O auto da maga Josefa

O auto da maga Josefa Paola Siviero

Resenhas - O Auto da Maga Josefa

Lucas Lobo 05/09/2021

Viva a cultura Nordestina!
Que livro incrível, fiquei muito feliz de poder ler um livro de fantasia que se passa no Nordeste. Tanto o caçador Toninho, quanto a Maga Josefa são 2 personagens maravilhosos e muito engraçados, uma dupla perfeita contra as criaturas sobrenaturais. Pude dar muitas risadas enquanto lia, e no finalzinho tive alguns momentos de reflexões.

Um trecho que achei bastante interessante foi esse abaixo.

"Mas não é necessário seguir uma religião ou acreditar em qualquer coisa divina; basta praticar a bondade, cuidar do próximo, lutar por uma sociedade mais justa. É isso que importa.
Para Josefa, aquilo era óbvio. Rezar ou ir a missa não melhoravam o mundo, atos concretos, sim."

Bia Mazzucchelli 08/09/2021

Joséfa é incrível
Um livro de fantasia que se passa no sertões. Um caçador de demônios e uma maga maravilhosa, como não me encantar?

Cris 16/09/2021

Sertão, magia e aventuras
“A notícia foi um balde de água quente - já que um de água fria seria muito bem-vindo.” Pág. 25

Neste livro nós conhecemos Toninho, um famoso caçador de todo tipo de criatura do mal no sertão nordestino. Ele viaja por cidades no lombo de sua mula encantada usando sua peixeira mágica para espantar demônios, vampiros, lobisomens e tudo que possa assombrar aquelas bandas de lá.

Um dia ele se depara com Josefa, uma maga, que nesta história, nada mais é do que filha do próprio coisa ruim (creio em Deus padre). Este encontro inusitado acaba resultando numa parceria, porque, por incrível que pareça, Josefa também caça os bichos do mal.

Eita história boa da peste!

Cada capítulo do livro conta uma aventura diferente em que nossa dupla de corajosos caçadores enfrenta um tipo de perigo diferente em cidades diferentes do agreste.

É claro que a região do nordeste brasileiro é muito ampla e diversificada, mas a história se foca no sertão com suas paisagens de calor e seca. Eu sou apaixonada pelo nordeste, e sou descendente de nordestinos, então eu sei que a autora representou muito bem esta parte do país neste livro, desde de comidas, crendices e animais, até danças e outros costumes.

A linguagem da autora é muito divertida, eu ri muito, fantasiei e o final me emocionou (confesso que rolou uma lágrima aqui). Sério, fazia muito tempo que um livro de fantasia nacional não me conquistava deste jeito.

Achei muito criativos os tipos de artefatos mágicos e amei a fantasia criada pela autora. Eu realmente espero ver mais do Toninho e Josefa em outros livros.

Espero que vocês também tenham a oportunidade de conhecer este livro arretado de bom!

“Mas a verdade é que o ser humano tem uma chama dentro de si que arde cada vez mais forte conforme a vida aperta, e não aceita que ninguém tente apagá-la.” Pág. 212

site: http://instagram.com/li_numlivro

perdiapagina 18/09/2021

É POR CAUSA DE LIVROS COMO ESSE QUE EU AMO LER

Tá, vamos lá, em “O auto da maga Josefa” nós conhecemos Toninho, um caçador de demônios e outras entidades sobrenaturais, que viaja no lombo de sua mula encantada chamada Véia na busca desses seres. Até esbarrar com Josefa, uma maga filha do sete-pele, que faz uma proposta a Toninho: acompanha-lo em suas caçadas e ajuda-lo a acabar com as confusões causadas por essas criaturas.

Em primeiro lugar eu queria parabenizar a pessoa que criou essa capa maravilhosa, sério, sempre que eu pego eu fico vários minutos admirando; depois falar sobre a diagramação de todo o livro que para mim ficou extremamente impecável e com as xilogravuras antes dos capítulos; por fim, reverenciar a autora por essa história. Foi muito gostosinho acompanhar em cada capítulo uma nova aventura de Toninho e Josefa e ver o relacionamento de ambos se desenvolvendo. Amei a autora mostrar outros lados do Nordeste e com personagens secundários muito carismáticos. Acho que a Paola fez um ótimo trabalho nesse livro e entra pra lista dos meus favoritos de 2021. Estou ansiosa pra acompanhar os próximos trabalhos da autora.

