Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Ceci 15/09/2020

Para refletir
O racismo é algo complexo, que envolve seres humanos, sentimentos, economia, política, saúde, aspectos sociais e fatos históricos. Essa rede de preconceito que está enraizada no cotidiano e que muitas vezes no Brasil insistem em negar que está presente dificulta a mudança na prática. Modificar esse padrão depende de auto avaliação individual e perceber como melhorar e do Estado intervir de forma igualitária em todos os âmbitos. O livro destaca muitos pontos interessantes que despertaram em mim a análise de diversas situações. Gostei do livro apesar de que em alguns trechos achei a leitura pouco envolvente, na metade do livro. Vale a pena a leitura para refletir que tipo de contribuição posso oferecer para romper esse ciclo de desigualdade e discriminacao

Raoni Pereira 14/09/2020

Livro excelente
Nós faz abrir os olhos para várias questões latentes não só na nossa sociedade quanto no mundo atual. O racismo está enraizado na nossa cultura de um jeito tão violento mas tbm tão dissimulado que se não for desvelado não poderá ser combatido. E é sobre isso que o livro aborda. O racismo faz parte da estrutura da nossa sociedade. É uma tecnologia usada para obtenção e manutenção do poder.

Yasmim 10/09/2020

Livro extremamente necessário. Comparado ao Pequeno Manual Antirracista de Djamila Ribeiro, Silvio Luiz traz um pouco mais de profundidade e que vai exigir mais do leitor.
Com as divisões de raça e racismo, racismo e ideologia, racismo e política, racismo direito e racismo e economia, o autor expõe um panorama do debate racial das últimas décadas, além de mostrar as diversas imbricações do tema.
A diferenciação entre racismo individual x institucional x estrutural chegam no cerne da questão, ao explicitar o caráter estrutural do racismo, que está nas bases das sociedades capitalistas. Em relação ao capitalismo, a parte de racismo e economia, nos sana e nos dá ainda mais reflexões e concluímos, assim como o autor, que o racismo e outras discriminações estão na base da exploração e opressão da sociedade, e para muda-la, portanto, precisamos estar atentos e não ignorar e escamotear a questão racial.

Ana Paula Tárrio 01/09/2020

Um aprofundamento necessário
O livro do Silvio Almeida é pra quem já tem uma base sobre o racismo e quer se aprofundar no assunto de uma forma didática e fluida. É um livro necessário, de estudo, que nos leva à várias reflexões sobre a dimensão do racismo e tudo o que se relaciona, direta ou indiretamente com ele. O livro é sensacional.

Jean 27/08/2020

Uma leitura necessária. Além de ser didático e explicativo, Silvio nos mostra que naturalizamos o racismo e que ele está em todo lugar.
Não questionamos o fato de que em um país em que a maioria da sua população é negra, tem representação política de homens brancos.
Não questionamos o fato de todos os dias jovens negros perderem a vida pela violência. Não questionamos o fato de a população das comunidades e subúrbios ser quase que completamente negra, enquanto que nos bairros nobres e ricos é predominantemente branca. Enfim... recomendo demais!

romulorocha 26/08/2020

Racismo estrutural, de Silvio Almeida. Nota 9,5/10.
Começo esta resenha dizendo que o livro trata-se de uma obra extremamente necessária e urgente para para aqueles que, como eu, buscam compreender melhor o que é o racismo e como este fenômeno está presente através da história, política, em diversos contextos e regiões.
No livro, o Dr. Silvio Almeida aborda de forma clara e concisa um apanhado histórico e político sobre o racismo. Para tanto, apresenta alguns aspectos conceituais sobre o Estado, e discute a relação entre Estado, nação e racismo. O autor ainda trata de temas como a representatividade política e a violência produzida no contexto do racismo e o Estado.
Para os que gostam de gêneros científicos, esta é uma leitura bem fundamentada, Silvio utiliza-se das contribuições de diversos teóricos da Filosofia, Sociologia e Direito tais como Michel Foucault, Achille Mbembe e Marielle Franco. Além de ser sólida, é uma leitura de fácil compreensão, trazendo diversos recortes históricos recentes e antigos, mas conhecidos.
Você termina o livro com a sensação de quem acabou de ser chacoalhado e com a necessidade de aprender e se envolver mais sobre o tema. Como diz o autor em vários trechos do livro, é quando você se da conta do que é e do quão presente o racismo está ao seu redor, que a esperança da mudança surge.
[...]a busca por uma nova economia e por formas alternativas de organização é tarefa impossível sem que o racismo e outras formas de discriminação sejam compreendidas como parte essencial dos processos de exploração e deopressão de uma sociedade que se quer transformar?.

