Duas vidas

Duas vidas

Resenhas - Duas Vidas

Nana 02/09/2020

Já virei fã de Fabien Toulmé!
Adorei! Uma HQ ótima para refletir sobre as nossas escolhas, a nossa mania de deixar pra fazer o que se gosta amanhã e não hoje, sendo que amanhã pode ser tarde demais. Um livro com bastante conteúdo, diferente da maioria das HQs que normalmente tem poucas páginas e as ilustrações são super divertidas e coloridas.
Amei a frase inicial de Confúcio: " Você tem duas vidas. A segunda começa quando você percebe que só tem uma". Isso normalmente acontece quando passamos por alguma problema sério de saúde, eu já estou na minha segunda vida e tentando aproveitar todos momentos! 😍
Jenifer 02/09/2020minha estante
adoro essa HQ! me emocionou muito :')

Nana 02/09/2020minha estante
Sim, bem emocionante mesmo ?

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Nana e Jenifer... Também gostei muito desse livro!

Neste momento estou em busca de outras HQs que tratem destas temáticas (tratamentos, cuidados paliativos, câncer, morte, etc)...

Além desta, já tenho em minha coleção a ?Frango com Ameixas? (da Marjane Satrapi) e a ?Mamãe está com Câncer? (do Brian Fies). Vocês saberiam/poderiam me indicar/informar/ outras HQs que abordem esses assuntos?

Nana 18/04/2021minha estante
Olá William, vou citar algumas HQS que gostei muito. Vc pode dar uma olhada nas sinopses e opiniões pra ver se te agrada ok? As que lembro agora são : "Rugas", "Não era você que eu esperava", "Pílulas azuis" e "Rosalie Lightning"

Jenifer 18/04/2021minha estante
Sim, Rugas! Enviei uma mensagem pra ele com alguns links, Nana.

Nana 18/04/2021minha estante
Legal Jennifer! Lembrei agora de "Duas vidas" também que é nesse estilo

William.Sueiro 18/04/2021minha estante
Nana e Jenifer! Agradeço enormemente pelas indicações! ?

Fabiana.S 31/05/2021minha estante
Oi Dri, tem esse pra troca? Bjs

Nana 08/06/2021minha estante
Oi Fabi, desculpe a demora em responder, só agora vi seu recado.
Infelizmente esse não tenho mais amiga ? bjs

Fabiana.S 08/06/2021minha estante
Azar o meu ;)

Cassio Kendi 17/09/2021

Quando um livro chega em casa, a primeira coisa que faço, antes de observar a arte da capa ou ler o verso, é cheirar as folhas. Alguns cheiram a jornal, outros a 'química', outros a gibis que meu tios-avós guardavam no sítio deles, num armário perto da televisão.

'Duas Vidas' foi uma experiênica multissensorial para mim: o livro tem um cheiro bom de giz de cera; as páginas são macias; a arte e as cores são agradáveis; e as músicas mencionadas são bem escolhidas, com destaque para 'Les oiseaux de passage', que eu nunca tinha ouvido.

Quanto à história em si, não é minha favorita com o tema 'personagem com doença terminal se vê obrigado a encarar sua própria mortalidade'. "O útimo sopro de vida", por exemplo, para mim é bem melhor por ser mais complexo, tênue e real (talvez por ser uma autobiografia, e não uma ficção).

Uma ideia central do livro com a qual não concordo tanto é de que é necessário abandonar tudo para se ter uma vida feliz. É simplificar a felicidade em extremos, ao invés de enxergar o espectro entre estes dois pontos. O próprio título, 'Duas Vidas', insinua esta escolha binária. "Infinitas vidas, com diferentes graus de felicidade, variando por uma quantidade enorme de escolhas e eventos" seria um título menos chamativo, mas mais realista.

------------------------------------------
ATENÇÃO - SPOILER ABAIXO
------------------------------------------
Para quem já leu, dois pontos que para mim afastaram a história de algo mais realista:

1) Benim, o país em que ele escolher viver, é o 158° no ranking de IDH. Em comparação, a França, seu país de origem, está em 22°, e o Brasil, em 84°. Abrir um restaurante em um país com tantos problemas socio-econômicos não deve ser o final feliz e sem problemas que o livro faz parecer.

