Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Cleyton 02/03/2021

Fantástico!!!
Não irei me alongar na resenha deste fenomenal livro escrito com muita competência e qualidade.
Silvio de Almeida, descortina na nossa frente assuntos extremamente relevantes e que por vezes são de tratados de maneira leviana, quando muito.
Foi um prazer ler o primeiro livro da série Feminismos plurais e não tenho dúvida que os demais seguem o mesmo nível e qualidades.
Todos deveríamos ler, refletir e encaminhar então com muita coragem e sabedoria as compensações seculares que são necessárias para a formação de uma sociedade em que o racismo não tenha espaço seja individual, institucional ou estrutural!

Jordi 02/03/2021

Leiam Silvio Almeida!
Um livro cheio de referências e informações, todas muito bem explicadas, de uma importância muito grande e com linguagem bem didática. Ansiosa para ler os outros livros da coleção femininos plurais.

Mada 02/03/2021

Esse é um livro muito necessário, daqueles que a gente deixa sempre por perto pra consultar e aprender!!
E com certeza, em cada releitura algo novo é aprendido!!!

Tamires 20/03/2021

Necessário
" O racismo e outras formas de discriminação sejam compreendidas como parte essencial dos processos de exploração e de opressão de uma sociedade que se quer transformar."

Esse livro é necessário para quem quer entender como o racismo está impregnado na nossa sociedade.

Portilho 22/03/2021

Que livro...que livro
O livro é muito denso, somente consegui equilibrar a leitura quando passei a ler um capítulo por vez...às várias relações estabelecidas pelo autor entre racismo e toda a estrutura social são bastante esclarecedoras e nos colocam alguns passos a frente diante de situações cotidianos, nos dando condições de posicionamentos mais consistentes, críticos e diretos.

Thais.Lara 24/03/2021

Necessário
O racismo é um sistema que cria explicações "racionais" para as desigualdades de forma a naturaliza-las. Além disso, das imagens que se criam na nossa cabeça. Do negro que é ou criminoso ou subalterno, e do branco complexo, líder nato e racional.
É de extrema importância livros como esses de fácil entendimento chegarem a todo o público. Estou encantada com a organização, acessibilidade e riqueza de argumentos, fatos e informações que esse livro tem. Incrível!

Alexandre249 28/03/2021

O racismo em toda sua complexidade
Ótimo trabalho que apresenta detalhadamente a cadeia da estrutura racista da sociedade.
Livro essencial para reflexão sobre racismo em que as informações vão além dos debates pontuais, rasos.

Bela 29/03/2021

Leitura Obrigatória
Mais do que necessária, é obrigatória! Quando eu penso em democratização do acesso à informação, é exatamente disso que estou falando.

O autor consegue explicar conceitos com exemplos históricos, mas de fácil entendimento, de modo que o conhecimento científico saia do meio acadêmico e atinja a população comum.

Esse conjunto de livros/estudos que fazem parte da série "feminismos plurais" é uma acessibilidade que não tá escrita. Estou tão feliz com essa leitura. Finalizei o livro com a sensação de esperança de que é possível sim informar de um jeito prático sem ser simplório.

As reflexões promovidas por cada capítulo nos fazem questionar as pontuais manifestações de privilégio que vivemos no dia a dia e de que modo isso é reflexo do racismo estrutural perpetuado pela própria sociedade, por mim. Seguem algumas citações que marquei no decorrer da leitura.

"Os mesmos que aplaudiram a Revolução Francesa viram a Revolução Haitiana com desconfiança e medo, e impuseram toda a sorte de obstáculos à ilha caribenha, que até os dias de hoje paga o preço pela liberdade que ousou reivindicar."

"O racismo é, no fim das contas, um sistema de racionalidade, como nos ensina o mestre Kabengele Munanga ao afirmar que o ?preconceito? não é um problema de ignorância, mas de algo que tem sua racionalidade embutida na própria ideologia."

"A ideologia imperialista baseou-se no racismo e na ideia eurocêntrica do progresso.[...] Essa ideologia racista, somada ao discurso pseudocientífico do darwinismo social ? que afirmava a superioridade natural do homem branco ?, foram o elemento legitimador da pilhagem, dos assassinatos e da destruição promovidos pelos europeus no continente africano."

