O Som de um Coração Vazio

Esse som se propaga
Como um eco contínuo
Se alastra
E vai subindo...

O som é forte pra quem tem o dom
De ouvir o silêncio e entender
Que ficar sozinho é bom
Mas não é pra ser...

Não podemos ser sons vazios eternamente,
Vamos encontrar música em algum momento
Só que eu não sei exatamente
Se o vento

Vai se deixar ouvir,
Ou vai ficar em silêncio
Pra eu decidir
O tom que toca aqui dentro...

MCG

Baseado no novo livro de Graciela Mayrink.
Thalita212 07/09/2018minha estante
Parece ser maravilhoso esse livro*-*

Mariana_ 07/09/2018minha estante
Eu adorei!!!! Recomendo!

Heron R. 13/06/2020

Final lindo
Um livro interessante sobre personagens que enfrentam doenças psicológicas que nos ensinam o valor da empatia.
Um livro com um final digno de filme!
Nilson 24/03/2021minha estante
Quero ler

Driza 27/08/2018

Demais!
Não achei que fosse possível escrever ainda melhor do que os primeiros livros, mas aconteceu: Graciela se superou. Que história!!! O melhor de todos.

Comecei a ler tão despretenciosamente e zaz! Fui fisgada e, mesmo com os "corres" do meu trabalho, arrumei muitos tempinhos e li rapidão. Delícia de leitura, de personagens e de trama! Carol, gêmea depressiva por conta de um acontecimento do passado, incompreendida, mas cativante. Gabriel, todo errado, mas com aquele coração que faz todo mundo derreter. Se merecem, se encontram, se ajudam, faz a gente rir, torcer, chorar. Um turbilhão!

Levei minha filha, Yasmin, para conhecer sua autora preferida (Graciela, claro!), na verdade a única, porque ela só lê seus livros, na Bienal de SP dia 11 deste mês ainda, onde adquirimos o livro para a sessão de autógrafos. Ah, explico: minha filha não gosta de ler! Como leitora compulsiva leio muito e sempre a incentivei na leitura desde pequenininha. Li muito pra ela na esperança de desenvolver o gosto, mas não colou. Não lê! A não ser, os livros da Graciela Mayrink. Mas a Yasmin ainda não conseguiu pegar neste livro por estar no último ano do ensino médio, terceiro semestre de provas, além dos simulados, Enem, vestibular... Então eu li na frente! E, amei. Parabéns, Graciela, pelo livro e mais do que tudo, obrigada por sua escrita cativar a Yasmin!

Um Sonho Literário 02/10/2018

História maravilhosa
Este é um livro que trás uma história muito interessante e bem contada. Apesar disso, demorei um pouco para lê-lo, pois devido ao tema um pouco pesado (e ao meu atual estado de fragilidade emocional) preferi ir devagar.

[...]

Veja a resenha completa em: instagram.com/umsonholiterario_/

Fernanda.Alves 18/10/2018

Um livro delicado e super lindo!!
Esse livro caiu no meu colo como um presente, tive a oportunidade de realizar uma troca aqui pelo skoob com a autora e ela pediu pra eu escolher um dos livros dela. Me interessei logo de cara, foi o que maise chamou atenção. E o quebeu tenho a dizer pra quem está pensando em lê-lo é que tenham uma mente aberta, que embarquem junto com os personagens, pq um livro simples, delicado, suuuper informativo, e além de tudo traz um romance que apesar das imperfeições das doenças que ambos têm, se tornam um dos casais que mais me emocionou. Recomendo a todos lerem, pq você entra pela visão dos protagonistas e tsmbem pela visão dos familiares e amigos que os cercam, e isso émuito dificil de voce encontrar em outros livros. Graciela, você se tornou pra mim, uma das melhores autoras nacionais. To louca pra conhecer os outros títulos.

Sarah 02/02/2019

Um livro que contribui com a vida
A Graciela foi muito feliz nessa história!

Trata-se de um livro bem estruturado, tem toda a coesão necessária nos personagens.
Acho que o livro conseguiu fazer comigo aquilo que pretendia: amplia horizontes e promover empatia.

Confesso que no começo me questionei: a causa da depressão é tão grande assim para despertar esses sentimentos na personagem?

Acontece que levei um grande sacudidão! Através de uma escrita fluida a autora conseguiu mostrar como são vários fatores que influenciam as pessoas, todas as pequenas pecinhas podem causar algo maior quando juntas.
Aprendi que é justamente esse pensamento de inferior as cores alheias que causam tantos problemas.

Aaah adorei o final, pra mim foi muito satisfatório ^^
Não tinha não torcer por esses queridos!

