O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

zoni 16/09/2018

Rico em detalhes, referências e regionalismo. É um livro com uma premissa incrível e uma execução impecável.
Eu não posso começar a falar desse livro sem deixar claro que a escrita da Paola é uma delícia, totalmente melhor que carne seca e manteiga de garrafa, passei a leitura inteira me divertindo, com um sorriso enorme nos lábios lendo aquele monte de palavras quase desconhecidas pra mim.

Leitura nacional é sempre muito gostosa de ser feita, talvez por conhecermos aqueles lugares descritos, por já termos estado lá, ou conhecermos alguém que vive lá. E uma história nacional sobre um tipo de caçador de sombras (no livro chamado de caçador de demônios) que se passa NO NORDESTE é ESPETACULAR. Essa foi a minha primeira fantasia locada no agreste brasileiro, e as cidades, os estados, os povoados e tudo mais é descrito com tanta maestria que deixa claro o trabalho de pesquisa bem feito, que envolveu a criação desse livro. Não sou um leitor chegado a muitas referências, mas em O Auto da Maga Josefa temos referências por toda parte, e o livro é tão bom e cheio de encanto que não me fez pensar em largar nem por um momento. Rolou até um crossover com Lobo de Rua, porra.

Eu preciso muito encontrar com a Paola para à reverenciar pela atualização do meme da Jaqueline de doze anos que já transa. Fiquem com esse diálogo maravilhoso:

- Eu sou pansexual e não me envergonho disso. – Vendo a confusão que certamente estava estampada na cara dele, complementou com mais suavidade: - Depois te entrego um panfleto do futuro sobre o assunto se quiser entender melhor.
Toninho demorou alguns segundos para recuperar a fala.
- Pan o quê?
- Panfleto.

Essa novela é uma junção de premissa incrível com uma execução impecável, o que só poderia resultar numa explosão de cinco estrelas por todos os lados. É com certeza uma das minhas fantasias favoritas de 2018, e fico torcendo para que venham logo mais coisas desse universo fantástico que a autora criou. E preciso deixar um ps: preciso ver essa história nas telas, oi netflix ou globo play.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia

Aninha de Tróia 15/10/2018

Qual é o livro mais perfeito e por que é O auto da maga Josefa? Amei a escrita da autora, os trechos das músicas e como cada capítulo é uma história fechada. Por mim, a Paola escreveria um conto de Toninho e Josefa por mês. Além disso, os personagens são muito carismáticos, ri muito com eles e vomitei arco-íris com um certo bichinho de estimação. E ainda entendi a referência. É o livro perfeito para esses tempos difíceis. E o mais: se passa no melhor lugar do mundo.

Ana Carol 20/06/2019

Leia, mas não leia com fome...
Vale muito a pena a leitura. Tinham me recomendado bastante esse livro mas eu não sabia que iria gostar tanto. É surpreendente do começo ao fim e o jeito como a Paola escreve é muito gostoso de ler. Um livro que retrata o belíssimo Nordeste brasileiro do jeito que ele merece: com muito humor, ousadia, o toque do sobrenatural, resiliência e cheiro de comida feita em casa. Aliás, minha única "reclamação" sobre esse livro é que depois eu fiquei com uma vontade imensa de comer um monte de comida típica de nordeste! ?

Carol 09/11/2018

Fantasia no sertão
Toninho e sua mula Véia percorrem o agreste e o sertão caçando seres sobrenaturais. E tem sobrenatural para todos os gostos: vampiro, fantasma, sereia, golem, gênio, chupa-cabra, lobisomem e tem Josefa. Que é a protagonista dessa fantasia ambientada no Nordeste.

Josefa é uma maga, filha do Coisa Ruim com uma humana. E é a história dela que alinhava todas as outras. Paola Sivieiro trabalha muito bem com o fantástico, o livro é muito divertido e bem contextualizado. Forró, sarapatel, buchada de bode, rapadura, batalha de repente. A escrita é sinestésica.

O livro é dividido em "causos", cada um com uma indicação de trilha sonora própria. Podem ser lidos em separado, mas tendo por pano de fundo a busca de Toninho e de Josefa por redenção. O último capítulo é uma maravilha, há tempos não lia um plot twist tão bem arquitetado.

