Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Daniel1906 30/04/2021

Silvio Almeida traz conceitos fundamentais sobre o tema e faz as necessárias distinções entre eles. Apresenta reflexões importantes, relacionando o tema do racismo, que é estrutural, com a economia, a política e o direito. Acredito que devam haver obras mais aprofundadas sobre o tema, focando em aspectos mais específicos, mas, na minha opinião, a obra entrega muito bem o que se propõe.

Marcelo 02/05/2021

Leitura difícil mas necessária
A leitura deste livro é imprescindível para um entendimento do tema. Não é uma leitura fácil. A escrita é acadêmica e não é muito acessível. Mesmo assim a obra é necessária para quem quer aprender mais sobre racismo e entender sua mecânica na sociedade.

anicca 02/05/2021

Debate fundamental sobre humanidade
À luz de fatores sociológicos, econômicos, políticos, institucionais, legais, psicológicos e históricos, Silvio Almeida explicita por quais motivos o racismo impera ? em especial ? na sociedade brasileira e o quão fundamental é assumirmos responsabilidade na luta antirracista se quisermos uma sociedade mais igualitária.

O livro é introdutório, porque a proposta da coleção Feminismos Plurais é justamente apresentar faces das nossas lutas sociais, e porque o racismo em si é permeado por muitos eixos complexos. Ainda assim, a interdisciplinaridade e didática de Silvio são profundas e abrangem os principais campos dessa discussão, além de haver uma quantidade expressiva de referências nas quais o leitor poderá se aprofundar.

Até o momento, foram publicados livros vinculados a essa coleção com discussões sobre feminismo, interseccionalidade, apropriação cultural, racismo recreativo, colorismo, intolerância religiosa, encarceramento em massa e lugar de fala.

Roberta Silva 03/05/2021

Racismo Estrutural
 A obra traz uma discussão sobre Raça, Racismo e a estrutura das relações sociais, ao longo de cinco capítulos, tendo como suporte autores reconhecidos pelos seus estudos da teoria critica racial.
O livro tem potencial informativo e re?exivo, alertando sobre costumes naturalizados e suas implicações. Leitura que recomendo muito.

Gabriel 06/05/2021

Todo mundo deveria ler
O livro aborda a questão do racismo em todas as esferas da sociedade e de como ele está nas coisas que nem percebemos. Sendo um livro muito necessário para que todos possam ver que o racismo faz parte da sociedade e que precisamos ter consciência disso para lutarmos contra

Keliaane 08/05/2021

Gostei, explica muito bem os conceitos. Um livro bastante didático e ótimo para fazer pesquisa.

Carolina 09/05/2021

#32 Muito esclarecedor, recomendo
O livro Racismo Estrutural, do autor Silvio Almeida, tem a leitura muito palatável pela possibilidade de enxergar em hábitos cotidianos, os racismos "sutis" do dia-a-dia. Podemos identificar que não existe exagero ao refletirmos sobre o racismo estrutural, o racismo não é excessão, ele infelizmente é a regra. Essas reflexões são importantes para compreendermos e abandonarmos as hábitos racistas que são estruturados na sociedade em que vivemos.

Caetano.Bezerra 12/05/2021

Todo rascismo é estrutural
Livro com abordagens bem interessantes subtrama racismo e sua relação com outras esferas do cotidiano humano. Denso e introdutório na medida certa, e cheio de referências. Linguagem bem leve e acessível.

Fernanda 12/05/2021

Muito bom pra entendermos sobre o racismo, porém achei o texto um pouco acadêmico e as vezes cansativo. Mas de qualquer forma, recomendo.

Marcos.Coelho 14/05/2021

Excelente e muito necessário
Gostei muito do livro e da forma direta como o professor Silvio escreve. Não é uma leitura fácil. Embora não seja extenso, o conteúdo é bastante denso e exige uma maturidade do leitor para absorver todos os ensinamentos.

Fael 21/05/2021

Na estrutura, nas entranhas.
Silvio é muito didático ao explicitar o racismo como um fenômeno estrutural dentro da formação social brasileira.
A partir desse ponto, de que é preciso analisar a formação social de determinado país para aí sim examinar o racismo, Silvio examina o papel ideológico, político, cultural, econômico e do direito.

O racismo se mostra intrínseco ao capitalismo na lógica de exploração. Nesse ponto, o autor faz uma abordagem da necessidade de superação do capitalismo a partir de um olhar para as classes mas também para as ?minorias? raciais e de gênero.

O livro se mostra de extrema importância para o entendimento do ?funcionamento? do racismo à brasileira, o famoso racismo velado, que se entranhou nas estruturas do Estado e nas instituições, além de explorar como a naturalização do racismo se constituiu, e ainda constitui, em nossa sociedade.

thuanyww 23/05/2021

educativo
uma boa leitura para quem quer se educar quanto ao tema, mostrando muito bem o funcionamento da nossa sociedade e como as práticas racistas estão fortemente entrelaçadas ao sistema.

Silmara.Alencastro 24/05/2021

Didático
O livro nos faz ver o que está por trás de falas e atitudes reconhecidas como normais e que na verdade são a face "oculta" do racismo. Com o diferencial da abordagem jurídica sem o juridiques.

Vitorugo 24/05/2021

Racismo na ideologia, política, direito e economia
O racismo é muito mais do que uma manifestação individual. É uma herança comportamental e social histórica. Estamos mergulhados na ignorância da crença de existência de superioridade racial, o que nos leva a normatizar alguns aspectos das mazelas enfrentadas pelas minorias.

Silvio Almeida reflete em suas palavras grandes reflexões a respeito da origem, desenvolvimento e estruturação do racismo. O livro é um enorme chamado a observância do preconceito que consciente ou inconscientemente reproduzimos, todos os dias, por mais de 500 anos.

Rita 24/05/2021

Um livro extremamente importante. Diferente de outros livros que eu li sobre racismo, esse é bem mais completo. Explica bem o que o racismo, as suas origens, como o racismo é usado para justificar a exploração da classe trabalhadora. Discordo de alguns pontos, mas no geral o livro é muito bom.