Resenhas - Duas Vidas

DAN LIMA 20/10/2021

Uma HQ diferenciada que me fez ler sem parar, esquecendo tudo ao meu redor. Simplesmente envolvente do início ao fim.
Conta a história de dois irmãos: Baudouin e Luc. Com passagens do presente e do passado que se encaixava num mar de sentimentos e emoções.
Aborda diversos temas, um deles, bem delicado, o Bullying. Mas não foi o foco da hq.
A essência dessa incrível história está na forma de viver a vida intensamente, a cada momento em que respiramos. Por quê? Porque a vida é feita de instantes, de suspiros, de risos, da companhia de pessoas que amamos...
Nos convida a sair da caixa e perceber que a vida é um tesouro precioso e que não se deve perder tempo com futilidades e andar no automático.
Um final impactante e inesperado, que toca o coração de qualquer leitor que teve a oportunidade de ler esta nobre aquisição. Uma leitura necessária!!! ;-)

Rapha 27/09/2021

Como dizia Confúcio?
?Você tem 2 vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma?
-Confúcio

Duas vidas foi o primeiro livro de quadrinhos que li (obviamente excluindo as tirinhas da turma da Mônica) e só tenho elogios aos desenhos, eles são uma graça e bastante pontuais para cada cena, nada nos desenhos é em vão, e ao mudar a linha de tempo da história o desenho também segue essa mudança com cores mais térreas, bem no estilo de memórias mais antigas mesmos

Esse livro me tirou da ressaca literária, é uma leitura leve, fluida, agradável e rapidinha, além de ser um livro esteticamente lindo, com ilustrações bem feitas e ainda por cima ainda trazem um gostinho de lição de vida que o te faz querer aproveitar e valorizar cada momento da sua vida, priorizando as coisas que realmente importam, família, amigos, amores, isso sim deve ser a prioridade na nossa vida, pois ela é um sopro

O que me fez diminuir a nota do livro é porque a história não é nova, esse roteiro de finitude da vida associado a querer aproveitar ao máximo porque antes o personagem não aproveitava para mim não é algo extremamente criativo, então acaba sendo uma história acabo tendo a impressão que já li outra vez

Outro fator que me vez diminuir foi porque não tolero frases machistas no livro sendo jogadas desnecessariamente, eles não agregam a história a não ser que seja em um contexto de ?vilao? ou que ao longo o personagem amadureça e mude essa personalidade

O plot twist me pegou de surpresa, imaginava que teria uma reviravolta, mas não dessa forma

Henry 17/09/2021

Um tapa na cara
Há histórias que mexem com nosso emocional e fazem a gente pensar ao final delas. 'Duas Vidas' é assim. Uma HQ que transborda amor e lições.

Fabian Toumé mostrou que é um exímio roteirista e contador de histórias, aplicou diversas técnicas narrativas que fizeram a obra ser o que é: Uma obra de arte.

Não consegui achar defeito algum. Os personagens são muito bem construídos e nos apegamos com facilidade à eles. A arte também ajuda. Com um traço mais cartoonesco, expressou bem as diversas sensações e variações de humor.

Sem querer falar muito, Baudouin e Luc ficarão eternizados na minha memória e mais ainda, a lição de vida que me passaram. Uma das melhores leituras do ano, sem dúvidas.

Preparem os lencinhos e embarquem nessa jornada à descoberta do maior dom de todos: O dom da vida!

Recomendadíssimo!!!

Cassio Kendi 17/09/2021

Quando um livro chega em casa, a primeira coisa que faço, antes de observar a arte da capa ou ler o verso, é cheirar as folhas. Alguns cheiram a jornal, outros a 'química', outros a gibis que meu tios-avós guardavam no sítio deles, num armário perto da televisão.

'Duas Vidas' foi uma experiênica multissensorial para mim: o livro tem um cheiro bom de giz de cera; as páginas são macias; a arte e as cores são agradáveis; e as músicas mencionadas são bem escolhidas, com destaque para 'Les oiseaux de passage', que eu nunca tinha ouvido.

Quanto à história em si, não é minha favorita com o tema 'personagem com doença terminal se vê obrigado a encarar sua própria mortalidade'. "O útimo sopro de vida", por exemplo, para mim é bem melhor por ser mais complexo, tênue e real (talvez por ser uma autobiografia, e não uma ficção).

Uma ideia central do livro com a qual não concordo tanto é de que é necessário abandonar tudo para se ter uma vida feliz. É simplificar a felicidade em extremos, ao invés de enxergar o espectro entre estes dois pontos. O próprio título, 'Duas Vidas', insinua esta escolha binária. "Infinitas vidas, com diferentes graus de felicidade, variando por uma quantidade enorme de escolhas e eventos" seria um título menos chamativo, mas mais realista.

------------------------------------------
ATENÇÃO - SPOILER ABAIXO
------------------------------------------
Para quem já leu, dois pontos que para mim afastaram a história de algo mais realista:

1) Benim, o país em que ele escolher viver, é o 158° no ranking de IDH. Em comparação, a França, seu país de origem, está em 22°, e o Brasil, em 84°. Abrir um restaurante em um país com tantos problemas socio-econômicos não deve ser o final feliz e sem problemas que o livro faz parecer.

