Educated

Educated Tara Westover

Resenhas - A Menina da Montanha

Carol Fogaça 20/12/2023

Às vezes, você precisa libertar-se das crenças antigas.
"A Menina da Montanha" é um livro baseado em fatos reais que narra a história de Tara Westover. Sua vida, jornada e como cresceu em um ambiente rigoroso e isolado nas montanhas de Idaho, nos Estados Unidos.

A autora relata sua infância vivendo em uma família fundamentalista mórmon, na qual a educação formal era desvalorizada e a autoridade dos pais era absoluta. Com um pai abusivo e uma mãe que se mantinha submissa ao marido e não fazia nada em relação às atrocidades cometidas por seu filho mais velho. Tara e seus sete irmãos cresceram sem acesso a serviços básicos, como educação, cuidados médicos e até mesmo nascimentos registrados oficialmente.

Um dos pontos principais na história foi como o pai dela não se importava em sempre colocar a família em constante risco e a obsessão em armazenar mantimentos e gasolina para o fim do mundo. Outra coisa que me deixou bastante impactado(a) foi como o irmão espancava ela e seus pais faziam vista grossa. E quando a autora pediu ajuda para eles, simplesmente disseram que ela estava louca. Por muito tempo, o irmão ficou ameaçando tirar a sua vida ou contratar um assassino, essas ligações eram constantes.

Tara precisou fazer uma escolha: ou voltar para a montanha e viver de acordo com as loucuras do pai ou seguir em frente em busca de um futuro. Com isso, ela abriu mão de sua família. Eu acho que foi a decisão certa, ninguém merece viver em um ambiente insalubre.

Ao longo do livro, a vida da protagonista ganha um novo rumo. Aos dezessete anos, ela decide estudar e se inscrever na Universidade Brigham Young. A partir daí, a autora narra sua luta para ser aceita no mundo acadêmico e para reconstruir sua identidade, enfrentando desafios emocionais e intelectuais.

Westover não esconde as dificuldades pelas quais passou, mas também evidencia a força e a resiliência que a guiaram para além das fronteiras restritivas da montanha onde foi criada. Sua capacidade de se reinventar e se educar, apesar das adversidades, é uma inspiração.

A leitura não é cansativa, mas sim explicativa, envolvendo o leitor do início ao fim e permitindo refletir sobre família, crenças religiosas e abusos. A história é uma jornada de superação e autodescoberta. Para você que deseja uma leitura emocionante, eu indico "A Menina da Montanha

Ana 17/12/2023

Eu não sei como, se por desatenção ou até meio de propósito, mas ignorei o fato de que essa se tratava de uma história real. E foi isso que fez com que fosse possível digerí-la. Um livro muito pesado, e muito potente. Foi uma leitura incrível!

kindle0 12/12/2023

Comecei a ler esse livro em outra época da minha vida, e não gostei. Acabei dando mais uma chance, e o livro é incrível.
Ver como uma pessoa pode evoluir após sair de uma ? prisão?.
Só acho que ela deveria ter começado a terapia antes, quando percebeu que a família dela era extremamente perturbada é tóxica.

Marcelo H S Picoli 05/12/2023

A menina da montanha
Que livro pesado
Uma autobiografia com história inspiradora, porém, vai ficando cada vez mais pesado.

manumoura18 16/11/2023

Destaques preferidos
"Admitir a incerteza é aceitar a fraqueza, a impotência, é acreditar em si mesma apesar delas. É uma fragilidade, mas nela existe uma força: a convicção de viver na minha própria mente, e não na mente de outra pessoa."

"Em toda a minha vida esses instintos me instruíram em uma única doutrina: que a chance é maior quando a gente confia apenas em si mesmo."

Ellen.Pereira 12/11/2023

Uma leitura impactante o retrato de uma vivência com diversos traumas e machismos camuflados na justificativa de apoio da religião. Porém, de extrema importância sobre a história da Yara, após o término gostaria de conhecê-la e dar um abraço. Um livro tocante.

Helen Moya 11/11/2023

A vida de Tara não foi nada fácil, crescer em uma família alienada, privada de estudo ( dentro de uma instituição) anti governo, anti sistema de saúde. Que há faz duvidar de seus próprios traumas. A história de Tara deve servir de exemplo, nunca é tarde para começar e a educação nos leva longe.

Faluz 25/10/2023

A menina da Montanha. - Tara Westover
Morando numa montanha com seu ritmo de vida ditado pela passagem do tempo cíclico, uma menina escapa desse recolhimento para estudar e conhecer o mundo fora dessa bolha imposta pelo pai.
Exacerbando a religião, sendo anárquico em relação aos preceitos das leis da sociedade civil, esse pai vai limitando a vida aos acontecimentos de seu entorno sem deixar que sobrem áreas de contato com a sociedade no seu entorno.
Asfixiante. Mas a menina consegue escapar dessa corrente e nos conta sua história.

