Conan, o Bárbaro - Livro 2

Conan, o Bárbaro - Livro 2 Robert E. Howard

Resenhas - Conan: O Bárbaro, Volume 2

1 | 2 | 3 | 4

T.N.T.Rock 01/05/2023

A caneta afiada de Robert E. Howard.
Se a espada de Conan é afiada, a caneta de Howard me parece ainda mais. Nesse segundo volume da Coleção Conan o Bárbaro de Robert E. Howard, temos uma experiência melhor e mais completa de seu personagem, a mitologia de Conan e tudo que lhe cerca na Era Hiboriana desenvolve-se de maneira natural, o nome Conan se tornou um adjetivo, uma figura onipresente, lendária.
Um ponto que me surpreendeu nessa nova edição é a carga de suspense que cerca boa parte das narrativas, diferente da simplória: espada, sangue e cabeças decepadas, cada parágrafo traz uma carga de tensão que só é diluída nas linhas finais e de forma magistral, na verdade Howard vai nos brindar com os mais variados temas, terror, ação, comédia, aventura etc, é diversão para todos os gostos.
Como de costume, a edição da Editora Pipoca & Nanquim tem uma qualidade que demonstra todo o respeito que as obras do genial Robert E, Howard merecem.

Histórias deste volume:
Inimigos em Casa.
Sombras de Ferro ao Luar.
A Rainha da Costa Negra.
O Demônio de Ferro.
Os Profetas do Circulo Negro.

EXTRAS

A Filha do Gigante de Gelo.
O Estranho de Preto.

Animal Noturno 24/03/2023

Evolução da escrita
No volume 2, percebemos uma grande evolução na escrita de Howard, os personagens têm uma maior profundidade e já quase podemos mudar o nome da história para Conan: O sobrevivente. Percebemos que as aventuras de Conan sempre tem ele escapando por um triz, mas nos contos narrados nesse volume é demasiadamente cruel as dificuldades enfrentadas pelo Cimerio, somando isso as situações mais mirabolantes onde vemos que não adianta fazer planos, pois o imponderável sempre acontecerá. Dos contos desse livro destaco Os Profetas do Círculo Negro e O Estranho de Preto que são contos de muitas páginas e percebemos o quanto Howard tem habilidade para escrever textos longos também (talvez tenha se limitado a escrever pequenos textos pelo formato de vender suas histórias em sua época e talvez isso o tenha, de certa forma, limitado) onde podemos ver intrigas, disputas palacianas e a interação com o sobrenatural de uma forma ágil e instigante. Recomendo bastante a leitura.

Rosangela Max 01/12/2022

Gostei mais deste segundo volume.
Houve evolução tanto na escrita quanto no entretenimento.
As minhas preferidas foram: ?Inimigos em casa?, ?Sombras de ferro ao luar? e ?O Estranho de preto?.
Frase que define muito bem o estilo de vida do Conan:

?O que é um punhado de joias para mim, quando todo o saque dos mares ao sul está ao meu alcance??

Recomendo a leitura.
Wagner Fernandes 08/12/2022minha estante
Tenho a trilogia (e um montão de HQs do Conan. Praticamente foi o motivo de eu gostar de ler. Dos quadrinhos para os livros foi um pulo). Deve seguir a mesma linha dos quadrinhos. O volume 1 da na minha lista de 2022, mas acho que não dará tempo de ler este ano. Vai pro próximo.

Rosangela Max 09/12/2022minha estante
Então, provavelmente, vc irá amar a leitura dessa trilogia. ?

Junior Melo 22/10/2022

A narrativa de Howard é o típico "não se meche em time que está ganhando", a narrativa das histórias de Conan é bem similar, não que todas sejam extremamente iguais, mas estruturalmente ela se espelham, a mim ao menos isso não cansa pois Howard sempre inova seja na construção de mundo ou na forma como ele narra acontecimentos e cenas de ação.

Chester 23/07/2022

Livro 2
Howard é um exímio narrador e descritor de cenas. Todos os seus contos se destacam por essa característica.
Apesar de ficar um pouco repetitivo, girando em torno de um desafio, uma perseguição, uma masmorra ou até mesmo uma mulher, jamais tirarei a importância da obra.

Rinaldo 12/01/2022

Conan, O Bárbaro.
Robert E. Howard e sua maior criação, o Bárbaro Cimério, Conan em suas diferentes fases e aventuras.

Lucas.Zanco 28/12/2021

Conan: O Bárbaro, Vol. 2
A historia do meu bárbaro favorito continuam magnificas, aventuras cheios de magias e criaturas magicas e deuses vindos de outros planos e dimensões e dos fundos dos cosmos para tentar dominar o mundo e as civilizações que dominam a superfície da Terra na era em que Conan se aventurava por reinos, lugares e ilhas antes esquecidas que Conan tem que desvendar. Vale muito a pena ler está magnifica continuação publicada pelos rapazes da editora e do canal do Youtube Pipoca & Nanquim.

Thiago Araujo 15/12/2021

Cimério ainda em forma
Com uma boa impressão do primeiro livro das estórias de Conan, vim me divertir com mais essas aventuras de espada e feitiçaria.

Na me decepcionei! Conan continua a repetir sua fórmula infalível de herói (ou anti-herói) brutal e honrado.

