My Year of Rest and Relaxation

My Year of Rest and Relaxation Ottessa Moshfegh

Resenhas - My Year of Rest and Relaxation

duda 21/02/2023

There's a Starman waiting in the sky
He'd like to come and meet us
But he thinks he'd blow our minds
There's a Starman waiting in the sky
He's told us not to blow it
'Cause he knows it's all worthwhile
He told me
Let the children lose it
Let the children use it

nicalina 20/02/2023

"O tempo não era imemorial. As coisas eram apenas coisas."
Se eu fosse resumir esse livro, definitivamente diria que é um livro baseado em I wanna be sedated, dos Ramones. Esse é um daqueles livros que você lê o começo empurrada e depois agradece por ter tido paciência. Só não recomendo para quem procura um livro para manter a sanidade mental, pois é tentador ficar sedada e dormir por um ano com as contas no débito automático.

giovanna990 14/02/2023

?my year of rest and relaxation? não é o tipo de livro que me cativa de primeira (confesso que comprei por conta da capa bonita). a história se passa no decorrer de um ano e não acontece literalmente nada. apesar disso, não consegui largar o livro nem um segundo - é completamente envolvente. o que mais me fascinou foram as personagens, acho interessante quando os autores escrevem pessoas reais, que não são 100% boas nem 100% más - são apenas pessoas tentando sobreviver, e sinto muito isso nesse livro. o final é espetacular. LIVRO INCRÍVEL! quero ler mais da autora.

paola 04/02/2023

Não sei nem o que falar.

A protagonista é um desastre que você não consegue parar de acompanhar, e o final?. Satisfatório, eu acho.

Rickyo 01/02/2023

"There she is, a human being, diving into the unknown..."
Não sei exatamente como começar a falar desse livro, ele me prendeu de uma forma que eu não conseguia parar de ler. Adoro livros que possuem protagonistas com personalidade duvidosa, aliás, todos os personagens nesse livro possuem personalidade duvidosa, e a protagonista desse livro é exatamente isso, abusando de todos os privilégios que ela possui, ela ser odiável me fez gostar de acompanhar sua narrativa e ver até onde ela iria com seu objetivo de hibernar o ano todo. A personagem Reva é essencial pra história, a personalidade oposta das duas me fez gostar de acompanhar o desenvolvimento da amizade delas, particularmente foi uma personagem que eu me apeguei muito apesar de não ser a protagonista. Passei o livro todo pensando no quanto uma terapeuta qualificada poderia ajudar de fato a protagonista, e não aquela maluca cômica que não fazia ideia do que tava fazendo. Por fim, uma das coisas que eu mais gostei no livro foi a vibe melancólica, silenciosa e confortante que ele tem, a história se passar no começo doa anos 00' em NY foi um bônus pra eu gostar mais ainda de acompanhar, sem dúvidas vou querer reler no futuro e vou ficar pensando nele por bastante tempo, aquele final no mês de setembro me pegou.

malu334 30/01/2023

“There she is, a human being, diving into the unknown, and she is wide awake."
Sendo sincera eu demorei um tempo pra pegar o ritmo desse livro, esperava algo mais como “A redoma de vidro”, e de certa forma recebi. De início é difícil não debochar de como a protagonista usa dos seus privilégios, fora não entender as motivações pra uma vida tão vazia; como que nos anos 2000, sendo loira, alta, magra como Kate Moss e com uma boa condição, não a levou a lugares melhores? Não posso dizer que mesmo no fim da leitura entendi suas causas, mas acredito que isso é parte da proposta desse livro: só observar.
Não vejo lição de moral, muito menos como um alerta do que não fazer — pelo contrário, a exposição do uso exagerado de remédios sedativos é irresponsável, quase como se não tivesse perigo nenhum em fazer uso—, vi apenas uma história de alguém, que te mostra o quão diferente a depressão pode agir em cada um. Além de mostrar outra problemática bem presentes nos anos 00’s, como a bulimia. É uma leitura expositiva, não dá pra assumir nada da protagonista sem ser o óbvio, e pra mim isso é muito interessante.
Os personagens são desgostáveis, principalmente a (péssima) terapeuta dela e o seu ficante. Não existe uma relação familiar e em alguns pontos é triste vê-la buscando isso. Ela também não é muito agradável, não é uma boa amiga e muito menos uma boa companhia, inclusive pra ela. A protagonista não ter nome e o livro ser narrado em primeira pessoa me deixou entender que ela não queria ser reconhecida — talvez parte do plano de não existir e só descansar por muito tempo.
Todo mundo já passou por momentos que dá vontade de pausar o tempo, e a Ottessa mostrou isso em prática, pausando a vida dela e continuando a do resto do mundo. É sem dúvidas uma leitura interessante, mas não me cativou tanto quanto esperava e me deixou um tanto quanto insatisfeita com o final. Recomendaria pra quem gosta de literatura melancólica e pra quem quiser ter uma outra visão sobre a vida.

juju queen 27/01/2023

meu ano de descanso e relaxamento
simplesmente um livro que tem tudo pra ser chato mas nao consegue ser, eu mal conseguia largar ele de tanto que a escrita me cativou. se vc nao gosta de livros muito parados e reflexivos esse não é o livro pra vc. por sorte eu amo esse tipo de história e perspectiva feminina entao adorei. no momento é meu livro favorito.

