Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Kat 30/06/2021

Ao verme que roeu as minhas frias carnes
Sendo uma obra de um dos maiores escritores da história, talvez o meu preferido rs, não podia ser diferente: Machado de Assis e sua literatura impecável.

A genialidade do autor cria um personagem que já está morto, e por essa razão, tem a liberdade para julgar a sociedade que viveu, trazendo a tona uma realidade esdrúxula, característica que faz referência ao período literário o qual foi escrito: o realismo.

Fugindo de todo o conteudismo que cerca a obra, posso dizer que não é uma leitura tão fácil, porque envolve palavras um pouco mais rebuscadas, mas que isso não se torna um problema porque os acontecimentos falam por si só, a leitura é muito envolvente.

Em especial, deixo todo meu carinho a um capítulo em específico: "o delírio", no qual me pego por vezes pensando no real significado do que o autor quis levar ao leitor. Acho que essa é a grande sacada de Machado, fazer o leitor interpretar a sua obra até que se crie uma dúvida sobre a verdadeira história que se conta.
Matheus.Oliveira 01/07/2021minha estante
Machado de Assis, seria um alienista querendo nos deixar loucos com sua literatura quimérica?

Eder 24/07/2021

Um defunto descrevendo os devaneios de sua vida
Esse livro é ótimo! A história é sobre um homem já morto, que após sua morte conta sua história de vida e conta suas impressões sobre o mundo, sobre as pessoas... Gostei muito do personagem Brás Cubas, mesmo ele sendo muito odiado, acabei me identificando muito com ele, pois ele não é nada além de um personagem real,um humano, que comete muitos erros. Senti um pouco de dificuldade ao ler o livro devido ao vocabulário, mas nada que um dicionário não resolva. Os capítulos são muito curtos, alguns nem ocupando uma página inteira, coisa que faz a leitura fluir rapidamente. O final foi a parte mais legal do livro para mim, cheguei a me arrepiar, acho que foi o livro que mais fez eu me emocionar, mesmo sem chorar. Irei ler outros livros do Machado, quero pegar o Quincas Borba, gostei muito do personagem e da sua participação no livro. Não tenham medo, leiam que sem dúvidas irão gostar!
Leo 24/07/2021minha estante
Leia também Dom Casmurro, você vai gostar =)

rdrg 30/06/2021

Não tem nem o que dizer né
Não sei se foi uma intenção, mas eu interpretei muitas semelhanças na caracterização social entre Dom Casmurro e Memórias. Não acho que são obras com as quais você naturalmente simpatiza com o protagonista ou com os personagens, mas a narrativa e a fluidez na escrita acabam levando o leitor a se importar e se interessar.
A seriedade do fazer rir é muito presente, é muito white girl problems.
Algo que chama a atenção é a própria estruturação de carreiras políticas, questões de gênero e a naturalização da escravidão a partir da perspectiva de elites brancas.
Veremos o que vem aí se outras obras do Machadão de outros períodos literários dele.
machadolug 30/06/2021minha estante
Doutora em Machadão

Valcelir 04/09/2020

Clássico
Tive uma leitura bem lenta, e em muitos capítulos não entendi muita coisa, mas com o humantilismo deu até para refletir sobre algumas coisas, e também ver como era o Brásil do século IXX. Conta a história de, como todos sabem, o defunto autor, não um autor defunto. Foi um menino mimado, onde almejava grandes coisas, onde os pais, principalmente o pai depositara grande expectativas, e...
Louise 06/09/2020minha estante
Estou lendo ele agora, muito bom!!

Nara 13/04/2016

"Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver dedico como saudosa lembrança estas Memórias Póstumas"
É muito difícil ser imparcial ao falar de Machado de Assis. Machado de Assis me fez amar literatura clássica, me fez me interessar por outros livros nacionais. Me ensinou a ler melhor, e escrever melhor. Machado de Assis é um autor ácido, difícil, mas genial.

Brás Cubas conversa com seus leitores durante todo o livro, nos levando a conhecer sua história. Mas estamos falando de Machado de Assis e o narrador não é nada imparcial, é necessário lembrar disso o livro inteiro. Não é uma leitura fácil, cheia de referências necessárias para o entendimento de certas passagem. Mas é um livro cheio de ironias ácidas.

Mais do que recomendo esse livro, recomendo Machado de Assis. Não viva sem ler ao menos um livro dele.
Pedróviz 07/10/2020minha estante
Ser Brasileiro, leitor e não ler Machado de Assis é deboche.

Kel 08/08/2021

Um legado da nossa miséria
É um livro que eu li no ensino médio, não gostei, mas li agora de novo e gostei, creio que sempre que for ler eu terei uma visão diferente, mas sem deixar o tema principal: o legado da miséria.
Qlucas 09/08/2021minha estante
3.5

