Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Igor Almeida 11/06/2020

Posso dividir o livro arbitrariamente em dois conjuntos de ideias: as expositivas e as de nexo causal. As expositivas nada mais são que a própria apresentação de fatos do cotidiano e instituições brasileiras que possuem uma origem racista. Isso é indiscutível, concordo com o autor e não há comentários a mais nesse sentido. No entanto, penso de maneira diametralmente oposta no que se refere as causas e soluções para o problema.

Não tem jeito, sempre que se expõe qualquer problema político ou social, é preciso diferenciar se o cerne das ideias é de cunho individualista ou coletivista. O individualismo defende os direitos individuais, no qual cada indivíduo é importante em si mesmo e possui direitos inalienáveis a sua simples condição de existir: direito à vida e à liberdade (e derivados). Daí resulta que o indivíduo é livre para fazer o que quiser desde que não fira os direitos alheios, incluindo aqui a liberdade de expressão, religiosa e de livre associação; incluindo que o indivíduo é livre para escolher seus representantes de acordo com o melhor candidato que julgar (democracia); incluindo que o indivíduo é livre para comprar e vender do jeito e com quem quiser (capitalismo). Eu particularmente defendo essa linha ideológica, então tudo que disser daqui em diante é com esse ponto de vista.

Do outro lado, encontra-se o coletivismo, que defende que o indivíduo não é importante por si mesmo, mas por pertencer a algo maior, ao grupo, a um coletivo. Esse grupo pode ser uma classe social, raça, sexo, nação, etc. Disso resulta que o grupo consegue fazer coisas que o indivíduo sozinho não conseguiria, é fato, mas resulta também na divisão em diversos grupos e, ao não haver o mesmo sentimento de pertencimento e talvez com propósitos diferentes, haverá uma propensão ao conflito; a famosa “luta de classes”. Em termos raciais, é o branco contra o negro e vice-versa.

Quando não há a valorização de cada indivíduo unicamente por suas ações e sim pelo grupo ao qual pertence, conflitos são propensos a surgir, incluindo, aqui, o racismo. É pela negação dos direitos individuais que se justificou todo e qualquer tipo de atrocidade contra os negros no passado (e no presente). Escravidão (negação do direito à liberdade), criar empresas em países com leis que os proibiam (negação do direito à propriedade), etc... Presume-se que racismo nada mais é que consequências da mentalidade coletivista, de julgar o outro baseado no grupo ao qual pertence, em vez de julgá-lo enquanto indivíduo.

O que me espantou foi o autor reiteradamente julgar o individualismo e o “capitalismo neoliberal” como sendo os causadores do racismo institucional e que capitalismo e racismo seriam condições intrínsecas, afinal, diz o autor, “só há país desenvolvido porque há o subdesenvolvido. Nas relações sociais, os brancos só enriquecem porque empobrecem os negros.” E aqui começam os jargões há tempos refutados no campo econômico. Ainda hoje defende os mesmos resquícios mercantilistas da economia como soma zero, no qual o comércio é um “grande jogo de espoliação mútua entre os cidadãos”. Fico me perguntando como ele justifica o enriquecimento global que houve no mundo inteiro ao longo dos últimos 200 anos. Se não existe geração de riqueza e comércio não passa de exploração mútua entre as partes, o mundo espoliou quem?

Em resumo, o autor se perdeu em um discurso ideológico fechado em si mesmo. Ele presume que todos partilham da mesma visão de mundo coletivista e não se preocupa em traçar maiores explicações ou justificativas para várias afirmações que, ao meu ver, eram sem nexo. Para quem busca um livro de bases coletivistas, vai se deparar com um ambiente familiar; fica a recomendação. Por outro lado, pra quem busca uma explicação clara das questões raciais no Brasil, fora do espectro de esquerda, este livro talvez não seja a melhor opção.
Rodrigo.Guedes 11/06/2020minha estante
Sua resenha foi excelente, já leu algo sobre Thomas Sowell ? Ele toca bastante no aspecto Individualista x coletivista das lutas raciais

Igor Almeida 11/06/2020minha estante
Já sim, e coincidentemente sobre cotas (Ações Afirmativas ao Redor do Mundo). É de uma clareza e objetividade na hora de passar informações impressionante.

Karyson 19/07/2020minha estante
O autor é marxista, é óbvio q ele vai criticar o individualismo e o neoliberalismo

Igor Almeida 19/07/2020minha estante
Karyson, sim, descobri depois que li rs. O movimento racial hoje é muito mais ideológico, com esse viés marxista, do que por combate a privilégios. Qualquer um, geralmente negro, que se propõe a escrever sistematicamente sobre racismo é, quase por definição, socialista - por uma consequência lógica da própria ideologia de classe (no caso, negros x brancos).