Fantasia nacional da melhor qualidade. Terminei a leitura com um sorriso no rosto. Era o que eu precisava para espairecer. Recomendo pra todo mundo!

André 12/02/2020

O livro é uma mistura de O Auto da Compadecida com Supernatural, e isso é maravilhoso. É divertido, leve e tmb emocionante. A escrita tmb smp se mantém dinâmica, não deixando o livro ficar desinteressante. Espero mto que se torne em uma série de livros, tem mta coisa do folclore br a ser explorado ainda.

Maria3427 07/02/2020

Leve, divertido e para todas as idades
Que livro gostoso de ler! O auto da maga Josefa conta a história de Toninho e Josefa. O primeiro, um caçador de monstros e a segunda, obviamente, uma maga (filhos do tinhoso com uma humana). Estes dois aventureiros nos guiam durante a leitura para conhecer o nordeste: o folclore, comidas típicas, danças, mas principalmente a magia que envolve todo o lugar. É um livro pequeno, algumas vezes um pouco corrido (tenho preferência por histórias bem detalhistas) mas de forma alguma estraga o prazer da leitura. Indico esse livro para todo mundo, de todas as idades.

Israel SPin 09/11/2018

Criaturas sobrenaturais do sertão não estão a salvo (mas podem ser redimidas se possível).
A escrita de Paola Siviero consegue transmitir com simplicidade e bom humor a sensação de estar vivendo naquele mesmo nordeste, naquele agreste, naquele mesmo sertão que às vezes vemos retratado nos filmes, como O Auto da Compadecida e Lisbela e o Prisioneiro, e novelas que crescemos assistindo. Ela consegue unir esse cenário (dos tempos em que a moeda ainda era o cruzeiro e o presidente era Janio Quadros) com os elementos sobrenaturais que já parecem intrínsecos no nosso dia a dia: temos vampiros, temos lobisomens, temos múmias, temos golens. No começo da obra ela nos apresenta o até então jovem Toninho, filho de caçadores, em sua primeira missão de vida. Já crescido ele forma, a contragosto, uma parceria duvidosa com a maga Josefa, uma legítima filha do tinhoso, do coisa ruim, do sete pele, do diabo. Juntos eles saem pelo sertão caçando as criaturas das trevas que espalham destruição, morte e caos. Mas em suas investigações em diferentes cidades do Nordeste e em suas interações com as pessoas típicas eles descobrem que nem sempre o ideal é dar cabo do vilão da vez: às vezes até mesmo um monstro ou associado do demônio merece misericórdia e a chance de redenção. Paola me fez rir involuntariamente e refletir seriamente várias vezes e gostei tanto da leveza e do bom humor desse auto que até me obriguei a ler mais devagar para prolongar a história. Gostei sinceramente dessa história e já sinto falta de Toninho e Josefa. Espero revê-los um dia ainda fazendo que fazem de melhor: ficarem se cutucando e brigando, mas levando a sério sua missão e a cumprindo de coração.

Giovana | Blog Dei um Jeito 08/09/2018

Melhor que carne seca!
Toninho é um jovem caçador de demônios, nas suas andanças pelo nordeste no lombo de Véia, ele encontra com a maga Josefa, que pode será de grande ajuda na próxima empreitada do jovem, já que a dupla é bem eficiente trabalhando juntos eles formam uma parceria para tentar colocar o nordeste livre de criaturas malignas.

A história tem criaturas fantásticas para todos os gostos, ou apenas para os tipos que a peixeira de Toninho poderia combater, ou apenas para os tipos que a bolsa da maga Josefa teria uma solução ¯\_(ツ)_/¯. Inclusive essa dupla é a única faca na bota possível, na jornada eles trocam de posição várias vezes, quando se trata de ser compreensivo ou chefia no assunto.

Esta novela fez com que eu me tocasse do diferencial da cultura nordestina, por eu ser filha de nordestinos o vocabulário (moléstia, véia, cabra safado, etc) e as comidas (carne seca, sarapatel, baião de dois, etc) são coisas normais de ter em almoços de família, em O Auto da Maga Josefa eu reconheci como uma marca mais regional do que algo corriqueiro.

