Absolutos - Sinfonia da Destruição | Livro 1

Absolutos - Sinfonia da Destruição | Livro 1 Rodolfo Salles

Resenhas - Absolutos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Mozer 01/08/2018

O melhor da fantasia e da ficção científica juntos
A fantasia e a ficção científica já marcaram gerações pelo mundo afora. Na Literatura, a combinação desses dois gêneros resultou na Sinfonia da Destruição, primeiro volume da Trilogia Absolutos, do escritor Rodolfo Salles.

Sabe aquela nostalgia que você sente quando lê uma coisa que te remete a uma lembrança boa? Essa é a sensação causada logo no começo da leitura, graças à ambientação criada.

Em meio a referências, nostalgias e associações, Absolutos – Sinfonia da Destruição consegue se destacar por ser original valendo-se de elementos já consagrados. Rodolfo Salles reúne o melhor da fantasia e da ficção científica para criar, nas suas próprias palavras, uma Ficção Fantástica que agrega – e muito – na Literatura Nacional como um todo.

site: http://leituraverso.com.br/posts/absolutos-sinfonia-da-destruicao/

Regina 02/08/2018

Inigualável
Tive o prazer de já ter lido este e-book maravilhoso do @rodolfosalles, que saiu com o selo @taverna e gente...não estou mais sabendo lidar com a literatura nacional! Uma space ópera de altíssima qualidade e de uma criatividade ímpar, numa narrativa rica e envolvente que não consegui digerir ainda. Rodolfo criou mundos e personagens exóticos e marcantes envolvidos com tecnologias inovadoras apresentadas na medida certa, e digo que muito desse livro me trouxe uma grande saudade das melhores coisas que já li e assisti. Tudo é descrito com tanta precisão que você se vê imerso na cena, diante de seres inimagináveis e até mesmo aterrorizantes como os próprios Absolutos que me deram arrepios. Rodolfo traz referências sutis, mas somente do que há de melhor. Uma obra completa recheada de tudo o que amo e que me surpreendeu demais....
E o mais importante: Que AVENTURA incrível este livro proporciona!!!

Carlos.Eduardo 04/08/2018

Um dos melhores da Ficção Fantástica nacional
Absolutos é um leitura obrigatória para qualquer fã de fantasia e ficção nacional e internacional.
O livro é muito bem escrito e o escritor te guia fazendo com que você não queira para de ler. Adorei os personagens, especialmente a Darwin e a Alopex (super fofa) e o Papiros. Cada um tem uma profundidade, e eu fico sentindo vontade de ler histórias separadas de cada personagem. Aguardo muito as continuações, e espero muito que o autor explore o universo expandido que é cheio de possibilidades.

Matos 05/08/2018

Incrível aventura espacial
Uma das coisas que mais me importam em uma história são os personagens, e isso absolutos entrega. Difícil não se identificar com o drama de algum deles, Érico e sua busca pela sua origens e seu destino, Camilo por negar suas próprias qualidades ou Darwin por simplesmente fingir que não se importa com nada e ninguém.
Além de personagens que adorei, o livro entrega uma aventura grandiosa, onde viajamos por planetas, raças e mistérios escondidos em uma grande Universo.
Absolutos me conquistou pela simpatia dos personagens, pelos mundos, tecnologia e principalmente por uma leitura leve e bem escrita.
Para quem gosta de aventura cyber-espacial, essa obra é um prato cheio.

Willyara 10/08/2018

Grata surpresa
A escrita do Rodolfo Salles é simplesmente confortável. Por mais que seja uma ficção científica e que normalmente alguns autores nos metralham com muitas informações logo de cara, o autor simplesmente solta aos poucos as informações, muitas vezes volta em um ponto ou outro, mais para que fixe em nossa cabeça do que por ser repetitivo. E isso é muito bom, com o decorrer da leitura você se sente tão confortável e tão bem situado que a leitura fluí.

Se a escrita do Rodolfo é confortável, os personagens nitidamente tem sua própria voz. Tratando-se de uma aventura que se passa no espaço, é óbvio que teremos muitas formas de vida e que tem suas particularidades. E aqui vemos muito bem essas particularidades, desde personagens femininas até os hermafroditas, pequenas sutilizas dão um quê totalmente único para ser.

