Educated

Educated Tara Westover

Resenhas - A Menina da Montanha

Inspiração é ler 30/09/2023

Sucesso estudantil pós traumas profundos
Não imaginaria que um livro de memórias fosse ter tanto impacto na minha vida! É um livro que você tem um misto de sentimentos, mas ao mesmo tempo cria uma barreira de racionalidade para lidar com problemas do cotidiano. Em síntese, descobri o título por indicação do 44° presidente dos EUA Barack Obama e recomendo muito a leitura! ???

mduque 20/09/2023

Decepcionante
Continuo não enxergando Tara como uma vencedora ou alguém que superou desafios. Ela pode ter saído da montanha, mas a montanha nunca saiu dela. Não acho que ela foi merecedora dos lugares que passou e dos títulos que obteve. Digo isso porque apesar de ter buscado o caminho da educação em vez de viver no fanatismo religioso imposto por seu pai a vida toda, ela nunca deixou de voltar atrás, de tentar consertar o inconsertável. Não se desvencilhou das amarras da criação que recebeu até a adolescência, continuou no ciclo tóxico e abusivo continuamente repetido pelos membros de sua família. Ela pulou etapas. É nada mais nada menos que uma impostora que devia ter procurado ajuda profissional muito antes do que o fez. Não recomendo a leitura. Não foi nada como eu esperava.

Mikaela 20/09/2023

A natureza crua do fanatismo
Achei esse livro muito parecido com o ótimo O Castelo de Vidro, mas a violência e manipulação são muito mais graves!

Nascida em uma família dominada por um pai fanático religioso e uma mãe que sempre obedecia a ele, Tara discorre sobre as memórias de uma infância na montanha cercada de teorias da conspiração e irresponsabilidade familiar.

Porém, à medida que ela cresce, o machismo imbuído em todo fanatismo religioso vai tornando a sua vida cada vez mais difícil, especialmente devido ao irmão, Shawn. A única chance que ela tem de escapar é a educação, mesmo nunca tendo pisado numa escola.

Relato forte, chocante e ao mesmo tempo de um lirismo bonito e de uma fluidez que torna impossível largar as páginas. Eu li em poucos dias num frenesi para saber tudo sobre aquela família, pra saber se ela ia ficar bem.

Recomendo muito! Absolutamente todo mundo deveria ler!

Juliana990 15/09/2023

Um livro autobiográfico muito bom. Escrita leve e bem vívida. E são tantos o absurdos que ela passa com a família, que a história se torna surreal. Seus questionamentos sobre o entendimento dela e dos outros à sua volta bem como sua luta para se encaixar, nos faz ser bem empáticos e torcendo por seu sucesso. Indico!

Letty 07/09/2023

O mais forte determinante do que você é está dentro de você
Livro incrível e inspirador. Me deixou triste muitas vezes, pensando em como pessoas como o pai da Tara realmente existem e causam um mau tremendo a todos ao seu redor. A família foi subjulgada pelas loucuras do patriarca da família, além de ter adoecido ela a ponto de deixar cicatrizes físicas e mentais em todos. Fiquei impressionada pela Tara ter conseguido chegar tão longe, feliz por ela.

Queilinha 07/09/2023

A Menina da Montanha...
Não sou muito adepta de ler biografias/autobiografias, mas, estou começando a gostar muito do gênero.

Nesse livro acompanhei o relato emocionante de Tara até seu doutorado. É triste ver como o fanatismo, ignorância, religiosidade podem afundar e separar uma família.

Adoraria ver esse livro virar uma adaptação.

Ana Paula 01/09/2023

Que história fascinante!! Uma família regida pelo fanatismo religioso, pelo extremismo, pais que preferem não enxergar a realidade do que acontece em nome de Deus!!! Torci o tempo todo para que ela se libertasse do ciclo vicioso!!! Uma excelente reflexão!!!

Islan.Lima 11/08/2023

Essa história me deixou assim: ?
Esse é uma das melhores biografias que já li. A história prende.
Existem muitas cenas tensas, pesadas, que fazem refletir sobre o mundo, sanidade mental e se alguns acontecimentos são verdadeiros.
Recomendo!

gaby 04/08/2023

Preciso de um segundo para respirar...
Meu deus, o quanto ela me surpreendeu com essa escrita, muito bem colocada, as palavras escolhidas, uma ótima tradução
a cada palavra, eu mergulhava mais e mais nas montanhas de Idaho, escondida da verdade dentro de uma cabana cercada de mentiras e paranóias
o quanto esse livro é pessoal, sensível e eu fico chocada em como ela conseguiu trazer a violência vívida com tanta clareza após anos sem acreditar que havia sido violentada
a violência é algo difícil de passar e ainda mais difícil de acreditar, principalmente quando ela acontece com a gente, queremos tornar-la mentira, queremoz que ela seja apenas uma fantasia da nossa mente
e ela conseguiu me tirar algumas lágrimas com o final sobre a família dela
bom, eu amei o livro

"Larguei a culpa quando aceitei minha decisão em seus termos, sem ficar remoendo eternamente velhas queixas, sem ficar comparando os pecados dele com os meus. Sem pensar mais no meu pai. Aprendi a aceitar minha decisão em benefício próprio, não por causa dele. Porque eu precisava, e não porque ele merecia.
Era a única maneira de eu poder amá-lo."

Camila1856 24/07/2023

"Quem escreve a historia?"
Essa leitura me faz refletir, ainda mais, sobre como o conhecimento é transformador, mas que há algo individual que precede essa transformação, que permita que ela aconteça. Tara permitiu ser transformada pelo conhecimento, entendeu que ela era capaz de pensar por si própria e também escrever a história através das suas lentes.

Lucineide.Santos 17/07/2023

"A educação é a liberdade"
Chega ser inimaginável saber que isso foi real, e não uma mera ficção. Até onde o extremismo e o fanatismo religioso podem levar o ser humano? A vida de toda uma família destruída por pura ilusão. Ainda bem, que alguns estouraram a bolha com o poder da educação. E nós fica aí a lição de não sermos alienados a tudo e todos.

Valeria 15/07/2023

Ler esse livro após tantos momentos históricos e vergonhosos que vivemos durante a pandemia, parece até ficção.
História tocante e extremamente corajosa a da Tara, de conseguir sair das garras invisíveis da própria família e por vezes da própria mente. A educação realmente salva, e quem ainda não acredita com certeza não leu esse livro.

"Nunca me ocorreu que minha voz pudesse ser tão forte quanto a deles."

Camila 12/07/2023

Dilacerante
A história de vida da Tara é muito intensa. A maneira como ela relata e conta tudo o que viveu e passou com sua família abre muita reflexão sobre o conceito de lar e amor. É uma história dura sobre ter coragem de se afastar daquilo que te dilacera, mesmo que esse próprio afastamento seja também uma agressão. É sobre quebrar ciclos. É uma história real extremamente complexa.

Lizandra.Mirelle 09/07/2023

Uma palavra pra esse livro: coragem
Precisa de muita coragem para você contar sua história de vida. Uma história feia, triste e marcada pela violência.
Tara, descreveu nessas páginas sua história. Crescer num lar fundamentado no fanatismo religioso, violência doméstica e abusos físicos e psicológicos. Porém, conseguir entrar numa faculdade sem nunca ter estudado numa escola e se formar no doutorado, só prova que a força que temos dentro de nós, é maior que todo mal que nos rodea.
O alívio em saber que Tara cortou relações com a sua família (apenas quem foi de verdade ficou ao seu lado), me deixou aliviada.
Espero que ela possa seguir em paz e superar tudo que passou.