Como as democracias morrem

Como as democracias morrem Steven Levitsky

Resenhas - Como as Democracias Morrem

Samuel - IG @ModernoLiteral 06/09/2020

Livro fundamental para entender nosso cenário político
Caso você não esteja acostumado a ler livros deste tipo, sugiro o audiobook que está muito bom.

Talyson 06/09/2020

Leitura interessante
Apesar de discordar do método utilizado na pesquisa (que considera realidades complexas como se fosse, iguais), o livro traz um pontapé inicial para a compreensão do surgimento de regimes autoritários e totalitários.

Nilson 08/09/2020

DEMOCRACIA?
A base deste livro é um estudo mais profundo de como nasceu e o que é hoje a democracia americana, e uma visão dos autores sobre democracias mal sucedidas mundo afora. No meu entendimento, a "democracia" é um subterfúgio usado tanto pela extrema esquerda quanto pela extrema direita. É corriqueiro ver um comunista ou socialista falando em democracia como tambem tendências autoritárias e ditatoriais falando o mesmo. Se todos se arvoram na democracia para desopilar seus sentimentos radicais ou nao e o fazem livremente é o sinal de que vivemos numa DEMOCRACIA.
Sempre é bom saber quem escreve pra se ter um melhor discernimento. Bom para uma boa reflexão.

Bianca 10/09/2020

Para quem gostaria de entender a política estadunidense
Creio que boa parte da leitura tenha se tornado enfadonha para mim pois o livro é vendido no Brasil sob uma premissa diferente do que de fato propõe.

Não obstante, embora o livro enfoque a história sociopolítica dos Estados Unidos, acredito que seja muito relevante para o momento vivido no Brasil. Os comportamentos do nosso chefe do executivo muitas vezes refletem o de Donald Trump nos EUA, tornando fácil a associação dos dois ao longo da leitura.

Eduarda 19/09/2020

Interessante mas sempre existe um porém
Apesar de abordar temas mais específicos sobre o Estados Unidos, o livro trás um conteúdo bem interessante para entendermos como realmente funciona a democracia e o porque ela precisa ser preservada. Porém, senti que faltou alguma coisa.

Rafaela 20/09/2020

Interessante e atual
Gostei do livro, com ele é possível aprender muito sobre regimes democráticos e como eles podem sucumbir por meio de brechas no sistema, além de sinais de enfraquecimento e o que pode ser feito para evitar regimes autoritários. O livro é focado na história, formação, e exemplos dos Estados Unidos, que podem sem muita dificuldade serem extrapolados e comparados para/com outros locais...

Anna.Alves 20/09/2020

Difícil traduzir o que fica...
Não consigo neste momento definir em palavras o que esse livro me trouxe. Realmente vemos mais do Brasil do que gostaríamos em toda essa analogia ao Trump. Temo muito pelo nosso futuro, temo que o preço que herdaremos desse momento será altíssimo a um país que nunca teve força e segurança em sua democracia. Nosso horizonte é sombrio e incerto. Que tenhamos maturidade para remontar nosso país após a era autoritária passar.

Deyvid 26/09/2020

Interessante...
É num bom livro pra quem curte político, mas tem um viés mais depressivo, com tudo que tem acontecido ultimamente...com certeza daria pra adicionar mais capítulos se fosse escrito em 2020. Maçante em algumas partes, mas ainda sim, um bom livro pra quem gosta de sofrer com a realidade atual.

Juliana.Weitbrecht 27/09/2020

Uma dose de entendimento da política atual
Democracia não é algo que pode ser construído ou desconstruído por um único indivíduo. Ela é algo compartilhado e está nas mãos de todos o destino dela.