2) A abordagem de Luc para convencer Baudoin a 'viver' beira o absurdo, apesar de ser o plot twist principal da história. Havia muito mais possibilidades de uma estratégia dessas dar errado do que certo: Baudouin poderia ter tomado um processo ao agredir o chefe, poderia ter se descuidado em suas relações sexuais, poderia ter entrado em um estado depressivo ainda mais profundo. Mesmo dando certo, Luc tira o poder de escolha do irmão, e a decisão de mudança de vida passa a ser mais circunstancial do que fruto de uma vontade interna.

Enfim, a leitura foi divertida, mas para mim não foi tão impactante quanto a outra obra que li do autor, "Não era você o que eu esperava".
Laura Gariani 17/09/2021minha estante
Mentira, a primeira coisa que acontece com um livro quando chega em casa é eu abrir. Depois você cheira. E depois a mulan ocupa a caixa.

Ana Sá 17/09/2021minha estante
Não li o livro, mas curiosamente o primeiro episódio de "Da África aos EUA" (Netflix) mostra justamente a gastronomia de Benim... Além das feiras, visitam-se 2 restaurantes que eu coloquei na minha lista de roteiros desejados. Por ter visto este seriado, a narrativa pareceu ter sentido para mim! Rs

Rapha 21/09/2021minha estante
Excelente resenha!!!

Milla 05/10/2021minha estante
Cara, que resenha bem escrita e bem estruturada parabéns ?

Cassio Kendi 07/10/2021minha estante
Laura, verdade, Mulan é nossa sommelier de caixa de livro

Cassio Kendi 07/10/2021minha estante
Ana, muito obrigado pela recomendação, já coloquei na minha lista de próximos! Depois de ler "Não era você que eu esperava" que descobri que o autor morou em Benim. Acho que dá para abrir restaurantes e negócios no geral mesmo em países menos desenvolvidos, ainda mais quando se vêm de um país em que se ganha em euro, mas deve ser um desafio grande

Rapha e Milla, obrigado!

Italo Bernardo | @wesleyliterario 30/11/2021minha estante
Essa GN é maravilhosa

Dinha 12/09/2020

Sobre viver.
É o segundo trabalho de Fabien Toulmé que leio e já me considero fã. Luc e Baudouin numa história cativante mostram que a vida é para ser vivida porque pode começar a acabar numa fração de segundos. Quem nunca parou para refletir sobre a vida que está levando? Quem nunca pensou em viver outra vida? Fabien Toulmé reflete sobre isso em quadrinhos. Excelente.
Rodrigo 13/09/2020minha estante
Louco pra ler!

Dinha 15/09/2020minha estante
O investimento vale. Você vai gostar.

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Dinha e Rodrigo... Também gostei muito desse livro!

Dinha 17/04/2021minha estante
Tem o Pílulas Azuis. Estou lendo.

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
?Pílulas Azuis? está na minha lista de próximas aquisições, Dinharj. Em breve vou adquirir... Muito obrigado pela sugestão! ???

Dinha 18/04/2021minha estante

Manoela Pontual 17/03/2020

Uma lição de vida
Fiquei completamente envolvida nessa HQ maravilhosa, uma história de amor, companheirismo, amizade e descobertas. Me peguei pensando várias vezes o que eu faria se estivesse no lugar do protagonista, se me restassem apenas alguns meses de vida. É uma situação muito cruel e angustiante e o autor conseguiu transformar todo esse drama em algo lindo e inspirador. É emocionante do início ao fim.
A vida só vale a pena se for vivida ao seu máximo.
Juliet 17/03/2020minha estante
Fabien Toulmé é um quadrinista muito bom..

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Manoela e Juliet... Também gostei muito desse livro!

Manoela Pontual 17/04/2021minha estante
William, não conheço nenhuma outra nesse estilo, se eu encontrar venho indicar.

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Muito obrigado pelo retorno, Manoela!

Juliet 17/04/2021minha estante
Oi William.. queria achar uma HQ com tema de cuidados paliativos (foi meu tema de tcc)..

Mas o que me vem a mente agora, é Pilulas Azuis, sobre o autor que inicia um relacionamento com uma mulher com o virus HIV.. é um ótimo quadrinho..

Se eu souber de mais algum, ou que me venha a mente, eu indico de certeza.

Muitíssimo obrigado, Juliet!