Temos bastante informação na história, mas nada nos é simplesmente jogado. Tudo muito bem explicado torna o universo riquíssimo, não somente dos seres, mas as lendas dos povos, a construção dos mundos, os bichos medonhos como a Solitária, os governos que passaram e o atual, tudo, tudo tudo tudo muito bem pensado e amarrado na história.

A narração é tão clara que é fácil imaginar cada ser, cada mundo, cada arma mencionada. Ah, e não posso deixar de comentar dos nomes que os personagens tem, alguns são claras referências, o que, em um caso especifico me divertiu muito.

Com o selo do blog A Taverna, o livro que o Rodolfo nos apresenta é uma ótima porta de entrada para quem quer iniciar as leituras no Sci-fi e ótimo para quem já ama o gênero.

Queria Estar Lendo 11/08/2018

Resenha: Absolutos
Absolutos - A Sinfonia da Destruição é o novo título do autor Rodolfo Salles. A obra foi cedida em parceria para o blog em troca de uma resenha sincera, e posso afirmar que tem o conjunto perfeito para fãs de ficção científica e aventura.

Na trama, Érico não sabe muito sobre seu passado. Tudo que ele tem consigo são tatuagens estranhas em seu corpo e a ânsia por respostas. Sua perspicácia e determinação são pontos fortes a guiar sua jornada, que envolve muito de tentar entender o passado para saber o que pode construir para seu futuro.

Gostei muito de como o autor reuniu o melhor da ficção científica e da ópera espacial para compôr sua obra. Absolutos tem todos os prompts perfeitos para os amantes desses dois gêneros, mas principalmente para quem gosta de uma boa aventura.

A narrativa é daquele tipo que prende, usando seus personagens carismáticos e a adrenalina das cenas de ação, perseguição e luta para criar impacto na trama. Eu geralmente não costumo gostar de protagonistas - principalmente quando o protagonista é homem (misândrica da literatura mesmo) -, mas o Érico foi um caso a parte. Apesar de arredio, ele tem seus momentos carregados de desenvoltura, com um humorzinho peculiar e uma presença corajosa. Fiquei animada para descobrir as coisas junto com ele, para ter as respostas que ele tanto esperava encontrar.

Outros personagens fazem parte do leque que dá vida ao arco principal; Darwin talvez tenha sido minha favorita. Com sua habilidade de teletransporte e seu humor ácido, bem daquele estilo sarcástico que eu amo amar, ela roubou a cena do momento em que apareceu até o fim da obra. Rodolfo insere uma gama de personagens diversos, com histórias paralelas que completam a busca de Érico. Eles existem ali para ajudar o protagonista, mas também por existirem além da trama principal.

A parte tecnológica da história foi uma das mais fascinantes. Rodolfo criou esse universo rico em referências e novidades, deu mundo a uma galáxia e suas infinitas possibilidades. É o tipo de história que enche os olhos, mesmo com seus termos bizarros.

Minha única crítica fica com o começo da trama. Achei que demorou um pouco pra "engatar" a história, motivo pelo qual eu também demorei um pouco para me aproximar dos personagens e da jornada deles. Talvez por isso tenha me ligado tanto ao Érico; essa sensação de perdição, mesmo com ele conhecendo tanto o universo ao seu redor, constrói uma atmosfera interessante para o desenrolar do livro.

Absolutos é o tipo de história perfeito para quem adora se aventurar pelo espaço, por naves ultra-tecnológicas e, principalmente, através de descobertas e daquele famoso "vou desafiar o destino". Com toques de fantasia e realidade, Rodolfo entrega uma história marcante difícil de esquecer.

site: http://www.queriaestarlendo.com.br/2018/08/resenha-absolutos-sinfonia-da-destruicao.html

A.Maia 15/08/2018

Absolutos - Sinfonia da Destruição #1
Érico está em progresso para ser um grande hacker e possui algumas tatuagens em seu corpo, como não tem sua família de sangue por perto, precisa descobrir sozinho seus significados. Ao perceber que, devido as tatuagens, ele é obrigado a seguir um determinado destino “imposto” a ele, o jovem de 19 anos faz de tudo para desvendar um meio de mudar tal destino! E, com isso, embarcamos em uma jornada sensacional ambientada por diversos planetas da Galáxia de Eidola. Contando com criaturas de espécies bem diferentes, naves e ônibus espaciais.