Aguardando o livro do Igor e Emanuele hahaha

primeira viagem 03/03/2019

O som de um coração vazio
Livro: O som de um coração vazio
Autor: Graciela Mayrink
Editora: Bambolê
Gênero: Romance
Li a 1 edição
Ano de lançamento: 2018
Páginas 224
Período de leitura: 06/01/ 2019 até 12/01/2019

Carolina está passando por uma crise de depressão após ter suas fotos íntimas vazadas na Internet pelo seu ex namorado, ela sente vergonha pelo o que aconteceu. Ela é fã de Gabriel Moura, um astro do Rockque está no auge de sua carreira.
Apesar do sucesso, Gabriel luta contra o T.O.C (Transtorno Compulsivo Obsessivo), tentando vencer suas obsessões e compulsões. Um dia navegando na Internet e encontra um fórum sobre depressão, onde uma fã compartilha seus problemas, logo sente vontade de ajudá-la mesmo que seja anonimamente.
Em poucos dias Carolina virou sua obsessão, era sua nova missão fazer com que a menina ficasse bem. Em poucos dias Carol o ajudava a se sentir mais tranquilo quanto as suas obsessões.

Comentário: O livro é perfeito!!
A autora conseguiu transmitir uma mensagem de amor e ao mesmo tempo informar muito bem os seus leitores tratando de questões muito importantes como: depressão, TOC , as crises de ansiedade, o enfrentamento de seus medos, a importância da família no tratamento de transtornos psicológicos.

Ingrid249 04/04/2019

Eu diria que este é um livro que caiu nas minhas mãos para que fosse lido. Eu troquei com a autora por aqui, e se não fosse por isso nunca teria conhecido essa história incrível!
No livro temos a história do Gabriel e da Carol. Ele, um cantor famoso; ela, uma fã deprimida. Apesar das aparências, a vida de Gabriel Moura está longe de ser perfeita, após ter crescido com uma mãe bipolar e neurótica, ele desenvolveu TOC e ficou cheio das manias. E Carol desenvolveu depressão depois que seu ex-namorado publicou uma foto íntima na internet.
Eles se conhecem num fórum sobre depressão na internet, e Gabriel se interessa por ela após descobrir que ela é sua fã, então ele cria um user fingindo ser uma fã dele laaa de Macapá e eles ficam amigos. Bom, ele se apaixona e quer salvá-la... Então é isso, temos nossos dois personagens principais com a cabeça toda ferrada.
Este livro tem o enredo de uma fanfic, né? Mas acaba tratando de assuntos delicados com muito cuidado, diria até que de uma forma didática. Os personagens principais tem pontos de apoio, e aqueles que não entendem (oi, pai da Carol!) acabam compreendendo depois. É muito bom ver que o final aqui foi feliz, mas infelizmente na vida real existem pessoas que passam por esses problemas e não tem a mesma sorte. Precisamos nos conscientizar e prestar mais atenção!
Fora isso, tem todo o enredo de fã e ídolo!! O Gabriel tem um complexo de herói, quer salvar a Carol apesar de tudo, e ele é bem um príncipe encantado hahaha Isso me deixou suspirando e sorrindo por aí igual uma boba enquanto eu lia. Me lembrou um pouco a história da Cinderela, e eu amo!
O mérito desse livro é conseguir abordar assuntos sérios sem perder a leveza, eu amei e recomendo muito!

PS. Sobre o episódio da foto, a família da Carol decidiu não seguir a diante com o processo. Eu sou do time que se fez isso tem que processar SIM, sofrer as consequencias todas do CRIME cometido!!! Perdoar é importante, conversar com a pessoa depois de um tempo... mas processem, meninas, PROCESSEM!

Line Ls 09/04/2019

Apaixonante e necessária!!
Sou apaixonada por romance e todo tipo de arte que é nacional, e fascinada por questões que envolvem a saúde mental.

Então essa história,foi uma grata surpresa e um prato cheio pra mim.
A autora um amor, e a história um primor.

Simplesmente APAIXONANTE E NECESSÁRIO!!!