Cilmara Lopes 11/01/2019

Umas das melhores de 2018, senão a melhor
Dois irmãos que levaram rumos bem diferentes no decorrer de suas
vidas.
O mais velho, Luc , se tornou médico sem fronteiras, vive viajando, namorando, curtindo a vida como bem entende.
O mais novo, Baudouin , ingressou na carreira de direito em uma grande empresa, leva uma vida bem monótona e tediosa.
Luc sempre tenta converncer Baudouin á curtir mais a vida e o incentiva inclusive a largar o emprego que tanto detesta e quem sabe até voltar a tocar guitarra como na adolescência.
Baudouin declina todos convites do irmão, sempre cauteloso e melidroso segue sua rotina á risca com um contador de "dias para a aposentadoria" em sua mesa.
Entretanto, tudo está prestes a virar de cabeça para baixo quando Baudolin é diagnósticado com um cãncer já em estado avançado, sem chances de tratamento e com dias contados, ele decide embarcar com o irmão para dias mais felizes e inesquecíveis.
Durante uma embriaguez em meio a devaneios tristes sobre a morte,
uma lista de desejos é criada, e ambos vão rumo a sua realização.
Um trabalho bonito, tocante e muito sincero, faz referência a própria vida do autor, quando decidiu mudar de carreira, de engenheiro civil para quadrinista, os pensamentos dele estão ali nos personagens tão vívidos que não tem como não causar um chacolhão no leitor.
Uma narrativa permeada de acontecimentos que levam a grandes reflexões, assim como em "Não Era Você Que Eu Esperava", Toulmé faz uso da simplicidade e objetividade para contar uma história concisa e muito verdadeira!
Fiquei cá pensando comigo mesma, daria um ótimo filme europeu, ou nacional
dirigido por Selton Mello.
Sem mais, apenas leia!
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Cilmara... Também gostei muito desse livro!

Além desta, já tenho em minha coleção a ?Frango com Ameixas? (da Marjane Satrapi) e a ?Mamãe está com Câncer? (do Brian Fies). Tu saberias/poderias me indicar/informar/ outras HQs que abordem esses assuntos?

Cilmara Lopes 17/04/2021minha estante
Oii William, de cabeça agora recomendo trêss que gostei bastante: Cicatrizes do David Small, Três Sombras do Cyril Pedrosa e Parafusos da Ellen Forney

Cilmara Lopes 17/04/2021minha estante
Ahh e tbm o outro do Toulmé, Não era você que esperava. Nacional, tem uma hq muito boa do Caeto que ele relata um pouco sobre o pai dele que sofria de Aids. E nessa temática tem uma ótima hq do Frederik Peeters, chamada Pílulas azuis....bom acho que essas são boas indicações dentro do que procura.

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Muitíssimo obrigado, Cilmara!... ?

?Não era você que eu esperava?, eu já tenho e realmente é fantástica! ?Pílulas Azuis? está na minha lista de aquisições há algum tempo mas agora vou agilizar essa compra! ?

Cilmara Lopes 17/04/2021minha estante
Ahh vi que não deixei o nome da hq do Caeto, é Memória de Elefante. ?

Fantástico, Cilmara! ?

Jonas 04/03/2024

A historia mais linda que ja li, porém triste e ensinadora!
Duas Vidas de Fabian Toulmé

- Já começo dizendo que esse livro me deixou muito emocionado pela forma como trata o assunto de ??se dar conta as vezes na vida??, pode ser tarde demais, principalmente o de viver.

Baudouin desde o inicio sempre muito ocupado e dedicado ao trabalho, dando muito de seu tempo apenas para o serviço e deixando assuntos pessoais e até mesmo qualquer tipo de diversão de lado, pagando o apartamento mensalmente, ele descobre o que seria o maior desastre em sua vida, daí então começa de fato a se tocar de algumas coisas e resolve se libertar e começar a viver sua vida como se deveria, porém pode ser tarde demais, sem que se depare com o que poderia estar de fato acontecendo e achando que as coisas estavam ruins para o seu lado, na verdade, as coisas estavam piores para seu irmão Luc, que fez o melhor que alguém poderia fazer por outra pessoa, fazer-lo enxergar a vida, e que muitas vezes ela é curta sem ao menos que a gente saiba, dito tudo isso, damos inicio a nossa segunda vida após nos darmos conta de que só temos uma vida.

Esse Livro é perfeito e foi o que mais me fez sentir uma emoção forte nos ultimos tempos com a leitura, só tenho a agradecer a minha namorada por ter me mostrado essa obra linda e que me fez enxergar muitas coisas boas, e finalizei ao lado dela esse livrinho maravilhoso em uma livraria lindaa.???
Kailany 05/03/2024minha estante
Que resenha lindaaa, como você escreve e expressa tão bem meu amorr. Eu fiquei com tanta vontade de reler esse livro vendo você animado lendo kkkkk não teve dia mais que perfeito para você acabar esse HQ e ainda mais ao meu lado.