Considero todos os livros uma viagem, pois entro no universo criado pelo autor, mas posso dizer que este possui uma dose cavalar de aventura. Aborda linguagens e denominações tecnológicas, há uma realidade virtual na qual é possível encontrar coisas que não estão presentes no âmbito real.

Eu me transportei para os diversos planetas criados, acreditei no enredo e me envolvi rapidamente. A história conta com vários acontecimentos e uma escrita extremamente fluída!

@oparaisodaleitura

site: https://oparaisodaleitura.com/

Ottaviou - @octaliterario 21/08/2018

Resenha postada no Instagram literário @cearabooks
Será que é legal ser um Absoluto?

E aí, meu povo! Mais uma vez nesta breve jornada como resenhista, fui convidado por um autor para ler e dizer o que achei de sua história. E se você é fã de aventuras espaciais, pode tratar de liberar o dinheiro da carteira e comprar este livro lá na (queridinha de muitos) Amazon!!!

No livro, nós vamos conhecer o personagem Érico, um órfão de 19 anos que tem misteriosas tatuagens tribais em seu corpo. Ao descobrir o que elas significam, se vê destinado a ser um Absoluto. Ao descobrir lendas e fatos sobre tais entidades, decide não querer isso pra sua vida. O mesmo sonha em ser um caçador de relíquias, e levado por este sonho, ele precisa montar uma equipe para enfim ter sucesso em seu objetivo. Paralelo a isso, ele também busca um Desbravador, criatura que pode ajudá-lo a mudar seu destino. E assim, viajamos por um espaço cheio de raças, planetas, satélites, realidades virtuais, naves e muito mais!

Tive certa dificuldade em engatar a leitura, por não ser tão acostumado com as chamadas ?space opera?, mas quando me firmei na trama, eu só queria saber se Érico iria conseguir mudar seu destino ou se ele se tornaria o ?Horror dos céus"!

Vanessa 17/09/2018

Resenha: Absolutos - Rodolfo Salles
Não há um personagem sem importância neste livro. Ninguém está ali atoa e ninguém é perfeito. Érico até se esforça, mas ele não é aquele herói perfeitinho, que nunca faz nada errado. Ele é um hacker e uma das suas primeiras atitudes como tal é roubar a nave do agente. E aqui fica a pegadinha: Mocinhos também podem ter decisões ruins. E isso também é válido para o outro lado. Talvez por isso é difícil desgostar de alguém ali. Na verdade só teve uns dois, mas não vou falar pra não dar spoiler.
Tecnologias, campos, ID, mundos, universos, humanoides, ânimas (que eu amei). Absolutos é uma aventura digna de comparação à Star Wars (

site: www.dicadoleitor.com.br

Eric Silva - Blog Conhecer Tudo 21/09/2018

Um space opera dinâmico e criativo
Primeiro volume da trilogia Absolutos, de Rodolfo Salles, Sinfonia da destruição é um space opera nacional que carrega todas as principais características de seu gênero e não faz feio quando se trata de criatividade, diversidade e poder imaginativo.

Ainda que sobre-existam alguns pequenos problemas em seu texto, publicado pela primeira vez em fevereiro de 2016, de forma independente, através da plataforma Wattpad, esse é um livro de qualidade evidente, não é à toa que na plataforma de textos ele possua mais de 28 mil leituras e tenha ficado em décimo lugar no ranking de livros de Ficção Científica do Wattpad em junho de 2017 .

