Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

@allanvmariano 31/03/2021

Leitura essencial!
O professor Silvio Almeida, com simplicidade e genialidade, nos agracia com uma perspectiva do que venha a ser racismo estrutural. Ele evidência como a nossa sociedade foi moldada e estruturada para mater o domínio e subjugação da população negra. Ao mesmo tempo, demostra como o próprio direito é insuficiente para elidir as práticas e estruturas racistas o qual estamos envoltos. Desse modo, apenas com o despertar de um debate franco e olhar crítico sobre a nossa fundação, como sociedade, será possível desenvolver as bases de uma nova sociedade antirracista. Aqui, deixo o meu agradecimento pela exemplar aula do professor Dr. Silvio Almeida. Orgulho do movimento antirracista! ??

Everton Vidal 01/04/2021

É o primeiro livro que leio sobre o assunto. A premissa é que o racismo é regra, não exceção. É a manifestação normal de uma sociedade, e não uma anormalidade. Com isso o autor desenvolve duas teses: a de que a sociedade não pode ser compreendida sem os conceitos de raça/racismo, e a de que o significado desses termos exige dos pesquisadores um sólido conhecimento de teoria social.

Raça é um conceito utilizado para justificar e fomentar as desigualdades sociais. O Racismo é o processo histórico e político que elabora e perpetua os mecanismos de discriminação. Se apresenta de três formas: Racismo individual, institucional e estrutural. O autor esmiúça cada uma delas estabelecendo por capítulos a relação que existe com os aspectos centrais das estruturas sociais: ideologia, política, direito e economia.

Cristina 03/04/2021

Fundamental
Você acredita em racismo reverso?
Você sabe dizer o que é discriminação?
Você sabe descrever o que é preconceito?
E racismo, você sabe o que é?

Este livro foi fundamental para entender o porquê de uma deternada situação ter me machucado tanto. Com mulher negra, já sofri casos de discriminação, preconceito, mas quando foi de racismo, isso quase me destruiu.
Este livro mostra o qual profundo é o racismo no Brasil e porque ele está longe de ser estinto.
Recomendo este livro a todos.

Renata 04/04/2021

Sensacional
Eu poderia ficar uns bons minutos pensando em um texto incrível sobre o impacto desse livro em mim, mas nada seria tão fiel. Saber a importância dele e o quanto ele é esclarecedor me deixa em paz. Queria poder sair dando de presente a todo mundo que ainda não leu sobre o assunto.
Silvio é um autor incrível.

Gfelixft 06/04/2021

Racismo estrutural
"Esse é o retrato da crise atual. No fim das contas, a identidade desconectada das questões estruturais, a raça sem classe, as pautas por liberdade desconectadas dos reclamos por transformações econômicas e políticas, tornam-se prezas fáceis do sistema. Facilmente a questão racial desliza para o moralismo. Não existe nem nunca existirá respeito às diferenças em um mundo em que as pessoas morrem de fome e são assassinadas pela cor da pele."

Vívian 12/04/2021

Necessario
Já tinha visto referências ao Silvio no Twitter e aproveitei a oportunidade para conhecer um pouco mais sobre o tema.

Mark Nascimento 14/04/2021

Esclarecedor
O autor explica de forma clara e didática que o racismo é a manifestações de algo profundo, que se desenvolve nas entranhas políticas e econômicas da sociedade. A forma como a sociedade se estrutura e foi construída tornou possível um problema que é enfrentado até hoje, e saber disso faz com que a luta contra o racismo seja mais eficiente.

Adriano.Seno 18/04/2021

Obrigatório
Livro essencial para entender como o racismo se instala nas estruturas da sociedade. Mostra como Não é possível pensar uma nova forma de sociedade sem superar a questão racial.

Giuliano.Nascimento 18/04/2021

Bom livro. Nos trás o tema do racismo associado às questões políticas, econômicas. Muito Interessante.

marihoschette 19/04/2021

Muito importante
Entendo sobre estruturas do racismo em nosso país a partir da leitura deste livro. Gostei da maneira como Silvio abordou o tema em tópicos e de forma bastante destrinchada durante todo o livro. Cada capítulo tem tópicos que ajudam a organizar mais as ideias sobre o que é racismo estrutural, qual a relação dele com o Estado e a economia e como podemos ajustar nossas atitudes para evitar a reprodução do racismo estrutural no nosso dia a dia.

Cristina.Pansarelli 21/04/2021

Racismo Estrutural
Eu ja admirava Silvio Almeida antes da leitura de suas obras, agora ainda mais! De forma extremamente didática, explica que a superação do racismo só pode ser feita se houver uma pré educação sobre de que forma ele esta intrinsicamente ligado a todos os âmbitos da nossa sociedade.

Myh 27/04/2021

Para entender mais
É um livro com mais detalhes, precisa de mais atenção, não é tão fácil de ler, mas acho bem importante para conseguirmos entender um pouco mais sobre o assunto

Marina.Soares 28/04/2021

Mas nada disso faz com que tenhamos que dizer "amém" a alguém que erra tanto em análises como Sílvio Almeida. Seu livro é melhor que o de Djamila, da mesma coleção "Feminismos plurais", porque não é preguiçoso no arcabouço teórico, mas o que ele conclui se debruçando sobre dezenas de autores é muitas vezes espantoso pelo simplismo, pelo pensamento de seita e até por alguma evidente má-fé.

MaurAcio.Garrido 28/04/2021

Brasil é racista SIM
"Achar que no Brasil não há conflitos raciais diante da realidade violenta e desigual que nos é apresentada cotidianamente beira o delírio, a perversidade ou a mais absoluta má-fé"

Uma fonte de dados muito necessária e que deveria ser parte de currículo escolar no ensino médio. Seria bom incluir na grade da História do Brasil.

Daniel1906 30/04/2021

Silvio Almeida traz conceitos fundamentais sobre o tema e faz as necessárias distinções entre eles. Apresenta reflexões importantes, relacionando o tema do racismo, que é estrutural, com a economia, a política e o direito. Acredito que devam haver obras mais aprofundadas sobre o tema, focando em aspectos mais específicos, mas, na minha opinião, a obra entrega muito bem o que se propõe.