Kailany 05/03/2024minha estante
Você me motiva muito e irei sempre te motivar, seja lendo ou qualquer outra coisinha meu amorr

Jonas 05/03/2024minha estante
Euu te amoooo muitoooo amooooor ???? o diaa para terminar eleee foi exatamente terminar ele ao seu ladoooo ??

Jonas 05/03/2024minha estante
Awwwwwhnnnn, estareei sempreeee te motivandooo tudooooo e principalmente pra coisas boooasssss meu amooor

Você é um deusoo????????

Jéssica 04/06/2020

Só consegui chorar no final, perfeito! 🖤
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Jéssica... Também gostei muito desse livro!

Jéssica 31/08/2021minha estante
Olá, William! Desculpa a demora, faz um tempo que nao atualizo aqui.
Sobre esse tema especifico não, mas tem alguns sobre assuntos relevantes tal como esse, como por exemplo, Rugas do Paco Roca que é sobre alzheimer, Tratamentos tem a Diferença Invisível ( fala sobre síndrome de asperger) e Não era você que eu esperava que é do mesmo autor de Duas Vidas mas sobre a filha dele com Down... de momento, seriam esses que eu lembrei agora junto com o meu namorado, essas HQs sao todas dele!

William.Sueiro 07/09/2021minha estante
Muito obrigado a ti e ao teu namorado, tanto pelo retorno quanto pelas indicações... "Não era você que eu esperava" e "A diferença invisível" já estão em minha coleção... "Rugas" está na minha lista de futuras aquisições...

Jéssica 14/09/2021minha estante
Magina! Qualquer coisa, só me chamar!

Jéssica 14/09/2021minha estante
Magina, qualquer dúvida só me chamar! Rugas dói, mas é excelente!

Candido Neto 16/05/2020

Coisas incríveis como tomar um café
As grandes e profundas mudanças de vida como tocar guitarra em um show, encontrar pessoas, estar próximo ao irmão, o que mais pode transformar alguém?
Todas elas enquanto ainda há tempo.
Graphic bela, simples e memorável? Precisa ser mais que isso?
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Candido... Também gostei muito desse livro!

Candido Neto 19/04/2021minha estante
Olá, William.

Pensei em alguma coisa que pudesse se encaixar nessa temática da despedida. Ou talvez do luto.

Rosalie Lightning se encaixa no segundo caso, embora eu já soubesse mais ou menos do que se tratava, acho que esperava algo mais diferente do que encontrei, é muito íntimo e desconcertante, mas não me deixou tão tocado.

De verdade, estou prestes a comprar um game novo, e lhe sugiro ver as narrativas desses lá no YouTube, da forma como histórias são internalizadas de forma diferentes em literatura e cinema, video-games tem estruturas narrativas diferentes, que não são transpostas sem danos significativos para outra mídia - a dicotomia da adaptação do livro ser ou não capaz de alcançar a expectativa do leitor.

Life is stranger é a metáfora não metáfora bem bacana, e tem fomentado umas questões e debates curiosos entre meus filhos; Celeste é um que alguns amigos dizem ter passado um tempo jogando e pensando na jornada do jogo, eles me recomendaram bastante.

Acho que é isso, para não passar sem ser óbvio, Augusto dos anjos e Manuel Bandeira.

E recomendo, sem ter lido, Rei Lear e A Tempestade de Shakespeare.

Sigamos.

William.Sueiro 19/04/2021minha estante
Muitíssimo obrigado, Candido! ???

Candido Neto 20/04/2021minha estante
Ah, William.
Depois de ter lhe escrito lembrei do romance desconcertante e belo da Lionel Shiriver (a mesma de Precisamos falar sobre Kevin) Tempo é dinheiro.
E a série da Netflix, duas temporadas bem curtas, humor e sensibilidade sobre esse tema, After Life.

William.Sueiro 20/04/2021minha estante
Perfeito, Candido! Buscarei as indicações! Muito obrigado mais uma vez! ???

