Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Letícia 23/02/2023

Eu admiro muito o silvio e estou acompanhando muito a atuação dele como ministro dos direitos humanos. conheci esse livro através de uma aula de História sobre racismo estrutural e desde então me encantei pelo o que ele escreve. não foi um livro fácil de se ler, algumas conceitos eu ainda não assimilei/não entendi pela linguagem técnica dele. a forma como ele escreve é mais bruta do que os outros livros da coleção Feminismos Plurais, porque ele envolve conceitos de direito e economia e, sendo sincera, não gosto muito dessa parte e meus estudos do racismo sempre foram muito históricos. enfim, recomendo o livro pra quem quer conhecer mais as pautas do silvio, ter uma introdução sobre o que é racismo estrutural e ter um direcionamento para estudá-lo!
Ana Paula 23/02/2023minha estante
Que interessante! Pretendo ler.

Maria.Thereza 22/02/2023

PERFEITO
Silvio Almeida consegue colocar em palavras de forma didática anos e anos de controle estatal por seletividade - principalmente racial - e de maneira clara explica todas as consequências desse controle.

giu 21/02/2023

Essencial
Já adianto que apenas irie elogiar o livro!!

Eu me surpreendi com a obra, pois o professor Silvio Almeida destrincha por completo o racismo estrutural e não faltam explicações, exemplos e definições bem detalhadas no livro.

A leitura em si foi muito rica e educadora e, com isso, não acho surpreendente ela ser mais complexa e demorada. Acredito que faz parte da seriedade do tema e da quantidade enorme de informações que o envolve.

Não é preciso ter muito conhecimento no assunto para conseguir acompanhar o livro, basta saber que é necessária uma leitura atenta e paciente, assim, tudo se desenvolve maravilhosa bem pois é muito didática.

Toda a minha admiração ao autor!

Paulinha 20/02/2023

Tema de importância histórica
É um assunto que eu leio e me interesso bastante.

O objetivo desse livro é ser acessível para a população geral, o tema é muito importante e precisa ser muito debatido e conversado.

Achei a leitura um pouco difícil, enrolada, com pouco engajamento.

Foi difícil pra mim que já tenho um pouco de conhecimento sobre o assunto, imagino que não deve ser uma leitura fácil para quem está começando.

Então indico a leitura mas não como primeiro livro para quem está começando.

Madu 19/02/2023

Apenas um pouco da minha experiência com a leitura
A temática do racismo abordada no livro é um assunto que desperta meu interesse e sobre o qual desejo aprender mais, então ao me deparar com a obra disponível no prime reading decidi iniciar a leitura, a qual tem a premissa de apresentar o conteúdo de modo mais acessível e compreensível, entretanto para mim isso funcionou em partes.

Alguns tópicos da discussão de fato foram fáceis de serem compreendidos, porém em outros momentos do texto senti falta de exemplos que ilustrassem melhor determinados pontos, o que ao meu ver teria contribuído para melhor entendimento do conteúdo apresentado, especialmente quando o leitor não tem conhecimentos prévios sobre alguma das áreas abordadas, como a economia, a política ou o campo jurídico.

Entretanto, apesar dessa ressalva, o livro apresenta um conteúdo rico e proporciona reflexões importantes, bem como questões que podem ser desconhecidas pelos leitores, proporcionando uma oportunidade de aprendizado.

Cecília Pereira 15/02/2023

Racismo estrutural
Em ?Racismo estrutural?, o professor Silvio Almeida faz uma importante contribuição para um maior entendimento da questão da raça no contexto brasileiro. O autor conclui que o racismo é estrutural e isso não serve para dar desculpas do porquê há tantos casos diários de racismo no nosso país, mas sim para nos motivar e compreender que precisamos de um projeto político urgente para acabar com essa estrutura. Claro que isso exige um grande esforço, mas vejo que essa obra já é um deles. Por isso, julgo ela como uma leitura quase obrigatória para pessoas inseridas na luta antirracista.