Atualmente, dentro do universo literário, tenho observado que o space opera, com suas viagens intergalácticas, planetas e formas de vidas exóticos, tem perdido espaço para as histórias de distopias tecnológicas geralmente situadas numa Terra destruída ou em colapso social ou ambiental, como muitas das histórias do gênero cyberpunk, que vem fazendo sucesso no mercado editorial internacional. Rodolfo, porém, aposta no retorno de um subgênero que contagiou muitas gerações e que presenteou o mundo geek com obras memoráveis como a série Fundação, de Isaac Asimov, na literatura, e, no cinema, com franquias como Star Trek (Jornada nas Estrelas), de Gene Roddenberry, e Star Wars (Guerra nas Estrelas), de George Lucas.

A proposta do livro é recheada de ideias criativas e originais. Ela, obviamente, se inspira no universo space opera do qual se origina, como a ideia de uma criatura titânica em forma de verme subterrâneo que me fez lembrar do universo de Duna, criado por Frank Herbert. Contudo, as respostas para a tecnologia, a proposta de um universo anárquico e o conjunto de espécies criadas pelo autor são originalíssimas. Além disso, a proposta sobre a qual foi criada a imagem do que é ser um Absoluto é muito instigante.

Achei divertida a forma como a trama brinca com a natureza e importância dos Absolutos. Eles certamente são tiranos sanguinários, mas seriam realmente obscuros os seus propósitos? Além disso, eles são cercados de mistérios. Do outro lado, temos Érico, que parece ser uma contradição no conjunto de Absolutos. Mas ele continuará sendo a ovelha negra da família? Ou cederá a sua herança histórica, tornando-se mais um temível tirano e o vilão de sua própria trama? Ou ainda, dominará seus dons, usando-os para um propósito maior? Muitas dúvidas permeiam a história de Érico e seu futuro. Ademais, a narrativa de Sinfonia da Destruição possui muitos outros mistérios e pontos obscuros que instigam a leitura completa da série.

Um amplo universo é criado para a narrativa servindo e a brigo para muitas sociedades e espécies. Humanos, ánimas, tharinos, nobas, léstaris e muitos outros, povoam uma galáxia regimentada por uma forma de anarquia universal. Mas de forma semelhante ao que outros escritores fizeram Rodolfo coloca um humano como seu protagonista, um sonhador sedento por ação e aventura.

A linguagem é leve e o texto flui com facilidade. Mesmo nas passagens mais descritivas (essenciais na ficção científica) o texto não se torna enfadonho ou desestimulante. As temáticas principais são liberdade e destino, mas Absolutos surpreende pela gama de subtemas que enriquecem um universo que já foi idealizado para ser amplo e diverso, indo além de uma narrativa de viagens intergalácticas, planetas exóticos e seres além da imaginação. Rodolfo concebe um universo de maravilhas, criando em seu livro construções sofisticadas e originais para compor tecnologias e mundos.

O desfecho deixa várias perguntas em aberto e faz revelações extremamente importantes para a continuação da trama, por isso, apenas a leitura do segundo volume permitirá descobrir os caminhos que serão trilhados e se Érico poderá de fato decidir o seu destino.

A segunda edição também promete a ascensão de um arqui-inimigo para Érico, mas fica obscuro se este de fato representaria as forças do bem. De qualquer forma, o desfecho de Sinfonia da Destruição é um convite para continuar a leitura e descobrir novos rincões da galáxia de Eidola e o destino de sua maior ameaça(?): o absoluto Érico, “o horror dos céus”.

Confira a resenha completa no blog: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/09/absolutos-sinfonia-da-destruicao.html

site: http://conhecertudoemais.blogspot.com/2018/09/absolutos-sinfonia-da-destruicao.html

Vanessa Boedermann 22/09/2018

Absolutos | Blog Corredora Literária
Hoje a resenha é de ficção científica! Suba a bordo e vamos fazer uma viagem à Galaxia Eidola!

Vou contar primeiramente como se iniciou a história do autor. Rodolfo Salles nosso amigo Taverneiro decidiu publicar a história no Wattpad e alcançou uma legião de fãs, ganhando espaço entre as space operas nacionais. Devido a ótima receptividade o autor a reescreveu na plataforma Amazon Kindle Direct Publishing, os que até então não o conhecia passaram a conhece-lo também devido a mais magnífica capa de todos os tempos e despertaram seu interesse pela obra entendendo o porquê deste ter ficado em 1º lugar no hanking dos mais vendidos na Amazon. Não precisaria dizer mas nunca é demais, Absolutos tem o Selo da Taverna ;)

Sinfonia da destruição é o primeiro livro que compõe a trilogia Absolutos.

