Memórias Póstumas de Brás Cubas

Memórias Póstumas de Brás Cubas Machado de Assis...

Resenhas - Memórias Póstumas de Brás Cubas

Dayara.Silveira 20/05/2023

Uma obra de arte!
A leitura desse livro foi como receber um carinho na alma!
Ele é incrível em todos os aspectos. A leitura flui bem apesar de conter palavras que não são comuns atualmente, e é extremamente envolvente.
Queria ter lido em menos tempo de tão bom que é! Espero que as outras obras do Machado de Assis sejam tão magníficas quanto essa...

"Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria."
Maria.Gabriela 08/06/2023minha estante
Hahaha, senti que deveria ler mais rápido por ser tão bom e ao mesmo tempo não gostei quando acabou.

Dayara.Silveira 09/06/2023minha estante
Me senti triste quando acabou também!

Robson68 20/01/2023

Espetacular
Publicado em 1881, é incrível como
Machado de Assis tem uma acidez e uma crítica social que em pleno século 21 ainda é capaz de se encaixar | perfeitamente na sociedade atual.
Embora com uma linguagem rebuscada característica da época e do personagem,
Memórias Póstumas de Brás Cubas é excelente, como já era de se esperar.
Basta entrar no clima e se adaptar à escrita. Maravilhoso!
Drighi 20/01/2023minha estante
Uma obra espetacular!

Robson68 20/01/2023minha estante
E ler por vontade própria é muito mais gostoso!

lola 29/11/2020

Memórias Postumas
Meu livro favorito da vida!! Machado de Assis sempre entregando tudo.
A história toda te mantém atento, com algumas pitadas do humor sarcástico característico do autor. Enredo não linear e histórias paralelas que fazem até a história parecer um pouco real.
Julio Oliveira 29/11/2020minha estante
Gosto muito de Machado de Assis! Divirto-me muito com as obras dele.

Paula 29/11/2020minha estante
Resenha perfeita! Assino embaixo.

Tatiane.Nogueira 30/05/2023

Cansativo
Mesmo consciente da crítica implicita a burguesia que é o foco principal do livro não consegui apreciar a leitura como achei que aconteceria, já que este é uma das obras mais aclamadas de Machado de Assis.

site: https://www.wattpad.com/user/TatianeNogueira0
Pilar 26/06/2023minha estante
As vezes dá pra apostar em releituras em outras épocas da vida. De qualquer forma? que bom você tentou! :)

Tatiane.Nogueira 23/08/2023minha estante
sim pelo menos tentei srs

Natália 26/06/2023

A primeira vez que eu li esse livro eu tinha 14 anos. na época já tinha gostado, achei divertido e foi uma das leituras mais legais que tive que ler pro colégio. a segunda vez que eu li esse livro, agora, tenho 28 anos. consigo entender muito melhor muitas questões do livro, e fica muito mais evidente o tom de crítica com que ele é escrito em muitas partes. genial, todo mundo devia ler (e a edição da Antofagica ajuda muito com as notas de rodapé!)
coslla 26/06/2023minha estante
meu sonho ter essa edição

Mateus 26/06/2023minha estante
Essa edição ?

Lucas.Jose 30/10/2023

Rico vadio
Esse livro me conquistou demais com a sua escrita e a grande fofoca que nele é contada. Ri em muitas partes do livro mas também notei a crítica do machado de Assis as famílias ricas do período imperial, que não produziam nada, apenas esperavam a sua herança, escravizavam e se metiam na política
Luis361 30/10/2023minha estante
Eu disse que ele morria

Gabriele.Luciani 30/10/2023minha estante
te amo

Vanessa.Koeler 17/08/2023

Não sei por que demorei tanto
Eu nunca precisei ler Machado (íntima!) na época de escola, e como não compreendia os clássicos na época, acabei nunca buscando pra ler. Até que numa empreitada de ler os clássicos alternando internacionais e nacionais, cheguei finalmente nesse livro. E a minha conclusão é de que devia ter lido antes.
Esse livro é genial, e eu não uso essa palavra pra qualquer coisa.
Recomendo fortemente a edição da antofágica com ilustrações de Portinari.
marina 01/09/2023minha estante
minha experiência foi exatamente a mesma que a sua!