Rauta 30/09/2021

Faz jus por ser um clássico brasileiro
Que experiência maravilhosa ler esse livro! Machado de Assis tem uma escrita maravilhosa e fluída apesar de ser rebuscada devido à época em que foi escrito.
Memórias Póstumas de Brás Cubas é escrito pelo personagem que dá origem ao nome do livro: "[...] não sou propriamente um autor defunto, mas um defunto autor [...]", ou seja, Brás Cubas está morto! mas calma, isso não é um spoiler, está LITERALMENTE escrito no título do livro, calmô ae. Apesar de ser escrito por um defunto autor, nós acompanhamos suas angústias e seus medos em vida, não há um aprofundamento pós vida. O que eu admiro em Machado de Assis é a sua melancolia e seu pessimismo, sou suspeita para falar pois são assuntos que me atraem, e ainda com toque de ironia???? CASE-SE COMIGO, HOMEM!!
Confesso que sou uma pessoa que não gosta de romance, e em certo ponto do livro é apenas isso o que é tratado, o que me deixou apreensiva, mas o amor descrito é tão quente, tão verdadeiro, tão... machadiano!!! o que acabou me fazendo enxergar o gênero romance com outros olhos (milagre).
Leiam esse livro, de verdade, até mesmo se você está no ensino médio e têm aquelas leituras obrigatórias que ninguém aguenta mais, se você estiver pronto, irá apreciar essa obra de uma forma que você jamais imaginaria.
joaoggur 30/09/2021minha estante
Bela resenha! Faço das suas palavras as minhas.

Jarbas15 14/10/2015

Gênio Brasileiro.
Referente ao escritor, eu nunca havia lido nenhum livro dele. Realmente demonstra ser um gênio da literatura, suas sacadas são genial e sua forma de contar é de ótima qualidade. Referente ao livro de Brás Cubas a ideia é boa. Um homem que já morreu contando sua história de vida. Mas não é uma historia que te prende tanto(se você é jovem pelo menos). Nós estamos mais acostumados com problemas de nosso cotidiano, enquanto o livro além de falar de amores, fala de doença, politica e assuntos que não é cotidiano dos jovens. O final não foi nada surpreendente, mas foi bom conhecer o autor, agora possa dizer que li Machado de Assis.

underlou 08/08/2021

Li Brás Cubas há muito tempo quando ainda estava engatinhando no mundo da literatura. Àquela altura não compreendia toda a comoção que o Machado de Assis causava (causa ainda até hoje), principalmente na academia.

Reler agora, que minha mentalidade é outra, me permitiu perceber a primeira grandeza desse texto original. Ao longo do romance, que por sua vez ganha forma reinventada pelo autor com capítulos curtos, o célebre narrador-defunto nos conduz à sua história de vida, com ironia e pessimismo ácidos. Também há muitas referências de toda sorte, passagens clássicas e vocábulos expansivos que enriquecem a leitura, o que demonstra ainda o quão apurada era a escrita de Machado.

Para mim, esse livro se mostrou ser de fato uma leitura fundamental para leitores apaixonados pela grandiosidade que só a boa literatura, como a machadiana, pode propôr.
Qlucas 09/08/2021minha estante
Força bem menos!

fermata.literaria 30/07/2021

Mestre no conhecimento !!
De fato, fui uma daquelas pessoas que apenas leu um resumo da obra de Machado para o vestibular. E hoje vejo como eu estava perdendo meu tempo de não ter lido essa preciosidade. Memórias póstumas é muito rico em conteúdo histórico, o que faz eu tirar meu chapéu para a genialidade e sabedoria do mestre Machado de Assis. A história foi muito divertida e me levou a meditar em vários momentos, juntamente com nosso Brás Cubas. Confesso que o final te deixa com um gosto amargo na boca. Pois acompanhamos o personagem desde o começo, nos importamos com ele, queremos saber de suas conquistas e sonhos, e acaba que deparamos com sua triste realidade. Mas entendo também a mensagem que o mestre quis passar com toda essa trajetória. Digo-lhes que vale a prata, com uma saudosa recomendação.
Paulo Ricardo 31/07/2021minha estante
Meu próximo livro de ficção será um de Machado, mas ainda não sei se será este. Eu comecei a ler um há algum tempo. Me deixou um pouco cansado pela quantidade de vocabulário desconhecido pra mim.

rafael.nogueira.dos.santos 14/12/2015

È uma grande obra.
È uma grande obra da literatura brasileira, porém o vocabulário é difícil, é necessário um bom dicionário, para leitura desse livro, é mais para pessoas aficionadas em leitura.

Não consegui ler por tem muitas palavras que eram usada em 1800 e Bolinha, é mais para leitores hardcore.
Lize 23/01/2017minha estante
undefined

Patricia.Pereira 15/12/2015

só leia se tiver paciência mesmo

PS.: não leia
Thais Cristina 19/05/2017minha estante
Haha obrigada pela dica!

Anareadd 27/07/2021

Achei mais ou menos
No meu ponto de vista, nn da pra saber se ele ta vivo ou morto e isso me confundiu mtt.
Mas o livro em si é bom até.
Lembrando q é a minha opinião:)
Duda 27/07/2021minha estante
Pelo que eu entendi, ele está repassando a vida dele, vendo as coisas que ele deixou de fazer, talvez por medo ou por não estar vendo o tempo passar...

Giovanna 19/01/2016

Fantástico
Apesar de ter, sem dúvida alguma, aproveitado a leitura, estaria mentindo se dissesse que foi absolutamente prazerosa e, apenas por isso, dei 4 estrelas. De qualquer forma, não exagero ao dizer que a última frase deste livro, sozinha, vale muito mais que a metade do livros da minha estante.
Vini 24/01/2016minha estante
aaah, a frase final é um estase.