Racismo estrutural

Racismo estrutural Silvio Almeida

Resenhas -

Marina H. 22/01/2023

Bom para aprofundar.
Um bom livro para quem quer aprofundar a respeito do racismo e já tem alguma base sobre o tema. Para quem quer um material de "entrada", talvez seja um pouco cansativo, com uma pegada bem acadêmica.

Michelle 19/01/2023

Racismo Estrutural.
o autor realiza uma série de reflexões que buscam evidenciar as relações entre a racismo e as noções de raça, ideologia, política, direito e economia. Esta obra constitui-se como uma importante referência na atualidade, sobretudo no que toca os debates acerca da construção de uma sociedade antirracista.

Na definição do brilhante Silvio de Almeida ele diz, antes de tudo, que o racismo é sempre estrutural, ou seja, ele é um elemento que integra a organização econômica e política da sociedade.
Livro maravilho. Sílvio Almeida consegue de forma brilhante explicita como e por que no racismo no Brasil o racismo é estrutural! Leitura essencial para todo cidadão brasileiro.

Mirely.Aline 19/01/2023

Mto mto bom!

Ja queria ler ele mas agr to participando da Residência Pedagógica e ficamos de debates esse livro, muitíssimo interessante e dele com certeza vamos tirar muitas coisas para debater

Vitoria 16/01/2023

"A unidade nacional foi construída com o racismo, e não apesar dele"

Ler esta obra no momento em que o professor Silvio Almeida ocupa a posição de Ministro dos Direitos Humanos me trouxe o sopro de esperança que faltava ao final da leitura.

De forma clara e didática, Silvio nos mostra porque o racismo não é apenas um problema na estrutura social, e sim o eixo em torno do qual a sociedade se estrutura.

O capitalismo e o imperialismo foram erguidos sobre pilares racistas, e encontrar novos modelos de organização social que superem essa contradição é um desafio tão imenso quanto necessário. É preciso abalar as estruturas de poder para que possamos vislumbrar formas de seguir calcados em outros termos.

J..... 15/01/2023

Cheguei a este livro atraves de uma indicaçao de livros da Djamila Ribeiro. É um livro denso em conteudo e sentimentos. Realmente muito bem contextualizado e com informações historicas interessantissimas. É uma leitura muito atual. Super recomendo e vale muito a pena!

Binda 12/01/2023

Uma ótima síntese sobre o racismo no Brasil
Com um repertório invejável, Silvio Almeida desenvolve de maneira ímpar o seguinte argumento: o racismo é um fenômeno estrutural de nossa sociedade, não institucional ou particular dos indivíduos. Sua análise passa pela sociologia, história, o direito e a economia com importantes reflexões.

acarolfeliz 10/01/2023

Silvio é bem conciso e lúcido nas palavras. Gostei bastante do livro e pretendo continuar lendo toda coleção. Foi o meu preferido até agora.

souaval 09/01/2023

Livro super importante. Ler Silvio Almeida foi um prazer, cheio de novas perspectivas. Silvio aborda nesse livro conceitos que vão de raça até racismo na economia, temas super importantes pra gente entender o racismo estrutural. Tudo muito didático, contudo, não deixa de ser complicado. Leitura essencial e obrigatória.

Rafael.Gomes 09/01/2023

Denso e relevante
Segue a linha do "Pequeno manual antirracista" da Djamila Ribeiro, mas esta obra é bem mais profunda, mais difícil de ler e (talvez por tudo isso) ainda mais interessante. Aqui o "Estrutural" ganha contornos bem mais claros e em todos os aspectos sociais, econômicos e culturais. O despertar para esta realidade é fundamental para o conhecimento e "evolução" da sociedade. Gostaria de indicar para milhares de pessoas, mas acho que o "Pequeno manual antirracista" é mais relevante como leitura inicial para o tema e se adapta melhor à introdução, sendo esta obra uma leitura de aprofundamento posterior.

Trechos:

(?) o racismo é sempre estrutural (?) integra a organização econômica e política da sociedade. Em suma, o que queremos explicitar é que o racismo é a manifestação normal de uma sociedade, e não um fenômeno patológico ou que expressa algum tipo de anormalidade. O racismo fornece o sentido, a lógica e a tecnologia para a reprodução das formas de desigualdade e violência que moldam a vida social contemporânea.