Lincoln 15/09/2020

O chacoalhão que a gente precisa de vez em quando
Com texto leve e profundo, traços certeiros, e cores que comunicam, Fabien Toulmé conta uma história adorável e dolorida. Duas vidas me trouxe identificação com uma das personagens e calhou de dialogar com decisões que precisava tomar. Um irmão mais velho que cuida do mais novo. Uma vida intensa sacudindo outra que se esvaziava. E a gente se afeta por tabela.
Edmar Lima (@literalgia) 16/09/2020minha estante
Adorei a resenha e mais feliz ainda por ter gostado da leitura! ?

Lincoln 17/10/2020minha estante
Eu amei demais da conta ?

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Lincoln e Edmar... Também gostei muito desse livro!

Edmar Lima (@literalgia) 21/04/2021minha estante
Olá, William! Então, sobre HQs com temática de morte, eu conheço uma bem famosa, chamada "Fun Home". Excelente leitura e aborda questões sobre gênero e também sobre suicídio. Desculpe, mas no momento, não consigo pensar em mais alguma!

William.Sueiro 21/04/2021minha estante
Muitíssimo obrigado pela indicação, Edmar! ??

Filipe Otuka 15/11/2020

É lindo. É emocionante. Faz 10 minutos que acabei e ainda sinto arrepios por todo o meu corpo. Duas vidas é uma obra maravilhosa do início ao fim, que conseguiu tirar muitas lágrimas minhas. Não tenho palavras para descrever a lição de vida que essa hq deixou, é simplesmente impecável.
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Filipe... Também gostei muito desse livro!

Filipe Otuka 27/04/2021minha estante
olá william! eu te recomendo pílulas azuis, aborda a temática de um casal portador do vírus da AIDS, é maravilhoso como lidam com essa situação

William.Sueiro 28/04/2021minha estante
Muitíssimo obrigado pela indicação, Filipe. Comprei ?Pílulas Azuis? no último final de semana e já finalizei a leitura. Muito boa mesmo! ??

Filipe Otuka 07/05/2021minha estante
há outras indicações que tratam de assuntos assim, não somente doenças físicas como as psicológicas, no momento estou lendo ? Minha experiência lésbica com a solidão ? da Kabi Nagata

William.Sueiro 08/05/2021minha estante
Anotado, Filipe! Muito obrigado mais uma vez! ??

Laura Regina - @IndicaLaura 09/09/2019

uma Graphic novel sobre amor:
Um advogado ex-músico está frustrado com a vida, e aceita a proposta do irmão de curtir a vida e aproveitar seu tempo.

Segundo livro do autor Fabien Toulmé, do emocionante “Não Era Você que Eu Esperava”. Neste aqui, temos outra história de amor de família e de amor por si mesmo através do cuidado e do carinho.

Para isso, somos apresentados a um homem triste, desiludido, sem vontade de cantar uma bela canção - mas ele era músico! E de Rock 🤘🏻 E está aí um diferencial desta #hq : ela mescla a narração com citações de músicas conhecidas, tornando a história multissensorial.

Narração linda, emocionante, com traços característicos de Toulmé que nos carregam e nos abraçam. O final é levemente previsível, mas quem se importa quando o mais bonito é a evolução?!

Livro Viajante através do Skoob!

site: https://www.instagram.com/indicalaura/?hl=pt-br
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Laura... Também gostei muito desse livro!

Laura Regina - @IndicaLaura 19/04/2021minha estante
Oi William! Conheço HQ sobre morte e assassinato, serial killers, este tipo. Serve? Sobre morte por doença, só conheço esta e "Pílulas azuis" (sobre ter HIV).

Sem problemas, Laura...
Embora os temas sejam diferentes, também podes me indicar essas, sim. Conheces o especial ?Contos Bizarros? da Superinteressante? É uma coletânea de quadrinhos sobre histórias reais de assassinos em série...

?Pílulas Azuis? está na minha lista de futuras aquisições...

Obrigado pelo retorno...

Laura Regina - @IndicaLaura 19/04/2021minha estante
Gostei da sua indicação! Obrigada!

Eu pensei em "Dora", "Matadouro de unicórnios" e "Black hole". Já leu estes?

William.Sueiro 19/04/2021minha estante
Ainda não li, mas já vou incluí-los na minha lista. Muito obrigado! ?

Thammy 11/04/2021

Emocionante, necessário.
Que leitura bonita e necessária nesses nossos tempos. Como é bom ver alguém ressignificar a própria vida, dar valor aos pequenos grandes detalhes da caminhada e ser feliz com o que verdadeiramente importa. Essa história é uma lição que merece ser lida, valorizada e relida sempre! A sensibilidade de Fabien Toulmé me encanta demais. Sou fã incondicional do trabalho desse quadrinista incrível! Leiam!
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Thammy... Também gostei muito desse livro!

