Os monólogos da vagina

Resenhas - Os Monólogos da Vagina: Edição comemorativa

1 | 2 | 3 | 4

Karmille 29/10/2022

Emocionante
Ler os relatos, as histórias, esses monólogos foi extremamente impactante, me emocionei muito ao perceber a dor que tantos ainda sofrem. Não vou ficar repetindo aqui o quanto foi importante essa obra para promover a revolução na nossa sociedade. Mas, se tiverem a oportunidade leiam esse livro ou assistam a peça é realmente algo de arrepiar.

Fê Lima 01/10/2022

O poder feminino
O Livro é adaptação de uma peça teatral que hoje foi adaptada para mais de 140 países. Essa obra atemporal reúne um conjunto de histórias de diversos contextos, baseados em entrevistas realizada pela autora pelo mundo com diferentes mulheres, faixas etárias, identificação sexual, orientação sexual, profissões.

Alguns capítulos vão fazer você rir, chorar, outros vão ser um tapa na cara, cheio de informações sobre empoderamento feminino, mutilação genital, abusos, preconceitos,fatos histórico sobre o clitóris e vagina

Hoje a obra é responsável pela criação do V-day, um movimento global para lutar contra a violência de meninas e mulheres, de todas as etinias, cores e gêneros, além de possuir projetos e ONGs espalhadas pelo mundo todo .

É um manifesto, uma maneira de libertação para muitas mulheres que sofreram violência simplesmente por serem mulheres. Eve Ensler diz o que precisa ser dito, relata o que contaram e na forma que narraram. Ela não filtra, não ameniza, não pega leve.

A gente precisa conversar sobre vagina, sobre ser mulher, quem sabe assim podemos naturalizar, deixar de ser espanto, tabu o que deveria ser normal desde sempre.

Silvio 17/07/2022

Nada do que eu esperava, do que foi divulgado. Esperava mais depoimentos e comentários de vítimas da violência, de prazeres - sem violência, claro -, de consequências, de alterações - boas ou más - na vida das mulheres em geral. É só um histórico de um movimento denominado V-day e de uma peça de teatro.
Eu nunca havia ouvido falar sobre o livro, a peça ou tais movimentos. Será que no Brasil não tem?

Silvio 17/07/2022

Renata 06/03/2022

Necessário!
Um livro que perturba e emociona!

A gente começa a leitura e vai se emocionando, vem dor, vem revolta. Mas bom saber desse trabalho feito com o monólogos da vagina e o V-Day.

Carina.Rainone 18/01/2022

Um misto de sensações
Comecei a leitura achando graça da abordagem da autora a respeito das vaginas. Conforme prosseguia um misto de sensações me invadiu com cada relato. Senti alegria, tristeza, dor, identificação, verdade. Foi uma ótima leitura.

oLola 11/12/2021

eu comecei esse livro sem colete à prova de palavras. ninguém me avisou.
quando comecei eu era uma pessoa, e quando terminei eu era outra. sério, transformador, doído, esperançoso, saiu lágrima e eu ri de desespero.

é um texto de teatro, escrito pela dramaturga Eve, baseado na entrevista de 200 mulheres. nele, ela apresenta realidades de violência ao redor do globo. violência que se agrava ou não pelas crenças, pela localidade ou pela guerra.
o livro não discute em si as crenças. ele só te escancara que existe um problema e um agravador. e você toma consciência disso. e se incomoda. e a leitura é fluída por ser em forma de poesia. e como algo tão amargo de digerir se torna fluído?

depois, ela apresenta as consequências que foi apresentar essa peça de teatro. foi uma revolução em forma de arte. mudou o mundo de tantas formas! eu nem sei explicar. quero dizer, de uma apresentação saiu fundos pra criar a cidade da alegria, um projeto que capacita mulheres que foram abusadas, por exemplo. capacita em muitas habilidades. deu vontade de morar lá.

a peça tá há 19 anos em cartaz, e dessas apresentações saíram TANTOS PROJETOS!
eu devo dizer, deu tanta vontade de levantar do sofá e ir junto. mas a única coisa que eu fui capaz foi da minha própria revolução. por enquanto tá bom.

a primeira parte, por ser a peça em atos/poesia, é mais fácil de ler, apesar de incrivelmente doloroso. a segunda, que existe por ser a edição especial de 20 anos, explica o V-day e milhares de outros projetos que nasceram dessa peça. no geral, explicando a história da peça. essa segunda parte foi menos fluída porque ficou complexa demais pra eu entender de cara; muitos lugares, muitos nomes, muitos projetos.

