, lésbicas.

É uma leitura bem diferente, bom para experimentar e difícil de se adaptar.