Eu já imaginei que o autor fosse seguir esse padrão, não foi surpresa, mas nesse livro especificamente, na indicação que tinha lido, a proposta era falar sobre racismo de modo simples, para o público não especializado, não acadêmico. A própria sinopse também é bem neutra e não deixa pistas óbvias do perfil ideológico do livro. Li com essa ideia em mente, não imaginei que o livro se tratasse unicamente do ponto de vista socialista do racismo... Ao meu ver, se isso fosse deixado claro na sinopse, teria sido mais justo.

Luci Eclipsada 10/11/2020minha estante
Acabei de iniciar a leitura do livro e até então os argumentos iniciais sobre o racismo ser muito mais que individualista, se estendendo ao campo institucional, por estar presente no Estado na forma política de subjulgar um grupo, e estrutural, por estar enraizado na sociedade não como algo meramente patológico, mas "natural", estão ok para mim, mas já deu para perceber que o autor vai enveredar pela esquerda. É muito difícil você encontrar produção acadêmica do gênero por outro ponto que não seja o da esquerda. A literatura acadêmica no Brasil, neste sentido, é limitada.

- Viih O 13/11/2020minha estante
Excelente!

Khebraz 27/01/2023minha estante
Quando eu percebi que é um livro lacração, escrito para doutrinar e demonizar um lado político, eu ja vi que não presta.

Rodrigo Santos 23/08/2020

Leitura muito densa, mas extremamente necessária
O livro parte da tese de que o racismo é sempre estrutural, ou seja, vai muito além das concepções individualista e institucional (o texto traz essa diferenciação). Basicamente, nossa sociedade está configurada como está não apesar do racismo, mas por conta do racismo. Somente a partir do entendimento desse ponto teremos condições de discutir o assunto.

Primeiramente, Silvio Almeida traz um pouco de história ao diferenciar raça e racismo. É aqui que vemos os efeitos do colonialismo/imperialismo na separação das pessoas por raça. O autor ainda traz alguns exemplos de como essa diferenciação de raças foi defendida por cientistas, filósofos e escritores ao longo dos anos. Ao mesmo tempo que é esclarecedor também é muito triste.

O restante do livro discute o racismo em relação a outros assuntos, sendo eles: ideologia, política, direito e economia. É aqui que a leitura torna-se mais densa. O próprio autor, na introdução, alerta que para entender as discussões é preciso ter um conhecimento sólido de teoria social. Para o leitor mais leigo, como eu, não vai ser tão simples entender o que o autor quer dizer. Confesso que tive de ler a mesma seção mais de uma vez em vários momentos da leitura.

A leitura não é trivial, mas recomendo se você quiser realmente entender o assunto. Fica o recado: talvez você precise ler mais de uma vez para absorver tudo que o livro oferece. Com certeza farei isso.

Dou nota 4, mas não pelo conteúdo. Se fosse por isso, daria 5 com toda certeza. A nota 4 vai pela dificuldade na leitura para o público leigo no assunto.
Rafaele 23/08/2020minha estante
Quero demais ler esse livroo!

Rodrigo Santos 30/08/2020minha estante
É muito bom!
É um tema super importante e atual. Se quiser te passo o PDF :)

Rafaele 02/09/2020minha estante
Quero!

Rodrigo Santos 03/09/2020minha estante
Manda seu e-mail que eu te envio

Rafaele 13/10/2020minha estante
Ebaa kkkkk O meu é rafaele.cristyne@gmail.com

Rodrigo Santos 15/10/2020minha estante
Oiii. Mandei pra você

Felipe.Camargo 28/02/2021

19°Livro do ano - Racismo estrutural - Silvio de Almeida
Silvio de Almeida nós faz pensar como a questão do racismo é profunda e está estruturada tanto na formação do nosso país, quanto na base do nosso sistema econômico. Análise riquíssima e indispensável para todos aqueles que buscam entender o papel do racismo no mundo contemporâneo.
Anna Dut 01/03/2021minha estante
Parece um ótimo livro, vou colocar na lista. Obrigada.

Felipe.Camargo 01/03/2021minha estante
Vale muito a pena... Faz ótimas reflexões, sempre pautado em uma extensa bibliografia.

Erika.Ferreira 24/04/2021minha estante
Olá, Felipe, tudo bem? Eu estou para ler este livro mas vi críticas sobre ele não expor os conceitos, muita coisa ficar no ar e que considera algo como dado, sem condições de mudança pq todos nós, sem exceção, somos racistas pois está na nossa essência, que o capitalismo é racista. Vc percebeu algo nesse sentido, por favor? Confesso que fiquei em dúvida em ler, gostaria de ler algo sobre o assunto que fosse menos ideológico, uma análise real mesmo, claro que é impossível nos retirarmos, nossa subjetividade em nossas pesquisas, na escrita, enfim, mas falo sobre análises que levam a teorias e não teorias levando às análises. Diante dessas críticas e diante do mundo de livros que necessito ler para meus estudos e pesquisas, fiquei realmente na dúvida, pois tenho sempre que escolher. Poderia me orientar? Agradeço. Um grande abraço, muita saúde e paz.

