O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude

O Guia do Cavalheiro Para o Vício e a Virtude Mackenzi Lee

Resenhas - O Guia do Cavaleiro Para o Vício e a Virtude

kathiz 22/03/2022

curti
gostei da leitura, curti muito e o livro me fez rir p caramba. Porém a autora tentou misturar o universo com uma fantasia e isso resultou em eu perdida na história e fatos aleatório acontecendo simultaneamente, e não deu certo pois não tinha coerência com a história original. E o Monty as vezes consegue ser muito babaca. Mas fora isso foi uma boa leitura.

Iasmin 08/01/2023

Esperava mais
Fui ler esse livro muita animada porque muita gente falava bem dele no Twitter e ganhei apenas decepção.
É um livro que tenta ser de época (formal) na narrativa mas em muitas partes é um livro muito atual (tem um linguajar jovem demais). Então no final não entrega uma coisa nem outra.
Perdoaria isso se os personagens tivessem cativado, mas além de me fazer criar uma forte antipatia pelo protagonista, só conseguiu me fazer criar alguma simpatia por ele quando já tinha passado de 80% do livro.
Dos 80% pra frente a leitura fica mais agradável. Mas aí chega o final. Que não entrega nada.
Queria ver mais das resoluções deles,das coisas que aconteceram com os personagens ao redor do protagonista mas o livro se encerra numa carta furreca pro pai dele e nenhuma explicação.
Enfim. Uma leitura frustrante.

Jose.Raimundo 20/05/2022

Incrível
Representatividade impecável, evolução do protagonista, trata sobre questões importantes, algumas coisas são meio convenientes demais, mas eu relevo pq a narrativa como um todo é super envolvente e bem construída

erialm 16/12/2022

não cativou...sei lá
não tava botando expectativas, mas acho que até foi melhor, porque o que encontrei foi uma história que não me conquistou. Não sei se só não funcionou comigo ou realmente os personagens, as situações que acontecem são... *insira aqui o shrek confuso*. Eu não sei nem explicar mas tudo parecia uma fanfic floppada de qualidade duvidosa.

Pedro Aires 14/06/2022

Uma boa aventura
Não estava esperando muita coisa e, de repente, me vi completamente viciado na história. O protagonista tem seus defeitos, mas todos são bem trabalhados, assim como seus traumas. Os perigos enfrentados pelo trio central são divertidos. Outro ponto positivo foi a pesquisa que a autora fez sobre a época, ela conseguiu colocar questões importantes sem parecer forçado. Um clichê que vale a pena. Se não tem filme ainda, super merece.

MMC_KK 19/08/2022

Olha...
Tenho que dizer, que quando cheguei no capítulo 7, eu larguei esse livro por uns meses pq eu NN aguentava mais ter que ficar lendo sobre as burradas do Henry. Mas, a partir do 8° capítulo, tudo se transformou pra melhor. Os mistérios, o romance, o plot twist, o crescimento dos personagens, as aventuras, as partes engraçadas, foi tudo muito bem trabalhado. E não acho que há melhor final do que aquele para aquela história.

Mey 15/10/2018

"O Guia do Cavalheiro para o Vício e a Virtude" é um romance de época, mas com vários assuntos bem atuais. Para começar temos Monty, nosso personagem principal que não tem nada de cavalheiro, afinal, ele gosta mesmo é de jogatina, bebedeira e romances tórridos com ambos os sexos, ele é bissexual. Mas apesar disso o jovem cavalheiro é apaixonado pelo melhor amigo Percy, mas lhe falta coragem para se declarar.

O livro vai acompanhar Monty, Percy e sua irmã Felicity fazendo uma tour, que acaba se tornando algo bem diferente do que o planejado. Eles se envolvem em confusões, perseguições, assaltos, pirataria e até mesmo alquimia. Tem de tudo um pouco nessa história que começa muito divertida e engraçadinha, mas depois se tornou uma aventura caótica, que eu particularmente achei meio sem propósito, para uma história de resistência e amor.

