Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Edu 26/05/2021

Uma lanterna no meio da escuridão
Silvio Almeida não nos apresenta uma obra com juridiquês ou faz uso de expressões rebuscadas. Ele desenha um panorama de fácil apreensão e nos conduz por um caminho que esclarece o tema e outros correlatos.

É um guia para entender como o racismo vai muito além de atitudes atomizadas de indivíduos ou grupos. Falar que o problema o racismo é estrutural não nos exime da sua reprodução ou de estar fazendo parte do sistema que o utiliza.

Não é preciso concordar com o autor em tudo ou ir pela linha de seu raciocínio, mas enxergar sua visão de mundo nos ajuda a compreender a nossa. Ele mesmo explica que os grupos minoritários não são um bloco pensante unânime.

O livro não é somente uma aula, mas uma lanterna no meio da escuridão que ilumina paredes e becos sem saída que não estávamos vendo. Ele não nos leva à saída da caverna, mas nos ensina a andar com mais cuidado.

Eu já tinha uma consciência racial na adolescência, mas gostaria muito de ter lido esse livro aos meus 15 anos.

Bernardovsky 27/05/2021

Que livro intelectual
É o primeiro livro de "filosofia" e "direito" propriamente dito que leio, e vou confessar que é uma loucura. Esse livro aborda aspectos que utilizam do racismo para seu funcionamento, que a gente nunca tinha pensado antes, como economia e grupos econômicos. Perdi as contas de quantas vezes foi preciso eu usar um dicionário (não sou habituado com essa forma de escrita, e tá tudo bem. Não deixa de ser uma ótima pedida) e aproveitei pra usar essas palavras no meu dia a dia. Essa obra de arte vem recheada de vários argumentos que podem ser usados em um debate anti-racista e serve como abertura dos olhos para MUITAS pessoas do Brasil que preferem a ignorância de se manterem sem saber de assuntos tão precisos como esses.
Silvio Almeida lançou a braba.

Rosangela Max 28/05/2021

Técnico, mas funcional.
Em capítulos curtos, mas recheados de informação, o autor nos dá um panorama geral sobre o racismo.
Apesar ao título do livro ser ?Racismo Estrutural? houve a necessidade do autor nos dar um contexto do tema em toda a sua amplitude e ele fez isso de forma muito didática e bem estruturada. Isso não significa tratar-se de uma leitura fácil.
Hã aqui muitos termos e explicações técnicas, o que torna a leitura mais lenta. Pelo menos foi assim pra mim, que sou leiga no assunto.
Este é um excelente livro para quem quer conhecer mais sobre o tema.

Gustavo Ferreira 28/05/2021

Esclarece conceitos muito importantes para a compreensão do racismo como um fenômeno além do indivíduo. Livro com conceitos técnicos, porém, explicação clara e precisa. O Silvio Almeida é um estudioso incrível, expõe diversas faces do racismo com fundamentos e fontes confiáveis. Recomendo a leitura a todos, branco ou negro, deve entender esses conceitos antes de assumir uma posição sobre o tema.

nmstoppa 30/05/2021

É o primeiro livro da coleção Feminismos Plurais que leio e gostei bastante, me aprofundei em um assunto que eu já tinha conhecimento, mas ter esse conteúdo em um só lugar, com dados, estatísticas é muito bom, fonte de procura e aprendizado muito mais rápido e próximo.

Renato375 30/05/2021

Um livro essencial!
O autor é didático na construção do conhecimento com uma preocupação constante de apresentar os conceitos antes de discutir o tema, dessa forma nos ajuda na tentativa de compreender algo tão complexo.

O livro é honesto, corajoso e essencial no combate ao racismo.