Charlie Gabriel 07/02/2023

Obra obrigatória para todo estudante, não só de direito, que é meu caso, mas qualquer nível a partir do ensino medio. Até para os mais leigos que acham que racismo é só "mimimi". Entender que o racismo não são só casos isolados e uma doença de alguns indivíduos mas algo atrelado nas estruturas do nosso estado e modelo econômico, é fundamental e vai mudar seu jeito de ver o mundo. Para quem já é dentro do tema pode parecer que o livro fala muito do que já sabemos, mas é uma obra que com certeza vai explodir a mente de quem vivia de falácias e hipérboles, então quando ouvir um amigo soltar bordão racista como "negros são minorias em cargos mais altos pq não se esforçaram" ou "é só parar de falar só racismo que ele some", nesse momento recomende esse livro para ele, que com certeza vai abrir a mente dele.

Claríssima 05/02/2023

Silvio Almeida é uma pessoa excepcional. Seu livro não é diferente. O autor fez um estudo minucioso sobre o racismo estrutural, nos apresentandos opiniões divergentes de estudiosos e depois, tirando suas próprias conclusões com base em suas análises. Algo importantíssimo, foi Almeida ter deixado sugestões de livros para aprofundarmos em outros temas abordados superficialmente, que nos causam curiosidade.
Além disso, Almeida é extremamente didático, sendo acessível para os mais leigos.

Atila.Carlos 04/02/2023

Bom livro. Na percepção se trata de uma linguagem de transição entre a linguagem academia, que é um tanto quanto ineficaz para a grande maioria das pessoas (onde me incluo), e a tentativa de fazer uma linguagem mais acessível. Pela notoriedade que o livro teve, acreditava ser algo mais simples de entendimento. Contudo, se trata de uma leitura pertinente para os tempos de hoje, onde, infelizmente vivemos na concomitância de ter que explicar o óbvio e o real, a palpável realidade de racismo no Brasil.

Bia 01/02/2023

RACISMO ESTRUTURAL
A tese central é que o racismo é sempre estrutural, porque integra a organização econômica e política da sociedade. Ou seja, o racismo é a manifestação normal de uma sociedade e não um fenômeno patológico ou que expressa algum tipo de anormalidade. O racismo é o padrão, a regra, faz parte das relações do cotidiano, não é um caso isolado ou de alguém que tem problemas mentais, pois o racismo é uma ideologia e cultural.

O Silvio Almeida aponta a etimologia da palavra raça. Explica as diferenças entre racismo, preconceito e discriminação.

Ao longo do livro, o Silvio explica detalhadamente o racismo em cada uma das estruturas: na economia, na política, nas instituições, na ciência (darwismo social) etc.

O livro é pequeno, mas a leitura é densa e com linguagem técnica. Uma teoria social profunda e indispensável para pensarmos as questões de racismo e as desigualdades socias.

Laura.Ghedini 30/01/2023

Essencial
Um livro essencial para entender melhor o racismo estrutural.
Silvio Almeida dá aula nessa obra e relembra que, o racismo é algo já enraizado socialmente no mundo, mas isso não impede racistas de serem punidos civil e criminalmente por atos que se enquadrem na lei.

Patricia.Martins 29/01/2023

Para entender o racismo que esta permeado em nossa sociedade. Silvio Almeida retrata como se origina o racismo estrutural,.o que ele representa e seus males para todos.
Preciso combater o racismo

João Paulo 29/01/2023

O livro é didático, sem ser enfadonho, preciso no esclarecimento de como certas atitudes de nossa sociedade, atitudes imperceptíveis, reforçam o racismo intrínseco a ela. Achei primoroso até na análise do racismo relacionado a economia, senti falta de uma análise relacionado a sociedades ditas comunistas.

Carol Yuki 27/01/2023

Aprender, aprender, aprender.
Eu ainda tenho muita coisa pra ler, toneladas de coisas pra aprender, como me falta conhecimento.

Educação, conscientização, fortalecimento.

Obrigada Silvio Almeida ??

Renata 26/01/2023

A luta continua...
"Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção" - Racismo é ESTRUTURAL!!! "As INSTITUIÇÕES são RACISTAS porque a SOCIEDADE é RACISTA"

Leiam Silvio e o mais importante discutam sobre, estamos ainda engatinhando no processo de evolução da sociedade. Precisamos debater nas escolas, trabalho, universidades.

"Por mais que calar-se diante do racismo não faça do indivíduo indivíduo moral e/ou juridicamente culpado ou responsável, certamente o silêncio o torna ética e politicamente responsável pela manutenção do racismo".