Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

mariana975 04/07/2023

Li pra faculdade - uma leitura obrigatória para todos
Acabei de descobri q tem q fazer resenha pro skoob válida minha leitura então ta aqui minha resenha amei mt bom

Jordanna.Cardoso 03/12/2021

Reflexões necessárias
Silvio Almeida escreve muito bem, é um livros muito inteligente, com inúmeras reflexões inovadoras sobre um assunto tão antigo.
Mas entendi nada!

Giovana 15/12/2021

Muito interessante, gosto da escrita do Silvio, acho muito esclarecedora. Recomendo a todos, é um livro simples e bem completo.

Jess 19/12/2021

Necessário!
A coleção, por si só, já é fantástica e necessária. Cada livro é, inegavelmente, uma leitura obrigatória. Recomendo demais!
Excelente!
?????

Jéssica 29/12/2021

Um livro que informa de forma clara sobre o racismo estrutural e como ele impacta diversos âmbitos da sociedade.

Jairo Oliveira 04/01/2022

Tão complexo quanto o tema. Hora tanto que dificulta a compreensão da mensagem. Ainda sim possui paginas ricas em todos os capitulos.

Ligia 16/09/2023

Saia da sombra do seu racismo
O racismo é perverso, excludente, egoísta, assassino de milhares !
O povo negro foi vítima do colonialismo e saga europeia por poder e riqueza. O ocidente se formou e cresceu com base nessa chaga e o racismo tornou-se estrutural.
O livro trata de aspectos históricos, políticos, econômicos para mostrar como a escravidão e posterior preconceito com o povo negro contribui para construir nossa sociedade.

Mina 01/09/2023

Me deixou com vontade de ler a coleção inteira . É um livro bem orgânico, de fácil leitura e aborda muitos conceitos sociais de uma maneira que dá pra absorver muitas informações até para quem não tem conhecimento prévio sobre política

Thais645 18/10/2023

Ótimo livro para servir de início para o conhecimento sobre o racismo e suas variadas formas de violência, subjetividade e aplicação. Recomendo a leitura

Marcell 28/02/2022

Necessário
Uma leitura que se iniciou como pesquisa para um artigo da faculdade se mostrou uma das obras não ficcionais mais interessantes que já tive contato. De maneira simples e didática, porém sem perder a profundidade, e o cuidado de lidar com o tema, o autor explica como o racismo é um sistema intrínseco e inexoravelmente ligado à sociedade em que vivemos, e como situações racistas estão integradas no nosso cotidiano, de forma estrutural. O autor apresenta exemplos, citações e ligações com várias áreas, como ciências sociais, direito e economia, e como todas essas áreas estão interligadas, e no seu cerne de formação da sociedade como entendemos, carrega bases racistas e discriminatórias, de forma estrutural, de tal forma que se normalizou a perpetuação de preceitos racistas em todos os setores sociais. Um livro complexo, mas ao mesmo tempo muito completo, e de fácil compreensão, porém extremamente reflexivo, que nos leva a realizar um exercício de reflexão de como a sociedade funciona, do nosso cotidiano, e de como cada pessoa se coloca e age nesse cenário. Obra totalmente recomendável.

Ednaldo.Samuel 10/12/2022

Uma leitura essencial.
Racismo Estrutural é um livro fantástico e extremamente necessário para qualquer cidadão. É inegável que racismo esteja na estrutura social, por isso nessa obra, Silvio discute essa problemática, citando inúmeros exemplos e opiniões de outros estudos sobre o assunto. Com um rico conteúdo sobre o política, economia, sociedade e outros, ele aborda diversos temas que têm relação com o racismo. A leitura é fluida e utiliza de uma linguagem de fácil entendimento. Por fim, Racismo Estrutural é com certeza uma obra riquíssima em informação.

Igor.Matias 10/05/2022

Livro Essencial
Racismo Estrutural é um daqueles livros que deveria ser estudado nas escolas. Entender como o racismo se manifesta para além da questão individualista (muito usado por brancos para deslegitimar ou relativizar o racismo) é muito importante. Durante todo o livro o professor Silvio vai destrinchando as sutilezas do racismo e mostrando como isso afeta o nosso contexto atual. Meu único porém do livro é escrita muito técnica que faz com que a leitura não seja tão fluida. Travei em algumas partes e precisei reler outras. Levanto esse ponto porque esse livro tem enorme potencial de transformação e talvez não seja tão acessível a população preta pela linguagem ( o número de pessoas pretas que não possuem educação formal ainda é enorme). Essa primeira leitura foi de reconhecimento. Farei uma próxima mais aprofundada,estudando cada capítulo.

skuser02844 13/05/2022

Fantástico a didática e precisão das ideias
Muito bom. Sério.
Silvio Almeida é excelente. Esse é um ótimo ponto de partida para conhecer o tema do racismo estrutural, e ver como ele influência as relações do dia a dia, açe como a sociedade funciona e baseia as relações que nela existe.

Guting 17/05/2022

Vou reler....
Com certeza essa livro abriu a minha mente para muito coisa que não nos é ensinado na escola. Uma leitura bem diferente do que estou acostumado, pois, usa de termos que usualmente não aparecem para pessoas com pouca leitura ou estudo, mas que mesmo assim dá pra associar com o que está escrito (pesquisando). Me interessou muito e me fez refletir bastante.