O que mais gostei no Guia foi que a autora abordou muito bem a relação de um pai que não aceita o filho e o quanto isso pode ser prejudicial. Gosto também que os personagens são diversos, não se encaixando no padrão. Claro, que tudo isso fica ainda melhor, porque a escrita da Mackenzi Lee é leve, fluída e muito divertida.

Esse livro é muito bom, mas ficou um pouco sem sentido no meio, mas nada que estrague a história. Uma ótima pedida pra fugir dos clichês e se divertir com uma boa história de amor.

site: http://agoraqueeusoucritica.blogspot.com/2018/10/resenha-o-guia-do-cavalheiro-para-o.html

iza 20/04/2019

"O amor pode ser algo grandioso, mas maldito seja, pois toma mais do que a parte que cabe a ele dentro de um homem."
Simplesmente apaixonante.
É muito interessante e empolgante acompanhar Monty, Percy e Felicity nessa grande tour.
É muito bom acompanhar esses três, além de ver uma amizade se transformando em algo mais, vemos o quanto é difícil para homossexuais, mulheres e negros naquela época. Em cada página a gente torce para que tudo dê certo e Monty possa viver seu amor com Percy, A gente torce que ocorra um milagre e Percy fique bom, torce para que Felicity seja uma grande médica, torce pra relação dela com Monty.
É um livro simplesmente maravilhoso.

PetterBook's 22/02/2020

Uma aventura romântica um tanto inesperada
Henry Montague é um jovem conde em treinamento para tomar conta dos negócios da família, contudo, é um moço indomável, principalmente por não saber controlar sua sede por álcool, jogos e não estar saciado até levar um homem ou mulher para a cama e também por não ter o mínimo interesse no determiado assunto familiar.
Para que o personagem tenha um esclarecimento acerca dos negócios e também adquira conhecimento das relações diplomáticas da família, o pai de Henry o envia para fazer um Grand Tour pela Europa ao lado do seu melhor amigo, Percy - por quem ele nutre uma inebriante paixão - e de sua irmã Felicity - tal qual ele tem um grande desafeto e não passa um segundo sequer sem tirar os olhos dos livros de romance.
A obra começa a ficar interessante quando Henry comete uma algazarra e acaba se metendo em encrencas. Uma aventura romântica que esperava tudo, menos o rumo que ela tomou. No começo fiquei bem incomodado com o personagem principal por ser muito infantil e só pensar em si, porém, no decorrer ele amadureceu bastante. O que mais gostei foi dos personagens secundários, sendo Percy um rapaz sensível e bastante generoso, e Felicity, uma dama a frente do seu tempo com pensamentos feministas e acaba se mostrando muito mais do que uma viciada em livros. Uma obra para quem está a um bom tempo sem sair da ressaca literária. Amei!!

@eumiksbook 09/10/2021

Espirituoso
Devo dizer que tô surpreso, quando comprei o livro, não lê nada sobre e a sinopse, também não revela muito. Fui realmente pego de surpresa quando as coisas começaram a sair da ordem da "Tuor", e realmente despertou mais meu interesse.

Personagens cativantes, pautas sobre racismo é muito bem abordado e também um certo abuso psicológico/físico, bem tristes mais realidades.

Confesso que casal é bom, mas é uma enrola demais, eles agem como casal por se conhecerem "a vida toda", mas ainda assim os dois claramente apaixonados um pelo outro e ninguém fala nada, é um pouco frustante. Mas ainda sim, os flertes, como são cariosos e preocupados é realmente muito lindos!

Clley.Oliveira 19/11/2021

História divisora de águas.
Vi algumas resenhas aqui e compartilho um pouco de todas. Infelizmente mais das negativas do quê as positivas, mas separei duas de cada pra deixar mais equilibrada:

Pontos positivos:
- Ambientes bem construídos e fáceis de imaginar.
- Personagens bem desenvolvidos e histórias pessoais bem elaboradas.

