Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Porto 15/11/2021

Necessário
Um livro denso e com uma linguagem acadêmica. Não é um livro simples pra já iniciar nas discussões raciais, mas que a leitura deveria ser incentivada.

Amanda.Tapia 14/04/2023

Necessário
Leitura tranquila de acompanhar, quase como um livro escolar. É o básico para entender o racismo em diferentes contextos históricos e atuais. Essencial para não continuarmos cometendo os mesmos erros.

Mirelle 01/12/2021

Mais um título da coleção que não deixa uma vírgula a desejar, em "racismo estrutural" a dinâmica continua a mesma, apresenta-se o conceito, contexto histórico e sua evolução ao decorrer do tempo.

Silvio resguarda grande parte de sua obra na contextualização e definição do conceito em diversas frente do saber em particular para a sua área de domínio, jurídica. De maneira didática s acessível expõem conceitos complexos e técnicos, tornando a leitura mais lenta, mas sem perder o dinamismo proposto.

Excelente leitura introdutória ao assunto, ótimo contextualizada e provocativo na medida.

Vitória Romeiro 01/12/2021

a única forma que consigo descrever um terço desse livro seria pelas palavras dilacerante, importante e essencial.

Anareads 21/03/2023

Importante!
Gostei bastante da leitura, a escrita é muito tranquila, fácil de entender! é um livro bem didático e eu recomendo bastante. aprendi muito coisa e pretendo só aprofundar mais

Jordanna.Cardoso 03/12/2021

Reflexões necessárias
Silvio Almeida escreve muito bem, é um livros muito inteligente, com inúmeras reflexões inovadoras sobre um assunto tão antigo.
Mas entendi nada!

Giovana 15/12/2021

Muito interessante, gosto da escrita do Silvio, acho muito esclarecedora. Recomendo a todos, é um livro simples e bem completo.

Jess 19/12/2021

Necessário!
A coleção, por si só, já é fantástica e necessária. Cada livro é, inegavelmente, uma leitura obrigatória. Recomendo demais!
Excelente!
?????

Jéssica 29/12/2021

Um livro que informa de forma clara sobre o racismo estrutural e como ele impacta diversos âmbitos da sociedade.

Jairo Oliveira 04/01/2022

Tão complexo quanto o tema. Hora tanto que dificulta a compreensão da mensagem. Ainda sim possui paginas ricas em todos os capitulos.

Jessica1248 02/07/2023

"o racismo é uma decorrência da própria estrutura social"
"Em resumo: o racismo é uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo ?normal? com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional. O racismo é estrutural. 39 Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção."

" O fim do consumo de massa como padrão produtivo predominante, o enfraquecimento dos sindicatos, a produção baseada em alta tecnologia e a supressão dos direitos sociais em nome da austeridade fiscal tornaram populações inteiras submetidas às mais precárias condições ou simplesmente abandonadas à própria sorte, anunciando o que muitos consideram o esgotamento do modelo expansivo do capital."

" A superação do racismo passa pela reflexão sobre formas de sociabilidade que não se alimentem de uma lógica de conflitos, contradições e antagonismos sociais que no máximo podem ser mantidos sob controle, mas nunca resolvidos. Todavia, a busca por uma nova economia e por formas alternativas de organização é tarefa impossível sem que o racismo e outras formas de discriminação sejam compreendidas como parte essencial dos processos de exploração e de opressão de uma sociedade que se quer transformar."

TineC 28/06/2023

Necessário
Independente de gênero, raça, religião ou classe social essa leitura é essencial, visto que o racismo atravessa todos os âmbitos sociais e Silvio Almeida tem uma linguagem fácil e super didática para explicar.

Para quem tem interesse de se aprofundar no tema é uma excelente fonte de referências bibliográficas.

mariana975 04/07/2023

Li pra faculdade - uma leitura obrigatória para todos
Acabei de descobri q tem q fazer resenha pro skoob válida minha leitura então ta aqui minha resenha amei mt bom

Marcell 28/02/2022

Necessário
Uma leitura que se iniciou como pesquisa para um artigo da faculdade se mostrou uma das obras não ficcionais mais interessantes que já tive contato. De maneira simples e didática, porém sem perder a profundidade, e o cuidado de lidar com o tema, o autor explica como o racismo é um sistema intrínseco e inexoravelmente ligado à sociedade em que vivemos, e como situações racistas estão integradas no nosso cotidiano, de forma estrutural. O autor apresenta exemplos, citações e ligações com várias áreas, como ciências sociais, direito e economia, e como todas essas áreas estão interligadas, e no seu cerne de formação da sociedade como entendemos, carrega bases racistas e discriminatórias, de forma estrutural, de tal forma que se normalizou a perpetuação de preceitos racistas em todos os setores sociais. Um livro complexo, mas ao mesmo tempo muito completo, e de fácil compreensão, porém extremamente reflexivo, que nos leva a realizar um exercício de reflexão de como a sociedade funciona, do nosso cotidiano, e de como cada pessoa se coloca e age nesse cenário. Obra totalmente recomendável.