O Auto da Maga Josefa

O Auto da Maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Ratinha da Biblioteca 29/02/2024

#52semanasliterarias e #DLL2024
Já imaginou Sobrenatural, do Dean e Sam Winchester, no sertão brasileiro? Nesse livro é possível vivenciar essa loucura com muito humor, regionalismo e características típicas do nosso Brasil.

Toninho, excelente caçador de demônios, filho dos melhores, acaba encontrando uma parceira de caçada pra lá de bizarra, uma maga, que diferente dos "bruxos [que] eram humanos que se metiam com receitas macabras, magos eram a cria de uma mulher com o próprio sete-pele que vinha lá de baixo deitar-se com as coitadas das bruxas que eram humanas". Junto de sua mula encantada, a Véia, Toninho e a Maga Josefa, que tem como meio de transporte "um galho de cajueiro, com galhos finos na ponta, folhas verdes e dois cajus pendurados, ainda amarelos", vão viver as aventuras mais divertidas e deliciosas caçando lobisomens, vampiros e até dragões!!

Gente, a riqueza desse livro é tanta, que eu queria mostrar aqui todos os quotes que salvei, mas sem contexto fica estranho 😂 eu dei muita risada, porque apesar do tema parecer pesado, a autora deixa a história tão leve, tão hilária que é gostoso demais de ler. Mas ela também deixa algumas frases que me fizeram refletir muito. E confesso que aquele final eu não esperava!!

Uma leitura fluida, divertida e rapidinha de fazer, perfeita pra quem gosta de sobrenatural, humor ou só o sertão nordestino mesmo 🫢 Eu amei a experiência!!

Quotes:
"Todo mundo tem um bichinho na cabeça chamado consciência, que avisa se estamos fazendo o que é certo."

"O sino tocou, o vento quente soprou, a poeira vermelha levantou e a mula relinchou."

"Vingar-se é beber água para tapar buraco-fome: uma ilusão de saciedade que apenas faz doer ainda mais o âmago ferido."

"Tem gente que não tem quase nada. Se a gente tira o quase, fica só o nada."

"O homem ingenuamente acredita que o pensamento não fere, quando a bem da verdade são suas crenças que esculpem seu caráter."

"Bom, para algumas pessoas a religião pode servir de guia e conforto, para outros ela se tornou um instrumento para justificar o mal que fazem. Mas não é necessário seguir uma religião ou acreditar em qualquer coisa divina; basta praticar a bondade, cuidar do próximo, lutar por uma sociedade mais justa. É isso que importa."

Livinha 24/02/2024

É um livro muito divertido e ótimo para curar ressacas literárias! Cada capítulo é um episódio e em cada episódio tem um monstro diferente. Adorei a ambientação de cada monstro em diferentes partes do Nordeste. Gostei muito da dinâmica entre o caçador Toninho e a maga Josefa, terminei o livro com gostinho de quero mais!

mari.rsp 22/02/2024

Li por indicação do meu amigo samucreu e valeu a pena, kkkkkkkk, ri demais.

o livro é envolvente e o final é sensacional
Samukk 22/02/2024minha estante
Eu só indico coisa boa mesmo ?

Jessica 18/02/2024

?Toninho é filho de caçadores de seres sobrenaturais e escolhe seguir os passos dos pais.

?Em uma de suas caçadas, conhece maga Josefa. Ela é filha do sete-pele e por isso não é vista com bons olhos. Porém os dois decidem fazer uma parceria para que possam se ajudar e que parceria incrível foi essa ?.

?Uma história envolvente, a cada capítulo Toninho e Josefa passam por experiências e aventuras novas, viajando e desbravando o Nordeste, onde se deparam com lobisomem, chupa cabra e outros seres.

?Uma história encantadora, que prende o leitor e onde a autora nos deixa hipnotizado por cada aventura, sendo elas explicadas as razões de porque os seres estarem ali.

?A obra vai além de caçadas de seres místicos e sobrenaturais, mas fala sobre confiança e amizade.

?Amei conhecer Toninho e Josefa, me diverti e aprendi com eles, foi meu primeiro contato com a escrita da autora e adorei ela ter colocado a inspiração de escrita em nota. Com certeza ficarei de olho e irei ler outras obras dela.

?Recomendo a leitura para quem gosta de fantasia.

Bru 09/02/2024

Que livro gostoso!
Ouvi sobre esse livro num podcast e resolvi procurar. E que escolha acertada! Não sabia direito nem sobre o que era, qual o plot, mas leria ainda muito mais páginas dessa história.
Envolvente, bem construído, personagem carismático, boa dose de humor e um toque de folclore e brasilidade que já me fizeram indicar pra várias outras pessoas!