Já li alguns livros com pegada de comédia, mas nenhum que eu não tenha rido tanto quanto nesse, principalmente nos capítulos iniciais, apresentando as credenciais de Toninho e da Josefa, e acho que a identificação com o regionalismo ajudou demais nas risadas. Inclusive a batalha dos repentes que cena doida e boa!

site: https://deiumjeito.blogspot.com/2018/09/livros-o-auto-da-maga-josefa-paola.html

Lucas Furlan | @valeugutenberg 08/03/2019

Uma ótima (e divertida) fantasia nordestina
Se você acompanha canais literários na internet, provavelmente já ouviu falar de "O auto da maga Josefa", da escritora Paola Siviero. O livro, lançado no ano passado e disponível apenas no formato digital, vem recebendo inúmeros elogios — e eles são muito merecidos.

"O auto da maga Josefa" é uma fantasia que se passa no Nordeste do Brasil em meados do século XX. Toninho, um caçador de demônios, e a maga Josefa — sempre acompanhados de Véia, uma mula encantada — unem forças e viajam de cidade em cidade eliminando as criaturas sobrenaturais que assombram a região. E essas criaturas são muitas: vampiros, lobisomens, dragões, demônios, chupa-cabras… Cada capítulo narra o confronto dos protagonistas com um desses seres.

Toninho e Josefa possuem gênios muito diferentes, mas formam uma ótima dupla. A química e os diálogos entre eles são os pontos altos do livro. Porém, uma questão que pode abalar a relação entre os dois logo vem à tona: Josefa é uma maga (ou seja, sua mãe é humana e seu pai é o diabo em pessoa) e, por isso, ela está tão condenada ao inferno quanto as criaturas que ela enfrenta. Sendo assim, por que ela persegue e mata seus “irmãos”? Quais segredos a maga esconde de Toninho?

"O auto da maga Josefa" é muito engraçado, com humor por vezes ingênuo, por vezes absurdo. O auto da compadecida, clássico de Ariano Suassuna, é uma influência clara. O texto tem ótimas sacadas:

"[Toninho] Sacou a peixeira, pois não tinha certeza de que tipo de criatura se tratava. Sua lâmina tinhas poderes diversos: era de prata, para dar conta de lobisomens; benzida, para enviar demônios de volta ao inferno; amaldiçoada, caso enfrentasse anjos caídos; banhada em veneno de cobra, se tivesse que acabar com chupa-cabras ou mulas-sem-cabeça, e bem afiada, para dar cabo de cabras safados."

Mas mesmo sendo muito divertido, o livro também aborda temas sérios, como a fome, a seca e o preconceito religioso. Paola Siviero trata de todos esses assuntos com leveza, misturando elementos de diferentes culturas e mitologias com várias tradições nordestinas.

(Falando em mistura, existe uma referência a "Lobo de rua", de Jana P. Bianchi. Será que vem um crossover por aí?)

Se você está procurando um livro original, leve, rápido, engraçado e muito bem escrito, "O auto da maga Josefa" é a obra pra você!

site: www.valeugutenberg.wordpress.com

Carla Maria 26/05/2019

Magnífico
Confesso que comprei o livro por conta de uma resenha que vi no youtube, apesar daquela pulguinha atrás da orelha atormentando de que gosto é gosto, cada um tem o seu. Mas pra minha surpresa, ou não, acreditando que a indicação seria "batata", eu fui arrebatada por uma história altamente criativa e envolvente.
O Auto da Maga Josefa é aquele tipo de livro pra ser devorado em apenas 1 dia, porque por mais que você queira economizar nas páginas, a magia da história não te permitirá. Um encanto de simplicidade e grandiosidade foi nos concedido pelas mãos de Paola Siviero. Estou imensamente feliz por saber que existe um livro brasileiro com essa magnitude em minha coleção.
Pra quem curte leitura de fantasia, eu super indico. 5 Estrelas no Skoob sem dúvida alguma.

Wes 27/05/2019

O cordel do bem o do mal
Viajar no nordeste e conhecer um pouco sobre a cultura do sertão foi muito bom e engraçado ao mesmo tempo, o momento em que o Toninho conhece a Josefa e os dois vão criando amizade traz diálogos que é de se matar de rir.
No começo eu pensei que seria só mais um livro de contos, mas quando chegou no final com aquela referencia de o Auto da Compadecida, aí sim tudo fez sentindo. Apesar de ter uns capítulos que eu achei extenso demais pela historia, fora isso foi um livro bem legal e que deveria virar versão física pra ser acessível pra todo mundo mais do que já é. Ou quem sabe virar um cordel.