Vanessa.Koeler 12/12/2023minha estante
Aaaa que maravilha! O problema é que agora quero ler os outros e quero as edições da antofágica pois lindas demais!

Maria.Gabriela 08/06/2023

Pecados de uma consciência sem remorsos
Estou simplesmente triste com o final desse livro. É absurda toda a narração do Machado. Não há palavra que descreva melhor do que a que ele próprio usou: ébrio. Vacila e volta, explica e se perde, encanta, fascina, prende e faz condenar.É uma capacidade incrível de descrever a vida pelos olhos do narrador.

Ah Brás, com todos os teus defeitos, mostrados um por um e, velados pela sua própria consciência de moral falha, eu me apeguei a você. E me sinto verdadeiramente triste de te deixar.

Também me apaixonei pelos seus amores, senti seu desamparo no fim da vida como se fosse meu. Todas as tuas escolhas, decisões e sentimentos, foram julgados por mim.

Que obra magnífica, de uma profundidade ímpar, que te faz querer explorar todos os mínimos detalhes. Que construção de personagem, com todas as mínimas descrições de sua índole. Que sentimento de superioridade reduzido a pouco, por nada e ainda assim por tudo que viveu.

E o que será a vida além de todas as lembranças que se podem ter? boas ou desgostosas, contidas de sentimento verdadeiro ou não, concretas ou um simples delírio anterior à morte.

A verdade é que Brás viveu e, não volta a morrer em mim.
Julia 09/06/2023minha estante
Amei a resenha!! Já li Dom casmurro e gostei muito, sempre quis ler esse mas tenho medo de ser uma leitura mais complicada

Maria.Gabriela 11/06/2023minha estante
Obrigada!! Dom Casmurro está na minha lista, mas ainda não li. Tem realmente muitas palavras que eu não conhecia, mas a narração é tão informal que a leitura é rápida

Yasmin 02/11/2023

Primeiro clássico lido
Eu nunca havia lido um clássico brasileiro antes, claro fui pra um que não existiria erro Machado de Assis, esse nome que vem com uma carga tão grande em cima dele, tem certas coisas na vida que devemos experimentar e devemos fazer e uma dessas é ler um livro clássico, conhecer o que existe nesse universo, fui pela curiosidade e por querer ter essa experiência, não vou falar que é a leitura que mais amei fazer, ou que me identifico, é densa e difícil principalmente pela escrita ser distante de uma atual, com muitas palavras que não conhecia e referências que conhecia menos ainda, mas na essência do livro a comédia, o humor sarcástico, a postura seca, direta, melancólica de Brás Cubas, eu senti realmente que estava lendo uma biografia, e viajei para o Rio de Janeiro antigo, uma bela obra, uma prazer ler com toda a certeza me enriqueceu muito como leitora, a nota vai ser essa por achar que não se pode dar menos do que isso pra um clássico, e não posso dar mais porque não seria verdadeira com o nível de dificuldade que foj a leitura pra mim em alguns momentos.
Iris.Kawane 02/11/2023minha estante
Pois concordo plenamente! Também estou lendo esse pela primeira vez, e já tenho certeza que vale a pena kkkkk é muito divertidi

Iris.Kawane 02/11/2023minha estante
Divertido*

Leiaaguria 25/02/2021

Genial
? Ao verme que primeiro roeu as frias carnes do meu cadáver, dedico com saudosas lembranças estás memórias póstumas ?.
Com digressões, ironia, analogias, reflexões e críticas, Machado de Assis nos transporta a obra de um defunto autor, Brás Cubas. Este que nos narra toda sua vida desde o nascimento até sua morte. Vida esta com desilusões amorosas e diversas frustrações.
Minha opinião: Meu Deus! que obra de tirar o fôlego. Não somente pela qualidade da escrita, pela forma como Machado conversa com o leitor, pela ironia ou pela apresentação de personagens de outras obras dele como Quincas Borba e o alienista. Mas principalmente pelas diversas reflexões, diversas bagagens culturais presentes nesse livro. Terminei com um simples ?uau?. Não vejo a hora de ler outras obras desse autor genial.
Juba 25/02/2021minha estante
Essa edição é boa?

