A caixa-preta

A caixa-preta Amós Oz

Resenhas - A caixa-preta

Thiene Morais 08/07/2021

Personagens maravilhosos, mas...
Foca muito em religião... A história não desenrola e a leitura fica arrastada.

Eu conclui a leitura mas mais porque na está a além de 50% e queria saber o fim dos personagens que a propósito amei.

Amei principalmente Boaz...

Detestei ver que a triste realidade sobre as pessoas religiosas que só se importam com o dinheiro e o próprio umbigo.

Uma pena ter ficado maçante porque as colocações das personalidades são perfeitas.

Rúbia 08/01/2015

Os destroços de uma vida
“A caixa-preta revela aos poucos sua sabedoria mais funda e amarga, somente a proximidade da morte e a consciência da finitude do corpo podem apaziguar as paixões”

Esse trecho relatado na sinopse de A caixa-preta, do autor Amós Oz foi o suficiente para me deixar ansiosa pela leitura, uma vez que tinha comprado o livro apenas por ter ouvido falar bem do autor e por ele figurar nas minhas listas de desafios.
Ele é um livro epistolar [ escrito em cartas] , o que já me encantou pois gosto muito dessa técnica. E temos a troca de correspondência (cartas e bilhetes) de vários personagens para vários personagens e você consegue construir toda história, visualizar o que está acontecendo em diversos núcleos em diferentes locais através das cartas. É sensacional a forma como ele faz isso, me encantou muito. A escrita do Oz me fez querer imediatamente ler outras coisas dele.
A caixa-preta que dá título ao livro não se refere a famosa peça de um avião e sim a um relacionamento. Temos Alex, um professor e autor de livros best seller, que fora casado com Ilana. Eles tiveram um relacionamento conturbado desde o início. Quando o livro começa os dois estão separados há sete anos e tem um filho juntos.
Há algo acontecendo com esse filho e é o que faz com que Ilana recorra a Alex na primeira carta.
Esse pedido de ajuda vai gerar a reconstrução dessa caixa-preta, a reconstrução do final desse relacionamento e a partir daí os demais personagens vão se encaixando.
Existe muita mágoa, muito rancor, mas ao mesmo tempo existe muito desejo, no relacionamento deles o sexo tinha um papel principal e vai trazer algumas caracterizações, larga 50 tons de cinza e vem ler Amós Oz.
Esses dois personagens vão trocar cartas a respeito do filho, que tem 17 anos que é muito violento. É um personagem que vai ter um crescimento/ amadurecimento incrível, você começa meio que o detestando, mas vai entendendo os motivos dele ter determinada conduta e o final dele é muito bacana.
Outro personagem é Manfred, advogado de Alex, que trabalhou para o pai dele (que é uma figura muito interessante e permeia várias cenas no livro). Manfred é um personagem importante e que vai tomar rédeas nos impulsos de Alex.
E há também o atual marido de Ilana, um personagem muito hipócrita no livro e através dele o autor vai fazer as principais críticas em relação a religião e costumes sociais de Israel.
É muito bacana ver como em meio as cartas o autor (que é israelense) consegue usar como pano de fundo um cenário social, político e religioso de Israel.
Leitura mais do que recomendada!

site: http://meumundodeleituras.blogspot.com.br/

Danny 06/10/2020

O que sobra após o desastre
Definitivamente esses personagens não se encaixam na filosofia maniqueísta. Todos eles estão numa zona cinzenta... tentam acertar, mas erram feio. O que se considera "do bem" sucumbe ao poder e conforto que o dinheiro pode proporcionar... relacionamentos são complicados e falhos, mas também podem ser restaurados... ou destruídos de vez... E como pano de fundo política e religião.

Amós Oz senhoras e senhores...

Lopes de Araujo 05/01/2023

Poucos personagens e apenas narração
O livro é apenas narração por cartas e e-mails. É bom e bem complicado, um pouquinho cansativo. Não contei, provavelmente só tem no máximo 10 personagens .

