JoJo’s Bizarre Adventure - Parte 1 - Phantom Blood  #03

JoJo’s Bizarre Adventure - Parte 1 - Phantom Blood #03 Hirohiko Araki

Resenhas - JoJo's Bizarre Adventure #3

Monique 05/09/2021

Definitivamente não faz meu estilo, mas é legal de ler e parece bem curto, apesar de cada volume ter bastante páginas. Gostei até.

Meus Anos Em Livros 18/11/2022

Terminei Phantom Blood!
Será que estou viciada nesse mangá? Acho muito interessante como a história de JoJo não me enjoa. Conheci a série pela parte 1, Phantom Blood, assistindo ao anime. Lembro que assisti dois episódios, achei estranho e parei. Depois de um tempinho resolvi assistir novamente e foi amor. Eu simplesmente vi tudo (ainda estou vendo o arco Stone Ocean), mas decidi colecionar os mangás. Terminei o primeiro arco hoje e simplesmente estou gostando mais ainda da obra do Araki! Vontade de ligar a TV, ver tudo de novo e entre as pausas, ir no Spotify ouvir a música de abertura! ?? Só leiam! ?

Zeppeli 02/01/2022

JoJo Phantom Blood - volume 3 -
Ok, esse final....MEU DEUS QUE FINAL INCRÍVEL. Pra fechar a parte 1 com chave de ouro, simplesmente meu JoJo favorito até agr. Jonathan Supremaci ?

Ctalencar 04/04/2022

Excelente desfecho!
Apesar de vários personagens aparecendo sem muitas explicações, e poderes e técnicas sendo usadas sem muito background, considero um bom final pra essa primeira parte e bastante corajoso pra um manga shounen

mirai0 11/09/2022

fevereiro 2020
Uma das minhas partes de Jojo favoritas! Amo o Jonathan (meu JoJo fav), amo os personagens, amo as lutas e amo esse universo! (???*?´?????)???*??+
Jojo é muito legal, saudades de ler!

Math 27/06/2020

Phantom Blood - Parte 3
Que desfecho! A história evolui tanto nos últimos capítulos. Reviravoltas clichês fazem com que o final da primeira parte de Jojo sejam espetaculares.

Em resumo, a obra cresce no seu final, onde os protagonistas enfim tem sua última batalha (ou não). A vilania do Dio e o altruísmo de Jojo, são opostos como gelo e fogo (por sinal, nome dos últimos capítulos). Foi uma leitura leve, bem fácil de assimilar o que estava ocorrendo. O traço em sí, talvez um pouco antiquado, se da até mesmo há época que o mangá foi feito. Com um roteiro e arte bizarras num bom sentido, Jojo de fato merece prestígio e reconhecimento.

Wags 03/04/2021

Um final apropriado para um dos maiores
"No calor daqueles lábios... eu experimentei a morte"! Com as palavras duras e ainda assim apaixonadas de Erina Peddleton Joestar, vemos se semicerrar as primeiras cortinas da colossal saga da família Joestar, desajustados com cerca de 1,95m de altura que tendem a viver pouco e que enfrentam um destino de sangue malfadado começado pela inserção de uma misteriosa máscara de pedra asteca e um certo de jovem loiro e bastante perigoso chamado Dio Brando. Hoje em dia, com a extensão que JoJo tomou, é meio difícil pensar que tudo começou por causa da queda de uma carroça em meio a um barranco e depois por um chute em um dálmata, mas aparentemente foi e ler Phantom Blood mostra o quão trickster a nossa querida fada imortal Araki-sensei é.

A história de Johnatan é consideravelmente razoável dadas as bizarrices que seus descendentes enfrentariam mais tarde, mas não menos aterrorizantes e perigosas, tanto é que ele não é capaz de resistir à morte, e termina esta parte padecendo ao lado de seu maior inimigo, que como nos velhos clichês shonens, também é aquele que melhor entende seu estado de espírito. Assim, tal qual fogo e gelo, substancialmente diferentes, mas complementares, Jojo e Dio estão fadados a serem rivais, mas também melhores amigos buscando um meio-termo, que quando não pode ser alcançado, só deve terminar na tragédia.

E exatamente por isso que Araki desenvolve uma história épica, que dentro de suas troças e repetições, lembremos que este mangá foi pensado como uma paródia de Hokuto no Ken, consegue alcançar diferenciais enormes de conciliação do leitor com os personagens que apresenta, deixando até mesmo uma ânsia por mais. Afinal, o final abrupto do primeiro Jojo deixa aberta uma série de lacunas, como por exemplo que tipo de avô seria Johnatan? Quantos filhos além de George II ele teria com Erina? Será que ele ensinaria suas boas maneiras ao seu travesso neto Joseph? E é claro, até onde iria a extensão de seu poder, caso ele continuasse sendo desenvolvido ao lado de Tonpetty e das suas próprias experiências?

Infelizmente, Araki nos tira essas respostas, mas não é incoerente em sua escolha, por que afinal que tipo de autor trairia seus conceitos, como o do destino de sangue apenas para agradar a um público ascendente? Só que ao mesmo tempo, ele também nos dá novas possibilidades, de olhar para o futuro e deixar uma réstia de esperança no corpo de Erina, ou seja, Jojo não morreu, ele continuou existindo na memória da jovem, que ao ser resgatada realiza o sonho do amor de sua vida: "Você deve viver, Erina!". E é o que ela faz, confiando a história a outro desajustado, bem menos cavalheiresco que nosso bom Johnatan, mas igualmente poderoso.