Pontos Negativos
- Personagem principal que passa 90% da história fazendo comentários ridículos e imaturos.
?? Achei um tanto irritante a demora do amadurecimento do personagem mesmo depois de ter presenciado várias situações. Quando parece que ele finalmente está começando a mudar, ele solta um comentário que destrói todo o desenvolvimento ??
- Resolução do problema de forma fraca.

Avisos:
- É mais uma aventura de três jovens do quê o romance gay que é vendido por aqui. As cenas são poucas!! Então se você está esperando que esse livro vai ser um 'Red, White & Royal Blue', sugiro que nem leia.
- Por ser uma história que se passa no século 18, a homossexualidade era vista como um pecado mortal, até mesmo crime punível de morte. Então tem algumas partes, que podem ser gatilhos para alguns.
- A escravidão ainda existe nessa época. Logo há cenas que negros são destratados pela cor.

Não gostei, mas não detestei. Confesso que esperava um pouco mais de algumas coisas, principalmente na resolução do problema final.

Karla.Silva 07/12/2021minha estante
eu nunca aprendo a ir ler as coisas sem expectativas, né?! quebrei a cara mais uma vez.
esse aqui começou maravilhoso, tava tudo lindo e tudo otimooo. o problema começou depois do 20%. o personagem ficou mais insuportável que o normal, só fazia cagada e ferrava os outros juntos, odiei o amadurecimento só no ÚLTIMO CAPÍTULO (KKKKKK gente? isso não existe, não.), foi o livro todo focada nessa disgraça desse mistério e pra acabar foi mal resolvido, eu particularmente não entendi foi nada desse mistério (lia no automático só pra terminar mesmo,cansei de tentar entender ). as únicas coisas boas foram a felicity e o percy. monte deveria ter

Clley.Oliveira 07/12/2021minha estante
Meu Deus, sim??????? Concordo com tudo aí!! A história toda com um mistério pra terminar em sei lá, 3 páginas??? Ah não kkkkkk tem a sequência desse livro focado na Felicity, mas sem vontade nenhuma de ler por enquanto, mesmo ela sendo a melhor personagem da história

Thawany.Marcelly 05/12/2021

Oque eu gostei é que esse livro mistura várias coisas, do nada apareceu pirataskkkkkk, gostei bastante

Geovanna 16/12/2021

Young Adult de ficção história, com vibe meio Piratas do Caribe, meio Heróis do Olimpo na sessão da tarde?
Não sabia muito sobre esse livro antes de começar a leitura. Confesso que fui procurando um romance de época e me deparei com uma ficção histórica. Vamos concordar que essa capa é horrível e não dá para levar um livro a sério assim

Foi bem difícil gostar do Henry Montague, o personagem principal e também narrador, que parece ter tudo entregue a ele, não tem nenhuma obrigação e não se importa com ninguém além dele mesmo. Ao longo da história fui me afeiçoando mais ao personagem, mas de fato, não o amo não hahah.

Adorei que o livro mistura história com ficção com um certo tom de misticismo que permeia a alquimia, bem a lá filme de sessão da tarde, com uma vibe meio piratas do caribe, meio Heróis do Olimpo.

A leitura é bem fluida e o desenvolvimento dos personagens ocorre ao longo do livro, vai te pegando te pouquinho em pouquinho até te conquistarem (pelo menos um pouco hahaha). Eu amei que a autora abordou questões sociais importantes com responsabilidade, como questões raciais e da comunidade lgbtquiap+, lugar da mulher, etc.

A melhor personagem de todas é a Felicity, que mulher!! Adorei a parte depois da ópera com o Dante, que, depois de “descobertos” ela fala que foi tudo sua ideia e também sua paixão pela medicina. Com certeza lerei o segundo livro, cuja personagem principal é ela.

Tenho que dizer que não sou a maior fã de grandes declarações, ainda mais quando os personagens são novos que nem esses, mas ok ok. O enredo é fraco em alguns aspectos, e algumas situações, fáceis demais de escaparem, mas, tal como um filme da sessão da tarde, segui o fluxo e o ritmo da história - e me diverti bastante.