E-book:
Preço: disponível no Amazon unlimited

Fabio.Jackson 03/06/2021

Importante leitura.
O livro traz a teoria do professor Silvio Almeida de como o racismo em nossa sociedade capitalista ocidental, é mais do que uma questão institucional e individual. Sendo ela, estrutural. Isso significa que as bases para o desenvolvimento do modelo de sociedade em que vivemos foi construído de forma direta e indireta sobre a exclusão e discriminação. Com bastante lucidez em sua escrita e se utilizando de diversas fontes, ele aponta o resultado do seu estudo. Nos traz uma importante reflexão sobre representatividade. Mas, também, sobre instituições judiciais, sobre economia e capitalismo. Como todas essas instituições se beneficiam e se beneficiaram ao longo dos anos de políticas sexistas e racistas. Um livro curto, bastante didático. Recomendo a leitura.

Angel 06/06/2021

Leitura necessária
A leitura foi muito tranquila, porém acredito que quem não tem muito contato com textos acadêmicos tenha um pouco de dificuldade de compreender todas as informações abordadas no livro, mas ainda sim gostei muito foi uma leitura que me acrescentou muito e me ajudou entender melhor acerca do racismo estrutural e institucional e qual a diferença entre esses dois termos, desigualdade social, e o racismo enquanto tecnologia de poder.

Super recomendo

Samantha18 07/06/2021

Leitura totalmente necessária na luta antirracista, de uma forma acessível e muito didática, trazendo para o leitor referências históricas, Silvio de Almeida tenta elucidar como o racismo se manifesta no momento atual...

Carlos Alberto 13/06/2021

"Racismo Estrutural" de Silvio Almeida um dos títulos da coletânea Feminismos Plurais com coordenação de Djamila Ribeiro, é uma obra que te faz refletir sobre vários pontos acerca de raça e racismo na sociedade contemporânea. Onde para Almeida o racismo engloba diversos aspectos, sendo este, tanto históricos, político-sociais, jurídicos e institucionais.
No geral "Racismo Estrutural" é uma leitura bem fluida que nos traz a luz algumas das consequências e das micro agressões que a população negra, pobre e marginalizada sofrem através de atitudes que se tornaram normalizadas ao longo do desenvolvimento econômico impulsionado pelo capitalismo. É uma obra para se ter como referência para a educação antirracista que lida como complemento da obra de Djamila Ribeiro - "Pequeno manual Antirracista" - nos faz mudar a forma como vemos a situação das minorias na sociedade.

Rosana 14/06/2021

Necropolitica
"A descrição de pessoas que vivem ?normalmente? sob a mira de um fuzil, que têm a casa invadida durante a noite, que têm de pular corpos para se locomover, que convivem com o desaparecimento inexplicável de amigos e/ou parentes é compatível com diversos lugares do mundo e atesta a universalização da necropolítica e do racismo de Estado, inclusive no Brasil."

Muitas reflexões que se fazem necessário.

cinthyaarruda 15/06/2021

Leitura obrigatória
Sílvio Almeida trás atreves de uma leitura pra mim fácil, fluida e com muito embasamento sobre o que é o racismo estrutural e como é perpetuado dentro da sociedade.

Racismo estrutural permite que você reflita sobre a sociedade, como ele é construída, além de todo o contexto histórico.

O livro contém muitos conceitos importante mas isso não permite que a leitura fique pesada como se estivesse lendo um dicionário. Pra mim foi bem fluida e bem rápida também, mesmo com todas as citações (pra mim) não ficou com cara de artigo científico.

Ana Tambara 16/06/2021

"Não existe "consciência de classe" sem consciência do problema racial."

Bom, esse livro é uma aula incrível se eu pudesse eu tinha sublinhado todo ele. Recomendo demais. O autor explica de forma simples um assunto tão complexo. Leiam!

Oliveira208 17/06/2021

Livro difícil
Ele é cheio de verdades muito tensas de digerir, fiquei me sentindo mal em muitos momentos, porque passei a enxergar coisas que passavam despercebidas. Leitura necessária para entender que o racismo está na estrutura da sociedade e que ele precisa ser combatido.