Sou Péssimo em Português

Resenhas - Sou Péssimo em Português

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Michela @a.book.idea 09/09/2020

"A vida é uma" (pág 65).
Fui alfabetizada aos 4 anos de idade pela minha mãe. Além dela, tive excelentes professoras de português ao longo da vida. A tia Mariê e a tia Vanda na primeira série, a dona Genin e seus "ditados" difíceis na quarta série, a dona Regina no ginásio, a Roseli no ensino médio e a Fernanda no cursinho. Sempre tive facilidade na matéria, ia bem nas provas e muitas vezes, gabaritei português nos vestibulares e concursos públicos. Eu achava um desafio maravilhoso, queria acertar todas aquelas questões. Acredito que se há disposição, aprende-se em todo lugar. Não foi em uma aula de inglês que eu aprendi objeto direto pela primeira vez na vida?

Saber gramática, ortografia e pontuação me ajudam a escrever e a me comunicar bem. Certamente tenho muito a relembrar e ainda erro coisas básicas, mas o amor continua aqui. É libertador saber a pronúncia correta de "subsídio", saber explicar as regras de acentuação que fazem de "cateter" uma oxítona, saber nunca pedir "maiores" informações.

Diante de tantas regras e exceções, regência, morfologia, fonologia... aprender português é um exercício diário. O livro da @cintiachagass é uma dica de leitura para um mergulho muito divertido nas principais regras da língua portuguesa. Adorei cada conto, especialmente o da página 140. Orações subordinadas são incríveis. Quem tem preconceito CONTRA sintaxe que me perdoe. Mas a vida é UMA, quero mais que a professora Cíntia continue descomplicando a língua portuguesa.
Fernanda DCM 11/09/2020minha estante
Puxa!!! Que incrível!

Rose Ellen Laise 11/05/2021minha estante
Aqueceu meu ? ler o que você escreveu sobre o livro e sua vida.

Michela @a.book.idea 25/05/2021minha estante
Obrigada, meninas! Que legal poder compartilhar!

Evva_sec 21/03/2021

Divertido
Uma das leituras mais divertidas que fiz esse ano. Cintia Chagas conseguiu, nesse livro, esclarecer dúvidas da Língua Portuguesa e contar histórias hilárias. Gostei muito.
Marcos 15/04/2021minha estante
Até agora é a leitura mais divertida que fiz esse ano! E é um livro de português, né kk

Evva_sec 18/05/2021minha estante
Eu não tenho o que reclamar do meu ano de leitura até agora. Gostei bastante desse também

Marcos 18/05/2021minha estante
Muito bom!

dsbooks 24/05/2022

Divertido.
Cíntia é super divertida. Relembrei algumas regrinhas de português enquanto ria e no fim da leitura me senti amiga íntima da professora.
Edme 24/05/2022minha estante
Parece interessante, agora tenho interesse em lê-lo.

dsbooks 24/05/2022minha estante
A leitura é rápida e muito divertida.

Bruna 30/11/2018

Para ler de uma vez só...
Trata-se de um livro especialmente fácil de ler. E tenho certeza (que é absoluta por si só) de que não esquecerei nada que aprendi nessa (ou seria "nesta"?) leitura.
Nossa língua é, como a própria Cintia disse em entrevista ao Morning Show, programa da radio JovemPan, caminho de ascensão social. Saber falar bem nosso idioma não pode ser instrumento de exclusão, mas de crescimento pessoal e social, econômico etc.

Gargalhadas e gramática combinam.
Luiz Paulo 24/02/2019minha estante
Saber a Lingua Portuguesa e muito importante para todos os brasileiros, principalmente para saber se expressar. Um otimo livro.

Dirlene Rezende 24/07/2022

Separar artista da obra
Ri muito em algumas partes. Me identifiquei com várias coisas, como o dedo poder, ser libriana com grande influência de capricórnio. O livro é um livros crônicas, ela ensina várias coisas com histórias, não são histórias que ela observou, mas são delas. Biscoitos!!.
Ela da umas alfinetadas sobre política, algo que discordamos completamente. Até deboche em um trecho. Não concordo com ela nisso. Mas separando como disse no título. Um livro divertido, mas biscoitero.
Dirlene Rezende 24/07/2022minha estante
*dedo podre