Mirele 16/06/2019

Uma fantasia nordestina
Esse livro é, ao mesmo tempo, um tapa na cara da fantasia nacional e uma homenagem a nossa cultura. Para quê trazer mitologias estrangeiras se já temos mitologias próprias tão ricas? Como nordestina, achei o livro uma delícia. Você pega as referências da sua culturas, as histórias de "vijagem" que todo mundo conta, misturadas com uma aura da fantasia que todos conhecemos. O título e a capa já lembram de cara literatura de cordel e é impossível não pensar em Ariano Suassuna, como seu inesquecível "O auto da compadecida", entre outros. Enfim, o final deixa aquele gostinho de quero mais. Para onde irão Toninho e Josefa em suas novas aventuras?

Arthur Pacheco 17/06/2019

Epa sô
Um dos livros mais legais que já li esse ano! Eu achei engraçado do começo ao fim. Uma aula de escrita leve. Personagens memoráveis e profundos, seu desenvolvimento foi do cômico ao trágico e de volta ao cômico por todo o livro. Altamente recomendável para todas as pessoas, não vão se arrepender!

regifreitas 03/08/2019

O AUTO DA MAGA JOSEFA (2018), de Paola Siviero.

Antes de mais nada: fantasia não é dos meus gêneros favoritos. Na verdade, não gosto nem desgosto - apenas foram poucos os títulos cuja leitura realmente me surpreenderam pela qualidade da escrita e da fabulação. Por isso, sempre reluto quando me deparo com indicações de alguma obra do tipo. Sobre esta aqui em específico, ouvi ótimas críticas em alguns ‘podcasts’ literários que acompanho, e resolvi arriscar.

Foi uma leitura leve (apesar do tema) e divertida, que me lembrou bastante as aventuras infantojuvenis nos moldes da saudosa Série Vaga-Lume. Temos dois personagens principais: Toninho, o caçador de seres sobrenaturais (e sua fiel parceira, uma mula encantada chamada Véia), e a Josefa do título, uma “maga”, que na mitologia criada pela autora nada mais é do que a filha de uma humana com o próprio diabo, logo, alguém já nascida com a alma condenada por conta da sua origem. A história é ambientada em um Nordeste brasileiro povoado por assombrações e seres mágicos.

O texto de Paola Siviero é muito bom, visto que ela domina muito bem a técnica de contar histórias e prender a atenção do leitor. Nunca é cansativo, pois a autora alterna bem a forma de construção dos capítulo. Em formato episódico, cada capítulo é dedicado ao “monstro” da vez; mas tudo acaba se amarrando no final. Outro destaque: Paola sabe intercalar muito bem as cenas de ação com as inserções de situações e diálogos humorísticos ao longo do texto. Já o capítulo final, é uma ótima sacada - criativa e inesperada.

Poucas coisas me causaram certo estranhamento, como por exemplo, alguns anacronismos. O tempo da narrativa é por volta do início dos anos 1960, mas aqui e ali aparecem alguns termos e conceitos que me pareceram meio deslocados para a época. Não é algo que prejudique o resultado final, mas poderia ter sido evitado em uma revisão mais cuidadosa.

Inês Montenegro 15/07/2019

"Contextualizada no Nordeste brasileiro, num período temporal que, não sendo especificado, dá a entender ser algures no passado, a história narra as peripécias de Toninho, um caçador de demónios (e demais criaturas sobrenaturais) e da maga Josefa, filha do demo com uma humana. A estrutura do enredo evoca a de uma série televisiva: contém um desenvolvimento que une o romance como uma espinha dorsal, deixando elementos de mistério aqui e ali, até desabrochar no final, quando esses elementos se unem, e outros que se tinham como detalhes caracterizadores de personagem revelam outro intento. Ao mesmo tempo, em cada capítulo vemos uma história, uma caçada, com início, meio e fim, onde a riqueza do sobrenatural brasileiro é usada com mestria, o que se torna num dos grandes atractivos do livro. Nas ocasiões em que trata de algo mais internacional, a adaptação regional é igualmente bem conseguida. (...)"

Opinião completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2019/07/15/o-auto-da-maga-josefa-paola-siviero/