Se você gosta de um início quente e cheio de ação este sem dúvida é seu livro! No prólogo já somos jogados no meio de um turbilhão de naves e acontecimentos de tirar o fôlego de qualquer um, nosso protagonista se chama Érico e ainda é bem novinho.

Érico é um hacker, cresceu junto de seus irmãos gêmeos Vexel uma atleta muito dedicada e Miro um vlogueiro cheio de pretensões.

A narrativa baseia-se em Érico querendo descobrir os segredos a respeito da origem de suas tatuagens misteriosas e de se tornar um caçador de relíquias (tipo de exploradores do espaço), daí a sua aventura junto com os irmãos se inicia, não vou dar spoilers, porém há cenas e plots incríveis e surpreendentes.

Durante a leitura encontramos realidade aumentada, humanoides, criaturas diversificadas, flora diferenciada (como por exemplo árvores fluorescentes), muitas naves, armas, máquinas gigantescas, diferentes raças criadas além de linguagem própria.

Todos os personagens que são inseridos durante a narrativa tem suma importância para o desenrolar de tudo, eles são bem trabalhados, divertidos e alguns até sarcásticos.

Darwin é uma das personagens que me cativou bastante, dona de uma personalidade ímpar, ela é da raça da Tharinas, capaz de abrir portais e criar muitas confusões.

Apesar da pouca idade o autor passa muita segurança e maturidade na forma de escrever, as cenas são cativantes demais, te impressionam com o realismo. Preciso dizer que você tem que ler?!

Absolutos foi uma leitura frenética que me prendeu do inicio ao fim, nem percebi as páginas sendo viradas! Quero saber o que me aguarda para o próximo livro!

site: https://corredoraliteraria.wordpress.com

Letícia.Werner 22/09/2018

A space opera mais enérgica que eu já li!
Érico teve uma infância conturbada. Criado em uma lua pequena por irmãos adotivos, o rapaz parecia fadado a uma vida monótona manobrando naves cargueiras. Mas Érico era coberto de tatuagens estranhas desde que se dava por gente, e a vontade de descobrir mais sobre si mesmo fomenta um sonho louco de explorar.

É neste cenário em que ele, acompanhado dos gêmeos Vexel e Miro, começam uma busca pelas suas origens, dando estopim aos eventos de Absolutos – Sinfonia da Destruição.

O livro escrito pelo autor brasileiro Rodolfo Salles começa com a mini-aventura apresentada acima, e suas repercussões rápidas dão uma ideia do ritmo alucinado da trama logo de cara.

No mundo real, esta jornada começou quando Salles decidiu publicar a história seriada no Wattpad, onde alcançou uma audiência que parecia ávida de space operas nacionais. A série tornou-se tão grande dentro do site que o autor decidiu reescrevê-la e publicá-la na plataforma Kindle Unlimited, guarnecida da qual é, provavelmente, a capa nacional mais bonita do ano.

O Sinfonia da Destruição é a primeira parte da trilogia, onde o universo e os personagens são apresentados. Lugares, pessoas, máquinas: Todos os elementos da trama são fáceis de visualizar e guardar na memória.

Dentre os personagens, Érico protagoniza a trama. Mesmo com dezenove anos, sua perseverança e sonho de ser como os Caçadores de Relíquias que ele assiste nos streams o levou longe nas habilidades de hacker, e o controle tecnológico é a sua maior ferramenta. Perspicaz e cabeça dura, Érico é muito focado em seus objetivos.

Miro e Vexel cresceram juntos com o rapaz na pacata lua Miesac. Os gêmeos não poderiam ser mais diferentes; Miro sendo um vlogueiro influente nas redes do ID e Vexel a maratonista campeã. Ambos estão felizes em suas realidades, mas também querem ver a felicidade de Érico, e para isso estão mais que dispostos a sair da zona de conforto.