Andrea 27/06/2011

Desvendando os personagens
Após 7 anos, Alex recebe uma carta de sua ex-esposa Ilana, onde entre detalhes de sua rotina, acusações e fragmentos de lembranças passadas, ela lhe comunica que o filho Boaz não está bem. A primeira reação do ex-marido é responder lhe enviando dinheiro e solicitando paz, mas isso é apenas o início de uma intensa troca de cartas e telegramas entre Alex, Ilana, Michael (atual marido de Ilana), Boaz (filho de Ilana e talvez Alex), Manfred (advogado) e Rahel (irmã de Ilana), além de outras pequenas participações.

O surpreendente neste romance de Amós Oz (Companhia das Letras, 267 páginas) é a forma como ele cria a identidade de cada personagem através do que eles escrevem. As características não são repassadas por um narrador, mas pelos fatos, ironias e tristezas que eles acabam trocando ao longo do tempo. Permitindo ao leitor conhece-los por eles mesmos.

Resenha completa em: http://literamandoliteraturando.blogspot.com/2011/06/caixa-preta.html

Vanessa.Benko 29/04/2023

Quando a batalha está no auge não há mais sentido nas regras iniciais
Uma obra de narrativa epistolar. O início engrena muito bem, e as cartas e telegramas são escritas de forma objetiva e com pouca emoção. Criamos uma curiosidade sobre o término do relacionamento entre Alec e Ilana. Somos apresentados aos outros personagens e consequentemente suas personalidades e perspectivas.
É preciso se atentar para um detalhe importante então: exatamente todos os personagens não são cativantes. É impossível você tomar partido de um em detrimento do outro. Ou escolher um lado da história. A ideia de abrir uma caixa-preta é justamente dissecar os motivos e acontecimentos que levaram ao fim do relacionamento. Temos acesso a muito mais do que isso. Somos apresentados à flashbacks magoados, à personalidades marcadas por abandonos e imposições, imagens vívidas de traumas, ações sem escrúpulos e ideologias religiosas.
Cada personagem é bem construído em suas dores e perspectivas. Seus pontos de vistas são apresentados demoradamente e através de nuances sutis. O fato principal do livro é que não temos acesso a verdade. Temos acusações de mentiras, ego ferido e redenções improváveis. Todos os acontecimentos não são relatados – há vários saltos temporais (seja em decorrência do sistema de envio/recebimento de cartas ou seja por flashbacks incompletos). E é isso a beleza do livro: a possibilidade de várias leituras e interpretações.
Cito o exemplo da visão do perdão. Para uns é uma obrigação religiosa. Mas ainda pode ser ligado a importância da concepção de família, à ideia de doar o dinheiro ou ainda simplesmente ser um funcionário leal e determinado.
O que fica para mim é a importância do amadurecimento das relações. Como tudo pode ser mais facilmente superada e explicado se deixamos de lado nossas afirmações isoladas, e buscamos ter realmente uma conversa, algo duplo. Porque através da companhia, até o silencio pode ser uma solução confortante para ambos os lados.

Marta 05/06/2023

A caixa preta.

Este livro é feito de cartas. Somente isso. E uma das melhores narrativas que já li.

Silvana (@delivroemlivro) 25/11/2012

Então acesse o Blog do Grupo Coleção de Frases & Trechos Inesquecíveis: Seleção dos Leitores: http://colecaofrasestrechoselecaodosleitores.blogspot.com.br/2012/09/a-caixa-preta-amos-oz.html

Gostou? Então também siga e curta:
*Twitter: @4blogsdelivros
*Facebook: http://www.facebook.com/ColecaodeFrasesTrechosSelecaodosLeitores

Tks!

Gláucia 13/05/2011

Relacionamentos mal resolvidos
A narrativa é epistolar, ou seja, vai se desenvolvendo através de cartas trocadas entre os personagens e nessas epístolas vai sendo destilada toda mágoa acumulada ao longo do tempo. Há muita crueldade nos protagonistas, faz lembrar Cathy e Heatcliff do Morro dos Ventos Uivantes.

Karine 18/10/2023

Livraço
Apaixonada pelo livro, pela escrita e pelo autor!! Quero ler tudo dele agora!! Uma grande surpresa!!