Comprem e não deixem de avaliar ao final da leitura na rede social de sua preferência. ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA ES AUTORIES!!!

site: https://www.instagram.com/perdiapagina/

Brasil.litera 19/09/2021

Ah, meu nordeste
Toninho é um caçador de demônios da Paraíba, junto com véia sua mula encantada ele desbrava o nordeste brasileiro livrando a população de seres sobrenaturais. Quando Toninho encontra dificuldades em enviar um demônio para o inferno, seu caminho se encontra com a da Maga Josefa, a filha do sete-pele é poderosa, porém promete ajudar Toninho nessa caçada.

Mas, se pode confiar na filha do sete-pele? Ele estaria sendo burro se confiasse nela?

? O Auto da Maga Josefa é um livro incrível, apesar de não parecer ele é um livro super leve, engraçado e divertido. Apresenta a cultura do nordeste e seu povo de uma maneira inedita.

?? Paola Siveiro nos apresenta um livro muito divertido e banhado em cultura, cada capítulo, palavra é apaixonante.

Resenhas Horizon 03/10/2021

criativo
gostei muito da sensação que esse livro trouxe, da ambientação, cenários, personagens e etc

amo qualquer coisa que aborde nosso folclore, e me interessei pela leitura logo de cara, tudo é bem único por aqui

porém, por ser dividido em aventuras, o livro não tem nenhum desenvolvimento mais profundo, e me remeteu bastante a livros de contos, que a gente gosta, mas não se prende em nada

por esse motivo de falta de conexão, eu acabei dando essa nota mais baixa

Mirtes.Tatiane 05/10/2021

Adorei a Josefa!!!!
O livro conta a história de Toninho e Josefa que são caçadores de monstros e outros seres sobrenaturais. O mais legal é que a história se passa no nordeste brasileiro. O livro proporciona uma leitura gostosa e várias risadas.

Well 08/10/2021

Este livro é diferente de qualquer livro que eu ja tenha lido (pelo que me lembro). Diferente das fantasias que to acostumado a ler, este nao segue uma história linear! O livro é dividido em 10 capítulos, cada capítulo contando uma história diferente das aventuras de Toninho, um caçador de demônios e de Josefa, a filha do próprio Sete-peles. Toninho vem de uma familia de caçadores de demônios e, com sua mula Véia, ele age como um caçador de recompensas do sobrenatural pelo nordeste brasileiro.

A leitura é super fluída, creio que a forma que a escritora optou fazer ajudou mt, ja que vc não precisa relembrar todos os acontecimentos passados para seguir em frente. Embora a história nao seja linear (sei nem se é isso q quero falar, mas eh isso), ela segue uma linha cronológica, onde cada historia se passa um pouco depois das outra.

Uma outra coisa que gostei muito, foi a forma que as criaturas, religião e crendices são inseridas neste livro. A forma que autora retrata tudo é super respeitosa e divertida ao mesmo tempo.

O único motivo de eu nao ter dado cinco estrelas é pela falta de oportunidade de me apegar aos personagens e ver uma evolução deles. Isso nao atrapalhou a leitura de forma nenhuma, porém é algo que senti falta e nao acho que seria justo cmg mesmo dar 5 ? (nem justo com a autora eu retirar essa estrela sem prestar conta, rs).

Enfim, é um livro muito gostosinho de ler, recomendo para todos que gostam de fantasia e, mais ainda, para quem gosta de fantasia nacional :)

Entrem no clubinho de leitura de livros nacionais no telegram! @clubemuiraquita

Felipe 09/10/2021

O nordeste brasileiro como você nunca viu.
A ficção que faltava no Brasil. É maravilhoso ver como nossa cultura é flexível e facilmente adaptada para qualquer tipo de fantasia. Paola traz, com maestria, não só o folclore brasileiro mas também, doutrinas e muitas outras características tão naturalmente brasileiras que, antes, nao imaginavamos ver nesse tipo de ficção. De qual tipo estou falando? Você precisará ler para descobrir.

Mari 23/10/2021

É maravilhoso ver como nossa cultura é flexível e facilmente adaptada para qualquer tipo de fantasia. Amo qualquer coisa que aborde nosso folclore, e me interessei pela leitura logo de cara.