Fernando 31/03/2021

Esclarecedor
Silvio Almeida abre nossas mentes sobre conceitos importantes como raça e racismo e desenvolve a problemática por trás, nos fazendo entender porque o racismo é estrutural e parte tão atuante da nossa sociedade ao mesmo que tempo que nos ensina como enfrentá-lo. Um livro de grande valor e que precisa ser lido com calma e sem pressa principalmente no final, onde as coisas podem ficar mais complexas junto com a linguagem utilizada.

Gislayllson 31/03/2021

O racismo não é uma anomalia
"Racismo Estrutural" de autoria do intelectual negro, filósofo, advogado, professor e doutor em direito Silvio Almeida, em minha avaliação, representa uma importante evolução nas discussões sobre o racismo e suas consequências nas mais diversas áreas sociais do Brasil. Isso se dá porque, dentre seus diversos objetivos, pretende superar a ideia de que o racismo é somente uma questão individualizada, uma espécie de anomalia que pode ser extinguida por ações igualmente individualizadas. Para além disso, o racismo é, segundo Almeida, um problema de natureza institucional e, principalmente, estrutural, pois envolve relações de poder. De maneira altamente didática, o autor reflete sobre fatores intrinsicamente ligados ao racismo, como por exemplo, ideologia, política, direito e economia. A leitura dessa maravilhosa obra foi uma grande oportunidade de aprendizagem e reflexão. Recomendo fortemente.

@allanvmariano 31/03/2021

Leitura essencial!
O professor Silvio Almeida, com simplicidade e genialidade, nos agracia com uma perspectiva do que venha a ser racismo estrutural. Ele evidência como a nossa sociedade foi moldada e estruturada para mater o domínio e subjugação da população negra. Ao mesmo tempo, demostra como o próprio direito é insuficiente para elidir as práticas e estruturas racistas o qual estamos envoltos. Desse modo, apenas com o despertar de um debate franco e olhar crítico sobre a nossa fundação, como sociedade, será possível desenvolver as bases de uma nova sociedade antirracista. Aqui, deixo o meu agradecimento pela exemplar aula do professor Dr. Silvio Almeida. Orgulho do movimento antirracista! ??

Everton Vidal 01/04/2021

É o primeiro livro que leio sobre o assunto. A premissa é que o racismo é regra, não exceção. É a manifestação normal de uma sociedade, e não uma anormalidade. Com isso o autor desenvolve duas teses: a de que a sociedade não pode ser compreendida sem os conceitos de raça/racismo, e a de que o significado desses termos exige dos pesquisadores um sólido conhecimento de teoria social.

Raça é um conceito utilizado para justificar e fomentar as desigualdades sociais. O Racismo é o processo histórico e político que elabora e perpetua os mecanismos de discriminação. Se apresenta de três formas: Racismo individual, institucional e estrutural. O autor esmiúça cada uma delas estabelecendo por capítulos a relação que existe com os aspectos centrais das estruturas sociais: ideologia, política, direito e economia.

Cristina 03/04/2021

Fundamental
Você acredita em racismo reverso?
Você sabe dizer o que é discriminação?
Você sabe descrever o que é preconceito?
E racismo, você sabe o que é?

Este livro foi fundamental para entender o porquê de uma deternada situação ter me machucado tanto. Com mulher negra, já sofri casos de discriminação, preconceito, mas quando foi de racismo, isso quase me destruiu.
Este livro mostra o qual profundo é o racismo no Brasil e porque ele está longe de ser estinto.
Recomendo este livro a todos.

Renata 04/04/2021

Sensacional
Eu poderia ficar uns bons minutos pensando em um texto incrível sobre o impacto desse livro em mim, mas nada seria tão fiel. Saber a importância dele e o quanto ele é esclarecedor me deixa em paz. Queria poder sair dando de presente a todo mundo que ainda não leu sobre o assunto.
Silvio é um autor incrível.

Gfelixft 06/04/2021

Racismo estrutural
"Esse é o retrato da crise atual. No fim das contas, a identidade desconectada das questões estruturais, a raça sem classe, as pautas por liberdade desconectadas dos reclamos por transformações econômicas e políticas, tornam-se prezas fáceis do sistema. Facilmente a questão racial desliza para o moralismo. Não existe nem nunca existirá respeito às diferenças em um mundo em que as pessoas morrem de fome e são assassinadas pela cor da pele."