Os Caçadores de Relíquias são exploradores do espaço que se organizam em chamadas “famílias”, onde cada membro tem uma função. Em suas viagens, Érico encontra muitas pessoas que ele adoraria ter em sua família de Caçadores, como por exemplo, o ex-piloto Camilo.

Aposentado, Camilo passa os seus dias isolado, criando naves a partir de lixo espacial. Ele não tinha muitas preocupações na vida, ao menos até o menino das tatuagens aparecer no planeta congelado, implorando para tê-lo como piloto da nova tripulação. Por mais que ame voar pelo espaço, Camilo não poderia, não depois de todas as mortes que ele causou durante a guerra. É preciso mais que promessas para conseguir a confiança de um soldado quebrado...

Por falar em quebrado, num laboratório abandonado do mesmo planeta, mora uma ánima. Uma criatura parecida com um lobo de chifres, sempre defende o lugar de estranhos com ferocidade assombrosa... Mas, quem sabe, Alopex só seja solitária.

E também há a fugitiva Darwin. Da raça das Tharinas, ela é capaz de abrir portais e escapulir por eles sempre que a situação fica feia, e assim tem feito com maestria. Trocando de amizades sempre que convém, Darwin pouco se importa com as consequências e encara o Universo de seu próprio jeito.

Está é só uma pequena demonstração da variedade de personagens presentes no livro, todos com suas personalidades e motivações estabelecidas. A quantidade de raças próprias e o cuidado com as histórias únicas deixa aparecer o longo processo de construção de mundos que o autor empregou nesta obra.

O estilo reflete esta diversidade, com cenas frenéticas de ação e frequentes mudanças de cenário, dando espaço a todos os personagens para mostrarem suas habilidades. Isso também pode ser um problema: A escrita econômica e a ação quase sem folgas não agrada a todos. Mas admito que ela serve muito bem à história.

E isto pode ser confirmado pelo fluxo da trama: ela flui bem, e você se pega questionando o que vai acontecer no próximo capítulo, e assim, quando vê, já foi meio livro.

Enfim, Absolutos: Sinfonia da Destruição faz jus ao nome, um caos orquestrado de forma planejada, e que te deixa sem fôlego nas últimas páginas. Estou ansiosa para continuar lendo esta trilogia!

site: https://momentodeficcao.wordpress.com

Gabe | @cafecomgabe 13/10/2018

Incrível demais!
Prontos pra embarcar em umas das melhores space operas nacionais que vocês já viram?

Érico é um jovem que cresceu com dois irmãos adotivos Vexel e Miro, na lua Miesac. Teve uma infância difícil, cresceu e pensa estar fadado a uma vida monótona. Mas Érico tem o corpo coberto de tatuagens e um de seus maiores desejos é descobrir o que significam, se falam de suas origens e se tem alguma finalidade importante. Então ele decide partir numa jornada de descobertas, ele sendo um excelente hacker vai se infiltrar nos mais diversos sistemas e embarcar nas mais altas aventuras em busca de respostas.

Este é o primeiro livro de uma trilogia, sendo assim vamos ter uma introdução a todo esse mundo criado brilhantemente pelo Rodolfo, personagens, tipos de personagens, nomenclaturas, algumas características, origens... há espaço para tudo e isso é interessante de acompanhar.

Com diversas mudanças de cenários e perspectivas, o próximo capítulo é sempre uma surpresa, nunca sabemos o que esperar e isso é um ponto positivo, torna a leitura muito fluida e num ritmo excelente, ansiando por mais informações devoramos o livro sem perceber, as quase 500 paginas parecem 200.

A quantidade de informações é grande, fica difícil falar de cada ponto da história nesse pequeno espaço aqui. Tenham em mente que temos uma ampla variedade de personagens com finalidades específicas. Muito bem desenvolvidos. O destaque todo fica por conta do Érico, nosso protagonista, ele demonstra uma maturidade muito grande além de outras características como perseverança, força, estratégias, muito inteligente e decido a encarar as consequências de seu destino. As descobertas sobre si, seu passado e seu dever se mostrarão um fardo enorme ao rapaz mas que saberá conduzir tudo isso da melhor maneira.