Leiaaguria 25/02/2021minha estante
é simmm

nathaliart 28/03/2021

Clássico brasileiro necessário
Confesso que há muitos anos não encarava um Machado de Assis: minhas lembranças com ele são um pouco confusas. A maioria delas me remetem a histórias difíceis de entender e totalmente enfadonhas, com exceção de Dom Casmurro, que gostei bastante. Mas a maturidade faz coisas e nos ajuda a ver os clássicos de uma outra forma (como já bem disse o Calvino: leia os clássicos na maturidade!).

O que eu pensava ser enfadonho tornou-se uma grande fonte de diversão. O estilo de Machado é único, e realizado nas palavras de um "defunto autor", tornaram-se uma verdadeira jóia literária. Neste livro, acompanhamos o narrador contando a história de sua vida diretamente do "outro mundo". Com a sinceridade de um morto, Brás Cubas nos fala de suas proezas da forma como lhe convém, sem sentir que deve agradar: tece críticas a si mesmo, aos familiares, aos amigos e, é claro, aos leitores. Nada passa batido pela sutileza de seu deboche. E é dessa forma que foi construído um dos maiores ícones de nossa literatura, que necessita ser apreciado. Além de toda a genialidade de sua escrita, Machado também nos presenteia com outras inúmeras obras e acontecimentos históricos através de referências a grandes nomes, o que nos incita a buscar por mais leitura e conhecimento.

A história passa por alguns momentos de tédio, mas que são compensados com uma construção diegética magnífica, o que justifica sua fama: eis aí um dos maiores escritores de todos os tempos, e o maior escritor de nosso país.
Luna 29/03/2021minha estante
Tenho 14, vc acha que conseguiria ler esse livro sem dificuldade? Estou mais acostumada com clássicos, então é uma escrita que na maioria da vezes não tenho dificuldade.

nathaliart 29/03/2021minha estante
Luna, se você já possui uma trajetória como leitora, então talvez não seja difícil. Minha sugestão é: faça uma primeira tentativa. Se achar que não está fluindo, guarde e leia futuramente. Mas não deixe de ler (e muito menos de reler). Machado de Assis é incrível e vale muito a pena, principalmente para nossa formação como leitores e brasileiros ;)

Hermeson0 07/06/2023

Complexo e Realista
Que obra, QUE OBRA! jamais havia lido antes algo semelhante. Memórias póstumas de Brás Cubas foi meu primeiro contato com o realismo, com o qual eu já me apaixonei logo de cara.

A forma que o autor conta a sua história é uma característica única que esse livro possui. A quebra da quarta parede é umas das coisas que mais me choca.

Ademais, por se tratar de uma obra com muitas filosofias sobre a vida, é necessário prestar atenção a cada palavra que Machado de Assis utiliza pra expressar seus pensamentos. Eu mesmo tive que ler com o dicionário e a wikipedia aberta pra compreender as referências que o autor coloca na obra hahaha.

Enfim, recomendo a leitura para aqueles que gostam dos clássicos e procuram uma experiência diferente com uma pitada de drama.??
Yulee Zin 07/06/2023minha estante
Esse livro me tirou uns bons sorrisos durante a leitura, não a toa é meu preferido do Machadão. Ele e O Auto da Barca do Inferno são o ápice da tragicomédia clássica brasileira/portuguesa, na minha opinião

Maria.Gabriela 08/06/2023minha estante
A conversa constante com o leitor dá o ar perfeito de informalidade necessária e todas as referências que ele cita são geniais no contexto, gostei demais também.