Thammy 17/04/2021minha estante
Oi, William! Preciso pesquisar para dar essa resposta. Imagino que você já tenha lido o "Pílulas Azuis", do Frederik Peeters, não? Prometo ver algo mais aprofundado e trazer para você, tudo bem?

William.Sueiro 17/04/2021minha estante
?Pílulas Azuis? está na minha lista de futuras aquisições, Thammy... Será um dos próximos... Mas obrigado pelo retorno.

Thammy 17/04/2021minha estante
Imagina! Acho que você vai gostar bastante.

Anselmo 26/04/2020

Uma surpresa!
Uma história que faz qualquer um pensar, se vive a vida da forma que queria, e se é possivel ou necessário mudar. Uma história de amor fraterno que pode fazer a coisa certa de uma forma nada ortodoxa e muito irresponsável, mas ao mesmo tempo necessário. Pois do contrário, nada mudaria! Uma história de uma atitude drástica contra a resignação do ser humano. Uma hq muito fluída e que te faz querer mais, e quando chega ao fim... dá um tapa na sua covardia! Não sinta vergonha se você chorar no final, talvez você quisesse ser o Bauduino!
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Anselmo... Também gostei muito desse livro!

Anselmo 20/04/2021minha estante
Oi! Tudo beleza ?
Tem Pílulas Azuis, Nao era vc quem Esperava, Habib. Da uma olhada na sinopse deles antes de comprar. abraços!

William.Sueiro 20/04/2021minha estante
Oi, Anselmo... ?Não era você que eu esperava? eu tenho por aqui e é fabulosa! ?Pílulas Azuis? e ?Habib? estão na minha lista de futuras aquisições! Muito obrigado pelo retorno e pelas indicações! ???

Anselmo 23/04/2021minha estante
Fico feliz por ajudar! Tamo junto!

Thata 10/07/2019

Saia da zona de conforto
Primeiro gostaria de falar do autor, Fabien é francês, engenheiro civil e morou em nosso país por um bom tempo, sua esposa e filha mais velha, são brazucas!! Cansado de obras, ele voltou a França e mergulhou no mundo mágico das HQ's. Acho que isso faz toda a diferença na escrita dele, gosto muito!!!! É peculiar! .

Bom quando terminei o livro, fiquei uns bons dias com ressaca literária. Essa Grafic Novel te tira da zona de conforto, te da um sacode, mecha com suas estruturas. .

Se chorei?! Claro que sim, mas o final.... .
Sabe quando você precisa repensar na vida e não tem ideia de como começar?! Precisa mudar o rumo que sua vida leva?! Lembra de coisas que queria fazer e diz que não pode, não tem tempo?! ....
Leia Duas Vidas!!! .
E se preparem para o Gran Finale, inesquecível, surpreendente, maravilhoso, inesperavel, memoravel... enfim poderia descrever de varias formas o final.
Mas leiam essa GN, por favor!!! Luc é um personagem fictício que muda e irá mudar mais ainda a vida de personagens real.
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Thata... Também gostei muito desse livro!

Thata 17/07/2021minha estante
Tem mais duas que ja li
Pílulas Azuis - Frederik Peeters
Fun Home - Alison Bechdel

William.Sueiro 19/07/2021minha estante
Oi, Thata... Comprei as duas recentemente. São muito legais. Obrigado pelas indicações e pelo retorno.

Thata 21/07/2021minha estante
Aaaa depois me fala o que achou! ;)

Andre Felipe 22/07/2019

Incrível
Não existe palavras pra expressar o que eu senti lendo esse quadrinho. Além de eu me identificar com o baudouin e sonhar em ter a vida do luc, seu irmão, a história tem uma narrativa impecável e arrebatadora. Quem pensa ser uma simples história vai se emocionar de verdade. Deixei as páginas do livro todas molhadas
William.Sueiro 17/04/2021minha estante
Olá, Andre... Também gostei muito desse livro!

Andre Felipe 21/04/2021minha estante
Fala aí William! Cara, eu amo as HQ's do Fabien e te indico todas dele e da Nemo. Eu vou procurar saber direitinho e te indico

William.Sueiro 22/04/2021minha estante
Beleza, Andre! Obrigado pelo retorno! ???

Andre Felipe 22/04/2021minha estante
Por nada cara! ????