As ultimas paginas desse hino de livro vão te deixar louco por mais, eufórico com o desenrolar de toda a trama. Eu fiquei pasmo! Carregado de muita ação, esse livro vai tirar seu fôlego a cada batalha entre seres de outros planetas.

Recomendo muito a história, super favoritada. Tenho total orgulho dele ser nacional, só reforçando o potencial incrível dos nossos autores em criar obras esplendidas.

Jeff.Rodrigues 25/11/2018

Resenha publicada no Leitor Compulsivo
A ficção científica nacional vem ganhando cada vez mais destaque em obras independentes, à espera de encontrarem o deficiente olhar das grandes editoras que parecem estar vivendo um mundo à parte do que nós, leitores, consumimos. Em meio a tantas produções, tive um misto de prazer e surpresa com Absolutos, de Rodolfo Salles. A obra não só passou pelo meu crivo extremamente chato como tornou-se uma das melhores leituras que fiz neste ano. Criatividade, domínio narrativo, maturidade de construção de personagens e uma linguagem pra lá de gostosa e envolvente são algumas das características que podemos aplicar na definição desse livro.

Primeiro volume de uma trilogia, Absolutos – Sinfonia da Destruição, é um scifi space opera que ganha os leitores pelo tom de aventura, pela trama ágil, e por um universo extremamente complexo e bem elaborado. O que mais chama a atenção é a capacidade demonstrada pelo autor em criar mundos bem ambientados, com os mais diversos tipos de personagens e uma mitologia crível e bem amarrada. A começar pelo protagonista, Érico, o típico herói-clichê que nós tanto amamos. Na fase de transição da adolescência para a maturidade, Érico é lançado em um dilema de vida ou morte: ele se descobre uma pessoa capaz de espalhar o caos e a destruição pelo universo, ele é um Absoluto. Órfão e vivendo junto a irmãos adotivos, ele vai atrás de uma reversão para sua sentença de vida. E aí começa uma aventura na companhia de um conjunto de personagens diversificado e extremamente cativante. Cada um a seu modo fisga nossa simpatia e compõe um grupo fascinante de coadjuvantes.

A busca de Érico para deixar de ser um Absoluto se dá em um Universo em que a humanidade não é a única a existir. Dezenas de planetas são povoados, guerras interplanetárias já aconteceram aos montes, e seres e criaturas dominam seus territórios e convivem ora em harmonia, ora em conflitos. Nesse ponto reside a maior qualidade de Absolutos. Sua ambientação é uma das mais criativas, complexas e completas que já esbarrei na literatura brasileira. Temos aqui uma obra que não deixa nada a dever ao que de melhor encontramos no exterior, sem nenhum exagero. Rodolfo Salles construiu um mundo bem embasado e deixou claro ter total domínio de onde quer chegar com sua história. A crítica que sempre faço de não entender a opção dos autores por trilogias ao invés de focar em um bom livro único não encontra eco aqui. Absolutos tem conteúdo de sobra para se prolongar por mais volumes.

Apesar do tamanho – são mais de quatrocentas páginas, Absolutos flui tranquilamente. Fruto de uma linguagem fácil, com bons toques de humor e uso de gírias que dão um tom bem casual e aproximam os personagens da nossa realidade, o livro se segura bem e entretém os leitores. Única crítica que faço fica para as partes iniciais que demoraram um pouco a engrenar e pegar ritmo, mas isso é logo compensado a partir do momento em que a aventura deslancha.

Fãs de ficção científica, e de uma boa aventura, embarquem nessa missão pelos confins do universo e desbravem o mundo dos Absolutos junto com Érico. Vocês vão se surpreender com o alto nível de qualidade e cuidado dessa obra. Indico, recomendo e aguardo a continuação!

site: http://leitorcompulsivo.com.br/2018/10/24/resenha-absolutos-sinfonia-da-destruicao-rodolfo-salles/

1 | 2 | 3 | 4 | 5