Memórias póstumas de Brás Cubas

Memórias póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Vivian24 23/06/2024

Bem okay?
Eu comecei e fui até ali a metade bem interessada na história, depois o enredo e a narração me perderam um pouco e terminei só pra saber o final mesmo.

Bianca.- 23/06/2024

Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Um clássico da literatura brasileira que infelizmente não me agradou, não consigo gostar desse livro. A vida dele é triste e solitária, como a de muitas pessoas pelo mundo, consigo entender o que o autor quis passar, mas não é um dos meus favoritos.
Leia e tire suas próprias conclusões sobre a leitura, cada um tem a sua opinião e interpretação.

gessika 23/06/2024

Uma obra interessante
A leitura foi muito divertida e se você for bem atento crítica, personagem bem construído, a história tinha alguns buracos e assunto que não faz diferença na história mas são divertidos.
A única parte "ruim" de ler foi o final, pois andava e andava e não chegava a lugar nenhum.
É um livro que eu recomendo, pois ele é divertido e fluido, um pouco difícil de ler por causa do linguajar rebuscado e falta de contexto histórico.
stherfx 23/06/2024minha estante
amo esse livro ?

Iriss2 23/06/2024minha estante
Também amo ! Meu preferido disparado de Machado de Assis.

Suzana147 23/06/2024minha estante
Que buracos na história? ?

stherfx 23/06/2024minha estante
um dos melhoressss, sou apaixonada pela escrita de Machado.
estou doida para ler Helena ?

Iriss2 23/06/2024minha estante
Já li Helena ! Machado é meu escrito clássico (e brasileiro) da vida.

stherfx 24/06/2024minha estante
ansiosa pra ler ?

Roberta 23/06/2024

Incrível
Eu sou péssima em descrever minhas leituras, principalmente quando são tão boas quanto essa.
Apaixonada por Machado de Assis a anos, por sua escrita com o humor que usa, pela forma que nos faz sentir por cada personagem. Muito bom ver a vida e morte de Brás Cubas e cada momento que ele preferiu calar ou detalhar, é leve, é simples, é direto. Facilmente 5 estrelas

Thaisinha 23/06/2024

Essa minha resenha vai ser na verdade um pequeno relato/desabafo. Acredito que esse livro existe na minha casa desde antes do meu nascimento, provavelmente era do meu pai. E vez ou outra me peguei chorando pensando como eu gostaria de partilhar com ele impressões e reflexões sobre essa leitura, mas que nunca vai ser possível. Ficam as memórias, os "e se" e os livros. Espero que dê pra conversar no pós vida, pra quando eu encontrar meu pai poder pergunta-lo sobre Machado (e, claro, poder dizer novamente o quanto o amo e o quanto senti sua falta).

Julia5048 23/06/2024

Genial.
A escrita do Machado é bizarra de tão boa. Durante a leitura você entende todas as camadas da angústia do narrador, que é extremamente odiável e não se passa como herói nem mesmo em seu próprio relato. Por mais que seja um livro clássico, as notas de rodapé da edição ajudam a compreender a história e o conteúdo complementar também deixa tudo muito claro e compreensível.
Além de muito bem escrito, nacional é intrigante, as memórias de um morto narrador, são fluidas e questionáveis. Gostei demais! Recomendo!

Mari Hyeda 23/06/2024

? Lutar. Podes escachá-los ou não; o essencial é que lutes. Vida é luta. Vida sem luta é um Mar Morto no centro do organismo universal?

Letícia 23/06/2024

Simplesmente genial
O sarcasmo em contraste com a honestidade e tantas outras dualidades nesse livro?
Machado de Assis era de fato genial. Um dos maiores escritores da história, sem dúvida!

Reatequim 23/06/2024

Bônus é ter filhos!
Velho gasmudongo e ímpar, não és tu um homem com bônus de nada pois essas palavras só mostram a ânsia que agora no fim vem acompanhada de dor por não ter filhos.

- Eu quero filhos, não um velho solteirão.

Denny 22/06/2024

Um Clássico que vale a pena ser lido
Eu já tinha lido este livro na adolescência, mas pouco me lembrava dele, a não ser da clássica dedicatória ao verme e do princípio de tudo: a morte de Brás Cubas.

Decidi reler agora, sim por conta do hype da gringa do TikTok. E então eu me pergunto: será que a idade nos faz absorver melhor determinadas leituras? Ou seriam as nossas fases/momentos? Digo isso por me lembrar de lê-lo e achá-lo ok, mas nada demais. No entanto na releitura, o estilo dele me encantou.