Everton Godoy 07/09/2021

O livro não é tão bom quanto pensei
Na minha opinião o livro não é muito bom, pois ele distorce muita coisa do que podemos considerar como racismo de fato.
O livro me parece muito politicamente correto e, particularmente, é algo que não gosto.
Coloca a pessoa negra SEMPRE como vítima da sociedade e do Estado quando, na vida real, não é assim que acontece.
peü 08/09/2021minha estante
Leia novamente o livro, pois você claramente não entendeu nada rs

Everton Godoy 11/09/2021minha estante
Cada um com sou opinião, se você acho ele bom, legal, eu, particularmente, não gostei do mesmo!! Sucesso para você bro!! ??

Luciana.Raquel 02/05/2021

Leitura obrigatória!
Silvio faz uma explanação crítica e profunda sobre como o racismo se estrutura nas principais esferas da sociedade: na política, no direito e na economia, além de abordar as origens e significados dos conceitos de raça e racismo e explicar como a sociedade não pode ser compreendida sem eles. O livro é fundamental pra entendermos o racismo enquanto regra e questão central que perpassa tudo ao nosso redor: o nosso cotidiano e relações interpessoais, as instituições e as relações políticas e econômicas da sociedade; não como exceção ou ?patologia? individual. Com certeza uma leitura que recomendarei pra todos. Incrível!

?Portanto, não é o racismo estranho à formação social de qualquer Estado capitalista, mas um fator estrutural, que organiza as relações políticas e econômicas. Seja como racismo interiorizado - dirigido contra as populações internas - ou exteriorizado - dirigido contra estrangeiros -, é possível dizer que países como Brasil, África do Sul e Estados Unidos não são o que são apesar do racismo, mas são o que são graças ao racismo.?
Mariana.Guimaraes 07/05/2021minha estante
tenho muitaaa vontade de ler!!

Luciana.Raquel 08/05/2021minha estante
maravilhosooo, mari!

William 03/01/2021

RECOMENDADÍSSIMO
É um livro recomendadíssimo para todos as pessoas. O escritor nos explica muito bem, com bastante argumentação, o que é o racismo estrutural.
A leitura me fez lembrar de uma frase de Edmund Burk: “Para que o mal triunfe basta que os bons fiquem de braços cruzados.” Pois bem, não adianta falarmos que o racismo é errado se não fazemos nada para combatê-lo. Somente quando toda a sociedade ou quando grande parte dela lutar contra o racismo estrutural, poderemos ter dias melhores no futuro.
Devemos lutar contra o atual governo federal que cada vez mais vem promovendo o racismo estrutural direto e indiretamente, através dos desmonte dos programas sociais, do empobrecimento economicamente da população aumentando a desigualdade social, o espalhamento do ódio pelas redes sociais contra as minorias e muito mais outras ações desumanas.
Talvez muito que lerem essa resenha não vão concordar comigo, mas o fato é que o racismo, principalmente o racismo estrutural, está muito presente na nossa sociedade e só basta olhar e estudar os dados estatístico do IBGE que irá perceber a sua presença. E se você ainda é um defensor da ideia do racismo reverso, leia o livro, ou pelo menos a página 53, onde irá encontrar as argumentações de como ele nada mais é do que um discurso racista.
Parabéns a Silvio Almeida pela sua obra e a editora Jandaíra pela publicação. E por último desejo que todas as pessoas de bem não sejam somente passivas, mas ativas procurando fazer o bem, ajudando os mais necessitados a defender os seus direitos, semeando amor e alegria. Somente quando as pessoas olharem as outras com amor, teremos dias melhores para a Humanidade.
Berenice 03/01/2021minha estante
É uma leitura necessária!

Jana 30/03/2021

Essencial
Deveria ser leitura obrigatória a partir do ensino médio e distribuído para todos. Uma aula fenomenal sobre racismo, raça, "racismo reverso" (dá vergonha até de escrever essa bizarrice), economia, política, capitalismo, etc. O livro estava super barato na amazon, só não aprende quem não quer (me refiro a pessoas com condições financeiras de comprar livros). Pessoas financeiramente capazes de adquirir livros deveriam ter vergonha de falar que são ignorantes e racistas "porque ninguém ensinou". A informação está aí, mas cadê a vontade de assumir que todos somos racistas (consciente ou inconscientemente) e colocar em prática a desconstrução de nossos preconceitos? Menos palavras e mais ações.
Silva 09/01/2022minha estante
Concordo demais, principalmente que deveria ser distribuído no médio e, acrescento, no superior também, sobretudo, nas licenciaturas.

