V for Vendetta

V for Vendetta Alan Moore

Resenhas - V for Vendetta

Rafael 02/12/2012

Gostei Muito - Vale a pena ler !!!!
Trata-se de uma obra de Alan Moore e David Lloyd (Comics) muito interessante. A história se passa na Inglaterra, em um futuro imaginário, onde o país está devastado e tomado pelo facismo. Então surge um terrorista usando uma máscara de Guy Fawkes vestindo uma capa preta e um chapéu canônico disposto a por fim neste regime de totalitarismo e perseguição. O quadrinho que lí se trata de uma edição de colecionador composta pelos 3 volumes da série, um artigo sobre como Alan Moore e David Lloyd idealizaram o personagem e um sample (single) que não faz parte da série. A forma como a história se desenvolve é muito interessante, chamo a atenção para a conversa que o V tem com a estátua da justiça sobre anarquia.... e a forma como ele resgata a Evey dos caras do governo... Achei muito interessante a forma como o personagem combate o facismo e aborda a questão do livre pensamento e de igualdade entre as pessoas de culturas diferentes. Vale a pena ler... e ainda dá para treinar o inglês !!!! rsrsrsrs
Até a próxima.

raulpereira 04/05/2012

Pra quem pensa que quadrinho é coisa de criança, definitivamente nunca leu algo escrito por Alan Moore. Enfim, mais um belo trabalho de Alan Moore com o artista David Lloyd, parceria perfeita em todos os detalhes, de tirar o fôlego e fazer você repensar muitos dos seus [pré]conceitos.

Ray 09/11/2010

V de Vingança
Alan Moore e David Lloyd me rementem a George Orwell. V de Vingança e 1984 são histórias que foram imaginadas num futuro onde não há mais privacidade e nem individualismo.
O personagem ''V'' é um justiceiro que tenta acabar com o sistema instaurado que impõe toque de recolher e não disciplina seus próprios guardas da segurança.
Os quadrinhos sempre me fascinaram, mas o modo como a Vendetta é mostrada nesses traços e falas rebuscadas é o que todo sonhador quer fazer em prol de uma nação sem autoritarismos e incoerências.
Não se deixe aquietar só por ter assistido o filme. A leitura dos quadrinhos é rica em mais detalhes, muito mais arrebatadora e instigante. Não é a toa que quadrinhos tem sido cada vez mais levados às telonas. Super recomendo!

Sid 11/09/2010

Lição sobre e para a vida
Quando cursei o ensino médio, antigo segundo grau, tive a oportunidade de fazer parte da última turma de ensino técnico junto com o médio, nas escolas técnicas da rede Paula Souza, antes da palhaçadas ocorridas neste formato de ensino, para hoje ser usado como "tema" e "discurso" de campanha pol[itica.

Dizia quando cursei o ensino médio junto ao técnico o prazer de escolher, em minha humilde opinião, o melhor para a formação de minha pessoa. Não sigo a carreira almejada na época, apesar de usar sempre os ensinamentos adquiridos deste estudo. Na ETE Carlos de Campos, Kaká para seus íntimos, era um poço de cultura e conhecimento, não apenas devido aos seu corpo docente, mas também pelos colegas de curso. Formei técnico em Desenho de Comunicação, atual Design Gráfico, porém era um curso mais amplo em vários campos, desde fotografia até modelagem e marketing.

Foi nesse ambiente onde tive contato com muitos livros, hqs, músicas, indicados ou descoberto "ao acaso". Nessa época também tive um problema grave de saúde, do qual me fez rever muitos conceitos e idéias, apenas de meus poucos 16 anos de vivência.

Nessa mistura de descobertas, emoções, convívios e aprendizagem tive em minhas mãos pela primeira vez um exemplar de "V de Vingança". Isso contribuiu, em um grau altamente exorbitante, para muitas atitudes e maneiras de pensar e avaliar o mundo meu.

É difícil passar para a forma de texto a importância e o peso da leitura desta obra-prima da literatura moderna, sim, eu vejo as histórias em quadrinhos como forma literária, e da mais alta conta, por envolver de maneira harmoniosa textos e imagens, e em alguns casos, apenas imagens.Se tivesse uma cabeceira para deixar livros (não faria isso realmente) para ter um "livro de cabeceira", sem menor pestanejar teria desse tomo de imensurável saber em cima dela. Ao lado de "O Príncipe" e "Assim Falava Zaratustra", claro.

Cada vez que releio descubro novas coisas, tenho novas sensações, sua literatura é viva, nunca morrerá. Sua mensagem é como uma onda energética, nunca perdendo força, sempre se transformando e renovando e gerando mais e mais impacto quando se tem contato.

"V de Vingança" é uma lição imporantante sobre a vida, o estado de estar vivo, e para a vida, para viver uma realidade verdadeira, livre e eterna.

Dan 15/02/2010

FILME x LIVRO
O filme é mais suave, dotado de menos toques de crueldade e suaviza bem determinados trechos do livro. Bem como tenta imacular a imagem de Evey. Aconselho a quem ainda não viu o filme a vê-lo antes do livro, pois se for o inverso é possível se decepcionar. Eu entendi o que os irmãos Wachowski tentaram fazer no filme, criptaram a essencia de um modo que ficasse plausível, que qualquer pessoa tem a revolução dentro de si, mesmo uma mulher comum. No livro, Evey é uma garota de 15 anos, tenta se prostituir no início, tem Gordon (que no filme é um gay frustrado pela ditadura) como amante por meses, etc...

A melhor cena, na minha opinião, foi suavizada nas telinhas, sendo esta a morte do Bispo Lillyman, onde no filme se acredita que levara umas boas fatadas e golpes, só. Mas no livro ele foi forçado a tomar uma hóstia envenenada enquanto "V" cita ironicamente passagens bíblicas. Ácido e mortal.

Veja o filme e depois leia!
Os dois têm seu valor.
Amarildo 18/08/2012minha estante
Foi exatamente o que fiz: vi o filme e depois li a comic, que, obviamente, é mais rica, até mesmo em referências, do que o filme.

Bea 21/06/2014minha estante
Concordo plenamente! Também senti falta da acidez do livro no filme :/
Mas vou confessar que a sequência dos dominós no filme foi épica.
De qualquer forma, eu acho que várias nuances da comic foram tiradas, principalmente as políticas, como as conspirações de dentro da "Cabeça" para quem ia suceder no Susan no poder, a viúva do Almond, que simplesmente não existiu no filme. Enfim, de qualquer forma, acho que os dois valem a pena.