Carol 04/05/2019

🗣 Aqui temos Gabriel Moura, um astro do rock que mesmo no auge do seu sucesso por tras dos palcos esconde sua luta contra o Toc, suas obsessões e compulsões. E durante uma pesquisa como quem não quer nada, Gabriel acaba caindo em um fórum sobre depressão e é ai que ele conhece Carolina. Que está em seu primeiro ano na faculdade mas ainda é atormentada pelo que aconteceu no ensino médio: seu ex namorado vazou uma foto intima dela. E sem o apoio dos que a cercam, Carolina não vê saída e animo para continuar e começa a entrar em depressão. A mesma se afasta de amigos, da família e até mesmo de sua irma gêmea. Nesse fórum Carol encontra alguém que também é fã de Gabriel mas o que ela não espera é que quem está por trás é o cantor Gabriel, que acaba obcecado em ajudar Carolina a todo custo.
Com um assuntos bem delicados para serem tratados, a autora aborda de maneira muito inteligente e de fácil entendimento para o leitor além da identificação. Falar de saúde mental é necessário e muito. Precisamos ter uma real noção do que se tratam, e que não é apenas uma paranoia ou uma bobeira. O livro ele é um prato cheio de didática , empatia e amor para quem compartilha da doença e de quem está ao redor.
A autora aqui mostra que não existe tamanho ou dor para estipular o que pode desencadear o TOC, as crises de ansiedade, a depressão entre outros assuntos abordados. A relação de fã x artista é trabalhada de uma maneira tão bonita, que me peguei dando sorrisos bobos e o coração todo quentinho. Além dela mostrar como realmente as pessoas olham a doença até que algo mais grave acontece. E é ai que damos valor para pessoas que estão ao nosso lado e passamos a dar mais atenção, a sermos bons ouvintes. Esse livro entra na minha categoria de: indicar para todo mundo. Ainda mais por ser de autora nacional.
O trabalho da editora, na diagramação, folha escolhida, tamanho de fonte e as artes deixam a leitura confortável e bem agradável.
Graciela se eu puder sempre exaltar seu trabalho, eu vou fazer sim! E obrigada por me chamar no privado no skoob e ter selecionado aquela troca, se foi destino ou não esse livro caiu de paraquedas e graças a ele conheço vocês e quero conhecer mais de suas obras.
Se eu indico o livro? Acho que ficou mais que claro que sim, né? 😂 Espero que tenham gostado, e boa leitura ❤

Poly 24/09/2019

Sensacional!
O Som de um Coração Vazio traz a história de um astro do rock que sofre de TOC e que descobre uma fã dele deprimida enquanto navega por um fórum na internet.

Gabriel Moura é um jovem cantor de rock que está no auge de sua carreira. Tudo seria perfeito em sua vida se não fosse sua doença silenciosa. Ele tem TOC e luta diariamente contra a doença. No momento seu problema maior é o irmão que fica o tempo pegando no seu pé e vigiando para que ele não cometa nenhuma loucura. No limite do possível Gabriel está bem, ele só prefere ficar quieto no quarto compondo ao invés de interagir com o restante da banda.

Mas então ele resolve entrar em um fórum para depressivos e encontra um nome de usuário bem curioso: carol_do_moura. Quando viu o nome a curiosidade não o deixou em paz e ele precisou conversar com aquela pessoa. Ele criou uma identidade falsa, disse que era uma menina que morava no Amapá e começou a conversar com a Carol para saber se ela era fã do Gabriel Moura (e sim, ela era).

Carol é uma estudante de arquitetura que desenvolveu depressão após o vazamento de uma foto sua pelo seu ex. Carol possui uma irmã gêmea que se preocupa muito com ela, mas a futura arquiteta prefere passar seus dias no quarto ouvindo músicas do Gabriel Moura e desabafando no fórum sobre depressão. No seu quarto é o lugar onde ela mais se sente segura.

Pelo fórum, Carol e Gabriel começam a conversar e criam uma forte conexão. Ela não faz a menor ideia de que está conversando com o seu maior ídolo, mas Gabriel já está apaixonado e começa a criar situações para encontra-la pessoalmente.

Assim que eu li a sinopse do livro e senti o clima mais pesado do contexto achei que não teria como a Graciela seguir na sua linha leve e fofa da escrita, mas sim, ela conseguiu. Toda a delicadeza da escrita da Graciela estão presentes do início ao fim da história.

Tanto o assunto da doença mental quanto o do vazamento de foto íntima são bem delicados, mas a autora abordou muito bem os dois temas. Ela soube dosar muito bem para não deixar a história nem superficial demais e nem com o clima muito pesado.

site: http://polypop.net/livro-o-som-de-um-coracao-vazio/

Aline.Brasil 01/12/2019

O livro fala de um assunto muito importante e comum hoje em dia, e que muita gente não leva a sério.

Cíntia Costa 25/02/2020

Perfeito. Amei.
Li um livro muito parecido com esse que tinha amado: Meu coração e outros buracos negros. A temática é a mesma. Mas esse é maravilhoso também. Como amei. Como me envolvi na história, com os personagens. Li muito rápido. Super senti cada dor dos personagens. Li um livro do John Green: Tartarugas até lá embaixo, que tem um hype enorme, mas não me identifiquei com a forma abordada pelo autor tratando do tema TOC. Mas a Graciela conseguiu passar o tema com muita propriedade.

Ana 13/03/2020

Fraquinho
Me irritou bastante o fato do cantor ser "endeusado" quase o livro todo, como se aborda depressão e TOC de forma muito pobre e acredito eu, um pouco deturpada. Ninguém deve ser responsável pela melhora de ninguém.
O livro fica bom nas últimas 10 páginas.

Lorayne.Stinguel 21/04/2020

Ao ir lendo o livro, senti que a autora queria passar uma verdadeira preocupação sobre a temática. Acho que é um livro que pode ajudar de certa forma, mesmo que seja só para refletir. Me senti extremamente incomodada com os quadros... deve ser muito difícil para a pessoa que tem esse problema, e quem está por fora realmente não é capaz de compreender.