Marcia 30/10/2021

O auto da maga Josefa
Que delícia de livro fantasia!
A história se passa no nordeste (sertão cearense, agreste paraibano e sergipano). Toninho que é caçador de demônios e criaturas do mal, aceita a ajuda da maga Josefa para atingir o objetivo de vida: livrar o mundo das criaturas malignas como o chupa-cabra, vampiros, sereia, dragão etc.
Dessa união surge uma insólita amizade, uma vez que a própria maga é filha do demônio e, por isso, amaldiçoada.
Uma fantasia gostosa de ler, onde você também dá boas risadas com a irreverência dos personagens e o texto leve da autora.
Sem dúvida daria uma série de 5, 10 capítulos bem interessante. Aí @netflix eu nunca te pedi nada, dá uma olhada nesse livro e realiza uma série ou filme. ?
@pedacosdeu

Sil | @uma_dama_dos_livros 27/11/2021

~"todo ser humano deveria ser julgado pela lei dos homens em vida, e dos deuses na morte."95
??
#damareading ? #oautodamagajosefa ? @editoragutenberg ? @paolasiviero ? #2021 ? 216 ? 3,5/5?.
??
Toninho é um caçador de todas as criaturas mágicas que estão no Nordeste. Um dia ele decide deixar a sua família para caçar essas criaturas, mas o que não esperava era que nessa jornada encontraria uma parceira para lhe ajudar nela.

Josefa é uma maga e filha do capiroto e esta em busca de salva a sua alma no momento.

Eles acabam fazendo um acordo de limpar a região Nordestina dessas criaturas e assim vai iniciar a longa jornada de Josefa e Toninho. Ela não conta a ele que está tentando si salva e não ir para o inferno, pois é seu maior medo ir para lá mesmo sendo a filha do capiroto.

Eles acabam rodando todo o Nordeste nessa longa jornada e conhecendo muitas histórias e pessoas boas ao longo do caminho e assim limpando o mundo do mal.

- Uma leitura maravilhosa e divertida demais, adorei conhecer o Toninho e a maga Josefa. A escrita da autora é  muito  gostosa e hilária. Recomendo a todos que gostam de uma leitura leve e divertida e com cultura nordestina no meu e suas histórias.

Anne 06/12/2021

Ouvi sobre esse livro no podcast Suposta Leitura e fiquei bem curiosa com a história.
Pois valeu muito a pena, que leitura gostosa! Leve, engraçada e muito fluída.
Enquanto eu lia só imaginava um filme dessa história, seria ótimo.

Junior Lima 12/12/2021

Uma mistura de Auto da Compadecida e Supernatural
Quem diria que uma história de um caçador de demônios e uma maga filha do diabo, ambientado no nordeste brasileiro, seria ótimo de se ler! O livro constrói o universo mostrando que a profissão de caçador de demônios e magias e maldições são normais naquele lugar. E isso dá liberdade para todo o tipo de situação, nos deixando curioso para o que viria a seguir.

Como a história do livro se passava no nordeste, basicamente nos anos 60, as características do nordeste eram explícitas para o leitor, tanto em pontos positivos, como a música, a culinária, as religiões, quanto em pontos negativos: a seca, a fome. O livro acaba sendo um ode ao nordeste, mostrando sua beleza e suas dificuldades.

A cada capítulo, os protagonistas lutam com diversas variedades de monstros. O melhor é que nenhum monstro se repete. Além disso, as resoluções contra os monstros são as mais criativas possíveis, deixando o leitor extasiado no final de cada episódio. As magias da Maga Josefa também são bem variáveis, não caindo no cansaço da mesma magia.

Os protagonistas Toninho e Josefa são bastante sintonizados logo no primeiro capítulo. Para alguns pode até achar corrido a maneira como eles se conhecem e firmam a parceria, mas isso não me incomodou. Eu achei bastante fluido a aproximação deles. Com o decorrer do livro, o desenvolvimento da dupla cresce com bastante confiança e amizade, principalmente no último capítulo.

O livro é dividido em episódios que Toninho e Josefa combatem um monstro ou demônio específico, quase em formato de contos. Ênfase no quase, porque no pano de fundo tem uma trama sendo desenvolvida. A narrativa acaba sendo de uma série de causos, como no próprio título, do gênero "Auto". E o último episódio é o ápice de todos os causos!

Uma das melhores características desse livro é que é uma história divertida e engraçada. Toninho é um caçador que tem medo de quase tudo e Josefa é uma maga sem paciência para ninguém. Fora outras situações que acaba tornando cômica a situação. Definitivamente um livro divertido, que pode te tirar de uma ressaca literária, e que ganharia fácil uma adaptação audiovisual.

EDUCANJA 13/12/2021

Se tornou um dos meu favoritos.
Li esse livro em 2019 no Kindle. E como gostei dessa história. A escrita de Paola siviero e muito gostosa de ler. E um livro divertidíssimo, engraçado e prazeroso de ler. Me lembrou um pouco de o auto da compadecida, Harry Potter e até meu favorito o Hobbit. Devorei em alguns dias pq ficava me segurando pro livro não acabar logo. Gostei demais! já estou seguindo a escritora nas redes sociais pra qualquer coisa que ela lançar com certeza lerei.