Alineígena Alien 27/09/2020

Este livro é escrito por dois cientistas políticos estadunidenses, professores de Harvard. No intuito de demonstrar que a democracia dos EUA está possivelmente fragilizada e corre sérios riscos de desmoronar desde a eleição de Trump, são resgatados vários exemplos históricos de diversos países cuja democracia ruiu seja de forma abrupta, como através de um golpe, ou principalmente de forma sutil, através das próprias instituições democráticas. É sempre claro que uma democracia morreu quando se trata de um golpe violento, tanques nas ruas, fogo no palácio, militares tomando o poder à força, mortes, luta. Mas o livro foca em alertar sobre as democracias que morrem de forma bastante sutil, com os líderes autoritários tendo bastante apoio popular, quase sempre eleitos de forma democrática, e com o uso de sistema eleitoral e outros elementos e instituições democráticas. E tudo isso faz com que muitas pessoas não percebam os comportamentos autoritários, antidemocráticos e inconstitucionais dos líderes desses governos. Ou talvez percebam, mas gostem, pois não enxergam o possível desenrolar disso.
O livro tem foco total na aplicação nos EUA (o que tornou a leitura um pouco difícil para mim em alguns pontos, pois se tem uma coisa que não entendo é o sistema eleitoral dos EUA, e o livro neste sentido não dialoga com leigos), e foi publicado em 2018, antes da eleição de Bolsonaro. O Brasil é citado rapidamente para falar sobre Getúlio Vargas e, mais para frente, como exemplo de uma atual democracia segura e sólida. Porém, usando a análise do próprio livro, a democracia brasileira atualmente corre tanto risco, ou mais, quanto a democracia estadunidense. É angustiante e desesperador o quanto o livro parece querer falar sobre o Brasil, sobre o Bolsonaro, o tempo todo. É assustador.

Livrismo_ | Por Natacha Agata 30/09/2020

Livraço!
Eu tava suuuper hypada pra ler este livro, dada a repercussa?o e o tema que se propo?e a discutir. Mesmo assim, ele conseguiu superar todas as minhas expectativas.?
Os autores te?m um curri?culo que diz por si so?: sa?o conceituados professores de cie?ncia poli?tica em Harvard e premiados autores. Com linguagem simples e leitura fluida, compartilham conosco seus conhecimentos nesta obra fanta?stica. Vale ressaltar, pore?m, que se trata de uma discussa?o profunda, e que, em casos de eventuais distrac?o?es, talvez seja necessa?rio voltar e reler um pedac?o pra na?o perder o fio da meada argumentativo. ?
O objetivo e? realizar uma ana?lise da democracia dos Estados Unidos e se ela corre perigo apo?s a eleic?a?o de Trump. Mas os assuntos discutidos e os para?metros estabelecidos para identificar se uma democracia esta? sob ameac?a podem ser aplicados a todas as sociedades (inclusive e principalmente a brasileira, visto seu momento atual).?
Se voce? gosta de ana?lises poli?ticas bem fundamentadas (com paralelos na histo?ria) e quer entender se estamos em bons ou maus lenc?o?is com Bolsonaro, este livro definitivamente e? pra voce?. ?
Me siga no Instagram (@livrismo_) pra mais conteúdos como esse ?

Renan 02/10/2020

Insuficiente
Os autores deixam bem clara a posição política adotada por eles. Não explicam a queda das democracias no mundo, apenas citam alguns indícios para suspeitar de uma queda iminente da democracia americana. O livro é bem parcial quando acusa Trump de descumprir regras e ao mesmo tempo diz que elas são apenas regras morais e de comportamento, oi? O que é a esquerda senão a defesa na mudança das regras e comportamento da sociedade? Enfim, vale a leitura, mas o viés ideológico atrapalha bastante.

RÔMULO. 05/10/2020

como as democracias morrem
Esperava mais desse livro, achei a narrativa um pouco cansativa e não me empolgou. Tem algumas partes bastante interessante, principalmente por ações de alguns governos que eu não sabia que eram tão autoritários. Um livro para repensar nas nossas escolhas de votação, e saber que, muitas vezes as " democracias morrem" bem abaixo do nosso nariz

Janduy 10/10/2020

Esclarecedor
O livro além de mostrar como ocorreram a derrocada de várias democracias ocidentais ainda traça paralelos com o que vem ocorrendo nos Estados Unidos de Trump. Cabe a nós ainda traçar nosso paralelo com o Brasil atual.
Semelhanças espantosas que podem fluir para o mesmo destino de países como Peru(Fugimori), Venezuela(Chavez e Maduro), Chile (Pinochet)... Entre tantos outros