Sim, a linguagem mais "antiga", digamos assim, torna a leitura um pouco mais lenta - apesar de que decidi usar o termo "a baba de Caim" para a vida ?. Às vezes é preciso recorrer a um dicionário - e aí a vantagem de tê-lo lido no Kindle com seu dicionário embutido. Mas é incrível ver toda a experimentação literária que Machado de Assis fez neste livro.

A conversa com o leitor. A literais discussões com o leitor, em que ele presume pensamentos deste. Os capítulos com pouco ou nenhum texto, mas que são repletos de significados. O formato em si do livro, com capítulos bem curtos e numerosos.

Bom, só a história de Brás Cubas já é, em si, muito interessante. Quem imaginaria, naquela época, um morto narrando sua própria vida? E foi isso que ele fez. Isso sem falar da crueza dos pensamentos, demonstrando como a morte dispensa as cerimônias, fingimentos e pudores.

Enfim, excelente, excelente.

Gabi 22/06/2024

É difícil mas vale a pena
Já começo a resenha falando que esse foi o livro mais difícil que eu já li em toda minha vida. Por sorte, essa edição tem notas de rodapé e lendo por ebook fica fácil compreender algumas expressões. Tenho certeza que no futuro quando meu português estiver um pouco melhor do que é agora, vou conseguir favoritar. De resto, é divertido acompanhar a vida de Brás Cubas, um ser humano completamente básico e até medíocre, que não faz nada da vida além de se esforçar para ser amante, o pior é que você acaba querendo saber onde tudo isso vai terminar e por esse motivo eu acabei me achando tão básica quanto ele. Tem muitas críticas que ainda são tão atuais que esse livro poderia ter sido escrito ontem. Eu adorei, apesar de ter ficado confusa com algumas partes, li rapidinho e entendi o suficiente para ficar viciada na leitura. No futuro, espero conseguir ser capaz de expressar melhor as minhas opiniões sobre ele ?

Bruna 21/06/2024

O livro mais aleatório
Pra mim, o que é mais incrível nesse livro é o jeito que o machado escreve, pq a história não tem pé nem cabeça, não há linearidade, é só um monte de coisa aleatória e umas baitas reflexões no meio disso. Gostei bastante, Machado>>>> o maior que temos.

Obs: me tirou da ressaca literária

Cecí 21/06/2024

O que dizer de Machado de Assis...
Machado nos prende com a sua maneira de narrar os fatos, uma forma fluida mesmo com os intervalos, os capítulos curtos aumentam a sede de descobrir os próximos acontecimentos narrados pelo narrador falecido. É muito interessante ler as memórias já sabendo qual o seu fim, mas a forma como aconteceu cada um dos momentos da vida de Brás Cubas é completamente nova e instiga muito a leitura, tanto que me vi torcendo por situações que eu já sabia que não aconteceriam, pois o livro inicia-se a partir da morte de Brás.
Esta obra é de uma genialidade que nos faz lembrar porque Machado de Assis é imensamente representativo para a nossa literatura.
Já coloquei Quincas Borba na minha lista de próximas leituras.
Leiam Machado!

Elisa.Libanore 21/06/2024

Primeira Experiência com Realismo
Comecei o livro super envolvida, e ansiosa, adoro o jeito que o narrador começa. Após o meio do livro este pico de energia caiu, ficava dias sem ler, realmente por ter dado uma cansada da escrita, mas em momento algum meu carinho pelo livro sumiu.
Ficava desinteressada pelos detalhes, mas quando passei para mais da metade comecei a me envolver de novo, e aquela sensação de vazio ao terminar um livro que você queria saber mais informações dele, veio. Junto com uma satisfação e sentindo a intensidade. Machado de Assis, ao meu ver trouxe toda a humanidade para os personagens, mostrando o quanto são humanos, com falhas, melancolia e realidade. Não é atoa que é tão importante para a literatura brasileira.
Tem o meu carinho! Talvez um dia eu releia, com mais calma e atenta a detalhes!
Leiam, mas leiam sem pensar que é uma obrigação por conta da escola e vestibulares, não deixe que a escola te tire o prazer de ler. Leia porque é um livro muito comentado e crie sua própria opinião, sua perspectiva, leia para sentir as emoções e compreender os personagens que são lindamente bem desenvolvidos!