eu tô saindo desse livro conseguindo falar vagina em voz alta sem ser constrangedor. eu li tanto essa palavra e vi tanta explicação de porque ela deveria ser normal, que finalmente entendi o porque de ela ser normal.
só o google não aprendeu a lição ainda, porque apesar de pesquisar "os monólogos" e aparecer "da vagina" pra complementar, quando eu seleciono essa opção, a peça/livro aparece como resultado, mas só a parte "o monólogo". poxa google!

transformador! transformou o mundo e eu, com certeza vou assistir no teatro gazeta qualquer dia.
desculpa pelas ordem confusa das informações nessa resenha! me emociono

Laura Rezende 06/09/2021

Um contato diferente
O contato que temos com o livro é para nos fazer refletir sobre como vemos e pensamos a vagina. Um canal de vida, de prazer, de descobertas, mas também alvo da misoginia, do abuso, do estupro. A autora nos faz mergulhar em histórias e na naturalidade de seres com vagina terem muitas coisas em comum, mas pouco falarem sobre. Tabus sendo quebrados. Eu adorei a leitura, muito fácil e intuitiva.

Eu li o ebook pelo Skeelo.

Nidy 16/08/2021

Forte e necessário
Um desejo que virou movimento. Os monólogos da vagina reúne uma série de depoimentos fortes, impressionantes, muitas vezes dolorosos. É necessário por que traz à mulher a reflexão sobre seu corpo, seus desejos e, principalmente, seus direitos individuais e en sociedade.
Nos faz enxergar as barbaridades que ainda hoje acontecem contra nós mulheres sob o pretexto de cultura.
O V-day entrou pra história e continua mudando a vida de muitas mulheres. Parabéns às envolvidas.

Jéssica 31/07/2021

Tinha assistido a peça quando era mais nova e agora tive a oportunidade de ler o livro com os textos do monólogo e da história de quanto o título cresceu mundo afora e se tornou importante para tantas culturas, fazendo a diferença em tantos países.
Infelizmente ainda é uma peça atemporal e extremamente necessária pois chama atenção pras diversas formas de violência que as mulheres ainda sofrem.
Recomendo a leitura principalmente aos homens.

Flávia.Heleno 21/07/2021

Tinha uma ideia totalmente diferente do que foi apresentado. Não é o tipo de forma de narrativa que gosto, se eu o tivesse folheado não o teria lido, mas como recebi em formato digital...

cass.luce 19/07/2021

Não é tão bom quanto dizem
O livro em si não é ruim, traz bons textos que te fazem refletir sobre as mulheres em si, sobre o nosso dia a dia, mas não chega nem perto de ser o que me falaram. Na minha opinião deveria ter mais histórias, mais monólogos em si, abrangir mais todas as mulheres e passar mais emoção. Talvez o livro não tenha me tocado tanto pois eu não assisti a peça e cheguei com muitas expectativas, mas realmente sinto que falta alguns coisa.
Silvio 17/07/2022minha estante
Faço minhas as suas palavras!

Saritha 22/06/2021

Tá passada?
*Este livro contém diversos gatilhos para estupro e violencia doméstica*

"Não aguento mais escutar que não tenho senso de humor, que mulheres não têm senso de humor, quando a maioria das mulheres que conheço é engraçada pra caralho. Só não achamos que um pênis indesejado enfiado no nosso ânus ou na nossa vagina seja motivo de risada."

Encontrei menção à esse livro em "Todo mundo vê formigas".
O nome é em si chamativo pq vagina é uma palavra tabu e só falamos apelidos referentes a vagina. Enfim.

Esse livro é surpreendente e mudou o rumo das agendas internacionais na pauta de violência, estupro e sexualidade feminina concomitante aos 20 anos da propagação de "Monólogos da vagina"

Este livro não é direcionado exclusivamente ao público feminino mas terá mais impacto nele.

Lindo de se ver.

Vanessa 07/06/2021

Diálogo da vagina
Mais que um monólogo, o livro inicia uma discussão e movimento em prol das mulheres.
Leitura densa, com histórias de uma realidade triste, e que são alteradas pelo V-day.

1 | 2 | 3 | 4