Ler o mangá apenas reconfirmou o porquê de eu amar tanto essa história, pois mesmo depois de mais de 30 anos, Jojo ainda conserva um ânsia por trabalhar com aquilo que é um dos temas mais essenciais da literatura, independentemente se é na forma do Hamon ou dos Stands, e isto é a perseverança do ser humano, e só por isso podemos colocar Araki numa singela posição dentre os maiores criadores que já existiram.

Erebin 21/01/2024

A gentleman
Meu primeiro mangá físico de JJBA, estou muito satisfeita!

Já sabia da história então a leitura foi mais por nostalgia e relembrar momentos os quais a minha memória era meio falha. Havia vários pontos e frases que eu havia esquecido completamente e foi muito interessante vê-las de surpresa.

O estilo é único. Amo todos os painéis do Dio e os detalhes que o Araki põe nele.

Malle 05/01/2024

To Be Continued...
Minha resenha será mais direcionada a Phantom Blood que o 3° volume em si. Temos então o tão esperado encerramento do primeiro arco de Jojo's Bizarre Adventure, com o embate de Dio e Jonathan chegando ao fim. Phantom Blood é um arco que começa com algum semblante de organização, e termina em uma direção totalmente inesperada.

Jonathan Joestar é considerado, de longe, o Joestar mais fraco em caracterização da franquia: ele é o clichê do jovem burguês, cheio de cavalheirismos e boas intenções. É movido primariamente pela bondade e pelo desejo de fazer coisas certas. Vemos um lampejo do contrário no final do volume 3, com seu desejo por vingança a Dio ficando claro. Mas, apesar disso, ele é um perfeito contraponto ao antagonista, Dio Brando.

Dio foi um personagem criado como uma antítese a Jonathan. Oportunista, frio e cruel, seu destino como o portador do vampirismo da máscara de pedra o torna um vilão unidimensional; suas maldades são sem um grande motivo a não ser o poder. Ele mata sem rodeios, tortura e transforma todos em seus peões monstruosos. Mais ao final do terceiro volume, vemos Dio se tornar algo mais, um ser tão poderoso e de poderes desconhecidos que não chega a sequer fazer sentido dentro da história.

E é esse o meu problema com Phantom Blood.

A história fica tão doida, maluca, insana, que dá para perceber que saímos completamente dos trilhos e não iremos mais voltar. Ela é divertida em alguns pontos, como cavaleiros britânicos ressuscitados que se tornam mortos-vivos e Dio arranjando um jeito de sobreviver que o faz mais parecer o alien de A Coisa, mas em outros, fica tão sem nexo e cheia de exposição de fatos pelos personagens só para tentar fazer algum sentido. É, ao mesmo tempo, o ponto negativo e o positivo.

No final das contas, eu posso dizer que minhas frustrações foram em igual medida ao meu divertimento com Phantom Blood. Sinto que foi um ritual de passagem para o próximo arco, com o último volume encerrando com todo o drama e fanfarra que eu esperava.

Thami 19/08/2023

Fico dividida realmente, odeio as lutas no início do mangá pq acho muito chato mas quando chegam pra enfrentar o Dio e a sequência dps disso é muito boa.
Gostei muito mais do Jonathan lendo o mangá do que assistindo o anime, Dio um dos maiores vilões que já li e que é do mal simplesmente porque sim.

Carlão 08/12/2018

Fim da parte 1
Ficha técnica:

Arte e Roteiro: Hirohiko Araki
Publicado em: novembro de 2018
Editora: Panini
Licenciador: Shueisha
Gênero: Ação, aventura, sobrenatural, horror, suspense
Número de páginas: 304
Preço de capa: R$ 29,90

Sinopse/Resenha

Após derrotar o cavaleiro da escuridão Bruford, JoJo trava uma intensa batalha contra Tarkus o cavaleiro lendário antes de seu confronto final com Dio, porém as consequências dessa luta serão marcantes e essenciais para o herdeiro da família Joestar.

Quando comecei a ler JoJo minhas expectativas foram saciadas, por mais que o autor usa e abusa de alguns clichês, cria outros, a série foi me conquistando pela sua excentricidade e personalidade.

Tudo aqui é exagerado, as emoções, as falas demasiadas formais de JoJo, as frases de impacto do protagonista e do vilão, as cenas de luta, a violência, as poses exóticas e inesperadas de homens extremamente musculosos, e o desing dos personagens.

A história termina com o final e começo de um novo ciclo e não vejo a hora de ler e continuar acompanhando as novas aventuras bizarras de JoJo.

Letícia 08/02/2022

Dio com certeza é o antagonista clássico e excelente: mau porque o é, quer poder porque quer, além de referir a si mesmo na terceira pessoa do singular.
Já Jonathan - o primeiro JoJo - é o típico protagonista. Para mim, ele não é o/a melhor JoJo que possa ter, contudo para um início não me incomoda o quão plano seu personagem é.