(?) o racismo é uma decorrência da própria estrutura social, ou seja, do modo hormal" com que se constituem as relações políticas, econômicas, jurídicas e até familiares, não sendo uma patologia social e nem um desarranjo institucional. O racismo é
estrutural. Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção. O racismo é parte de um processo social que ocorre "pelas costas dos indivíduos e lhes parece legado pela tradição". Nesse caso, além de medidas que coíbam o racismo individual e institucionalmente, torna-se imperativo refletir sobre mudanças profundas nas relações sociais, políticas e econômicas.

O que nos é apresentado não é a realidade, mas uma representação do imaginário social acerca de pessoas negras.

(?) uma pessoa não nasce branca ou negra, mas torna-se a partir do momento em que seu corpo e sua mente são conectados a toda uma rede de sentidos compartilhados coletivamente, cuja existência antecede a formação de sua consciência e de seus afetos.

Assim como o privilégio faz de alguém branco, são as desvantagens sociais e as circunstâncias histórico-culturais, e não somente a cor da pele ou o formato do rosto, que fazem de alguém negro.

Não existe ?consciência de classe? sem consciência do problema racial.
Geraldo.Maia 30/03/2023minha estante
E pq não 5*? É uma dúvida mesmo, esse tá se aproximando na minha fila de leitura.

Anderson 09/01/2023

Livro excelente para entender a conjuntura social, política e econômica que tem no racismo um elemento fundamental para manutenção do sistema exploratório do capitalismo em consórcio com o Estado burguês.

sosodecampos 09/01/2023

tema super válido
é sempre bom a gente variar mas leituras, e considerei começar a ler está série que abrange temas super interessantes para o mundo atual e aproveitando que já estou estudando para o Enem 2023, já me ajudou como repertório e ter uma base para falar do tema caso eu consiga relacionar esse tema para o desenvolvimento de uma boa redação. recomendo demais, pois é curtinho, você conhece sobre tudo o que envolve o racismo estrutural, e os diversos pontos onde isso pode ocorrer, falando da situação salarial e econômica e relacionando tudo isso com as desigualdades hoje presentes em nossa sociedade.

Paula.Costa 28/12/2022

Consciência de classe sem consciência de raça é ilusão! Essa leitura é importantíssima pra todos que nos pretendemos antirracistas. Apesar de ser uma leitura mais acadêmica, a linguagem é muito clara e acessível e escancara o racismo que existe na nossa sociedade e que a luta pra supera-lo vai muito além de uma luta individual. É uma luta que precisa ser coletiva e não é apenas por representatividade e sim por igualdade.

Aline 27/12/2022

Estrutura e cor da pele
O livro explica claramente como o racismo realmente faz parte da estrutura da nossa sociedade.
Muitas pessoas ainda ignoram esse fato, isso é revoltante.
Leitura um pouco cansativa em alguns trechos.

Rafa 27/12/2022

Denso, mas vale a leitura!
Leitura finalizada: "Racismo estrutural" do autor Sivio Almeida.

O livro é importante para entendermos mais sobre o racismo e suas camadas na sociedade! O autor contextualiza bem o racismo desde a época da colonização/escravidão até os dias de hoje e de como a política, a economia e o Estado em si tem grande impacto nesta desumanização que ainda está longe de ser extinta (infelizmente).

A leitura em algumas momentos foi um pouco cansativa, pois apesar dos capítulos serem curtos, o conteúdo é bem teórico...o que acabou tornando a leitura densa, principalmente quando o autor entra no assunto de política e economia e de como o capitalismo influenciou/influencia no racismo estrutural. Mas vale a pena persistir até o final do livro!

"O racismo é estrutural. Comportamentos individuais e processos institucionais são derivados de uma sociedade cujo racismo é regra e não exceção. "

Paula.Dayana @pauladayanaalves 23/12/2022

Livro de extrema importância
O livro é dividido em capítulos curtos didáticos, porém com muitos termos técnicos que fez com que a leitura para mim fosse lenta.
O livro trata do racismo estrutural ?Dito de modo mais direto: as instituições são racista porque a sociedade é racista? p. 47
O autor vai no decorrer do livro mostrando como o racismo está envolvido e fazendo a manutenção da sociedade em todos seus aspectos (econômicos, políticos entre outros ).