Pedro.Henrique 20/08/2020

O racismo constitui todos os âmbitos sociais, econômicos e políticos.
Silvio Almeida nos propõe a pensar sobre o racismo estrutural, um assunto que é de urgência na sociedade em que vivemos. Na obra o autor vai nos apresentar o racismo de uma forma que muitos não conseguem enxergar, o racismo enquanto elemento constituinte das instituições, do direito, das nossas relações sociais,, da economia e da política. Essa obra nos faz perceber o quão é complexo esse tema e como nossa formação é racista, o que nos faz sair da percepção do racismo apenas como uma patologia social, como a expressão de individualidades que devem ser banidas do meio social, essas pessoas tem que ser punidas, mas o racismo é muito mais complexo e perverso do que essas expressões diretas.

Re Vitorino 11/08/2020

Necessário
Sílvio é cirúrgico, elegante e eloquente em um assunto nefasto e muitas vezes eu parei admirada com a forma como a escrita que me passava informações horrendas, sem me poupar de nada, mas com uma habilidade didática admirável. Acredito que vou precisar de alguns dias para digerir todo o conteúdo. Definitivamente é um livro que quero ter o exemplar físico em minha estante porque é um livro a ser relido e consultado. É uma leitura trasformadora.

Raphaeuu 20/09/2020

Vale muito a leitura!
Nos anos 1970, Kwame Turu e Charles Hamilton, no livro "Black Power", apresentaram pela primeira vez o conceito de racismo institucional: muito mais do que a ação de indivíduos com motivações pessoais, o racismo está infiltrado nas instituições e na cultura, gerando condições deficitárias a priori para boa parte da população. É a partir desse conceito que o autor Silvio Almeida apresenta dados estatísticos e discute como o racismo está na estrutura social, política e econômica da sociedade brasileira.

carolmc_ 06/08/2020

Uma aula
Para quem busca entender cada vez mais sobre a origem do racismo e como podemos lutar contra ele, esse livro é obrigatório. Silvio Almeida é incrível!

Carla 02/08/2020

Mais que necessário
Um livro que te faz refletir sua posição social e que traz temas que deixa claríssimo como atua e perdura esse racismo estrutural que organiza nossa sociedade. Que abre os nossos olhos para muitas questões e situações (raciais) que já naturalizamos por justamente já está estruturado na nossa sociedade como no nosso subconsciente. Recomendo muito, por me fazer questionar, lugares, posições e situações e por me provocar mais empatia nessa lastimável sociedade racista em que vivemos.

lilly.ly 29/07/2020

Adorei o livro, Silvio é muito didático e me trouxe reflexões pertinentes.

Duda 22/07/2020

Oi leitores, como vão?! Hoje eu trago para vocês a resenha de um livro, sobre um assunto que está em alta nos dias atuais, este é "Racismo Estrutural - Livro por Silvio Almeida".
Essa obra me foi indicada por uma pessoa muito especial, espero que gostem e se interessem mais pelo assunto, pois em minha opinião, todos deveriam ter o mínimo de conhecimento sobre isto!
Espero que gostem???
Este livro é do tipo teórico, e ele visa falar do racismo estrutural, isto é, o racismo que de uma forma inevitável se integra a política e a economia, se tornando algo normal aos olhos da sociedade. Uma coisa interessante é que neste livro temos a percepção que não conseguimos entender o mundo historicamente sem ter compreendido os conceitos da raça, e ver quantos conflitos foram letais por conta das diferenças, como as culturais e físicas.
Também podemos entender a diferença entre, racismo e preconceito. Diferenciando que racismo é uma forma de práticas que implantam desvantagens ou privilégios a alguém, por conta do grupo racial, já o preconceito é considerar para si uma coisa, mas não fazer práticas discriminatórias.
Essa obra relaciona aos olhos dos leitores fatores como o racismo e a economia, o racismo e a ideologia, o racismo e a política, o racismo e a desigualdade e etc.
E isso faz com que façamos reflexões sobre tudo que vem acontecendo.
Espero que tenham gostado, eu particularmente achei que somou muito ao meu ser, eu indico com a certeza que irá somar ao seu também, #ficaadica ???

Sigam meu Instagram literário por favor @umlivroeumarede_04

Antero Silveira 16/07/2020

Livro muito bom e de fácil leitura. Importante todos lerem e se aprofundarem no tema.

Natche 15/07/2020

Necessário
Mais um livro da coleção Feminismos Plurais que é essencial.
É mais do que necessário sabermos mais sobre a estrutura do racismo para combatê-lo. E Silvio disserta momentos históricos, dados e diversas referências mundiais, muito bom.