Helena 10/12/2021

Machado é realmente um bruxo
Falando sobre o livro em si, temos um narrador bastante inteligente, engraçado e definitivamente pouco heróico. Brás Cubas é um típico participante da elite do século XIX, faz várias reflexões consigo mesmo, aponta seus próprios erros, é bastante carismático e simpático com o leitor, ao qual dialoga durante toda a narrativa, mas está muito longe de ser um mocinho. Machado é incrível ao criar uma narrativa tão deliciosa e completa, com personagens de personalides e caráter únicos e profundos, mas que somos incapazes de os conhecer verdadeiramente, sem a lente que o narrador personagem coloca sobre elas. Esse vale que existe entre o realismo e o romantismo, com um narrador que faz parte e opina na história, só mostra a capacidade do autor de conduzir histórias de todos os tipos, com várias referências a outros autores, outras línguas e culturas, Memórias póstumas é uma imersão em um Brasil de diferentes hábitos, mas com características que ainda perduram até hoje, tornando o livro extremamente atual.
Ao dialogar com o leitor, Brás Cubas adivinha o que estamos sentindo e pensando ao ler seu livro, ele julga-o junto a nós. Machado de Assis criou capítulos curtos, que as vezes não têm nada além de reticências ou textos que mais são imagens do que textos, indo a frente do seu tempo e prevendo movimentos poéticos como a poesia visual.
Quando lemos Memórias Póstumas de Brás Cubas nós desbravamos a vida confortável do defunto autor, com caprichos elegantes, amores escondidos, amizades afetuosas, relações familiares voláteis e entre outros acasos da vida. Sempre com um humor oportuno e uma escrita sublime. Pode ser difícil acompanhar no início, mas pode ter certeza que vale a pena, cada linha vale a pena.
Andre.Trovello 11/12/2021minha estante
Eu amo esse livro demaiss, mdss do céu
Sua resenha ta perfeitaa!!

Helena 11/12/2021minha estante
obrigada!! esse livro é bom demais

Marques 11/06/2015

Essa obra é inacreditável!!!
Se formos colocar nos moldes de hoje é como se Machado fizesse um livro de título: "Que se foda toda essa merda!"

Cara, a forma como ele execra e desconstrói toda a hipocrisia daquela época, que ainda se encontra fortemente hoje em nossos círculos sociais, é de uma elegância fenomenal!

Recomendo a todos que queiram dar uma de bonzão de leitor culto, porque ele vai acabar contigo e com essa tua máscara de bonachão intelectual!
leitorDedicado 01/07/2015minha estante
Para você ver, antes quando queriam criticar, contestar e reivindicar algo, tínhamos como resultado livros como esse, hoje em dia, as pessoas continuam criticando, contestando e reivindicando, mas o que vemos é bagunça, desrespeito e vulgaridade.

Lucas Brelaz 28/07/2015minha estante
Disse tudo! Tem um capítulo do livro em o autor fala para os leitores que o culpado do livro ser assim, sem linearidade, compreensível, etc. é culpa de nós mesmos (leitores). É um livro muito bom, gostei das pitadas de ironias nos diálogos dos personagens, como por exemplo num diálogo entre Cotrim, Sabina e Cubas, onde estes ficam em dúvida sobre como dividir os bens do pai do Cubas com a sua irmã e o marido. Durante o diálogo, Cotrim exige o escravo (Prudêncio), mas Cubas diz que este foi liberto pelo seu pai, e então Cotrim exige outra coisa em compensação ''a prata... se essa ainda não foi libertada''. Machado é genial, retratou criticamente a sociedade da sua época.

hirna 09/07/2021

IMPACTANTE!
Me envolveu na primeira frase ? Evitei muito ler esse livro, tinha uns 10 anos quando meu pai me apresentou ele é Dom Casmurro, odiei esse último, então terminei por não dar uma chance a essa pérola que foi Brás Cubas, minha gente, julguei muito por ser um clássico, porém mais do que merece estar nesse lugar.
Não nego que tive dificuldades com a linguagem, mas tudo é questão da época em que o livro foi escrito, hoje a gente vê como formal, mas no passado não era nada demais. Tive meus momentos de querer bater no Brás, mas nunca me diverti tanto com um personagem.

Ps. É aquela coisa né, o personagem não presta, mas eu gosto rsrs.
Monge 30/10/2021minha estante
O personagem parece ser de moral bem contraditória, eu gosto disso. As coisas que o machado traz, era um homem muito inteligente, com certeza tem muita coisa em suas obras. Creio que irei adorar memórias póstumas, dê outra chance a Dom Casmuro depois hahaj

hirna 30/10/2021minha estante
Sim, uma moral tão duvidosa quanto a minha passando pano pra ele KKJKKK. E vou pensar no caso de Dom Casmurro, viu ?