Debby 04/01/2021

Um retrato da sociedade
Acima de qualquer coisa, o texto é rico em descrever de forma clara todos os pontos em que se propõe. E para mim deveria ser leitura obrigatória a todos. Uma explicação do papel da economia, do direito e
do estado no processo estrutural do racismo.
Um livro para ser lido e relido sempre com o objetivo de nos atentar para esses problemas que as vezes passam despercebidos. Um lembrete de tudo que precisa mudar.
Ri :) 07/01/2021minha estante
E totalmente acessível na linguagem.

Dandara 25/11/2021

Racismo estrutural
Nessa obra urgente e necessária, Silvio Almeida nos apresenta com profundidade e, ao mesmo tempo, de forma literária acessível o quanto o racismo está estruturado em nossa sociedade. Como o capitalismo e o estado liberal fizeram uso dessa questão para se fortalecerem e tornarem a sociedade desigual, preconceituosa e competitiva.
Douglas Finger 25/11/2021minha estante
Excelente leitura! ??

NegrALANE 29/12/2020

Livro perfeito!
Em breve postarei tudo o que tenho a dizer sobre essa leitura. Simplesmente perfeita!
Leio, logo existo 29/12/2020minha estante
Maravilhoso mesmo! Siga o canal dele no YouTube, muito bom.

Allisson 30/10/2020

Racismo Estrutural, do Silvio Almeida
Neste livro, Silvio Almeida apresenta informações, hipóteses e dados de como o racismo é estrutural na sociedade brasileira.
Li a 1ª edição, publicada pela editora Pólen Livros, com 256 páginas.

Faz exatamente um ano que li este livro e estou aqui, com o conteúdo ainda fresco na mente. Racismo estrutural era algo do qual eu só tinha ouvido falar, mas nunca lido profundamente. Escolhi o melhor professor pra entender, Silvio Almeida.
Ele já começa jogando a real: o racismo é sempre estrutural. Almeida é bastante direto em suas hipóteses sobre o racismo nas estruturas brasileira e fundamenta muito bem seus argumentos com dados reais, números, leis e registros históricos.
A didática é perceptível ao nos apresentar as diferenças entre racismo institucional e estrutural, e até que ponto a representatividade é importante. Contudo, em certos momentos o texto fica bastante acadêmico, o que pode levar alguns a um cansaço, mas não desistam, isso é importante pois além ser importante pra a fundamentação do texto (e a sua também), mostra que Almeida não subestima o leitor.
Pra quem quer entender um pouco mais sobre o conteúdo antes de ler o livro, existem várias palestra e conversas com Silvio Almeida disponíveis no Youtube.
Este é um livro para todos. Às vezes pensamos que temas como racismo e preconceitos e entender suas estruturas são só para as minorias. Pelo contrário. Tem conteúdo, conhecimento e mensagem para todos. A mudança deve ser universal.
Boa leitura!
Rhuana.Catarina 12/11/2020minha estante
quero ler esse livro

min 06/07/2021

o melhor da colecao q li ate agora
@prazerliterariooficial 07/06/2022minha estante
E cadê as 5 estrelas?!

Isabela 25/12/2021

Racismo estrutural foi, até o momento, o livro mais complexo que li da coleção feminismos plurais e um dos mais interessantes.
Silvio de Almeida explora o tema com maestria e fazendo o link com a obra de outros grandes pensadores da teoria racial, como Mbembe, Guerreiro Ramos e Alexander.
Recomendo a leitura!
Renato375 28/12/2021minha estante
Realmente, muito difícil.

Mariana 26/05/2021

Livro importantíssimo e muito didático, que acredito que todos deveriam ler.
Explica diferentes termos e concepções do racismo, concluindo que este faz parte de uma estrutura, mas que isso não isenta indivíduos e instituições da responsabilidade por suas atitudes racistas e discriminatórias.
Precisamos ter consciência de que fazemos parte disso para conseguir realmente lutar contra.
Jeniffer 26/05/2021minha estante
Realmente, uma otima e necessária leutura!

Carlos.Pery 19/10/2020

Para combater o racismo é preciso, primeiramente, reconhecer que ele existe e entender seus diversos aspectos e representações em nossa sociedade. E é isso o que o Prof. Silvio Almeida faz, de forma brilhante, nesse livro.
Matildes 19/10/2020minha estante
Esse livro é transformador. Impossível ser a mesma pessoa depois de lê-lo ??