2) A abordagem de Luc para convencer Baudoin a 'viver' beira o absurdo, apesar de ser o plot twist principal da história. Havia muito mais possibilidades de uma estratégia dessas dar errado do que certo: Baudouin poderia ter tomado um processo ao agredir o chefe, poderia ter se descuidado em suas relações sexuais, poderia ter entrado em um estado depressivo ainda mais profundo. Mesmo dando certo, Luc tira o poder de escolha do irmão, e a decisão de mudança de vida passa a ser mais circunstancial do que fruto de uma vontade interna.

Enfim, a leitura foi divertida, mas para mim não foi tão impactante quanto a outra obra que li do autor, "Não era você o que eu esperava".
Laura Gariani 17/09/2021minha estante
Mentira, a primeira coisa que acontece com um livro quando chega em casa é eu abrir. Depois você cheira. E depois a mulan ocupa a caixa.

Ana Sá 17/09/2021minha estante
Não li o livro, mas curiosamente o primeiro episódio de "Da África aos EUA" (Netflix) mostra justamente a gastronomia de Benim... Além das feiras, visitam-se 2 restaurantes que eu coloquei na minha lista de roteiros desejados. Por ter visto este seriado, a narrativa pareceu ter sentido para mim! Rs

Rapha 21/09/2021minha estante
Excelente resenha!!!

Milla 05/10/2021minha estante
Cara, que resenha bem escrita e bem estruturada parabéns ?

Cassio Kendi 07/10/2021minha estante
Laura, verdade, Mulan é nossa sommelier de caixa de livro

Cassio Kendi 07/10/2021minha estante
Ana, muito obrigado pela recomendação, já coloquei na minha lista de próximos! Depois de ler "Não era você que eu esperava" que descobri que o autor morou em Benim. Acho que dá para abrir restaurantes e negócios no geral mesmo em países menos desenvolvidos, ainda mais quando se vêm de um país em que se ganha em euro, mas deve ser um desafio grande

Rapha e Milla, obrigado!

Italo Bernardo | @wesleyliterario 30/11/2021minha estante
Essa GN é maravilhosa

amandinhanog 10/08/2021

Emocionante e surpreendente
Esse quadrinho nos faz repensar muitas coisas e molda nosso olhar para o que realmente importa. É um daqueles livros que vai te deixar pensando sobre ele por alguns dias... ou talvez por toda sua vida.

Junior 04/08/2021

Medo de viver?!
Quanto tempo você desperdiça com coisas que você não gosta?!Quanto tempo você não se sente livre?! São alguns questionamentos do livro. Gostei da Narrativa da Hq ,da amizade dos irmãos, dos flash backs das memórias de infância. Badouin um advogado frustado, e Luc um médico aventureiro,duas vidas opostas se encontram nessa Hq e faz toda trama da história. Com reviravoltas de emocionar.

cinthiaan 04/08/2021

Emocionante!
Sempre me disseram que essa HQ era emocionante e nunca duvidei! Desde que li "nao era voce que eu esperava" do mesmo autor, na qual eu desidratei durante a leitura, que não duvido do poder das obras dele.

Nao foi diferente minhas emoçoes durante a leitura de Duas vidas: muito choro e reflexão..

Leiam, vocês precisam conhecer a história dessas duas vidas.

Mouraci 16/07/2021

O que é a vida!
Preciso agradecer a pessoa que indicou está graphic novel...
Dizer que a história me emocionou e me levou às lágrimas!
Dizer que esta é uma obra de arte que tem o poder de nos fazer refletir sobre a vida.

Pode parecer clichê, mas as vezes algumas situações-limite, como a vivida pelo Baudoin, podem te chacoalhar e te fazer rever a rota da sua vida.

Quero conhecer tudo que o Fabien Toulmé criou!

Salines 04/07/2021

Fabien Toulmé sabe o que faz.
Comecei o quadrinho sem saber absolutamente nada da história, nada sobre Fabien Toulmé e suas histórias.
Comecei lendo e no começo foi difícil seguir o quadrinho porque a história do Baudouin com aquela vida de escritório não me prendia. E então começa a saga de Baudouin e Luc com um clichê de, "larga essa vida e olha como o mundo é belo!"
Até que vem todo o plot da história e ali o quadrinho te pega. Com traços nada detalhista, Toulmé consegue ainda sim te orientar e te passar cada sentimento dos personagens com elementos sutis em cada quadro.
Minha tentativa de acertar o final foi completamente frustrada, porque pensei em três finais alternativos e a história de fato me surpreendeu com o final, por mais que ao longo da leitura, cada vez mais você começa a sentir o que está de fato acontecendo.

Thali 30/06/2021

Nos faz refletir sobre como estamos vivendo nossas vidas. Uma história de amor e salvação entre irmãos.

Aline 26/06/2021

Essencial, uma leitura que todos deveriam fazer.
Não da para colocar em palavras o quanto amei essa história. Faz pensar muito. Eu queria indicar para todo mundo, é uma leitura que todos deveriam fazer. Vai ficar no meu coração, vai ficar pra vida. Completamente apaixonada por essa Graphic Novel.

PS: Chorei MUITO. Quando conseguia me acalmar, lembrava da história (e do final) e voltava a chorar.

Milena 20/06/2021

Duas vidas
Definitivamente a melhor HQ que já li na vida! A arte impecável e que lição de vida! Um baque para que revisitemos nossos sonhos e focar no que realmente importa: tudo aquilo que nos faça plenos e felizes!

Ricardo.Kramer 19/06/2021

"Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma"
É triste e surpreendente. Fabien Toulmé é incrível!