Ruschel.bruno 05/02/2024

Melhor leitura dos últimos tempos
Que livro incrível, perfeito do início ao fim.
Cada capítulo é uma aventura e missão diferente, com um ser diferente.
Fantasia no sertão do Brasil, com gírias e falas de lá, mas que você entende fácil mesmo não sendo do nordeste.
O final do livro foi a cereja do bolo! Que criatividade da autora!
Apenas leiam.
O meu único arrependimento é não ter lido antes.

AAnacruz 04/02/2024

Tô sem vontade de escrever, se quiser mais detalhes leia ?
Eu amei é uma história bem legal e divertida o tipo de livro que me prova que tenho que dar mais atenção aos livros br rsrs.

Maria 03/02/2024

Lindo lindo lindo. algumas coisas não me agradam mas são mínimas. o que dizer da ideia de colocar deus e o diabo como dois repentinstas? gostoso de ler e muito bem escrito. amei

Mariah145 01/02/2024

Releitura
Li pela primeira vez em 2021 e resolvi fazer a releitura pois foi um livro que gostei muito. Eu lembrava do final do livro de um jeito totalmente diferente kakakkak na minha cabeça a história tinha um final aberto, mas eu estava fora de mim. É um livro muito bem escrito e com várias referências à cultura nordestina e ao folclore brasileiro.

CAssia296 31/01/2024

Uma mistura de fantasia com as escritas de Ariano Suassuna, divertido, empolgante, engraçado.. um livro pra passar um tempo gostosinho! Apesar do medo de ser muito estereotipado, a autora se mostrou responsável e não pesou, recomendo muito! pretendo ler outros livros dela ?

Lara2076 30/01/2024

Nordeste, humor e seres mágicos.
O auto da maga Josefa me surpreendeu positivamente. Li sem muitas expectativas, mesmo porque fantasia não é um dos meus gêneros preferidos, mas o livro foi uma grata surpresa.

Desbravando o Nordeste, Toninho e Josefa vão em busca de uma nova caçada a cada capítulo.

A leitura é fluida, leve e engraçada. Para quem está querendo sair de uma ressaca literária, o Auto da maga Josefa é uma boa pedida.

Ariadne 30/01/2024

Eu já comentei várias vezes por aqui que me sinto bem desmotivada a continuar uma leitura nacional quando o enredo é um genérico de qualquer livro americano, principalmente na ambientação.

Obviamente, não estou proibindo ninguém de escrever aquilo que quer, e nem tenho poder para isso né kakaka mas são tantas histórias que se passam lá fora, que é querer muito que umas poucas (muitas rsrs) sejam ambientadas aqui?

Felizmente, O auto da Maga Josefa é o completo oposto de tudo isso que eu disse acima.

Advindo de uma provocação (obrigada, twitter!), Paola Siviero mostrou muito bem que dá sim para escrever uma fantasia com MUITA cara de Brasil, obrigada.

Estruturada em capítulos que soam como episódios de um seriado, a trama acompanha as andanças de Toninho, que munido de sua peixeira mágica, sua mula encantada Véia, e muita ingenuidade, é um caçador de monstros e demônios.

Em uma dessas caçadas, Toninho encontra Josefa, uma maga filha do próprio demo que estranhamente está caçando monstros também.

Apesar das desconfianças iniciais, os dois se unem e iniciam uma parceria, e passam a caçar criaturas pelo sertão.

E que criaturas que eles encontram ein! Eu amei que há tanto aquelas típicas do imaginário brasileiro, quanto as de fora, que são introduzidas de maneira bem originais.

Apesar das poucas páginas, a química entre os dois é muito bem construída. É muito bonito ver a desconfiança dando lugar a uma amizade genuína, que enfrenta o desconhecido pelo outro, mesmo que isso signifique prometer o que não se tem ideia direito do que está prometendo kkkkkkk

Eu não poderia deixar de mencionar que a história possui muito momentos verdadeiramente engraçados e vêm de forma natural com a trama. Sério, queria ter 10% desse timing cômico!

Mas o que enche os olhos mesmo é toda a ambientação dessa história.

É tudo tão bem escrito que era abrir o livro e eu automaticamente me sentia transportada para o nordeste.

As falas dos personagens, a descrição de cada cidade pelas quais eles passam, os personagens coadjuvantes... Tudo está perfeito.

Favoritei com gosto!

site: https://www.instagram.com/p/C2vH0kcPgba/

Jessie Sioux 29/01/2024

Paola Siviero é uma contadora de histórias
Esse livro me encantou logo nas primeiras páginas. É incrível demais! Imagina os irmãos Winchester, só que sendo uma maga e um caçador de demônios. Eu amei!

Além de trazer uma brasilidade linda, tem uma escrita muito fluida.
Josefa e Toninho são muito divertidos. Eu ficava ansiando para ler mais e mais aventuras dos dois.

Eu só acho que deveria trazer mais criaturas do nordeste, achei que faltou isso. Foi para longe das crenças e folclores nordestinos.

Eu gostaria de ler muito mais sobre Josefa e Toninho. Esse livro é um encanto demais!

Paola sabe como contar histórias!