maria 25/01/2023

Esse livro é a prova viva que mulheres podem ser babacas também. O mais impressionante é que ele é muito bem escrito e trata de causas importantes, a protagonista (que inclusive nem nome tem) é a melhor representação de um ser humano: extremamente egoísta. Reva, a melhor amiga, faz um ótimo papel em ser só amiga, e a psiquiatra é uma charlatã, que se torna um alívio cômico. É importante ler livros realistas.

iozorb 25/01/2023

É um livro interessante e bem peculiar. Os personagens não são nem um pouco gostaveis e suas ações e pensamentos são totalmente fora da curva e repudiantes, mas, ao mesmo tempo, todos tem esse desejo de sobreviver no seu próprio corpo que é totalmente identificável.
É como se fosse um livro de filosofia escrito ao contrário com todas as lições sendo como não viver, como não ser feliz (como um existencialismo invertido) então acredito que você tem que pensar muito pra pegar algo dele.
Tenho críticas principalmente a quantidade de remédios tarja preta que o livro cita nomes e como usar, além da romantizção de seu consumo. Tem muito preconceito (o que talvez faça parte do "aprendizado ao contrário", mas preconceito é preconceito) e a leitura nao flui, já que e impossível gostar dos personagens.
Foi uma leitura boa no geral que me fez pensar bastante.

miss swiftie 23/01/2023

?there she is, a human being, diving into the unknown?
se você espera uma leitura com uma história revolucionária ou um plot twist incrivel, saiba que esse livro não é sobre isso. esse livro fala de uma crise existencial de uma mulher nos seus 20 anos que pensa muito, apesar de se sentir indiferente a muitas coisas. é sobre hibernação mental, e se você leu você vai entender o porque do uso dessa palavra.
o livro é bem escrito e mesmo não tendo uma história muito uau, conseguiu me prender! confesso que esperava mais porque tem muito hype, mas mesmo assim achei muito interessante certas perspectivas das personagens da história e principalmente de que isso é um livro real. todos os personagem tem defeitos e algumas qualidades, e são verdadeiros. não é nada romantizado, é a realidade. e pra mim, isso me conquistou profundamente.

mizmiz 17/01/2023

intrigante e curioso, provavelmente vai te deixar com diversas e diversas dúvidas ao longo da leitura, mas eu particularmente, achei magnífico é muito bem escrito

emma40 17/01/2023

A popularidade do livro é completamente justificada mas...
Eu entendo perfeitamente porque esse livro é tão popular, porque gera tanta discussão e porque tanta gente lê e relê e anota nele, é um livro com uma temática interessante e abordagem nova, uma mulher nos seus 20 anos perdendo completamente o controle e em um estado de completa indiferença diante do mundo e não tendo medo de expressar opiniões e sentimentos considerados controversos. No entanto, esperava um pouco mais, não senti o choque imenso que é um dos fatores que as pessoas descrevem como positivos sobre o livro, não sei se é porque eu já vi muitas resenhas ou se é porque já leio livros desse "subgênero" há um tempo e também sou bem familiar com doenças mentais e medicamentos e coisas assim, mas uma parte importante para mim nas leituras é ter essa surpresa com o livro, é o que me encanta em começar algo novo, saber que eu estou prestes a ver o mundo de maneira um pouco diferente por causa daquela história ou que eu vou aprender algo ou encontrar um autor favorito, esse livro não me proporcionou isso, talvez pelas razões citadas acima. Outra coisa é que, pensando em livros com os temas parecidos, chego à conclusão de que prefiro outros a esse, principalmente os livros que misturam esses temas (doença mental, personagens femininas difíceis, entre outros) com outros temas e storylines, ficar tanto na cabeça dessa personagem, sem que ela esteja ativamente fazendo qualquer outra coisa e só fixada nisso, apesar de ser o propósito do livro, não é interessante para mim por isso apenas acho que o livro não foi para mim, mesmo sabendo que objetivamente é um livro impecável em termos de escrita e construção de personagens e em abordagem desses temas ainda prefiro outros que combinam isso tudo com algo que engaja mais.

bookstagram: emmslib

Nayara's Version 12/01/2023

? That was it. I was free.?
?Como um sonho que você sabe que vai acabar. Se eu me mover rápido o suficiente, não vou acordar os deuses.?

Esse livro não é para qualquer um.
Eu entendo a crítica que ele tem, e sei que nem sempre ele vai te cativar.
Mas no final, eu acredito, vale a pena.

A vida é difícil! E, às vezes, muitos de nós gostaríamos de poder deitar a cabeça no travesseiro e não acordar por uma semana ou mais, evitando assim a luta e a banalidade cotidianas.
Esse provavelmente será o livro mais esquisito que eu já li, mas também o mais realista.

silentcry 07/01/2023

eu não esperava por esse final MEU DEUS porém o livro é legal e reflexivo pq mostra que mesmo que a protagonista (QUE NAO TEM NOME ODIEI ISSO) tente fugir dos problemas dela, eles não irão sumir. Também gostei muito de como eles mostraram esse outro lado da depressão, que na vida real não romantizam, um tapa na cara