O Som de um Coração Vazio

O Som de um Coração Vazio Graciela Mayrink

Resenhas - O Som de um Coração Vazio

Poly 24/09/2019

Sensacional!
O Som de um Coração Vazio traz a história de um astro do rock que sofre de TOC e que descobre uma fã dele deprimida enquanto navega por um fórum na internet.

Gabriel Moura é um jovem cantor de rock que está no auge de sua carreira. Tudo seria perfeito em sua vida se não fosse sua doença silenciosa. Ele tem TOC e luta diariamente contra a doença. No momento seu problema maior é o irmão que fica o tempo pegando no seu pé e vigiando para que ele não cometa nenhuma loucura. No limite do possível Gabriel está bem, ele só prefere ficar quieto no quarto compondo ao invés de interagir com o restante da banda.

Mas então ele resolve entrar em um fórum para depressivos e encontra um nome de usuário bem curioso: carol_do_moura. Quando viu o nome a curiosidade não o deixou em paz e ele precisou conversar com aquela pessoa. Ele criou uma identidade falsa, disse que era uma menina que morava no Amapá e começou a conversar com a Carol para saber se ela era fã do Gabriel Moura (e sim, ela era).

Carol é uma estudante de arquitetura que desenvolveu depressão após o vazamento de uma foto sua pelo seu ex. Carol possui uma irmã gêmea que se preocupa muito com ela, mas a futura arquiteta prefere passar seus dias no quarto ouvindo músicas do Gabriel Moura e desabafando no fórum sobre depressão. No seu quarto é o lugar onde ela mais se sente segura.

Pelo fórum, Carol e Gabriel começam a conversar e criam uma forte conexão. Ela não faz a menor ideia de que está conversando com o seu maior ídolo, mas Gabriel já está apaixonado e começa a criar situações para encontra-la pessoalmente.

Assim que eu li a sinopse do livro e senti o clima mais pesado do contexto achei que não teria como a Graciela seguir na sua linha leve e fofa da escrita, mas sim, ela conseguiu. Toda a delicadeza da escrita da Graciela estão presentes do início ao fim da história.

Tanto o assunto da doença mental quanto o do vazamento de foto íntima são bem delicados, mas a autora abordou muito bem os dois temas. Ela soube dosar muito bem para não deixar a história nem superficial demais e nem com o clima muito pesado.

site: http://polypop.net/livro-o-som-de-um-coracao-vazio/

YankContarato 16/01/2021

Maravilhoso!
Livro muito gostoso de ler, me prendeu na história e foi o livro que li mais rápido. Aborda temas atuais e necessário para os dias de hoje. Super indico!

Ingrid249 04/04/2019

Eu diria que este é um livro que caiu nas minhas mãos para que fosse lido. Eu troquei com a autora por aqui, e se não fosse por isso nunca teria conhecido essa história incrível!
No livro temos a história do Gabriel e da Carol. Ele, um cantor famoso; ela, uma fã deprimida. Apesar das aparências, a vida de Gabriel Moura está longe de ser perfeita, após ter crescido com uma mãe bipolar e neurótica, ele desenvolveu TOC e ficou cheio das manias. E Carol desenvolveu depressão depois que seu ex-namorado publicou uma foto íntima na internet.
Eles se conhecem num fórum sobre depressão na internet, e Gabriel se interessa por ela após descobrir que ela é sua fã, então ele cria um user fingindo ser uma fã dele laaa de Macapá e eles ficam amigos. Bom, ele se apaixona e quer salvá-la... Então é isso, temos nossos dois personagens principais com a cabeça toda ferrada.
Este livro tem o enredo de uma fanfic, né? Mas acaba tratando de assuntos delicados com muito cuidado, diria até que de uma forma didática. Os personagens principais tem pontos de apoio, e aqueles que não entendem (oi, pai da Carol!) acabam compreendendo depois. É muito bom ver que o final aqui foi feliz, mas infelizmente na vida real existem pessoas que passam por esses problemas e não tem a mesma sorte. Precisamos nos conscientizar e prestar mais atenção!
Fora isso, tem todo o enredo de fã e ídolo!! O Gabriel tem um complexo de herói, quer salvar a Carol apesar de tudo, e ele é bem um príncipe encantado hahaha Isso me deixou suspirando e sorrindo por aí igual uma boba enquanto eu lia. Me lembrou um pouco a história da Cinderela, e eu amo!
O mérito desse livro é conseguir abordar assuntos sérios sem perder a leveza, eu amei e recomendo muito!

PS. Sobre o episódio da foto, a família da Carol decidiu não seguir a diante com o processo. Eu sou do time que se fez isso tem que processar SIM, sofrer as consequencias todas do CRIME cometido!!! Perdoar é importante, conversar com a pessoa depois de um tempo... mas processem, meninas, PROCESSEM!

Dedé 30/04/2024

Livro lindo
Amei tanto o livro, o livro mexeu comigo de todas as formas possíveis, amei os personagens, surtei Muito!
Dois personagens com problemas psicológicos que encontram a paz um no outro.Quis abraçá-los tanto.
A tentativa de Suicídio dela me pegou demais, foi a parte que mais me marcou, profundamente.
O livro é lindo, ele todo, simplesmente perfeito. A leitura é bem viciante, os personagens apaixonantes.
SÓ..LEIAM

Giovanna1836 08/02/2024

O melhor da vida está a chegar
Esse livro com todo certeza traz ensinamentos, até mesmo para mim, uma adolescente, e assim, é uma história linda que vai te fazer sorrir, chorar, ficar surpresa, acho que foi uns dos melhores livros que já li. Bom isso fica com uma recomendação, isso deviria ser uma leitura obrigatória, tanto pros adolescentes quanto quanto para uma adulta. Para entender cada problema que existe na vida.

Liany2 27/04/2024

???????
Sinceramente eu achei horrível muita coisa nesse livro. De início, a escrita da autora é ruim, a forma como acontece o encontro dos personagens principais é sem nexo, tem capítulo repetido 2 vezes, tudo acontece de uma forma muito acelerada o que acaba deixando a leitura confusa. É legal a parte em que a autora coloca esse amor de fã com artista ser uma forma de fuga e alívio para nós fãs e o vice-versa, a história tinha potencial se não fosse pela confusão que a própria autora causa. Dei 1,5/5 por esse quesito, poque de resto é uma negação.