Novas estórias, novas aventuras, inimigos diferentes e mulheres deslumbrantes que sempre se apaixonam pelo grandalhão bárbaro.

Uma compilação que realmente não pode faltar nas estantes de quem é fã do gênero.

Mas vale a ressalva que é uma leitura para diversão. Caso seja muito criterioso e não leve as estórias para o período em que foram pensadas, vai acabar tendo dificuldade de curtir.

Relaxe e aproveite a companhia do Cimério mais famoso do mundo!!!

Joey Resende 09/11/2021

Incrível projeto gráfico.
Segundo livro da trilogia trazendo uma experiência parecida com o primeiro mas aqui quero falar da competência da editora Pipoca e Naquim, e muito lindo todos os livros, um espetáculo de projeto gráfico.

Fenrir 27/09/2021

Conan é Conan
Aqui temos mais um livro com compilação de várias estórias do cimério. Se vc gosta do Conan é uma leitura que vale a pena desde que ainda possua mente aberta. Pois é e um livro machista , racista e violento ?

Rafael 13/09/2021

Excelente
Livro excelente, com história maravilhosas, destaque para os extras, que na minha opinião, já vale a leitura. Recomendo.

Mackatoo 29/07/2021

Continua melhor...
Ótimos contos... Howard realmente é muito diferenciado na sua escrita... Os 2 volumes que li ate agora, são muito bons... Vale muito a pena para quem gosta deste personagem e historia.

Mateus 02/07/2021

Repetitivo, ainda assim uma boa leitura!
Nessa obra é estabelecido os alicerces de todo um subgênero da fantasia conhecido como espada e feitiçaria a partir de contos do personagem titular que eram publicados mensalmente numa revista pulp americana, e é nessa sentença que eu acabei de dizer que se encontra o maior pecado desse livro.

Explicando melhor, originalmente os leitores liam as historias de Conan esparsamente entre os meses, se aventurando nesse meio tempo por outras aventuras de fantasia e ficção que a revista pulp publicava, e eu acredito que essa era uma experiência incrível! Porem lendo todas esses contos do Conan em sequencia nessa publicação a sensação é como se você experimenta-se um bolo muito bom... Todo santo dia ate começar a enjoar.

Eu sentia isso já no final do volume anterior, mas foi lendo essa segunda parte que a sensação realmente se confirmou, grande parte das historia aqui terão nos seus personagens secundários arquétipos que quase parecem vindo de um bingo: Ha o feiticeiro maligno, o nobre que esta la para mostrar as hipocrisias da sociedade, e é claro, a donzela seminua que no final das contas sempre ira se apaixonar pelo nosso protagonista.

Dito isso, a leitura é ruim? De jeito nenhum! As historias são bem construídas, tendo as mais longas verdadeiras sub tramas incrivelmente desenvolvidas para o seu numero de paginas, fora isso Robert E. Howard mantem aqui sua prosa afiada, com descrição de cenas de batalha que dão de 10 a 0 em muito autor de fantasia moderno, lembre-se, esse é um bolo muito bom, o problema esta que ele é enjoativo

No final das contas, faltando ainda o 3º e ultimo volume para ler, acho que dificilmente Conan terminara no meu top de obras de fantasia, porem eu ainda assim indico sua leitura a todo fa de fantasia que puder evitar um olhar anacrônico sobre algumas de suas passagens, a era hiboriana descrita aqui é um dos pilares máximos da fantasia que data antes mesmo da Terra-Media e merece ser descoberto

Ana 16/06/2021

Ótimo
Ótimo livro, com contos muito diversos. Gostei muito dos contos extras. A edição está linda, muito bem feita e vale a leitura.

Alisson 04/06/2021

Bárbaro
Otima leitura, muito visceral e empolgante. A narrativa e extremamente eficaz, você sente na pele a brutalidade desse mundo e fica maravilhado com o sobrenatural, com as criaturas, espectros, deuses, que permeiam esse ambiente de guerra e aventura. É incrível que mesmo com uma premissa quase padrão para todos os contos, com um inimigo, alguém indefeso, quase sempre uma mulher, e o Conan, Robert E Howard consegue passear por vários estilos literários, desde terror com As Sombras de Ferro ao Luar, pirataria com A Rainha da Costa Negra, e até uma trama política com conflitos entre povos e reinos em Os Profetas do Círculo Negro, e sempre captando a atenção é mantendo a curiosidade no desenrolar da trama com reviravoltas, momentos de tensão e a adrenalina da batalha.

Os contos são um pouco menos memoráveis quanto os do primeiro livro, mas mantém a qualidade e expandem o universo com novidades.
É uma ótima opção para quem gosta de ação, cintos épicos e fantasia, infelizmente as histórias não atraem tanto o público feminino por serem um pouco machista, onde mesmo uma guerreira ou capitã quem faz frente ao Conan no poder e no combate, se apaixona fervorosamente ele sem tantos motivos.

Fora isso os contos são ótimos, muito criativos, a narrativa muito fluida, a edição física é impecável, e recomendo para todos pois além de serem ótimas histórias, são o principio de toda essa gama de conteúdo de espada e feitiçaria, e fantasia que permeiam o mundo hoje em dia.

1 | 2 | 3 | 4