Susan.Kelle 23/10/2023

Histórias reais sobre criação "não convencional" dos filhos sempre acabam por me deixar impactada, não tanto pela falta de tradicionalismo, mas pelo excesso de situações de risco a que as crianças são expostas. Acho que de certa maneira esse livro reforçou em mim a importância de impormos regras e criarmos nosso filhos de acordo com nossas crenças, claro que não demonizando as crenças diferentes. Uma vez que nossos filhos têm uma base sólida, não há conhecimento que os afaste dela ou de nós, mas liberdade para repassarem essas crenças e as adaptar de acordo com suas realidades. A base de Tara era muito muito forte, porém se perdia nos abusos da família, na cegueira a cerca das demais realidades, na falta de conhecimento do mundo que os cercava, de Idaho até a história da humanidade. Apesar de Tara ser engolida pelos abusos da família e pela visão limitada de si mesma, pouco a pouco ela contornou e superou esses obstáculos usando tudo aquilo que a limitava, confundia ou mesmo sufocava, os temas de estudo dela sempre estavam relacionadas ao pessoal e por isso ela foi tão bem sucedida, a busca pelas resposta mais do que acadêmicas eram uma demanda interna.
Marília Martins 06/12/2023minha estante
Gostei muito da sua reflexão. Que outros livros neste tema educação não convencional você recomendaria? Estou começando a ler Garotas Madalena, acho que será bem interessante também.

Susan.Kelle 31/12/2023minha estante
Não necessariamente sobre educação, mas sobre a criação de filhos desapegado do convencional e muitas vezes atingindo o irresponsável, cultivando o antagonismo ao serviços públicos, com amor mas nem sempre medindo consequências, Jeanette Walls conta sua história em Castelo de Vidro. Uma leitura muitas vezes chocante, com situações muito diferentes das enfrentadas por Tara, mas também com uma boa dose de sorte, porque juízo nem sempre os pais tinham.

paula1033 18/10/2023

Forte
Uma família fanática por qualquer coisa traz muitos traumas para uma criança.
Tara foi muito manipulada e sofreu diversos abusos de sua família, eles a faziam ter uma ideia errônea de si mesma. Por conta dessa infância totalmente alienada, sofreu muito pra conseguir se adequar a realidade da maioria das pessoas. Tara não ia a escola e nem ao médico.
Ela foi uma mulher muito forte, enfrentou diversos traumas por conta de sua criação e que a impactaram muito. Tara deixou sua vida inteira ter seu valor medido a por sua família.

O livro nos alerta que a verdade pode ser facilmente manipulável, e que o conhecimento é o único capaz de nos libertar.

eduanton 16/10/2023

Ótimo! Muito bem escrito
O livro mostra, de forma envolvente, como a educação e o radicalismo religioso pode mudar a visão de mundo das pessoas para o bem ou para o mal. Tara e três irmãos conseguiram romper o ciclo negativo por meio da busca do conhecimento. É um livro que choca e inspira. Excelente!

Robtavares 14/10/2023

Fabuloso!
Até onde pode ir o fanatismo religioso, o fundamentalismo? Esse livro eh simplesmente maravilhoso! Que bom q há pessoas q conseguem furar a bolha!!!

Le_deleitura 06/10/2023

O livro mostra uma realidade diferente da que estamos acostumados. É o relato de alguém que teve uma educação escolar tardia, e como esse novo mundo trouxe novas perspectivas. A autora retrata com riqueza de fatos sobre épocas de sua vida, parte na montanha.
A criação baseada nas crenças de seu pai, aceitas por toda família, dos momentos de violência, e também do momento transformador: com o despertar da curiosidade e incentivada pelo irmão, viu nos estudos uma nova forma de pensar.
*O livro mostra como a educação é sim transformadora, e que é possível apesar das dificuldades.

No meu perfil do Instagram ( @le_deleitura ) posto mais sobre minhas leituras.

Guilherme Sobral 01/10/2023

SÓ QUERIA GRITAR
Queria vim aqui dizer que durante toda leitura eu senti pena da Tara, mas eu estaria mentindo. Não estou dizendo que eu não me compadeci com ela, pois me compadeci, acontece que infelizmente durante muitos momentos do livro eu tive vontade de gritar ? não com ela, mas apenas gritar ? um longo e sonoro "AAAAAAAA", e muito disso por conta dela. Todas as vezes que aparecia uma chance dela escapar daquela realidade e ela resolvia ficar, aumentava essa vontade. E quando ela finalmente escapou me senti tão aliviado, de uma forma que só percebi agora enquanto escrevo isso.