Prof. Aloízio 14/02/2019

Caí na Real: Sou pior do que pensava!
Primeiramente gostaria de dizer que antes de mais nada eu nunca mais, ou procurarei me policiar, usarei tais expressões... lendo Cíntia Chagas evitaremos o uso deste clichê e melhoraremos nosso modo de expressar. Às vezes nossos erros se devem a comodidade e ao modismo. Conheci o livro e a autora ouvindo a rádio CBN, que nas férias, apresentou a programação direto de BH. Resisti emitir parecer sobre a leitura, e acho que estou pisando nos “meus ovos” para fazê-lo, mas creio ser útil na divulgação, apesar de a autora ser uma reconhecida professora de alunos exitosos. O livro reúne crônicas em que a autora protagoniza variados eventos oportunistas para emitir parecer sobre o uso correto da língua. Perde o “bom partido”, mas não a oportunidade. Sinto por ela com os desafetos descritos, mas a felicidade no amor, geralmente, não vem acompanhado de outras, no mesmo pacote. E sabe por que? Ela é bem afeiçoada e bem relacionada, apesar de, como descrito, seu circulo de amizades achar que ser feliz é fácil, como arranjar um casamento e casa-la, mas ela é bem mais e por isso talvez um dia ela irá casar-se. Aproveito para divulgar que minha oração ficou assim “não nos deixeis cairmos em tentações e livrai-nos do mal, amém”. Outras informações estão nas 158 páginas ou no seu badalado Instagram.
Luiz Paulo 09/03/2019minha estante
Eu nunca fui muito mal em Língua Portuguesa ao longo da vida; o que acontece é que preciso de ajuda para área de concursos e vestibulares que tratam do tema em questão, sobre como ler, escrever e falar de modo adequado a língua materna de muitos brasileiros.

Lola 30/03/2021

O português o quê : Maravilhoso
Conheci a Cíntia pelo Instagram, naquela neura de estudante de Direito em ficar fera no português. Além de ser uma exímia professora de português, ela também torna a gramática, através de histórias e do seu jeito irônico, algo "maravilhoso" - como ela mesmo diz-,e de fácil compreensão. Será um livro que com certeza voltarei para tirar dúvidas e rir com o seu gosto peculiar e marcante de contar histórias para ensinar português.
Marcos 15/04/2021minha estante
Eu não tinha lido nada dela. Comecei a segui-la no Instagram, me deparei com esse livro! Ela é sensacional! Um livro único!

Elias.Fernando 14/01/2021

Dispensável
O livro traz algumas dicas de Português que são bem comuns. É possível achar livros muito melhores com explicações mais interessantes. Enquanto lia me perguntava se estava lendo um livro sobre a língua portuguesa ou sobre a vida amorosa da autora. Não recomendo. Achei o último capítulo de mau gosto, trouxe um estereótipo de um caipira e criticou suas falas de forma preconceituosa. Claro que a motivação era pontuar usos inadequados da língua, mas penso que não foi feito da forma correta e pode nutrir preconceitos linguísticos.
Karina599 15/01/2021minha estante
Ótima resenha! Perdi o interesse por esse livro.

Danilo 22/12/2018

Recomendo
Leitura rápida e fácil. A autora utiliza acontecimentos da sua vida para dar dicas de português.

Min 24/02/2019

Surpreendente!
Não tenho mais preconceito contra a última flor do lácio depois que li este livro, então não vou mais de encontro ao aprendizado, mas ao encontro da melhor forma de me expressar. O saldo da leitura foi ter bastantes conhecimentos, risadas e emoções oferecidas pela Cíntia, uma mineira que ensina-e escreve- de forma bastante didática.

Com uma escrita leve e cativante, a professora mais divertida do Brasil faz com que o leitor aprenda Português dando risadas de suas próprias histórias. A autora escreve super bem e apesar do livro ser curtinho vale muito a pena, pois é bem gostoso de ler.

site: https://www.instagram.com/p/BuOKu6AgSEz/

samuelcarneiroh 03/08/2019

Eu Esperava Mais
Sou Péssimo em Português - Cíntia Chagas

Logo quando eu comecei a ler o livro, eu imaginei que fosse falar daquelas regras gramaticais super difíceis durante o ensino fundamental e ensino médio, mas não; O livro traz alguns contos românticos da autora e professora Cíntia Chagas, onde ela conta o seu encontro e desencontro amorosos, trazendo por trás a língua portuguesa, no entanto, tem muita coisas que são explicadas de forma rápida e até de fácil entendimento; Por outro lado, tem alguns exemplos de palavras, que não são gramaticais que estão no livro e que poderia dar espaço, de fato pra assuntos acadêmicos. Se a abordagem fosse voltada pra escrita e assuntos acadêmicos, seria um baita livro! Mas eu senti que o livro ficou muito vago e pouco explicativo. Não supriu a minha necessidade. ?

Bruna Canella 28/04/2020

Um livro divertido, simples e didático. As histórias em que as regrinhas são contextualizadas são bem legais. Aprendi algumas coisas interessantes e outras eu já sabia.

Achei a autora um pouco grosseira e desagradável com outras pessoas em alguns momentos das histórias.

É um livro ok.

Aleperrtt 15/04/2024

Gostei!
Achei muito interessante e didática a forma como ela fala de regras gramaticais, sem que o livro se tornasse enfadonho. Recomendo!

Hanna 29/07/2020

Crônicas e gramática
Um outro jeito de nos ensinar a língua portuguesa, através do uso de exemplos e crônicas. Uma leitura agradável, bem diferente dos livros de gramática.

Ana 02/08/2020

Uma leitura fluida e extremamente leve. Quando vi, já havia terminado o livro. Com histórias cômicas, a professora Cintia Chagas vai falando de uma forma bem descontraída regras de português.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6